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Motivação autônoma de estudantes de física: evidências de validade de uma escala

Autonomous motivation of physics students: evidence of validity of a scale

Motivación autónoma de estudiantes de física: evidencias de validez de una escala

Sob a orientação da Teoria da Autodeterminação foi elaborado um instrumento para avaliar a motivação de estudantes do Ensino Médio para realizar atividades da disciplina de Física e buscaram-se evidências de sua validade. À pergunta inicial "Por que eu faço as atividades nas aulas de Física?" seguiu-se um conjunto de 55 afirmativas, em escala Likert de cinco pontos. A escala foi aplicada a uma amostra composta por 708 estudantes do Ensino Médio. Foram realizadas as seguintes análises estatísticas: análise fatorial, com extração dos componentes principais; análises de consistência interna; estatísticas descritivas e correlação de Pearson. Foram encontrados seis fatores representativos: Desmotivação α=0,89; Regulação Externa - RP (Regras ou Punições) α=0,73; Regulação Externa - RS (Recompensas Sociais) α=0,76; Regulação Introjetada α=0,68; Regulação Identificada α=0,91 e Motivação Intrínseca α=0,93, os quais explicam 51,74% da variabilidade dos dados. Os resultados indicaram que a escala é confiável e apta para ser utilizada em novas investigações.

Motivação; autodeterminação; ensino da física


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