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Pró-Fono Revista de Atualização Científica, Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2009
  • Editorial Editorial

    Andrade, Claudia Regina Furquim de
  • Avaliação eletrofisiológica da audição em gagos, pré e pós terapia fonoaudiológica Artigos Originais De Pesquisa

    Angrisani, Rosanna Mariangela Giaffredo; Matas, Carla Gentile; Neves, Ivone Ferreira; Sassi, Fernanda Chiarion; Andrade, Claudia Regina Furquim de

    Resumo em Português:

    TEMA: gagueira é um distúrbio da fluência da fala. Os potenciais evocados auditivos (PEA) são testes eletrofisiológicos que têm sido utilizados como instrumento para determinar o diagnóstico de diversas desordens, assim como para avaliar os resultados de processos terapêuticos. OBJETIVOS: caracterizar os PEA de indivíduos gagos, comparando os resultados destes aos de indivíduos fluentes e verificar a evolução dos resultados destes potenciais frente à terapia fonoaudiológica. MÉTODO: estudo de oito indivíduos gagos (grupo pesquisa - GP) e oito fluentes (grupo controle - GC), na faixa etária de 18 a 30 anos. Cada grupo foi submetido a duas avaliações do potencial evocado auditivo de tronco encefálico (PEATE), de média latência (PEAML) e potencial cognitivo (P300), com intervalo de três meses entre elas. RESULTADOS: préterapia fonoaudiológica: PEATE alterado em um indivíduo no GP. PEAML: alterado em 2 indivíduos no GP e em 1 no GC; P300 alterado em 2 indivíduos no GP. Na comparação pré e pós-terapia fonoaudiológica do PEATE, observou-se diminuição da latência da onda I em 66,7% das orelhas do GP. Nos PEAML, a latência da onda Pa em C3 diminuiu em 16,7% no GP. A latência do P300 diminuiu 58,3% nos dois grupos. CONCLUSÃO: nesta pesquisa, o PEAML e o P300 foram os que melhor diferenciaram os dois grupos e os três PEA manifestaram a plasticidade neuronal pós-terapia fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: stuttering is a speech fluency disorder. Auditory evoked potentials (AEP) are electrophysiological tests that are being used as an instrument to establish the diagnosis of several disorders as well as to assess therapeutic outcomes. AIM: 1 - to characterize the AEP of individuals with stuttering in comparison to a control group; 2 - to verify the amelioration of these potentials post speech-language treatment. METHOD: the research sample was composed by 8 adult males with stuttering - research group (RG), with ages ranging from 18 to 30 years, and 8 normally fluent adult males - control group (CG), within the same age range. Each group was assessed twice through brainstem auditory evoked response (BAER), middle latency response (MLR) and P300; assessments were carried out with a three months interval. RESULTS: pre therapeutic outcomes - altered BAER results in one individual of the RG; altered MLR results in two individuals of the RG and in one individual of the CG; altered P300 results in two individuals of the RG. Comparison between pre and post speech-language treatment results indicate: BAER - decrease in wave I latency in 66.7% of the ears in the RG; MLR - a 16.7% decrease in wave PA latency in C3 for the RG; P300 latency decreased by 58.7% in both groups. CONCLUSION: the findings of this study indicate that MLR and P300 were the potentials that better characterized both groups and the three AEP expressed the neural plasticity post-speech-language treatment.
  • Maturação do sistema auditivo central em crianças ouvintes normais Artigos Originais De Pesquisa

    Ventura, Luzia Maria Pozzobom; Costa Filho, Orozimbo Alves; Alvarenga, Kátia de Freitas

    Resumo em Português:

    TEMA: os potenciais evocados auditivos de longa latência (PEALLs) fornecem dados objetivos sobre a funcionalidade das estruturas centrais auditivas. OBJETIVO: caracterizar a maturação do sistema auditivo central em crianças com audição normal. MÉTODO: registro dos PEALLs de 56 indivíduos ouvintes normais, de ambos os sexos, sendo 46 crianças e 10 adultos. Com a disponibilidade de dois canais de registro, um foi destinado à captação dos PEALLs e outro, ao registro do artefato gerado pelo movimento ocular, visando ao seu controle. Os potenciais foram registrados com os indivíduos em estado de alerta, por meio de eletrodos posicionados em Cz (ativo) e A2 (referência) e os movimentos oculares, por eletrodos em posição supra e infra-orbital esquerda; o eletrodo terra foi colocado em A1. Foram analisados a morfologia e os valores de latência e amplitude dos componentes P1, N1 e P2, de acordo com a idade. Para verificar a reprodutibilidade dos registros, foi realizado um estudo duplo-cego com a introdução da análise de outra avaliadora. RESULTADOS: o estudo duplo-cego não mostrou diferenças estatisticamente significantes entre as análises. Com o avanço da idade, houve melhora na morfologia e diminuição nos valores de latência dos componentes P1, N1 e P2. O componente P1 teve sua amplitude diminuída e não foi observada variação nos valores de amplitude dos componentes N1 e P2. Não foi observada diferença estatisticamente significante entre os sexos. CONCLUSÃO: o processo maturacional do sistema auditivo central acontece de maneira gradativa, sendo as maiores modificações observadas ao se comparar crianças e adultos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the long latency auditory evoked potentials (LLAEP) provide objective data about the function of hearing cortical structures. AIM: to characterize the maturation of the central hearing system in normally hearing children. METHOD: record of LLAEP of fifty-six subjects with hearing tresholds within normal limits, of both genders, being 46 children and 10 adults. With the availability of two recording channels, one was directed to register the LLAEP and the other, to record the artifact generated by ocular movement, aiming at its control. The potentials were recorded with subjects in an alert state, through electrodes positioned in Cz (active) and A2 (reference), and the ocular movements, through electrodes in the left supra and infra-orbital positions; the ground electrode was placed in A1. The morphology and the values of latency and of amplitude for components P1, N1 and P2, according to age, were analyzed. In order to verify the reproducibility of the recorded potentials, a double blind study was carried out, by introducing the analysis of another evaluator. RESULTS: the double blind study did not present statistically significant differences between the analyses. With the increase in age there was an improvement in the morphology and a decrease in the latency values of components P1, N1 and P2. Also there was a decrease in the amplitude of component P1 and no variation in the amplitude values was observed for components N1 and P2. No statistically significant difference was observed between genders. CONCLUSION: the maturational process of the central hearing system occurs gradually, being the greatest changes observed when comparing children and adults.
  • Perfil da fluência da fala na síndrome de Williams-Beuren: estudo preliminar Artigos Originais De Pesquisa

    Rossi, Natalia Freitas; Souza, Deise Helena de; Moretti-Ferreira, Danilo; Giacheti, Célia Maria

    Resumo em Português:

    TEMA: o padrão de fala fluente atribuído aos indivíduos com a síndrome de Williams-Beuren sustenta-se pela efetividade da alça fonológica. Alguns estudos citaram a ocorrência de disfluências decorrentes de prejuízos léxico-semânticos, entretanto, a quebra de fluência não foi bem especificada quanto ao tipo e freqüência de ocorrência. OBJETIVO: obter o perfil da fluência da fala de indivíduos com a SWB e comparar com um grupo controle pareado por gênero e idade mental semelhante. MÉTODO: foram avaliados 12 sujeitos com síndrome de Williams-Beuren a com idade cronológica entre 6,6 a 23,6 e idade mental de 4,8 a 14,3 anos que foram comparados a outros 12 sujeitos de idade mental semelhante com ausência de dificuldades de linguagem/aprendizagem. Para avaliação da fluência foi utilizado o Teste de Linguagem Infantil - ABFW, na área de fluência, que possibilitou classificar, quantificar e comparar os dois grupos quanto às tipologias e freqüência de rupturas e velocidade de fala. RESULTADOS: o grupo com a síndrome de Williams-Beuren (SWB) apresentou maior porcentagem de descontinuidade de fala e freqüência aumentada para disfluências comuns do tipo hesitação e repetição de palavras quando comparados aos indivíduos com idade mental semelhante e com desenvolvimento típico de fala e linguagem. CONCLUSÃO: O perfil da fluência da fala apresentado pelos indivíduos com a SWB neste estudo mostrou a presença de disfluências que podem ser decorrentes de prejuízo no processamento léxico-semântico e sintático da informação verbal; ressaltando-se, pois a necessidade de investigações mais sistemáticas sobre este tema.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the speech fluency pattern attributed to individuals with Williams-Beuren syndrome (WBS) is supported by the effectiveness of the phonological loop. Some studies have reported the occurrence of speech disruptions caused by lexical and semantic deficits. However, the type and frequency of such speech disruptions has not been well elucidated. AIM: to determine the speech fluency profile of individuals with WBS and to compare the speech performance of these individuals to a control group matched by gender and mental age. METHOD: Twelve subjects with Williams-Beuren syndrome, chronologically aged between 6.6 and 23.6 years and mental age ranging from 4.8 to 14.3 years, were evaluated. They were compared with another group consisting of 12 subjects with similar mental age and with no speech or learning difficulties. Speech fluency parameters were assessed according to the ABFW Language Test: type and frequency of speech disruptions and speech rate. The obtained results were compared between the groups. RESULTS: In comparison with individuals of similar mental age and typical speech and language development, the group with Williams-Beuren syndrome showed a greater percentage of speech discontinuity, and an increased frequency of common hesitations and word repetition. CONCLUSION: The speech fluency profile presented by individuals with WBS in this study suggests that the presence of disfluencies can be caused by deficits in the lexical, semantic, and syntactic processing of verbal information. The authors stress that further systematic investigations on the subject are warranted.
  • Habilidades lingüístico-cognitivas em leitores e não-leitores Artigos Originais De Pesquisa

    Mousinho, Renata; Correa, Jane

    Resumo em Português:

    TEMA: investigação das habilidades lingüístico-cognitivas em leitores e não-leitores. OBJETIVO: avaliar o desempenho de leitores e não-leitores em tarefas relacionadas a diversas habilidades lingüístico-cognitivas estabelecendo a implicação desses resultados para a clínica e para a educação. MÉTODO: participaram da pesquisa 35 crianças cursando a alfabetização, que realizaram tarefas destinadas à avaliação de suas habilidades cognitivo-lingüísticas. O grupo de não-leitores foi formado por 20 crianças que não leram nenhuma de uma lista de 24 palavras, enquanto o grupo de leitores era formado por 15 crianças que leram quase todas as palavras. RESULTADOS: Os leitores mostraram melhor desempenho nas tarefas: avaliação do desenvolvimento da linguagem; nomeação automatizada rápida alfanumérica e memória de trabalho. Houve grande variabilidade no desempenho de leitores e não-leitores nas avaliações de consciência fonológica. Para o grupo de leitores, identificação e segmentação silábica foram tarefas consideradas de fácil a muito fácil; transposição silábica e subtração de fonemas foram de média dificuldade e identificação fonêmica, uma tarefa difícil. Para os não-leitores, a segmentação silábica foi considerada tarefa fácil; identificação silábica, de média dificuldade, e tarefas de transposição silábica, subtração e identificação fonêmicas, muito difíceis. CONCLUSÃO: A experiência da leitura influenciou o desempenho das crianças em diferentes tarefas de natureza lingüístico-cognitivas. O desempenho de leitores e não-leitores nas avaliações de consciência fonológica traduz a importância de considerarmos não só o nível de segmentação lingüística requerido, mas também a demanda cognitiva exigida pela natureza da tarefa.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: investigation of linguistic and cognitive skills in readers and nonreaders. AIM: to evaluate the performance of readers and nonreaders in tasks related to several linguistic and cognitive skills and to determine the implication of the results to the clinical practice and to eduaction. METHOD: participants of the study were 35 children in the process of alphabetization. The children were given tasks designed to assess their cognitive and linguistic abilities. The group of nonreaders was composed by 20 children who did not read any of the words presented on a list of 24 items. The group of readers included 15 children who read nearly every word presented on the same list. RESULTS: the group of readers presented a better performance on the following tasks: language development assessment; alphanumeric rapid automatized naming and working memory. There was a great variability in the performance of readers and nonreaders in the phonological awareness tasks. For the group of readers, syllabic judgment and segmentation tasks were considered easy or very easy; syllabic transposition and phonemic subtraction presented medium difficulty and phoneme identification was considered a difficult task. For the group of nonreaders, syllabic segmentation was considered an easy task; syllabic judgment presented medium difficulty, and syllabic transposition, phonemic subtraction and phoneme identification were considered very difficult. CONCLUSION: the experience with reading influences the performance of children in linguistic and cognitive tasks. The performance of readers and nonreaders in the phonological awareness assessments indicates the importance of taking into account not only the required level of linguistic segmentation but also the cognitive level required by the nature of the task.
  • Habilidades em consciência fonológica de sujeitos após realização de terapia fonológica Artigos Originais De Pesquisa

    Mota, Helena Bolli; Melo Filha, Maria das Graças de Campos

    Resumo em Português:

    TEMA: habilidades de consciência fonológicas de crianças com histórico de desordens fonoaudiológicas. OBJETIVO: comparar o desempenho das habilidades em consciência fonológica de um grupo de sujeitos com histórico de transtorno fonológico, após sua superação, através de terapia fonológica com indivíduos em desenvolvimento fonológico típico. MÉTODO: participaram deste estudo dezoito sujeitos, nove do grupo estudo e nove do grupo controle. Os dois grupos foram avaliados quanto às habilidades em consciência fonológica por meio do Instrumento de Avaliação Seqüencial Confias. RESULTADO: os grupos apresentaram diferenças estatisticamente significativas em seus desempenhos nas atividades silábicas de identificação de rima, produção de rima, exclusão de sílabas, no total das atividades envolvendo sílabas e nas atividades fonêmicas de exclusão, segmentação e transposição de fonemas, no total das atividades fonêmicas e, também, no total das atividades de consciência fonológica. O grupo controle obteve melhor desempenho em todas as atividades. CONCLUSÃO: mesmo após a intervenção fonológica o grupo estudo apresentou desempenho inferior nas habilidades de consciência fonológica.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: phonological awareness abilities of children with a history of speech-language disorders. AIM: to compare the phonological awareness abilities of individuals who recovered from phonological disorders after having gone through speech-language treatment with that of individuals with typical phonological development. METHOD: participants of this study were eighteen individuals, nine in the experimental group and nine in the control group. Both groups had their phonological awareness abilities evaluated through the Metalinguistic Sequential Evaluation Instrument Confias. RESULTS: significant statistical differences were observed between the groups in terms of the following performances: rhyme identification, rhyme production, syllable exclusion, on all of the activities involving syllables and on the activities involving phoneme exclusion, phoneme segmentation, and phoneme transposition, on all of the activities involving phonemes and also on all of the activities involving phonological awareness. The control group presented a better performance in all of the activities. CONCLUSIONS: even after speech therapy the experimental group presented a worse performance in terms of the phonological awareness abilities.
  • Correlação entre dados perceptivo-auditivos e qualidade de vida em voz de idosas Artigos Originais De Pesquisa

    Gama, Ana Cristina Côrtes; Alves, Cláudia Fernanda Tolentino; Cerceau, Janaína da Silva Berto; Teixeira, Letícia Caldas

    Resumo em Português:

    TEMA: qualidade da voz e qualidade de vida em idosas. OBJETIVO: avaliar a qualidade vocal e a qualidade de vida relacionada à voz em idosas, bem como verificar se a presença ou não da disfonia influi na qualidade de vida dessas mulheres. MÉTODOS: trata-se de um estudo realizado com 103 idosas de 60 a 103 anos. As participantes responderam ao Questionário de Qualidade de Vida Relacionada à Voz (QVV), suas vozes foram registradas e analisadas perceptivo-auditivamente, por meio da escala GRBASI, por 5 fonoaudiólogas. Após a análise estatística da confiabilidade intra-examinadoras, foram selecionadas 3 avaliações, com as quais foi construída uma escala GRBASI única para a voz de cada idosa. Posteriormente, essa avaliação única foi comparada aos escores físico, sócio-emocional e total do QVV. RESULTADOS: a maioria das idosas apresentou escores do QVV entre 70 e 100. As senhoras apresentaram grau de alteração leve a moderado nos parâmetros grau geral de disfonia, rugosidade, soprosidade e instabilidade da escala GRBASI e não apresentaram nenhum grau de alteração nos parâmetros astenia e tensão. Os parâmetros G, R, B e I da escala GRBASI aparecem estatisticamente correlacionados aos escores físico e total do QVV. CONCLUSÃO: Apesar da maioria das idosas apresentarem algum grau de disfonia, a alteração vocal não impactou a qualidade de vida das idosas. No entanto, os valores dos escores físico e total do QVV se correlacionaram com o grau de severidade da disfonia, indicando que quanto mais severa é a disfonia, menor é a qualidade de vida relacionada à voz.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: vocal quality and voice-related quality of life in elderly women AIM: to assess the vocal quality and voice-related quality of life in elderly women, as well as verify if the presence of dysphonia has an influence on the life quality of these women. METHODS: one hundred and three elderly women, with ages ranging from 60 to 103 years, were recruited. The V-RQOL was answered by the participants and their voices were registered and analyzed perceptually by five experienced speech pathologists, using the GRBASI scale. After the intra-rater reliability analysis, three speech pathologists were selected with whom a single GRBASI scale was built for each of the participant's voice. Later, this single assessment was compared to the physical, socio-emotional and total V-RQOL scores. RESULTS: most of the elderly women presented V-RQOL total scores between 70 and 100. They also presented a mild to moderate vocal disorder in the overall scores related to dysphonia, roughness, breathiness and instability in the GRBASI scale and did not present scores related to asthenia or strain. The G, R, B and I parameters of the GRBASI scale were statistically correlated to the physical and total V-RQOL scores. CONCLUSIONS: although most of the elderly women presented some level of dysphonia, the vocal disorders did not have an influence on their life quality. However, the physical and total V-RQOL scores were correlated to dysphonia severity, indicating that the more sever the dysphonia, the lower the voice-related quality of life.
  • Próteses auditivas em crianças: importância dos processos de verificação e validação Artigos Originais De Pesquisa

    Rissatto, Mara Renata; Novaes, Beatriz Cavalcanti de Albuquerque Caiuby

    Resumo em Português:

    TEMA: na adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual (AASI) em crianças é fundamental além do protocolo de verificação um processo de validação. OBJETIVO: caracterizar um protocolo de verificação da adaptação do AASI em crianças e o impacto da adequação das características acústicas em tarefas de percepção de fala. MÉTODO: dez crianças (três a onze anos de idade) usuárias de AASI, atendidas numa unidade de atenção à saúde auditiva da Bahia, foram submetidas a: audiometria; verificação das características eletroacústicas programadas nos seus respectivos AASI por meio da medida derivada da resposta real (utilizando acoplador de 2cc) e procedimentos de percepção de fala: detecção dos sons do Ling (2006) e protocolo de avaliação Word Associations for Syllabe Perception (WASP), proposto por Koch (1999). As características eletroacústicas programadas nos AASI foram comparadas com as características eletroacústicas prescritas pelo software DSL[i/o]-v4.1, e os procedimentos de percepção de fala foram reaplicados em três ocasiões: logo após as modificações das características eletroacústicas, após trinta dias e, finalmente, após sessenta dias. RESULTADOS: em mais de 50% das crianças avaliadas as características eletroacústicas programadas nos AASI não corresponderam ao sugerido pelo software DSL[i/o], após a alteração de acordo com o software DSL[i/o], foi possível verificar a adequação da prescrição em 70% dos casos, o que também foi confirmado nos procedimentos de percepção de fala (p = 0,000). Este dado indicou que as porcentagens médias de acertos melhoraram após as modificações das características eletroacústicas. CONCLUSÃO: é necessária a utilização de um protocolo de verificação e validação na adaptação do AASI em crianças.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: during the fitting of hearing aids in children it is important, besides using a verification protocol, to have a validation process. AIM: to describe and discuss the use of a protocol for the fitting and the verification of hearing aids in children, as well as the impact of the adjustment of the acoustic characteristics in speech perception tasks. METHOD: ten children aging from three to eleven years were enrolled in this study. All children presented bilateral sensorineural hearing impairment, were users of hearing aids and were followed at a public hearing health care service in Bahia. The children were submitted to the following procedures: pure tone air and bone conduction thresholds; real-ear coupler difference (RECD); verification with real-ear measurement equipment: coupler gain/output and insertion gain and to speech perception tasks: "The Six-Sound Test" (Ling, 2006) and the "Word Associations for Syllable Perception" (WASP - Koch, 1999). The programmed electro acoustic characteristics of the hearing aids were compared to the electro acoustic characteristics prescribed by the DSL [i/o] v4.1 software. The speech perception tasks were reapplied on three occasions: straight after the modification of the electro acoustic characteristics, after 30 days and 60 days. RESULTS: for more than 50% of the tested children, the programmed electro acoustic characteristics of the hearing aids did not correspond to that suggested by the DSL [i/o] software. Adequate prescription was verified in 70% of the investigated sample; this was also confirmed by the results in the speech perception tasks (p=0.000). This data confirmed that the mean percentage of correct answers increased after the modification of the electro acoustic characteristics. CONCLUSION: the use of a protocol that verifies and validates the fitting of hearing aids in children is necessary.
  • Estudo experimental anatômico-funcional da cocleotoxicidade da gentamicina com doses habituais para recém-nascidos Artigos Originais De Pesquisa

    Baggio, Carla Luiza; Silveira, Aron Ferreira; Hyppolito, Miguel Angelo

    Resumo em Português:

    TEMA: a gentamicina é um antibiótico que atua nas infecções causadas por bacilos Gram-negativos. Seu efeito colateral mais importante é a ototoxicidade. As ototoxicoses são afecções iatrogênicas provocadas por fármacos que alteram a orelha interna, podendo afetar o sistema coclear e/ou vestibular, alterando duas funções importantes: a audição e o equilíbrio. Os principais grupos pediátricos que recebem antibióticos aminoglicosídeos são recém-nascidos com infecções graves na UTI neonatal. OBJETIVOS: verificar a ocorrência de lesão às células ciliadas externas (CCE) pela gentamicina com os esquemas de dose única de 4mg/Kg/dia e de 2,5mg/Kg/dia a cada 12 horas, por meio de um estudo anatômico por microscopia eletrônica de varredura (MEV) e estudo funcional através das emissões otoacústicas por produto de distorção (OEAPD). Forma de estudo experimental. MÉTODO: foram avaliadas 26 cobaias albinas através das EOAPD pré e pós-tratamento com gentamicina. Para a avaliação anatômica por MEV, as cobaias foram sacrificadas em tempo programado após a administração das drogas via intramuscular. RESULTADOS: a avaliação do estado funcional das CCE mostrou preservação das OEAPD em todas as cobaias. Os resultados da MEV, depois de fotografados foram analisados através da contagem do número de CCE da espira basal da cóclea em determinado campo fotográfico. CONCLUSÃO: não foram observadas lesões ou alterações no funcionamento das células ciliadas externas mediante a dosagem aplicada em cobaias albinas, de 4mg/Kg/dia (dose única) e 2,5mg/Kg/dia a cada 12 horas, utilizadas por 10 e 14 dias.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: gentamicin is an antibiotic that acts in Gram-negative bacilli infections, having as a side effect ototoxicity. Ototoxicity is an iatrogenic disturb provoked by drugs that modify the internal ear, affecting the cochlear and/or vestibular system and causing alterations in two important functions: equilibrium and audition. The main pediatric groups that receive aminoglicosides antibiotics are newborns who present serious infections in Neonate intensive care units. AIM: to verify the occurrence of external cilliary cells (ECC) caused by gentamicin with single dose schemas of 4mg/kg/day and 2,5mg/kg/day every 12 hours, through a morphological - scanning electronic microscopy (SEM) and functional - distortion product otoacoustic emissions (DPOAE) experimental study. METHOD: 26 albino guinea pigs were evaluated through DPOAE pre and post gentamicin treatment. The guinea pigs were sacrificed in the programmed time after the intramuscular administration of the drugs for anatomic analysis using MEV. RESULTS: the evaluation of the functional state of the ECC indicated preservation of the DPOAE in all of the guinea pigs. The SEM results, after being photographed were analyzed in terms of the number of the ECC in the cochlear basal turn in a specific photographic field. CONCLUSION: lesions or alterations in the functioning of the ECC of albino guinea-pigs after the use of 4mg/Kg/day and 2,5mg/Kg/day every 12 hours for a period 10 and 14 days were not observed.
  • Análise fonológica dos erros da apraxia adquirida de fala Artigos Originais De Pesquisa

    Cera, Maysa Luchesi; Ortiz, Karin Zazo

    Resumo em Português:

    TEMA: a caracterização fonológica dos erros presentes na fala do indivíduo com apraxia de fala pode fornecer dados para uma melhor compreensão deste distúrbio e, conseqüentemente, para o desenvolvimento de propostas terapêuticas. Em geral, os estudos que analisam fonologicamente a fala do indivíduo com apraxia de fala são internacionais e a literatura nacional que aborda esse distúrbio da fala se baseia nestes trabalhos. OBJETIVO: realizar análise fonológica dos erros presentes na fala do indivíduo com apraxia de fala, falante do Português, falado no Brasil. MÉTODO: participaram do estudo 20 adultos com apraxia de fala. Foi realizada análise fonológica dos erros do tipo substituição e omissão, obtidos através do protocolo de avaliação da apraxia verbal e não-verbal. RESULTADOS: alguns dos fonemas mais freqüentemente acometidos pelos erros de fala dos apráxicos falantes da língua portuguesa (/b/, /λ / e /3 /) revelaram diferença dos achados de estudos internacionais. CONCLUSÃO: verificou-se que os erros presentes na fala dos indivíduos com apraxia de fala parecem sofrer interferência específica da língua, uma vez que os fonemas mais freqüentemente produzidos com erro diferiram dos descritos em estudos internacionais.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: the phonological characterization of the errors present in the speech of individuals with speech apraxia can elucidate several aspects of this disorder and consequently lead to the development of effective therapeutic interventions. Generally, studies that have characterized the errors present in speech apraxia were developed in other languages other than the Brazilian Portuguese (BP). The existing national literature about this theme is based on these studies. AIM: to present the phonological analysis of the errors present in the speech of individuals with speech apraxia, speakers of the BP language. METHOD: 20 adults with speech apraxia were evaluated. The analysis of phonological errors, such as substitution and omission was made. RESULTS: a few of the most affected phonemes in the speech of apraxic individuals (/b/, /λ / e /3 /), speakers of the BP language, were different from those usually described in international studies. CONCLUSION: results suggest that the errors present in the speech of apraxic individuals can suffer the influence of language once the most frequent errors found in the present study were different from those described in the international literature.
  • Compressão de freqüências e suas implicações no reconhecimento de fala Artigos Originais De Pesquisa

    Prates, Letícia Pimenta Costa Spyer; Silva, Francisco José Fraga da; Iório, Maria Cecília Martinelli

    Resumo em Português:

    TEMA: compressão de freqüências. OBJETIVO: avaliar o índice percentual de reconhecimento de fala (IPRF) utilizando compressão de freqüências em três razões diferentes. MÉTODOS: palavras monossílabas foram gravadas utilizando um algoritmo de compressão de freqüências em três razões: 1:1, 2:1, 3:1, gerando três listas de palavras. Dezoito normo-ouvintes realizaram o IPRF utilizando as listas de palavras modificadas. Foram subdivididos em dois grupos, considerando a familiaridade com o material de fala gravado: grupo de fonoaudiólogas (F) e grupo de acompanhante de pacientes (P). RESULTADOS: observou-se uma piora estatisticamente significante no IPRF quando se utilizou compressão de freqüências. O grupo F teve melhor desempenho que o grupo P em todas as razões de compressão aplicadas. CONCLUSÃO: a compressão de freqüências dificulta o reconhecimento da fala, sendo que, quanto maior a razão de compressão, maior é a dificuldade. A familiaridade com as palavras facilita o seu reconhecimento em qualquer condição de escuta.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: frequency compression. AIM: to evaluate the index of speech recognition (IPRF) using frequency compression in three different ratios. Methods: monosyllabic words were recorded using an algorithm of frequency compression in three ratios: 1:1, 2:1, 3:1, generating three lists of words. Eighteen listeners accomplished the IPRF using the modified words. They were subdivided in two groups, considering familiarity with the speech material: group of audiologists (F) and group of patients (P). RESULTS: a statistically significant decrease in accuray was observed when using frequency compression. Group F presented a better performance than Group P in all of the applied ratio frequency compression ratios. CONCLUSION: Frequency compression hinders speech recognition; as the compression ratio increases, so does the level of difficulty. Familiarity with the words facilitates recognition in any hearing condition.
  • Linguagem expressiva de crianças nascidas pré-termo e termo aos dois anos de idade Artigos Originais De Pesquisa

    Isotani, Selma Mie; Azevedo, Marisa Frasson de; Chiari, Brasília Maria; Perissinoto, Jacy

    Resumo em Português:

    TEMA: linguagem expressiva de crianças nascidas pré-termo. OBJETIVO: comparar a linguagem expressiva de crianças nascidas pré-termo com o de crianças nascidas a termo aos dois anos de vida. MÉTODO: a amostra foi composta por 118 protocolos de avaliação fonoaudiológica, divididos em dois grupos: 58 do grupo pré-termo (GPT) advindos do Programa Multidisciplinar da Casa do Prematuro - Unifesp; e 60 do grupo de termo (GT) do atendimento no serviço de puericultura. Para avaliação da linguagem expressiva foi utilizada a Lave - Lista de Avaliação do Vocabulário Expressivo, uma adaptação para o Português da LDS - Language Development Survey. A Lave tem como objetivo investigar a linguagem expressiva e detectar atrasos na emissão oral. RESULTADOS: as crianças nascidas pré-termo e de baixo peso apresentam maior ocorrência de atraso na linguagem expressiva, 27,6%. Estas crianças nascidas pré-termo apresentam vocabulário expressivo significantemente menor que crianças nascidas a termo na mesma idade, em todas as categorias semânticas. A renda familiar demonstrou associação positiva à extensão frasal, assim como as condições de nascimento, idade gestacional e peso ao nascer, também associados ao número de palavras produzidas. O status audiológico esteve associado à produção de palavras no GPT. CONCLUSÕES: crianças nascidas prematuras de baixo peso estão em risco para o desenvolvimento do vocabulário, o que determina a necessidade de programas de intervenção fonoaudiológica.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: expressive language of pre-term children. AIM: to compare the expressive vocabulary of two year-old children born prematurely, to that of those born at term. METHODS: the study sample was composed by 118 speech-language assessment protocols, divided in two groups: the pre-term group (PTG) composed by 58 underweight premature children followed by a multi-professional team at the Casa do Prematuro (House of Premature Children) at Unifesp, and the full-term group (FTG) composed by 60 full-term born children. In order to evaluate the expressive language of these children, the Lave - Lista de Avaliação do Vocabulário Expressivo (Assessment List of the Expressive Vocabulary) was used. The Lave is an adaptation of the LDS - Language Development Survey - for the Brazilian Portuguese Language. The Lave investigates the expressive language and detects delays in oral language. RESULTS: children born underweight and prematurely present a greater occurrence of expressive language delay, 27.6%. These pre-term children present significantly lower expressive vocabulary and phrasal extension than children of the same age born at full-term in all semantic categories. Family income proved to be positively associated to phrasal extension, as well as to gestational age and weight at birth; thus indicating the effect of these adverse conditions still during the third year of age. The audiological status was associated to word utterances in the PTG. CONCLUSION: children born prematurely and underweight are at risk in terms of vocabulary development; this determines the need for speech-therapy intervention programs.
  • Modificações laríngeas e vocais produzidas pela técnica de vibração sonorizada de língua Artigos Originais De Pesquisa

    Schwarz, Karine; Cielo, Carla Aparecida

    Resumo em Português:

    TEMA: a eficácia da técnica de vibração sonorizada de língua (TVSL). OBJETIVO: investigar o impacto vocal e laríngeo e as sensações surgidas frente à execução da técnica de vibração sonorizada de língua. MÉTODO: a TVSL foi aplicada em três séries de quinze repetições, em tempo máximo de fonação com tom e intensidade habituais, com intervalos de 30 segundos de repouso passivo entre cada série. Participaram do estudo 24 sujeitos, do sexo feminino, com idades entre 20 e 30 anos, sem queixas vocais. Todos esses indivíduos foram submetidos à avaliação da laringe, por meio do exame de videolaringoestroboscopia, análise perceptivo-auditiva e acústica da voz, por meio dos programas Multi-Dimensional Voice Programa (MDVP), Model 5105 e Real Time Spectrogram, da Key Elemetrics, antes e após a execução da TVSL. RESULTADOS: após a execução da TVSL evidenciou-se diferença estatisticamente significativa para: a melhora do tipo de voz; do foco de ressonância vertical; da qualidade vocal; o predomínio de sensações positivas; a manutenção dos parâmetros das imagens laríngeas (fechamento glótico, constrição do vestíbulo laríngeo, amplitude e simetria de vibração das pregas vocais); o aumento da freqüência fundamental; a melhora de parâmetros da avaliação espectrográfica, em filtros de Banda Larga e Banda Estreita e a melhora da constrição medial do vestíbulo, conforme o aumento do tempo de execução da TVSL. CONCLUSÃO: a TVSL apresenta modificações sobre a fonte glótica e sobre o filtro ressonantal.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: effectiveness of the sonorous tongue vibration technique (STVT). AIM: to investigate the sensations and the vocal and laryngeal impact produced by the sonorous tongue vibration technique. METHOD: The STVT was performed in three sets of fifteen repetitions, in maximum phonatory duration using a normal tone and intensity - with 30 seconds intervals of passive rest between each set. Twenty-four women aged between 20 and 30 years and with no vocal complaints participated in the study. All participants were submitted to a larynx evaluation through videolaryngostroboscopy examination; auditory perceptual and acoustic analysis of the voice, before and after using the STVT, by means of the Multi-Dimensional Voice Program (MDVP), Model 5105 and Real Time Spectrogram, from Key Elemetrics. RESULTS: after using the STVT, a statistically significant difference was observed in terms of: improvement of voice type; focus of vertical resonance; vocal quality; predominance of positive sensations; maintenance of the larynx images parameters (glottis closure, laryngeal vestibule constriction, symmetry and amplitude of vocal folds vibration); increase in fundamental frequency; improvement of spectrographic evaluation parameters, in Broadband and Narrowband filters; and improvement of medial vestibule constriction according to increase in STVT duration. CONCLUSION: the STVT modifies the glottal source and the resonant filter.
  • Ataxia espinocerebelar: análise perceptivo-auditiva e acústica da fala em três casos Artigo De Estudo De Caso

    Barreto, Simone dos Santos; Nagaoka, Joana Mantovani; Martins, Fernanda Chapchap; Ortiz, Karin Zazo

    Resumo em Português:

    TEMA: a disartria é freqüentemente descrita como característica marcante dentre as diversas manifestações clínicas das ataxias espinocerebelares (AEC). OBJETIVO: caracterizar as alterações perceptivo-auditivas e acústicas da fala de três pacientes com ataxia espinocerebelar e verificar a presença de manifestações comuns entre os casos. MÉTODO: amostras de fala de dois homens com AEC-3 e de um com AEC-2 foram coletadas e analisadas acústica e perceptivamente. RESULTADOS: foi identificada voz tensa e soprosa, instabilidade vocal, aumento da proporção ruído-harmônico, redução da diadococinesia oral de sílabas alternadas e redução da velocidade da fala nos três indivíduos, além de desvios ressonantais e da relação s/z. CONCLUSÃO: manifestações fonatórias e dos padrões temporais da fala parecem ser características de pacientes disártricos com ataxia espinocerebelar.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: dysarthrias are commonly found in patients with spinocerebellar ataxias (SCA). AIM: to characterize perceptual and acoustic features of speech in three patients with spinocerebellar ataxia and to verify the presence of similar features among these patients. METHOD: speech samples of two males with SCA3 and one male with SCA2 were obtained. Both perceptual and acoustic analyses were done. RESULTS: It was observed strain-strangled and breathiness phonation, vocal instability, increased noise-to-harmonics ratio and low alternate motion rate (AMR) and speech rate in all three patients. Deviated resonance and s/z ratio were also observed. CONCLUSION: phonatory disorders and altered temporal patterns of speech seem to be typical in dysarthric patients with spinocerebellar ataxia.
  • Aquisição do morfema de número em crianças em desenvolvimento normal de linguagem Carta Sobre Pesquisa

    Befi-Lopes, Debora Maria; Rodrigues, Amalia; Puglisi, Marina Leite

    Resumo em Português:

    TEMA: estudos sobre a aquisição e o uso produtivo da morfologia de número no Português Brasileiro demonstraram resultados controversos. OBJETIVO: verificar a compreensão e a produção do singular e do plural em crianças em desenvolvimento normal de linguagem. MÉTODO: participaram 64 sujeitos de 3:0 a 6:11 anos. Na prova de compreensão apontava-se a figura do substantivo flexionado corretamente, junto a três tipos de distratores. Na prova de produção, nomeava-se a figura com artigo e substantivo flexionados. RESULTADOS: houve aumento dos acertos nas duas provas com a idade. A produção do plural foi a variável com menor índice de acertos, mas apresentou aumento significativo dos 3:0 aos 5:0 anos. CONCLUSÃO: esta habilidade aprimorou-se com o desenvolvimento, estando produtiva a partir dos 5:0 anos.

    Resumo em Inglês:

    BACKGROUND: studies about Brazilian Portuguese number morpheme acquisition and its productive usage have indicated controversial results. AIM: to verify the comprehension and production of singular and plural markers in children within normal language development. METHOD: participants were 64 children ranging in age from 3:0 to 6:11 years. In the comprehension test, children were encouraged to point to the correctly inflected noun picture, among three foils. In the production test, they had to name each picture with the correctly inflected article and noun. RESULTS: there was an increase of correct answers with age. The production of the plural form received the lower scores, but presented a significant enhancement from 3:0 to 5:0 years. CONCLUSION: this ability improved with development and was considered productive after 5:0.
  • Enfrentar a realidade metodologicamente: o Zopp e a organização do trabalho fonoaudiológico por estagiários em UBS Relato De Seção Especial

    Maldonade, Irani Rodrigues
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