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A criança atora e autora de saúde pública, uma pesquisa-ação em classe maternal em Herchies

Esta comunicação tem como objetivo mostrar como o trabalho de um pesquisador coletivo, trabalhando com problemas de "saúde do aluno", melhorou de maneira sensível as condições de vida e a segurança das crianças em uma escola maternal. A implicação das crianças no processo inicial de uma pesquisa-ação permitiu o despertar de consciência para os problemas de saúde. A forma cooperativa instituída depois de alguns anos na escola e na classe maternal em particular, permitiu uma apropriação "natural" pelas crianças de um domínio que lhes é sensível. Além disso, esse trabalho contribuiu de maneira indissociável e importante na formação de todos os membros da comunidade escolar, educativa, ultrapassando o estrito quadro escolar, mas inscrevendo-se prematuramente nos novos programas da educação nacional. Inúmeros problemas de saúde abordados no quadro desta pesquisa foram iniciados pelas crianças, pelos professores e pelos pais. A procura de uma continuidade educativa foi constante para a pertinência desse trabalho que tinha sentido apenas se se inscrevesse na continuidade dos espaços de vida das crianças: na escola, mas também na família, e nos outros espaços sociais.


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