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Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Volume: 17, Número: 2, Publicado: 2005
  • EDITORIAL Editorial

    Andrade, Claudia Regina Furquim de
  • Características das emissões otoacústicas por transientes em programa de triagem auditiva neonatal Artigos De Pesquisa

    Durante, Alessandra Spada; Carvallo, Renata Mota Mamede; Costa, Fabiana Sanches da; Soares, Jordana Costa

    Resumo em Português:

    TEMA: as emissões otoacústicas (EOA) são consideradas como o principal método dos programas de triagem auditiva neonatal (PTAN). OBJETIVO: analisar as EOA de neonatos avaliados em PTAN. MÉTODO: foi realizada captação das EOA por transiente em 1000 lactentes. Os dados foram analisados por modelo de análise de variância multivariada (Manova). RESULTADOS: foram calculadas tabelas de referência para os níveis das EOA geral e por banda de freqüência, segundo o gênero e a orelha. A duração do exame na maternidade foi menor do que no ambulatório. CONCLUSÃO: o nível das EOA foi influenciado pelo gênero e orelha, exceto para 0,7kHz, porém não foi observada diferença entre as respostas dos neonatos sem e com risco auditivo.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: otoacoustic emissions (OAE) are considered the main instrument of the Newborn Hearing Screening Program (NHSP). AIM: to analyze the OAE of newborns evaluated in the NHSP. METHOD: transient evoked OAE recordings were captured in 1000 infants. The data were analyzed using the analysis of multivaried variance (Manova). RESULTS: reference tables were calculated for the over all OAE levels and for frequency bands, according to gender and ear. The duration of the exam in the nursery was shorter than in the clinic. CONCLUSION: The level of the OAE was influenced by gender and ear, except for 0,7kHz. However, there were no observed differences between neonates without and with auditory risk.
  • Amamentação de prematuros com menos de 1500 gramas: funcionamento motor-oral e apego Artigos De Pesquisa

    Delgado, Susana Elena; Halpern, Ricardo

    Resumo em Português:

    TEMA: amamentação de pré-termo. OBJETIVO: descrever a amamentação em bebês pré-termo de muito baixo peso e associações com disfunções orais e apego mãe-bebê. MÉTODO: estudo transversal com 48 bebês. Foram realizadas entrevista com as mães, avaliação oral e dos sinais de apego. Foi feita análise descritiva e Teste Exato de Fischer. RESULTADOS: as variáveis que se associaram estatisticamente à adequação da sucção nutritiva foram: postura no seio, preensão do mamilo, coordenação da sucção, respiração e deglutição, força e sua sustentação, ritmo e alerta. Doze díades tiveram suspeita de alteração do apego. CONCLUSÃO: componentes do sistema oral estão associados à qualidade da alimentação destes prematuros. Isto sugere que a avaliação precoce da amamentação pode detectar dificuldades que a colocam em risco.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: breastfeeding of premature babies. AIM: to describe breastfeeding in premature babies with very low birth weight (VLBW) and its association with the oral motor system (OMS) and with maternal-child bonding. METHOD: a cross-sectional study with 48 VLBW premature babies. An interview with the mothers, as well as the evaluation of the newborns' OMS and signs of attachment was performed. Data was submitted to a descriptive analysis and to the Fischer Test. RESULTS: variables that showed statistical association with nutritive sucking were: child's position at breast; nipple grasping; sucking coordination between sucking, breathing and swallowing; strength and maintenance; rhythm, and level of conscious. Twelve pair situations presented signs possible bonding problems. CONCLUSION: components of OMS are associated to the quality of feeding of premature babies. This fact suggests that the early evaluation of breastfeeding can detect difficulties that could jeopardize adequate nutrition.
  • Processamento auditivo e audiometria de altas freqüências em escolares de São Paulo Artigos De Pesquisa

    Ramos, Cristina Silveira; Pereira, Liliane Desgualdo

    Resumo em Português:

    TEMA: processamento auditivo e sensibilidade auditiva para altas freqüências. OBJETIVO: caracterizar os processos de localização, ordenação temporal, padrões auditivos e detecção de tons de altas freqüências, procurando relações entre elas. MÉTODO: 32 ouvintes, paulistanos, escolares (quarta série), submetidos à avaliação simplificada do processamento auditivo, teste de padrão de duração, audiometria de alta freqüência. RESULTADOS: três (9,4%) indivíduos mostraram transtorno do processamento auditivo (TPA), e em um coexistiu o rebaixamento auditivo em altas freqüências. CONCLUSÃO: TPA associado à perda da sensibilidade auditiva em altas freqüências deve ser esclarecido em novas pesquisas.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: auditory processing and auditory sensibility to high frequency sounds. AIM: to characterize the localization processes, temporal ordering, hearing patterns and detection of high frequency sounds, looking for possible relations between these factors. METHOD: 32 hearing fourth grade students, born in city of São Paulo, were submitted to: a simplified evaluation of the auditory processing; duration pattern test; high frequency audiometry. RESULTS: three (9,4%) individuals presented auditory processing disorder (APD) and in one of them there was the coexistence of lower hearing thresholds in high frequency audiometry. CONCLUSION: APD associated to an auditory sensibility loss in high frequencies should be further investigated.
  • Comunicação oral de laringectomizados com prótese traqueoesofágica: análise comparativa pré e pós-treino Artigos De Pesquisa

    Oliveira, Iára Bittante de; Costa, Claudiney Candido; Chagas, José Francisco Salles; Rochetti, Elaine Cristina Gonçalves; Oliveira, Luciane Otranto de

    Resumo em Português:

    TEMA: treinamento fonoaudiológico para pacientes laringectomizados totais com prótese traqueoesofágica. OBJETIVO: comparar a qualidade da comunicação oral de pacientes laringectomizados, com prótese traqueoesofágica antes e depois de treinamento fonoaudiológico. MÉTODO: foram analisadas amostras de voz e fala de 17 pacientes laringectomizados, antes e depois de treinamento de voz e fala. As amostras pré e pós-treino foram misturadas ao acaso e apresentadas a fonoaudiólogos para avaliação. RESULTADOS: observada melhora significativa (Teste da Binomial) no conjunto dos aspectos avaliados. CONCLUSÃO: pode-se considerar que o treino proposto melhorou os padrões de fala inclusive a melodia e do canto.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: speech and voice training for laryngectomized patients with tracheoesophageal prosthesis. AIM: to compare the quality of oral communication of a group of laryngectomized patients with tracheoesophageal prostheses, pre and post speech and voice training. METHOD: voice and speech samples of 17 laryngectomized patients were analyzed before and after receiving speech and voice training. The voice and speech samples were mixed and presented to speech-language pathologists for assessment. RESULTS: statistically significant (Binomial Test) improvement was observed. CONCLUSION: it can be concluded that the proposed training improved the speech patterns, including melody and singing.
  • A terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização Artigos De Pesquisa

    Paula, Giovana Romero; Mota, Helena Bolli; Keske-Soares, Márcia

    Resumo em Português:

    TEMA: consciência fonológica e alfabetização. OBJETIVO: verificar a influência da terapia em consciência fonológica no processo de alfabetização. MÉTODO: 46 crianças foram submetidas à avaliação da leitura e escrita de palavras e pseudopalavras e da consciência fonológica; o grupo experimental foi submetido à intervenção. RESULTADOS: a terapia interferiu positivamente no desempenho das crianças do grupo experimental (76,47%) nas tarefas de consciência fonológica e em relação ao seu desempenho em leitura e escrita e somente as crianças alfabetizadas conseguiram realizar as tarefas de consciência fonêmica. CONCLUSÃO: a terapia de consciência fonológica facilita a aquisição do código alfabético.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: phonological awareness and literacy. AIM: to verify the influence of phonological awareness therapy in the literacy process. METHOD: 46 children were submitted to an assessment involving the reading and writing of words and non-words and of phonological awareness. The experimental group was submitted to therapy. RESULTS: therapy had a positive influence in the performance of the children in the experimental group (76.47%) regarding tasks of phonological awareness and regarding their performance in reading and writing; only literate children were able to perform tasks involving phonemic awareness. CONCLUSION: phonological awareness therapy facilitates the acquisition of the alphabetic code.
  • Gravidade do distúrbio fonológico: julgamento perceptivo e porcentagem de consoantes corretas Artigos De Pesquisa

    Wertzner, Haydée Fiszbein; Amaro, Luciana; Teramoto, Suzana Sumie

    Resumo em Português:

    TEMA: distúrbio Fonológico. OBJETIVO: aplicar o índice de gravidade de Porcentagem de Consoantes Corretas (PCC) e verificar a correlação entre este índice e o aplicado perceptivamente pelos juízes. MÉTODO: calculou-se o índice de gravidade PCC de 50 sujeitos diagnosticados com distúrbio fonológico, após 60 juízes ouviram as provas de fonologia de cada sujeito e julgaram perceptivamente a gravidade. RESULTADO: o índice PCC aplicado aos sujeitos obteve uma variação entre 40% e 98%, com uma classificação predominante da população nos graus leve e levemente moderado. CONCLUSÃO: existe correlação entre o julgamento perceptivo dos juizes e os valores do índice PCC.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: phonological disorder. AIM: to apply the percentage of correct consonant (PCC) index and to verify the correlation between this index and the one applied perceptually by judges. METHOD: the PCC index of 50 phonological disordered subjects was calculated, after 60 judges heard the phonological tests for each subject and perceptually attributed the severity. RESULTS: the PCC index varied from 40% to 98%, with the predominant classification of the population in the mild and mild-moderate levels. CONCLUSION: a correlation between the perceptual judgment and the PCC indexes exists.
  • Evolução da consciência fonológica em alunos de ensino fundamental Artigos De Pesquisa

    Cárnio, Maria Sílvia; Santos, Daniele dos

    Resumo em Português:

    TEMA: consciência fonológica em alunos de ensino fundamental. OBJETIVO: analisar evolução de consciência fonológica em alunos do ensino público fundamental após programa de estimulação fonoaudiológica. MÉTODO: foram selecionados 20 alunos com piores resultados na avaliação inicial de letramento. Foram analisadas as provas de consciência fonológica no início e final do programa de estimulação. RESULTADOS: a maioria dos sujeitos demonstrou noção de atividades de consciência fonológica. CONCLUSÃO: os alunos apresentaram evolução, sugerindo eficácia do programa.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND:phonological awareness in primary school students. AIM: to verify the improvement of phonological awareness in primary school students after a speech and language stimulation program. METHOD: 20 students with the worst results in the first literacy exam were selected. Phonological awareness tests were analyzed at the beginning and at the end of the stimulation program. RESULTS: most of the subjects demonstrated to have a notion about phonological awareness activities. CONCLUSION: students demonstrated improvement, suggesting the effectiveness of the program.
  • O distúrbio específico de linguagem em adolescente: estudo longitudinal de um caso Artigos De Relato De Caso

    Befi-Lopes, Debora Maria; Rodrigues, Amalia

    Resumo em Português:

    TEMA: estudo longitudinal de um caso com Distúrbio Específico de Linguagem. OBJETIVO: descrever a evolução da linguagem oral e escrita de um adolescente ao longo de 13 anos de intervenção. MÉTODO: sujeito do sexo mausculino, 16 anos, segunda série do Ensino Médio, avaliado ao longo dos anos com procedimentos variados em linguagem e audição. RESULTADOS: ainda apresenta alterações na linguagem oral e escrita, mas que não comprometem mais a inteligibilidade em nenhum dos níveis. CONCLUSÃO: o sujeito estudado apresentou evolução significativa da linguagem ao longo do processo terapêutico. Contudo, corroborando os dados da literatura não houve superação do quadro.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: a follow-up study of an individual with Specific Language Impairment. AIM: to describe the oral and written language development of an adolescent during 13 years of intervention. METHOD: a male subject, 16 years old, in the second year of high school, who was assessed during the years with different language and auditory procedures. RESULTS: the subject still presents oral and written language deficits, but these do not compromise intelligibility in any level. CONCLUSION: the studied subject presented significant language development during the therapeutic process. However, corroborating with other literature data, deficits still remain.
  • Avaliação funcional da mímica na paralisia facial central por acidente cerebrovascular Artigos De Relato De Caso

    Calais, Lucila Leal; Gomez, Maria Valéria Schmidt Goffi; Bento, Ricardo Ferreira; Comerlatti, Luiz Roberto

    Resumo em Português:

    TEMA:avaliação funcional da mímica facial de pacientes com paralisia facial central por acidente cerebrovascular. OBJETIVO: avaliar os aspectos funcionais da musculatura facial em pacientes com paralisia facial central após acidente cerebrovascular. MÉTODO: foram avaliados nove pacientes do Serviço de Neurologia. A avaliação enfocou movimentos espontâneos, reflexos e voluntários. RESULTADOS: todos os pacientes apresentaram movimentação voluntária e involuntária das pálpebras e testa, mas a movimentação dos lábios e de nariz estava prejudicada em ambos os movimentos, dependendo da localização e extensão da lesão. CONCLUSÃO: a sintomatologia da paralisia facial central, na qual se espera a paralisia da movimentação da parte inferior somente para os movimentos voluntários, ocorre na minoria dos pacientes.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND:functional evaluation of the facial movements in patients with facial paralysis following a stroke. AIM: to evaluate the function of the facial muscles of patients after central facial paralysis following a stroke. METHOD: nine patients referred by the Neurology Service were evaluated. The evaluation focused on spontaneous, voluntary and reflex movements. RESULTS: reflex and voluntary movement of the eyelid and forehead were preserved in all patients. However, spontaneous and voluntary movements of the lips and nose were limited according to the location and extension of lesion. CONCLUSION: the symptoms of central facial paralysis, in which paralysis only of voluntary movements of the lower two-thirds of the face is expected, occurred in the minority of the patients.
  • Macrossomia e habilidades auditivas: estudo comparativo Artigos De Relato De Caso

    De Vitto, Luciana de Paula Maximino; Abramides, Dagma Venturini Marques; Campos, Carolina Ferreira; Cruz, Mariana Sodário; Feniman, Mariza Ribeiro; Richieri-Costa, Antônio

    Resumo em Português:

    TEMA:macrossomia é o desvio positivo dos padrões de crescimento normal. OBJETIVO: devido à escassez de estudos das habilidades auditivas nas síndromes macrossômicas, este trabalho objetivou verificar e comparar o desempenho auditivo de dois pacientes e correlacioná-los aos achados complementares. MÉTODO: anamnese, avaliação audiológica, de linguagem, psicológica e de neuroimagem em dois sujeitos do gênero feminino, de oito e dezessete anos. RESULTADOS: sujeito I - normal, sujeito II - alterado. CONCLUSÃO: há uma crescente necessidade em investigar a neurofisiologia da audição nessa população, visto que estudos fonoaudiológicos poderiam propiciar o diagnóstico precoce, favorecendo o processo de intervenção.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND:macrosomia is the positive deviation of normal growing standards. AIM: due to the lack of studies related to the auditory abilities in macrosomic syndromes, the aim of the present study was to verify and compare the auditory abilities of two patients and to correlate these results with other complementary findings. METHOD: anamneses, hearing, language, psychologic and neuroimage evaluation in two female subjects, eight and seventeen years old. RESULTS: subject I - normal; subject II - impaired. CONCLUSION: there is a growing need for more investigations of the neurophysiology of the auditory system in this population. Studies in the area of hearing can favor the early diagnosis and therefore the intervention process.
  • Adaptações do sistema de comunicação por troca de figuras no contexto escolar Artigos De Relato De Caso

    Almeida, Maria Amélia; Piza, Maria Helena Machado; Lamônica, Dionísia Aparecida Cusin

    Resumo em Português:

    TEMA: comunicação alternativa. OBJETIVO: avaliar a eficácia do Sistema de Comunicação por Intercâmbio de Figuras (Pecs-Adaptado) e do Picture Communication Symbols (PCS) na comunicação de paralítico cerebral. MÉTODO: participou uma menina de 9a e 10m, com quadriplegia atetóide. Aplicou-se todas as fases do Pecs-Adaptado (Walter, 2000), usando figuras do PCS (Johnson, 1998), tendo como programa o currículo funcional (LeBlanc, 1991). Utilizou-se o delineamento experimental AB, tendo "o sujeito como seu próprio controle". RESULTADOS: a participante passou por todas as fases propostas e usou sua prancha de comunicação nas atividades curriculares escolares. CONCLUSÃO: o Pecs-Adaptado mostrou-se efetivo para melhorar as habilidades comunicativas e escolares da participante.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: alternative communication. AIM: to evaluate the efficacy of the adapted Pecs and Picture Communication Symbols (PCS) in the communication of a child with cerebral palsy. METHOD: the participant of this study was a 9 year and 10 months old girl, with athetoid quadriplegia. All stages of the adapted Pecs were applied (Walter, 2000), using the PCS pictures (Johnson, 1998), associated with the functional curriculum proposed by LeBlanc (1991). An experimental AB Design was used in order to test the procedures. RESULTS: the subject was able to pass through all of the adapted Pecs phases and to use her communication board in school activities. CONCLUSION: the adapted Pecs proved to be effective in improving the subject's communication abilities.
  • Reabilitação vocal em pacientes com doença de Parkinson: fatores interferentes Artigos De Relato De Caso

    Silveira, Denise Navarro; Brasolotto, Alcione Ghedini

    Resumo em Português:

    TEMA: reabilitação vocal de pacientes com doença de Parkinson idiopática. OBJETIVO: descrever os fatores interferentes na reabilitação vocal de cinco indivíduos com doença de Parkinson e apresentar as modificações na comunicação oral. MÉTODO: foram realizadas entrevistas e avaliações pré e pós-tratamento vocal pelo método Lee SilvermanVoice Treatment (LSVT<FONT FACE=Symbol>Ò</FONT>) RESULTADOS: observou-se melhora na articulação, intensidade e qualidade vocais, gerando satisfação em pacientes e família. CONCLUSÃO: a análise dos fatores que contribuíram ou dificultaram o processo terapêutico aponta os aspectos que devem ser levados em consideração para atingir resultados eficazes.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: vocal rehabilitation of patients with idiopathic Parkinson disease. AIM: to describe the interfering factors in the vocal rehabilitation of five individuals with Parkinson disease and to present the modifications in the oral communication. METHOD: interviews and pre and post vocal treatment assessments were carried out using the Lee Silverman Voice treatment method (LVST®). RESULTS: articulation improvement was observed, as well as improvements in the vocal loudness and quality, generating satisfaction among the patients and family. CONCLUSION: the analyses of factors that contributed to the therapy process or made it difficult indicate aspects that must be taken into consideration to obtain effective results.
  • O ruído e sua interferência sobre estudantes em uma sala de aula: revisão de literatura Artigo De Revisão De Literatura

    Dreossi, Raquel Cecília Fischer; Momensohn-Santos, Teresa

    Resumo em Português:

    TEMA: a influência do ambiente acústico na aprendizagem. OBJETIVO: analisar alterações que podem ocorrer aos estudantes de uma escola que se encontre sob impacto de ruídos internos ou externos às suas instalações.Para isso, foi realizada uma revisão da literatura sobre temas: processamento auditivo, percepção de fala, acústica em sala de aula, noções básicas de ruído. CONCLUSÃO: a escola se encontra sob forte impacto de ruídos diversos, que se tornam opositores invisíveis à aprendizagem, em um local onde a situação de escuta deveria ser muito privilegiada, e que os Fonoaudiólogos podem auxiliar uma equipe multidisciplinar no monitoramento destas áreas e na implantação de programas de conservação auditiva.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: influence of the acoustic environment on learning. AIM: to analyze the possible alterations students of schools found under the impact of internal or external noises may present. METHOD: literature review on the following subjects: auditory processing, speech perception, acoustics of classrooms and basic notions about noise. CONCLUSION: schools are under the impact of varied noises that can become invisible opponents to the learning process, especially in a place where the listening situation must be privileged. Audiologists can be part of a multidisciplinary team, helping to monitor these areas and helping to implement hearing conservation programs.
  • Proposta de classificação da função velofaríngea na avaliação perceptivo-auditiva da fala Artigo De Atualização

    Trindade, Inge Elly Kiemle; Genaro, Katia Flores; Yamashita, Renata Paciello; Miguel, Haline Coracine; Fukushiro, Ana Paula

    Resumo em Português:

    TEMA: a avaliação perceptivo-auditiva da função velofaríngea apresenta limitações em função de sua subjetividade. OBJETIVO: propor um método de classificação baseado nos escores atribuídos à hipernasalidade, emissão de ar nasal e distúrbios articulatórios compensatórios. CONCLUSÃO: o uso do método traz inúmeras vantagens em termos de documentação clínica e de pesquisa e para acompanhamento de resultados terapêutico-cirúrgicos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the perceptual assessment of velopharyngeal function during speech presents some limitations due to its subjectivity. AIM: to propose a method for velopharyngeal function rating based on hypernasality, nasal air emission and compensatory articulation deficits scores. CONCLUSION: the proposed method shows several advantages in terms of clinical and research documentation and for an adequate follow-up of therapeutic and surgical outcomes.
  • Artigo científico: do desafio à conquista Resenha De Livro

    Bonatto, Maria Teresa Rosangela Lofredo; Samczuk, Ingrid Bianchini
  • Diretrizes para prática da boa publicação: relatório 2003 do comitê de ética da publicação (COPE)

Pró-Fono Produtos Especializados para Fonoaudiologia Ltda. Condomínio Alphaville Conde Comercial, Rua Gêmeos, 22, 06473-020 Barueri , São Paulo/SP, Tel.: (11) 4688-2220, Fax: (11) 4688-0147 - Barueri - SP - Brazil
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