Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia Escolar e Educacional, Volume: 22, Número: 3, Publicado: 2018
  • Editorial 22.3 - A Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE em defesa da democracia e da emancipação humana Editorial

    Silva, Silvia Maria Cintra da; Facci, Marilda Gonçalves Dias; Souza, Marilene Proença Rebello de
  • ERRATA Errata

  • Psicologia, psicanálise e educação: contrastes culturais e acadêmicos entre Brasil e Angola Artigo

    Gomes, Maria de Fátima Cardoso; Goulart, Maria Inês Mafra; Pereira, Marcelo Ricardo

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo apresenta uma pesquisa realizada pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil e o Instituto Superior de Ciências da Educação da Universidade 11 de Novembro (UON), Angola. Procurou-se responder a questões: “quem pesquisa o quê” e “para quê”, no campo da psicologia educacional. A metodologia proporcionou imersão nas duas realidades por meio de missões de estudo e trabalho onde professores e estudantes da UFMG estiveram na UON em Angola e professores e estudantes daquela universidade estiveram na UFMG, Brasil. Valeu-se de princípios etnográficos em Grupos Operativos. Os resultados nos levaram a: compreender a realidade social de Cabinda em contraste com a realidade brasileira; construir uma nova identidade para o profissional de psicologia do ISCED-UON; implantar o Laboratório de Psicologia, Psicanálise e Educação (LPPE) e a Linha de Pesquisa, como uma possível resposta às demandas de produção de conhecimento da realidade de Cabinda/Angola.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se presenta una investigación realizada por la Facultad de Educación de la Universidad Federal de Minas Gerais (UFMG), Brasil y el Instituto Superior de Ciencias de la Educación de la Universidad 11 de Noviembre (UON), Angola. Se buscó contestar a cuestiones: “quién investiga que” y “para qué”, en el campo de la psicología educacional. La metodología proporcionó inmersión en las dos realidades por intermedio de misiones de estudio y trabajo en que profesores y estudiantes de la UFMG estuvieron en la UON en Angola y profesores y estudiantes de aquella universidad estuvieron en la UFMG, Brasil. Se usó de principios etnográficos en Grupos Operativos. Los resultados nos llevaron a: comprender la realidad social de Cabinda en contraste con la realidad brasileña; construir una nueva identidad para el profesional de psicología del ISCED-UON; implantar el Laboratorio de Psicología, Psicoanálisis y Educación (LPPE) yla Línea de Investigación, como una posible respuesta a las demandas de producción de conocimiento de la realidad de Cabinda/Angola.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article presents a research carried out by the Faculty of Education of the Federal University of Minas Gerais (UFMG), Brazil and the Higher Institute of Education Sciences of the University 11 de Novembro (UON), Angola. We tried to answer questions: "who searches for what" and "for what", in the field of educational psychology. The methodology provided immersion in both realities through study and work assignments where UFMG professors and students were at UON in Angola and professors and students from that university were at UFMG, Brazil. He relied on ethnographic principles in Operational Groups. The results led us to: understand the social reality of Cabinda in contrast to the Brazilian reality; to construct a new identity for the ISCED-UON psychology professional; to implant the Laboratory of Psychology, Psychoanalysis and Education (LPPE) and the Research Line, as a possible answer to the demands of production of knowledge of the reality of Cabinda / Angola.
  • Educação do Campo: apropriação pelas professoras de uma escola de assentamento Artigos

    Bezerra, Delma Rosa dos Santos; Silva, Ana Paula Soares da

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo tem como objetivo identificar os elementos mediadores limitadores do processo de apropriação da política da Educação do Campo na visão de cinco professoras de uma escola localizada em assentamento da reforma agrária. O referencial teórico-metodológico adotado foi o da psicologia histórico-cultural. Os instrumentos utilizados para a obtenção do material empírico foram: observações da sala de aula e duas entrevistas semiestruturadas com cinco professoras. No tratamento dos dados, buscou-se: entender os sentidos e significados sobre Educação do Campo e mapear os aspectos dessa política significados como mediadores limitadores do processo de apropriação da política de Educação do Campo. Os resultados apontaram que os aspectos significados como elementos mediadores limitadores do processo de apropriação são: a formação e a orientação para o trabalho na perspectiva da Educação do Campo; a relação com os gestores educacionais; a relação com o projeto político pedagógico e o currículo; a relação com as práticas pedagógicas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se tiene como objetivo identificar los elementos mediadores limitadores del proceso de apropiación de la política dela Educación del Campo por cinco profesoras de una escuela ubicada en asentamiento de la reforma agraria. El referencial teórico metodológico adoptado fue el de la psicología histórico-cultural. Los instrumentos utilizados para la obtención de material empírico fueron: observaciones de la sala de clase y dos entrevistas semiestructuradas con cinco profesoras. En el tratamiento de los datos, se buscó: entender los sentidos y significados sobre Educación del Campo y mapear los aspectos de esa política significados como mediadores limitadores del proceso de apropiación de la política de Educación del Campo. Los resultados apuntaron que los aspectos significados como elementos mediadores limitadores del proceso de apropiación son: la formación y la orientación para el trabajo en la perspectiva de la Educación del Campo; la relación con los gestores educacionales; la relación con el proyecto político pedagógico y el currículo; la relación con las prácticas pedagógicas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to identify the mediating elements limiting the process of appropriation of the Field Education policy by five teachers from a school located in the agrarian reform settlement. The theoretical-methodological framework adopted was that of historical-cultural psychology. The instruments used to obtain the empirical material were: classroom observations and two semistructured interviews with five female teachers. In the treatment of data, we have sought to understand the meanings and meanings of Field Education and to map the aspects of this policy meant as mediators limiting the process of appropriation of the Field Education policy. The results pointed out that the aspects signified as limiting mediating elements of the appropriation process are: training and orientation to work from the Field Education perspective; the relationship with educational managers; the relationship with the political pedagogical project and the curriculum; the relationship with pedagogical practices.
  • Linguagem, Cognição e Educação Infantil: Contribuições da Psicologia Cognitiva e das Neurociências Artigos

    Sargiani, Renan de Almeida; Maluf, Maria Regina

    Resumo em Português:

    Resumo Profissionais de Educação Infantil frequentemente recomendam que educadores adotem práticas que favoreçam o desenvolvimento da linguagem oral nos currículos, mas o mesmo não ocorre com a linguagem escrita, que embora também esteja presente no cotidiano das crianças, é majoritariamente assunto posposto e controverso. Essas posições frequentemente ignoram pesquisas recentes da Psicologia Cognitiva e das Neurociências que se dedicam ao estudo das relações entre o desenvolvimento cognitivo e da linguagem. Trata-se de estudos que trazem novas explicações e abrem perspectivas para a prevenção de dificuldades e a preparação da alfabetização. Neste artigo teórico são discutidas algumas dessas contribuições voltadas para o entendimento dos processos cognitivos e mecanismos cerebrais presentes na aprendizagem da leitura e da escrita em sistemas alfabéticos, como é o caso do português brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Profesionales de Educación Infantil frecuentemente recomiendan que educadores adopten prácticas que favorezcan el desarrollo del lenguaje oral en los currículos, sin embargo, igual no ocurre con el lenguaje escrita, aunque también estén presente en el cotidiano de los niños, es mayoritariamente tema pospuesto y polémico. Esas posiciones frecuentemente ignoran investigaciones recientes de la Psicología Cognitiva y de las Neurociencias que se dedican al estudio de las relaciones entre el desarrollo cognitivo y del lenguaje. Se trata de estudios que traen nuevas explicaciones y abren perspectivas a la prevención de dificultades y la preparación de la alfabetización. En este artículo teórico se discute algunas de esas contribuciones volcadas al entendimiento de los procesos cognitivos y mecanismos cerebrales presentes en el aprendizaje de la lectura y de la escritura en sistemas alfabéticos, como es el caso del portugués brasileño.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The Early Childhood professionals often recommend that educators adopt practices that favor the development of oral language in curricula, but the same does not occur with written language, which although it is also present in children's daily lives, is mostly a postponed and controversial subject. These positions often ignore recent research from Cognitive Psychology and Neuroscience that is devoted to the study of the relationships between cognitive and language development. These are studies that bring new explanations and open perspectives for the prevention of difficulties and the preparation of literacy. This theoretical article discusses some of these contributions aimed at understanding the cognitive processes and brain mechanisms present in the learning of reading and writing in alphabetical systems, as is the case of Brazilian Portuguese.
  • Bullying entre adolescentes em Sergipe: Estudo na Capital e Interior do Estado Artigos

    Santos, Luana Cristina Silva; Faro, André

    Resumo em Português:

    Resumo Esta pesquisa objetivou conhecer a distribuição social do bullying em uma amostra de adolescentes no Estado de Sergipe. Participaram 555 sujeitos entre 14 e 18 anos. Utilizou-se a Escala Califórnia de Vitimização ao Bullying (ECVB) e um questionário sociodemográfico. Realizou-se regressão logística (método Forward Wald), tendo como variável dependente o bullying e variáveis independentes as relativas ao perfil sociodemográfico. Dentre os participantes, 19,1% (n = 106) foram classificados como vítimas de bullies. O modelo de regressão classificou como preditores do bullying o tipo de escola [OddsRatio (O.R.) = 2,8 para escolas privadas], município (O.R. = 1,8 para a capital) e idade (O.R. = 1,9, para 16 anos; 2,0 para até 17 anos; 1,3 para mais de 17 anos). Ao final foram recomendados novos estudos a respeito da predição de variáveis, visto que tipo de escola e município, por exemplo, ampliaram as chances de vitimização ao bullying.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En esta investigación se tuvo por objetivo conocer la distribución social del bullying en una muestra de adolescentes en el Estado de Sergipe. Participaron 555 sujetos entre 14 y 18 años. Se utilizó la Escala California de Victimización al Bullying (ECVB) y un cuestionario sociodemográfico. Se realizó regresión logística (método Forward Wald), teniendo como variable dependiente el bullying y variables independientes las relativas al perfil sociodemográfico. Entre los participantes, el 19,1% (n = 106) fueron clasificados como víctimas de bullies. El modelo de regresión clasificó como predictores del bullying o tipo de escuela [OddsRatio (O.R.) = 2,8 para escuelas privadas], municipio (O.R. = 1,8 para la capital) y edad (O.R. = 1,9, para 16 años; 2,0 para hasta 17 años; 1,3 para más de 17 años). Al final se recomendó nuevos estudios a respeto de la predicción de variables, visto que tipo de escuela y municipio, por ejemplo, ampliaronlas oportunidades de victimización al bullying.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aimed to know the social distribution of bullying in a sample of adolescents in the State of Sergipe. 555 subjects between 14 and 18 years old participated. The California Scale of Bullying Victimization (ECVB) and a sociodemographic questionnaire has used. Logistic regression was performed (Forward Wald method), with as dependent variable the bullying and independent variables as those related to the sociodemographic profile. Among the participants, 19.1% (n = 106) were classified as victims of bullies. The regression model classified as predictors of bullying the type of school [OddsRatio (OR) = 2.8 for private schools], municipality (OR = 1.8 for capital) and age (OR = 1.9 for 16 years 2.0 for up to 17 years, 1.3 for over 17 years). At the end, new studies have recommended regarding the prediction of variables, since type of school and municipality, for example, increased the chances of victimization to bullying.
  • Resiliência Familiar: o olhar de professores sobre famílias pobres Artigos

    Matos, Larissa Araújo; Cruz, Edson Júnior Silva da; Santos, Thamyris Maués dos; Silva, Simone Souza Costa

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo da presente pesquisa foi descrever a resiliência familiar, do ponto de vista de professores, sobre as famílias de seus alunos. A coleta dos dados foi realizada em uma escola pública, localizada na periferia da cidade de Belém-Pará. Participaram deste estudo onze professores de 1º ao 5º ano que responderam a uma entrevista semiestruturada e participaram de uma entrevista coletiva que teve por objetivo obter informações sobre a percepção dos profissionais acerca da resiliência nas famílias dos alunos. Os dados foram coletados e categorizados com base na Análise de conteúdo de Bardin [Análise de conteúdo (2011)] e com o auxílio do software Nvivo versão 10. Os resultados mostraram que os professores compreendemos elementos da resiliência familiar, entretanto, desconsideram tais elementos nas famílias da escola, tendem a ter uma percepção negativa e pessimista sobre as possibilidades de sucesso e resiliência nestes grupos, possuem uma visão estereotipada de família, uma perspectiva estigmatizada sobre pobreza e dos benefícios sociais que estas famílias têm acesso.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de la presente investigación fue describir la resiliencia familiar, bajo la mirada de profesores, sobre las familias de sus alumnos.Larecolecta de los datos fue realizada enuna escuela pública, ubicada en los alrededores de la ciudad de Belém-Pará.Participaron de este estudio once profesores de 1er al 5º curso que respondieron una entrevista semiestructurada y participaron de una entrevista colectiva que tuvo por objetivo obtener informaciones sobre la percepción de los profesionales acerca de la resiliencia en las familias de los alumnos. Se recolectaron los datos y categorizados con base en el Análisis de contenido de Bardin (2011) y con la ayuda del software Nvivo versión 10. Los resultados enseñaron que los profesores comprendemos elementos de la resiliencia familiar, sin embargo, desconsideran tales elementos en las familias de la escuela, tienden a tener una percepciónnegativa y pesimista sobre las posibilidades de éxito y resiliencia en estos grupos, poseen una visión estereotipada de familia, una perspectiva estigmatizada sobre pobreza y de los beneficios sociales que estas familias tienen acceso.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research aims to describe the professor’s perspective about family resilience of their student’s family. The data collect phase took place in a public school, located in the outskirts of Belém-Pará city. Eleven professors who teaches from the first to the fifth year participated answering a semi-structured interview and speaking their opinions in a group interview dynamic. The data categorization was made accordingly to Bardin [Análise de conteúdo (2011)] and through the software Nvivo 10 version. The results showed that teachers understand the familiar resilience elements but they underestimate those elements in the school’s family; tend to have a negative and pessimist perception about the success possibilities and resilience in those groups; have a stereotyped vision of family; a stigmatized perspective about poverty and about the social benefits those family have access.
  • Conhecimento social em Piaget: um estudo sobre noções de greve Artigos

    Freire, Julise Carvalho; Oliveira, Francismara Neves de

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo investigou a evolução da noção social de greve por meio das significações construídas por alunos de diferentes níveis de escolaridade, tomando-se por base a compreensão de conhecimento social no aporte teórico-metodológico da epistemologia genética. Adotou-se a pesquisa qualitativa, modalidade estudo exploratório, no qual foram empregados entrevista e desenho, apoiados no método clínico-crítico. A amostra configurou-se com 16 alunos, dois de cada série (2º, 4º, 6º e 8º anos do Ensino Fundamental; 1ª e 3ª séries do Ensino Médio e Ensino Superior (2º e 4º anos do curso de Pedagogia). Os resultados revelaram três níveis de compreensão da realidade social. Indicaram que as relações sociais constituem condição necessária, mas não suficiente para o desenvolvimento das noções sociais e que a escola exerce papel fundamental na formação dos sujeitos oportunizando para além do acesso à informação, a construção do conhecimento social.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En el presente estudio se investigo la evolución de la noción social de huelga por intermedio de las significaciones construidas por alumnos de diferentes niveles de escolaridad, tomándose por base la comprensión de conocimiento social en el aporte teórico-metodológico de la epistemología genética. Se adoptó la investigación cualitativa, modalidad estudio exploratorio, en el cual se empleó entrevista y diseño, apoyados en el método clínico-crítico. La muestra se configuró con 16 alumnos, dos de cada curso (2º, 4º, 6º y 8º cursos de la Enseñanza Básica; 1ª y 3ª cursos de la Enseñanza Secundaria y Enseñanza Universitaria (2º y 4º años do curso de Pedagogía). Los resultados apuntaron tres niveles de comprensión de la realidad social. Indicaron que las relaciones sociales constituyen condición necesaria, pero no suficiente para el desarrollo de las nociones sociales y que la escuela ejerce papel fundamental en la formación de los sujetos dando oportunidad para más allá del acceso a la información, la construcción del conocimiento social.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The study investigated the evolution of the social notion of strike through the meanings constructed by students of different levels of schooling, based on the understanding of social knowledge in the theoretical-methodological contribution of genetic epistemology. We have adopted the qualitative research, exploratory study modality, in which interview and design used, supported by the clinical-critical method. The sample consisted of 16 students, two in each grade (2nd, 4th, 6th and 8th years of elementary school, 1st and 3rd grades of high school and higher education (2nd and 4th year of Pedagogy course). three levels of understanding of social reality. And they indicated that social relations are necessary but not sufficient condition for the development of social notions, and that the school plays fundamental role in the training of subjects, providing access to information, the construction of social knowledge.
  • Formação de leitores: a dimensão afetiva na mediação da família Artigos

    Orlando, Isabela Ramalho; Leite, Sérgio Antônio da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo A presente pesquisa teve por objetivo descrever e analisar o processo de constituição de leitores, com sujeitos universitários, focando os impactos afetivos das situações de mediação entre esses sujeitos e as práticas de leitura literária vivenciadas durante suas vidas, especialmente no ambiente familiar. A pesquisa foi realizada com estudantes dos anos iniciais da graduação de uma universidade pública, do interior do Estado de São Paulo. Os sujeitos eram estudantes de diferentes áreas do conhecimento, caracterizados como leitores autônomos. Entende-se por leitor autônomo aquele sujeito que lê por iniciativa própria, o que sugere que a leitura literária já representa uma atividade intrinsecamente relevante para ele. A pesquisa fundamenta-se em teorias da área da Psicologia, principalmente nas ideias de Vygotsky (1998, 2005) e de Wallon (2007, 2008). A coleta de dados foi realizada através do procedimento de Entrevistas Recorrentes, realizadas com estudantes universitários que se reconheciam como leitores autônomos. No processo de análise, os dados foram agrupados em Núcleos Temáticos, referentes aos diferentes mediadores identificados. Posteriormente, tais Núcleos foram discutidos com base na abordagem teórica assumida. Os resultados reforçam a importância da mediação e de seus impactos afetivos na constituição desses sujeitos como leitores, discutindo-se aspectos detectados nas histórias de mediações vivenciadas ao longo de suas vidas, em especial na família.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En la presente investigación se tuvo por objetivo describir y analizar el proceso de constitución de lectores, con sujetos universitarios, enfocando los impactos afectivos de las situaciones de mediación entre estos sujetos y las prácticas de lectura literaria, vivenciadas durante sus vidas, especialmente en el ambiente familiar. La investigación fue realizada con estudiantes de los cursos iniciales de la graduación de una universidad pública, del interior del Estado de São Paulo. Los sujetos eran estudiantes de distintas áreas del conocimiento, caracterizados como lectores autónomos. Se entiende por lector autónomo aquel sujeto que lee por iniciativa propia, lo que sugiere que la lectura literaria ya representa una actividad intrínsecamente relevante para él. La investigación se fundamenta en teorías del área de la Psicología, principalmente en las ideas de Vygotsky (1998, 2005) y de Wallon (2007, 2008). La recolecta de datos fue realizada a través del procedimiento de Entrevistas Recurrentes siendo que, en el proceso de análisis, esos fueron agrupados en Núcleos Temáticos, referentes a los diferentes mediadores identificados. Posteriormente, tales núcleos fueron discutidos con base en el abordaje teórico asumida. Los resultados refuerzan la importancia de la mediación y de sus impactos afectivos en la constitución de esos sujetos como lectores, discutiéndose aspectos detectados en las historias de mediaciones vivenciadas a lo largo de sus vidas, en especial en la familia.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The aim of the present research was to describe and analyze the readership process, with university students, focusing on the affective impacts of mediation situations among those students and the literary reading practices lived during their lives, especially in the family environment. The research was carried out with students from the initial years of graduation from a public university, in the interior of the State of São Paulo. The students were from different areas of knowledge, characterized as autonomous readers. Autonomous reader is understood as the person who reads on his own initiative, which suggests that literary reading already represents an activity intrinsically relevant to it. The research is based on theories of the area of Psychology, mainly in the ideas of Vygotsky (1998, 2005) and Wallon (2007, 2008). The data collection was performed through the Recurrent Interviews procedure, carried out with university students, who considered themselves autonomous readers. The analysis process grouped the data in Thematic Nuclei, referring to the different mediators identified. Subsequently, these nuclei were discussed based on the assumed theoretical approach. The results reinforce the importance of mediation and its affective impacts on the constitution of those students as readers, discussing aspects detected in the histories of mediations experienced throughout their lives, especially in the family.
  • Diferenças por sexo na intimidação escolar e a resiliência em adolescentes Publicaciones

    Bosa, Maribel Romero; Bohórquez, Maria Cristina Cuevas; Olarte, Christian Ferney Parra; Malaver, Jennifer Katherine Sierra

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo da pesquisa é estabelecer as diferenças por sexo entre a intimidação escolar e a resiliência em adolescentes de instituições educativas públicas de Bogotá. Realizou-se um modelo de pesquisa não experimental transversal descritivo-comparativa, selecionaram-se 354 participantes com idades entre 12 e 18 anos. Aplicou-se a Escala de Resiliência (Wagnild & Young, 1993) e o Questionário de Intimidação Escolar Abreviado CIE - A (Moratto, Cárdenas, & Berbesí, 2012). Os resultados mostram que há diferenças significativas entre homens e mulheres na manifestação da intimidação escolar e nas consequências associadas à saúde mental; com respeito à Resiliência, encontrou-se diferenças significativas na equanimidade, entendida como a habilidade de responder de maneira equilibrada ante eventos estressantes. Conclui-seque há necessidade de uma abordagem diferencial da intimidação escolar da resiliência para a criação de programas que diminuam o fenômeno.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de investigación es establecer las diferencias por sexo entre la intimidación escolar y la resiliencia en adolescentes de instituciones educativas públicas de Bogotá. Se realizó un diseño de investigación no experimental transversal descriptivo-comparativo, se seleccionaron 354 participantes con edades entre 12 y 18 años. Se aplicaron la Escala de Resiliencia (Wagnild & Young, 1993) y el Cuestionario de Intimidación Escolar Abreviado CIE - A (Moratto, Cárdenas, & Berbesí, 2012). Los resultados muestran que existen diferencias significativas entre hombres y mujeres en la manifestación de la intimidación escolar y en las consecuencias asociadas a la salud mental; con respecto a la resiliencia, se encontraron diferencias significativas en la ecuanimidad, entendida como la habilidad de responder de manera equilibrada ante eventos estresantes. Se concluye la necesidad de un abordaje diferencial de la intimidación escolar desde la resiliencia para la creación de programas que disminuyan el fenómeno.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of this research is to establish sex differences between resilience and bullying in adolescents. Transversal descriptive-comparative non experimental design was applied. 354 participants were selected with ages between 12 to 18 years old. Wagnild and Young Resilience scale (1993) and Cuestionario de Intimidación Escolar Abreviado CIE - A Abreviado (Moratto, Cárdenas, & Berbesí, 2012), were applied. Results showed that differences studied in these groups are related to bullying expression and mental health consequences. Also Resilience showed sex differences only in the Equanimity Scale; it refers to a balanced way response to stressing events. It is necessary to design differential programs based on bullying from resilience approach to decrease the phenomenon.
  • Letramentos e identidade profissional: reflexões sobre leitura, escrita e subjetividade na universidade Artigos

    Pan, Miriam A. Graciano de Souza; Litenski, Andriele C. de Lima

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo investiga as dimensões subjetivas e de constituição das identidades profissionais produzidas pelas práticas de letramento acadêmico. Por meio de uma análise discursiva bakhtiniana, foram analisados os enunciados de quatro estudantes do curso Psicologia da Universidade Federal do Paraná, produzidos durante a realização de oficinas de leitura e escrita. Os enunciados dos estudantes remetem ao sentido de choque em sua experiência com a linguagem acadêmica, vivenciado no momento de ingresso na universidade. Os discursos de identidade que configuram as práticas de leitura e escrita operam sob o signo da competência/incompetência acarretando modos de produção subjetiva que remetem à individualização e culpabilização pelas dificuldades com a escrita científica. Por fim, discute-se a metodologia de oficinas a partir dos fundamentos propostos, como um modelo de intervenção possível para a Psicologia no campo da educação superior.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículo se investiga las dimensiones subjetivas y de constitución de las identidades profesionales producidas por las prácticas de alfabetización académico. Por intermedio de un análisis discursivo bakhtiniana, se analizaron los enunciados de 4 estudiantes del curso Psicología de la Universidad Federal de Paraná, producidos durante la realización de talleres de lectura y escritura. Los enunciados de los estudiantes remiten al sentido de choque en su experiencia con el lenguaje académica, vivenciado en el momento de ingreso en la universidad. Los discursos de identidad que configuran las prácticas de lectura y escritura operan sobre el signo de la competencia/incompetencia acarreando modos de producción subjetiva que remiten a la individualización y culpabilidad por las dificultades con la escritura científica. Por fin, se discute la metodología de talleres a partir de los fundamentos propuestos, como un modelo de intervención posible para la Psicología en el campo de la educación universitaria.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The article investigates the subjective and constitutive dimensions of the professional identities produced by academic literacy practices. Through a Bakhtin discursive analysis, the statements of four students of the Psychology course of the Universidade Federal do Paraná, produced during the realization of reading and writing workshops, were analyzed. Students' statements refer to the sense of shock in their experience with academic language, experienced at the moment of joining the university. The identity discourses that shape the practices of reading and writing operate under the sign of competence / incompetence leading to modes of subjective production that refer to individualization and blame for the difficulties with scientific writing. Finally, the workshop methodology is discussed based on the proposed foundations, as a possible intervention model for Psychology in the field of higher education.
  • A promoção do uso de estratégias cognitivas em alunos do Ensino Médio Artigos

    Santos, Deivid Alex dos; Alliprandini, Paula Mariza Zedu

    Resumo em Português:

    Resumo O objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos de uma intervenção em estratégias de aprendizagem cognitivas na modalidade de infusão curricular. Participaram da pesquisa 26 alunos de 16 a 19 anos do ensino médio. A pesquisa foi dividida em três momentos: pré-teste, intervenção e pós-teste. No pré e pós-teste foi aplicada a Escala de Avaliação das Estratégias de Aprendizagem para o Ensino Fundamental (EAVAP-EF). A fase de intervenção foi desenvolvida em um período de 18 semanas, sendo dois encontros semanais, totalizando 36 aulas organizadas em 13 sessões, conforme o conteúdo a ser trabalhado. Os resultados demonstraram um efeito positivo da intervenção em estratégias de aprendizagem cognitivas, em especial, em relação às mais trabalhadas e indicaram ser possível a intervenção por infusão curricular. Dessa forma, sugere-se que as propostas de intervenção acompanhem todo o processo de formação dos alunos, o que exige do professor, ser um bom aprendiz.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El objetivo de este estudio fue verificar los efectos de una intervención en estrategias de aprendizaje cognitivos en la modalidad de infusión curricular. Participaron de la investigación 26 alumnos de 16 a 19 años de la enseñanza secundaria. La investigación fue dividida en tres momentos: pre-test, intervención y post-test. En el pre y post-test fue aplicada la Escala de Evaluación de las Estrategias de Aprendizaje para la Enseñanza Básica (EAVAP-EF). La fase de intervención fue desarrollada en un período de 18 semanas, siendo dos encuentros semanales, totalizando 36 clases organizadas en 13 sesiones, conforme el contenido a ser estudiado. Los resultados demostraron un efecto positivo de la intervención en estrategias de aprendizaje cognitivos, en especial, en relación a las más estudiadas e indicaron ser posible la intervención por infusión curricular. De esa forma, se sugiere que las propuestas de intervención acompañen todo el proceso de formación de los alumnos, lo que exige del profesor, ser un buen aprendiz.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The objective of this study was to verify the effects of an intervention in cognitive learning strategies in the curricular infusion modality. The participants were 26 students aged 16 to 19 years participated in the study. The research has divided in three moments: pre-test, intervention and post-test. In the pre- and post-test the Assessment Scale of Learning Strategies for Primary Education (EAVAP-EF) was applied. The intervention phase has developed over a period of 18 weeks, being two weekly meetings, totaling 36 classes organized in 13 sessions, according to the content to be worked. The results showed a positive effect of the intervention on cognitive learning strategies, especially in relation to the most worked ones and indicated that intervention by curricular infusion was possible. Thus, it has suggested that the intervention proposals accompany the entire process of student training, which requires the teacher to be a good learner.
  • Estado da arte da produção sobre escolarização de crianças diagnosticadas com TEA Artigos

    Rodrigues, Isabel de Barros; Angelucci, Carla Biancha

    Resumo em Português:

    Resumo Trata-se de pesquisa na área da Educação Especial. Procuramos mapear a produção científica brasileira sobre a escolarização de crianças diagnosticadas com transtorno do espectro do autismo (TEA) em classes comuns de escolas regulares, utilizando na análise: concepções sobre diagnóstico de TEA e relação saúde - educação. Realizamos análise bibliométrica e de conteúdos de 88 produções. Na análise bibliométrica, constatamos que as pesquisas se concentram nas universidades públicas do Sudeste, sendo realizadas predominantemente por pessoas com formação inicial na área da Saúde, que realizaram pós-graduação em Educação, em linhas de pesquisa em Educação Especial. A análise de conteúdo revela a manutenção da relação da Educação Especial com uma perspectiva de reabilitação em Saúde, fazendo com que o professor suponha que precise se submeter a um saber biomédico para poder ensinar seu aluno. Dessa forma, aquilo que se entende como escolarização de crianças diagnosticadas com TEA continua muito próximo da clínica da normalização.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Se trata de investigación en el área de la Educación Especial. Se buscó mapear la producción científica brasileña sobre la escolarización de niños diagnosticados con trastorno del espectro de autismo (TEA) en clases comunes de escuelas regulares, utilizando en el análisis: concepciones sobre diagnóstico de TEA y relación salud - educación. Se realizó análisis bibliométrico y de contenidos de 88 producciones. En el análisis bibliométrico, se constató que las investigaciones se concentranen las universidades públicas del Sudeste, siendo realizadas predominantemente por personas con formación inicial en el área de la Salud, que realizaron posgraduación en Educación, en líneas de investigación en Educación Especial. El análisis de contenido enseña la manutención de la relación de la Educación Especial con una perspectiva de rehabilitación en Salud, haciendo con que el profesor suponga que necesite someterse a un saber biomédico para poder enseñar a su alumno. De esa forma, aquello que se entiende como escolarización de niños diagnosticados con TEA sigue muy cerca de la clínica de la normalización.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This research deals with the subject of Special Education. It tries to map the scientific production in Brazil concerning the schooling of children diagnosed with Autism Spectrum Disorder (ASD) in regular classes, basing the analysis on the categories: conceptions about diagnosis of ASD and health - education relationship. This has been accomplished by means of bibliometric analysis and the content analysis of 88 publications. The bibliometric analysis shows that research is concentrated in the public universities of the South-east, being carried out predominantly by people with an educational background in the fields of medicine and healthcare, who carried out postgraduate studies in Education, focusing on research concerning Special Education. The analysis of publications shows the maintenance of the notion that Special Education should be carried out under the logic of health rehabilitation, making teachers assume they require biomedical knowledge to be able to teach. Consequently, what is understood as schooling of children diagnosed with ASD remains very close to the clinic of normalization.
  • A Psicologia Escolar nas escolas de Boa Vista (RR): concepções dos professores Artigos

    Moreno, Soraya Ivon Ramirez; Loureto, Gleidson Diego Lopes

    Resumo em Português:

    Resumo Este estudo objetivou investigar as concepções dos professores acerca das possibilidades de atuação da Psicologia Escolar (PE) nas escolas públicas de Boa Vista (RR) e verificar as demandas presentes neste contexto. Participaram 131 professores com idade média de 42,6 anos (DP = 7,53), sendo a maioria do sexo feminino (65,6%). Estes responderam a uma pergunta aberta única e questões demográficas. Verificou-se que a atuação da PE foi concebida tanto no âmbito do modelo clínico, quanto em uma perspectiva mais ampla da escola, convergindo para o denominado modelo sistêmico. Ademais, os dados reforçaram a necessidade de inserção da PE na escola e indicaram demandas emergentes reivindicadas pelo atual cenário da educação brasileira. Apesar dos avanços identificados, ainda existe um desafio de superação da visão clínica da atuação da PE, através de práticas profissionais menos excludentes e posições críticas sobre a realidade escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este estudio se tuvo por objetivo investigar las concepciones de los profesores acerca de las posibilidades de actuación de la Psicología Escolar (PE) en las escuelas públicas de Boa Vista (RR) y verificar las demandas presentes en este contexto. Participaron 131 profesores con un promedio de edad de 42,6 años (DP = 7,53), siendo la mayoría do sexo femenino (el 65,6%). Estos respondieron a una pregunta abierta única y cuestiones demográficas. Se verificó que la actuación de la PE fue concebida tanto en el ámbito del modelo clínico, como en una perspectiva más amplia de la escuela, convergiendo para el denominado modelo sistémico. Además, los datos reforzaron la necesidad de inserción de la PE en la escuela e indicaron demandas emergentes reivindicadas por el actual escenario de la educación brasileña. A pesar de los avances identificados, aún hay un reto de superación de la visión clínica de la actuación de la PE, por intermedio de prácticas profesionales menos excluyentes y posiciones críticas sobre la realidad escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This study aimed to investigate teachers' conceptions about the possibilities of School Psychology (PE) in public schools in Boa Vista (RR) and to verify the demands in this context. There were 131 teachers with a mean age of 42.6 years (SD = 7.53), the majority being female (65.6%). These answered a single open-ended question and demographic questions. It has verified that the performance of the EP has conceived both within the clinical model and in a broader perspective of the school, converging to the so-called systemic model. In addition, the data reinforced the need of insertion of the EP in the school and indicated the emergent demands demanded by the current scenario of the Brazilian education. Despite the identified advances, there is still a challenge of overcoming the clinical vision of the work of the EP, through less exclusive professional practices and critical positions on the school reality.
  • Os sentidos atribuídos à queixa escolar por profissionais de escolas públicas municipais Artigos

    Schweitzer, Lucas; Souza, Simone Vieira de

    Resumo em Português:

    Resumo A queixa escolar é um fenômeno central no contexto educacional, sendo crescente o número de encaminhamentos aos Serviços de Psicologia por conta deste fenômeno. O objetivo desta pesquisa foi compreender os sentidos atribuídos por profissionais de escolas públicas acerca da queixa escolar, com ênfase aos motivos atribuídos e às estratégias utilizadas por professores e escolas, no atendimento aos estudantes com queixa escolar. Para buscar essa compreensão, foram entrevistados professores, diretores e assistentes técnico-pedagógicos de escolas públicas municipais de um município da Grande Florianópolis. Os resultados indicaram uma atribuição de culpabilidade aos próprios estudantes e a suas famílias em relação às queixas escolares. As principais estratégias de atendimento tanto das escolas quanto dos professores centraram-se na própria criança e isentaram, na maioria das vezes, a escola da produção da queixa escolar. Também se destacou a presença de discursos que naturalizam práticas que estigmatizam estudantes com dificuldades no processo de escolarização.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La queja escolar es un fenómeno central en el contexto educacional, siendo creciente el número de encaminamientos a los Servicios de Psicología por cuenta de este fenómeno. El objetivo de esta investigación fue comprender los sentidos atribuidos por profesionales de escuelas públicas acerca de la queja escolar, con énfasis a los motivos atribuidos y las estrategias utilizadas por profesores y escuelas, en la atención a los estudiantes con queja escolar. Para buscar esa comprensión, se entrevistaron a profesores, directores y asistentes técnico-pedagógicos de escuelas públicas municipales de un municipio de la Gran Florianópolis. Los resultados indicaron una atribución de culpabilidad a los propios estudiantes y a sus familias en relación a las quejas escolares. Las principales estrategias de atención de las escuelas y de los profesores se centraron en el propio niño y eximen, en la mayoría de las veces, la escuela de la producción de la queja escolar. También se destacó la presencia de discursos que naturalizan prácticas que estigmatizan estudiantes con dificultades en el proceso de escolarización.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Complaints against school conduct is a central phenomenon in the educational context, and, because of that, the number of referrals to the Psychology Services is increasing. This research aimed to understand the meanings attributed by public school professionals about complaints regarding school misconduct, with emphasis on the reasons attributed and the strategies used by teachers and schools in the care of students who present a complaint against school conduct. To understand that, teachers, principals and technical-pedagogical assistants from municipal public schools of a municipality of Metropolitan Florianópolis were interviewed. The results indicated that the students themselves and their families were considered guilty for school misconduct. The main care strategies from both schools and teachers have focused on the child itself and have mostly exempted school from causing that discomfort. The presence of speeches that naturalize practices stigmatizing students with difficulties in the schooling process was also highlighted.
  • Programa de habilidades sociais para adolescentes em preparação para o trabalho Artigos

    Pereira-Guizzo, Camila de Sousa; Prette, Almir Del; Prette, Zilda Aparecida Pereira Del; Leme, Vanessa Barbosa Romera

    Resumo em Português:

    Resumo Adolescentes de contextos socioeconômicos desfavoráveis têm menos acesso à educação e a boas condições de trabalho. Essa vulnerabilidade social exige dos adolescentes um repertório elaborado de habilidades sociais para enfrentar os desafios relacionados à inserção profissional e defesa de seus direitos. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos de um Programa de Habilidades Sociais para superação de dificuldades interpessoais em diferentes situações do cotidiano de adolescentes que buscavam oportunidades de trabalho. Participaram 26 adolescentes (idade entre 14 e 16 anos) de baixa renda, distribuídos por meio de sorteio em dois grupos, sendo um de intervenção e outro de controle. Os instrumentos de avaliação foram: Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes e Diário de Campo. A intervenção mostrou efeito significativo na superação de dificuldades interpessoais relacionadas às habilidades sociais de Autocontrole e Abordagem social-sexual, consideradas importantes para a adaptação social, descoberta da sexualidade e convivência na escola ou no trabalho.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Adolescentes de contextos socioeconómicos desfavorables tienen menos acceso a la educación y a buenas condiciones de trabajo. Esa vulnerabilidad social exige de los adolescentes un repertorio elaborado de habilidades sociales para enfrentar los retos relacionados a la inserción profesional y defensa de sus derechos. El objetivo de este estudio fue evaluar los efectos de un Programa de Habilidades Sociales para superación de dificultades interpersonales en distintas situaciones del cotidiano de adolescentes que buscaban oportunidades de trabajo. Participaron 26 adolescentes (edad entre 14 y 16 años) de baja renta, distribuidos por intermedio de sorteo en dos grupos, siendo uno de intervención y otro de control. Los instrumentos de evaluación fueron: Inventario de Habilidades Sociales para Adolescentes y Diario de Campo. La intervención señaló efecto significativo en la superación de dificultades interpersonales relacionadas a las habilidades sociales de Autocontrol y Abordaje social-sexual, consideradas importantes para la adaptación social, descubierta de la sexualidad y convivencia en la escuela oen el trabajo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Adolescents from unfavorable socio-economic backgrounds have less access to education and good working conditions. This social vulnerability requires the adolescents an elaborate repertoire of social skills to face the challenges related to the professional insertion and defense of their rights. The objective of this study was to evaluate the effects of a Social Skills Program to overcome interpersonal difficulties in different daily situations of adolescents who sought job opportunities. Twenty-six adolescents (age between 14 and 16 years) of low income participated, distributed through a lottery in two groups, one of intervention and one of control. The instruments of evaluation used were: Inventory of Social Skills for Adolescents and Field Diary. The intervention showed a significant effect on overcoming interpersonal difficulties related to the social skills of Self-control and Social-sexual Approach, considered important for social adaptation, discovery of sexuality and coexistence in school or work.
  • Atuação e práticas na Psicologia Escolar no Brasil: revisão sistemática em periódicos Artigos

    Santos, Graciele Malheiro dos; Silva, Leonídia Aparecida Pereira da; Pereira, Josenith Lima; Lima, Ângelo Giuseppe Xavier; Assis Neto, Francisco Leandro de

    Resumo em Português:

    Resumo O presente artigo tem como objetivos analisar como se dão a atuação e as práticas desenvolvidas por psicólogo(s)/a(s) na área de escolar e educacional, bem como realizar uma revisão sistemática no período de janeiro de 2000 a setembro de 2017, por meio de bases de indexação de acesso livre. Seis artigos foram incluídos e outros 168 excluídos após análise. Foram identificadas ações em: a) Escolas de nível infantil, fundamental e médio; b) Ensino superior; c) Organizações não-governamentais, com foco nas ações para o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos. Houve dificuldades acerca da pouca produção na área, condições e processos de trabalho, fragilidade da área nos espaços institucionais e resistência a superação de práticas individuais. As possibilidades ocorreram a partir das práticas associativas, democráticas e coerentes no cenário de inserção do profissional.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Analizar cómo ocurren la actuación y las prácticas desarrolladas por psicólogo(s)/a(s) en el área escolar y educacional. Revisión sistemática en el período de enero de 2000 a septiembre de 2017, por intermedio de bases de indexación de acceso libre. Seis artículos fueron incluidos y otros 168 excluidos tras análisis. Fueron identificadas acciones en: a) Escuelas de nivel infantil, primaria y secundaria; b) Enseñanza universitaria; c) Organizaciones no-gubernamentales, con enfoque en las acciones para el desarrollo y el aprendizaje delos alumnos. Hubo dificultades acerca de la poca producción en el área, condiciones y procesos de trabajo, fragilidad del área en los espacios institucionales y resistencia a la superación de prácticas individuales. Las posibilidades sucedieron a partir de las prácticas asociativas, democráticas y coherentes en elescenario de inserción do profesional.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The present article aims to analyze how the performance and practices developed by psychologist (s) in the school and educational area are performed, as well as to carry out a systematic review in the period from January 2000 to September 2017, for access databases. Six articles were included and 168 others excluded after analysis. Actions have identified in: a) Primary and secondary schools; b) Higher education; c) Non-governmental organizations, focusing on actions for the development and learning of students. The difficulties have related to the low production in the area, conditions and work processes, fragility of the area in the institutional spaces and resistance to overcoming individual practices. The possibilities were based on associative, democratic and coherent practices in the professional insertion scenario.
  • “Não é assim de graça!”: Lei de Cotas e o desafio da diferença Artigos

    Moura, Maria Rosimére Salviano de; Tamboril, Maria Ivonete Barbosa

    Resumo em Português:

    Resumo O estudo, de cunho qualitativo, investigou a experiência de escolarização vivenciada por um grupo de estudantes cotistas, de um Campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), por meio de grupos focais. Os estudantes tratam as cotas como fruto de um direito, em função do processo de desigualdade social vivenciado historicamente pelos grupos aos quais pertencem e apontam a manutenção do princípio meritocrático nas cotas, a partir de uma perspectiva de atribuição do mérito, na qual as diferenças são consideradas. O critério étnico-racial das cotas, especificamente quanto ao estabelecimento de cotas para negros, revela que os discursos tensionados existentes na sociedade brasileira sobre a temática também se manifestam entre os estudantes. Defende-se que Psicologia tem muito a contribuir no processo de inserção de estudantes beneficiários de políticas de ações afirmativas, alicerçando seu trabalho na análise da dinâmica da inclusão/exclusão que se estabelece nas instituições.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El estudio, de cuño cualitativo, investigó la experiencia de escolarización vivenciada por un grupo de estudiantes cotizantes, de un Campus del Instituto Federal de Educación, Ciencia y Tecnología de Rondônia (IFRO), por intermedio de grupos focales. Los estudiantes tratan las cuotas como fruto de un derecho, en función del proceso de desigualdad social vivenciado históricamente por los grupos a los cuales pertenecen y apuntan la manutención del principio de merecimiento en las cuotas, a partir de una perspectiva de atribución del mérito, en la cual las diferencias son consideradas. El criterio étnico-racial de las cuotas, específicamente cuanto a lo establecimiento de cuotas para negros, revela que los discursos tensionados existentes en la sociedad brasileña sobre la temática también se manifiestan entre los estudiantes. Se defiende que Psicología tiene mucho a contribuir en el proceso de inserción de estudiantes beneficiarios de políticas de acciones afirmativas, respaldando su trabajo en el análisis de la dinámica de la inclusión/exclusión que se establece en las instituciones.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The qualitative study investigated the experience of schooling experienced by a group of quota students, from a Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO), through focus groups. The students treat quotas as the result of a right, in function of the process of social inequality historically experienced by the groups to which they belong and point out the maintenance of the meritocratic principle in quotas, from a perspective of attribution of merit, in which the differences are considered. The ethnic-racial criterion of quotas, specifically regarding the establishment of quotas for blacks, reveals that the tensed discourses in Brazilian society on the subject also manifest among students. It is argued that Psychology has much to contribute in the process of insertion of students who are beneficiaries of affirmative action policies, grounding their work in analyzing the dynamics of inclusion / exclusion established in institutions.
  • Conflitos interpessoais na educação infantil: o olhar de futuros professores e egressos Artigos

    Chiaparini, Cândida; Silva, Ivone Maria Mendes; Leme, Maria Isabel da Silva

    Resumo em Português:

    Resumo Os conflitos interpessoais estão cada vez mais presentes no cotidiano das escolas, motivando a realização do presente estudo, que procurou verificar como são compreendidos e abordados por professoras em formação ou licenciados em pedagogia. Participantes foram selecionadas a partir da menção à ocorrência de conflitos em seus relatórios de estágio, sendo convidadas a responder a questionários. Verificou-se que a maioria concebe os conflitos interpessoais vividos por seus alunos como eventos negativos, revelando ainda não se sentirem preparadas para agir diante das circunstâncias. Um dos fatores apontados como causa desse despreparo foi a formação profissional. Conclui-se que a formação docente assume função muito importante na mudança da escola e, em consequência, na construção de uma melhor abordagem das situações conflituosas que ela sedia. É preciso pensar uma formação que aproxime professores de suas realidades e que os auxilie na educação de valores.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los conflictos interpersonales están a cada día más presentes en el cotidiano de las escuelas, lo que ha motivado la realización del presente estudio, que ha buscado verificar cómo son comprendidos y abordados por profesoras en formación o licenciados en pedagogía. Se seleccionaron los participantes a partir de la mención de hechos de conflictos en sus informes de pasantía, siendo invitadas a contestar a cuestionarios. Se verificó que la mayoría concibe los conflictos interpersonales vividos por sus alumnos como eventos negativos, revelando aún no sentirse preparadas a actuar delante de las circunstancias. Uno de los factores apuntados como causa de esa falta de preparo fue la formación profesional. Se concluye que la formación docente asume función muy importante en el cambio de la escuela y, en consecuencia, en la construcción de un mejor abordaje de las situaciones de conflictos que en ella se presenta. Es necesario pensar una formación que acerque profesores de sus realidades y que los ayude en la educación de valores.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The interpersonal conflicts are increasingly present in the daily life of schools, motivating the realization of the present study, which sought to verify how they are understood and approached by teachers in training or graduates in pedagogy. Participants were selected from the mention of the occurrence of conflicts in their internship reports, and were invited to respond to questionnaires. It was found that most conceive the interpersonal conflicts experienced by their students as negative events, revealing that they do not yet feel prepared to act in the face of circumstances. One of the factors identified as the cause of this lack of preparation was professional training. It is concluded that teacher training plays a very important role in the change of the school and, consequently, in the construction of a better approach to the conflicting situations that it hosts. It is necessary to think about a formation that brings teachers closer to their realities and that helps them in the education of values.
  • Interface entre educação e saúde: revisão sobre o psicólogo na escola Artigos

    Ronchi, Juliana Peterle; Iglesias, Alexandra; Avellar, Luziane Zacché

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho tem por objetivo apresentar um panorama das pesquisas publicadas em periódicos nacionais sobre a atuação do psicólogo na escola relacionada a aspectos de promoção à saúde e prevenção de doenças, a fim de produzir conhecimentos sobre o fazer do psicólogo nesse ambiente. Foram selecionados e analisados 17 artigos, a partir da técnica da Análise de Conteúdo. Destaca-se a possibilidade do psicólogo, que atua na escola, trabalhar a partir da perspectiva da Promoção à Saúde e Prevenção de Doenças, legitimando, uma identidade profissional a serviço de uma educação que potencializa para a vida e as relações saudáveis, com sinalizações que caminham para ações em saúde mental. No entanto, verificou-se a necessidade de maiores estudos empíricos para se constatar a efetividade de tais trabalhos na prática.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este estudio se tuvo por objetivo presentar un panorama de las investigaciones publicadas en periódicos nacionales sobre la actuación del psicólogo en la escuela relacionada a aspectos de promoción a la salud y prevención de enfermedades, con la finalidad de producir conocimientos sobre el hacer del psicólogo en ese ambiente. Se seleccionaron y analizaron 17 artículos, a partir de la técnica del Análisis de Contenido. Se destaca la posibilidad del psicólogo, que actúa en la escuela, trabajar a partir de la perspectiva de la Promoción a la Salud y Prevención de Enfermedades, legitimando, una identidad profesional a servicio de una educación potenciadora de la vida y de las relaciones saludables, con señalizaciones que caminan para acciones en salud mental. Sin embargo, se verificóla necesidad de más estudios empíricos para constatarsela efectividad de tales estudios en la práctica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article aims to present an overview of the research published in national journals on the performance of the psychologist in the school related to aspects of health promotion and disease prevention, in order to produce knowledge about the psychologist's work in this environment. We selected and analyzed 17 articles, based on the Content Analysis technique. It is worth highlighting the possibility of the psychologist, who works in the school, to work from the perspective of Health Promotion and Disease Prevention, legitimating, a professional identity in the service of life-enhancing education and healthy relationships, with signs that the actions in mental health. However, there was a need for further empirical studies to verify the effectiveness of such work in practice.
  • Engajamento escolar: Efeito do suporte dos pais, professores e pares na adolescência Artigos

    Coelho, Clara Cela de Arruda; Dell’Aglio, Débora Dalbosco

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho investigou a contribuição do suporte social da família, professores e pares para o engajamento escolar. Participaram 504 adolescentes, com idade média de 15,88 (DP=0,88) matriculados no ensino médio de escolas públicas. Os instrumentos foram Questionário Sociodemográfico, Brazilian Delaware Student Engagement Scale, Social Support Appraisals e Delaware School Climate Survey. Os resultados oriundos das análises de regressão hierárquica indicaram queo suporte dos professores contribuiu de forma destacada para a explicação da variância no engajamento emocional e comportamental/cognitivo. O suporte da família se mostrou preditora penas para o engajamento comportamental/cognitivo. O suporte dos pares mostrou capacidade explicativapara ambos os tipos de engajamento, depois de considerada conjuntamente a influência do suporte da família e professores. Conclui-se que o suporte social parece influenciar de forma distinta o engajamento cognitivo/comportamental e emocional. O entendimento mais aprofundado do engajamento escolar pode favorecer a realização de intervenções melhor fundamentadas no contexto escolar.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este estudio se investigó la contribución del soporte social de la familia, profesores y pares para la participación escolar. Participaron 504 adolescentes, con un promedio de edad de 15,88 (DP=0,88) matriculados en la enseñanza secundaria de escuelas públicas. Los instrumentos fueron Cuestionario Socio-demográfico, Brazilian Delaware Student Engagement Scale, Social Support Appraisals y Delaware School Climate Survey. Los resultados derivados de los análisis de regresión jerárquica indicaron que el soporte de los profesores contribuye de forma destacada a la explicación de la variancia en el comprometimiento emocional y comportamental/cognitivo. El soporte de la familia se mostró predictor solo para el comprometimiento comportamental/cognitivo. El soporte de los pares apuntó capacidad explicativa para ambos los tipos de comprometimiento, después considerada conjuntamente la influencia del soporte de la familia y profesores. Se concluye que el soporte social parece influenciar de forma distinta el comprometimiento cognitivo/comportamental y emocional. El entendimiento más profundizado de la participación escolar puede favorecer la realización de intervenciones mejor fundamentadas en el contexto escolar.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work investigated the contribution of the social support of the family, teachers and peers to the school engagement. Participants were 504 adolescents, with a mean age of 15.88 (SD = 0.88) enrolled in high school in public schools. The instruments were Sociodemographic Questionnaire, Brazilian Delaware Student Engagement Scale, Social Support Appraisals and Delaware School Climate Survey. Results from the hierarchical regression analysis indicated that teacher support contributed prominently to the explanation of variance in emotional and behavioral / cognitive engagement. Family support proved to be a predictor only for behavioral / cognitive engagement. Peer support showed explanatory capacity for both types of engagement, after being jointly considered the influence of support from family and teachers. We conclude that social support seems to influence cognitive / behavioral and emotional engagement differently. A more in-depth understanding of school engagement may favor the implementation of interventions that are better grounded in the school context.
  • La integralidad del método dialéctico en la Teoría Histórico Cultural Historia

    Beatón, Guillermo Arias

    Resumo em Português:

    Resumo O propósito deste trabalho é mostrar as possibilidades e vantagens do uso do método dialético na construção das explicações da Teoria Histórico Cultural. O autor introduz uma síntese das características que considera essenciais deste método e apresenta ao final do artigoo um exemplo do trabalho educacional baseado nos pressupostos da Teoria Histórico Cultural que se fez em Cuba e que contribuiu para diminuir sensivelmente o fracasso escolar e a produção do analfabetismo.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El propósito de este trabajo es mostrar cómo se aplica el método dialéctico en la producción de las explicaciones de la Teoría Histórico Cultural. Además, se presentarán a modo de síntesis una caracterización de los contenidos esenciales de dicho método. Por último, se muestra como la introducción de esta teoría en las prácticas educacionales cubanas, fue una de las determinantes que contribuyó a disminuir sensiblemente el fracaso escolar y la producción del analfabetismo.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The purpose of the paper is to present the Dialectic method application in the production of Cultural Historical Approach. The author includes several essential characteristics from his point of view about this method. Finally, the author shows an example in the practice verification. He use the Cubans experience with the introduction of the Cultural Historical Approach in the labor in order to increment of quality education, that contributed to a significant decrease in school failure and the production of illiteracy.
  • “Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar Relato De Práticas Profissionais

    Chaves, Jéssica Regina; Silva, Priscila Ferreira da; Cavalcante, Ana Célia Sousa

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo relata uma experiência de estágio em Psicologia Escolar, envolvendo alunos de Educação Infantil em uma escola da rede privada de ensino da cidade de Teresina, Piauí. A partir das observações participantes e escuta ativa dos atores envolvidos no processo ensino-aprendizagem, percebeu-se a necessidade de trabalhar - em uma perspectiva de promoção de saúde e orientação - a temática da educação inclusiva e diferenças individuais. Para tanto, foram realizadas quatro atividades de caráter lúdico, juntamente a roda de conversa, preconizando pela linguagem adequada à idade destas. Ao final foi possível perceber uma produção de sentidos e troca de experiências a partir das potencialidades e conhecimentos trazidos pelos alunos.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En este artículose relata una experiencia de pasantía en Psicología Escolar, abarcando alumnos de Enseñanza Infantil en una escuela de la red privada de enseñanza dela ciudad de Teresina, Piauí. A partir de las observaciones participantes y escucha activa de los actores involucrados en el proceso enseñanza-aprendizaje, se percibióla necesidad de trabajar - en una perspectiva de promoción de salud y orientación - la temática de la educación inclusiva y diferencias individuales. Para tanto, se realizaron cuatro actividades de carácter lúdico, juntamente la rueda de charla, preconizando por el lenguaje adecuado a la edad de estas. Al final fue posible percibir una producción de sentidos y cambio de experiencias a partir de las potencialidades y conocimientos traídos por los alumnos.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article reports an internship experience in School Psychology, involving students of Early Childhood Education in a private school in the city of Teresina, Piauí. From the participant observations and active listening to the actors involved in the teaching-learning process, It was noticed that the need to work - from a perspective of health promotion and orientation - the theme of inclusive education and individual. In order to do so, four activities of playful character have carried out, together with the talk wheel, advocating for language appropriate to their age. At the end it was possible to perceive a production of meanings and exchange of experiences from the potentialities and knowledge brought by the students.
  • Formando mediadores de argumentação: uma experiência de estágio docência Relato De Práticas Profissionais

    Macêdo, Gabriel Fortes; Ramírez, Nancy Lizeth

    Resumo em Português:

    Resumo Este relato de prática profissional aborda a experiência de estágio docência na formação de monitores para uma disciplina intensamente argumentativa do curso de Psicologia. Esta disciplina é fundada em princípios que visam utilizar a argumentação como auxílio para construção do conhecimento e, também, como forma de incentivo ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes envolvidos. Para que esta disciplina seja possível é preciso o treinamento de estudantes para desempenhar o papel de monitor que por um lado participaram ativamente como mediadores da construção do conhecimento e também como aqueles que instauram o discurso argumentativo em sala de aula. Nossa experiência nos diz da importância do treinamento dos monitores como uma forma de incentivar o uso de princípios da psicologia educacional dentro da sala de aula no ensino superior abrindo uma porta para que a sala de aula se torne um ambiente desafiador e propício para o desenvolvimento de habilidades cognitivas.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este relato de práctica profesional aborda la experiencia de pasantía docente para la formación de monitores en una asignatura intensamente argumentativa de un curso de Psicología. Esta asignatura está fundada en principios que buscan utilizar la argumentación como herramienta para construcción del conocimiento y, también, como forma de incentivo al desarrollo cognitivo de los estudiantes involucrados. Para que esta asignatura sea posible se hace necesario el entrenamiento de estudiantes para desempeñar el papel de monitor que por un lado participen activamente como mediadores de la construcción del conocimiento y, también, como aquellos que introducen el discurso argumentativo en el aula de clase. Nuestra experiencia muestra la importancia del entrenamiento de los monitores como una forma de incentivar el uso de principios de la psicología educativa dentro del aula de clase en la enseñanza universitaria abriendo una puerta para que el aula de clase se convierta en un ambiente desafiador y provechoso para el desarrollo de habilidades cognitivas.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This professional practice report addresses the experience of teaching a tutor’s formation training for a highly argumentative Psychology course. This discipline is based on principles that aim to use argumentation as an aid to the construction of knowledge and also as a way of encouraging the cognitive development of the students involved. For this discipline to be possible it is necessary to train students to play the role of tutor who on the one hand actively participated as knowledge construction mediator and also as those who enables argumentative discourse in classroom. Our experience tells us about the importance of monitors training as a way to encourage the use of principles of educational psychology within the classroom in higher education by opening the door for the classroom to become a challenging and conducive environment for the development of cognitive skills.
Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), Rua Mirassol, 46 - Vila Mariana , CEP 04044-010 São Paulo - SP - Brasil , Fone/Fax (11) 96900-6678 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista@abrapee.psc.br