Acessibilidade / Reportar erro

Fábrica da nutrição neoliberal: elementos para uma discussão sobre as novas abordagens comportamentais* * Este trabalho apresenta resultados preliminares da pesquisa “Obesidade e Transtornos Alimentares: interfaces entre o campo da Alimentação e Nutrição e as abordagens psicológicas e psicanalíticas”, financiada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro por meio dos programas Prociência e PIBIC e pela FAPERJ (APQ1 e TCT).

Neoliberal nutrition factory: elements to discuss new behavioral approaches

Resumo

A aplicação de teorias do comportamento em diversas áreas tem despertado o interesse em investigar como essas teorias são incorporadas pelo campo da Alimentação e Nutrição, problematizando sua interdisciplinaridade. Este artigo busca contextualizar a Nutrição como ciência e seu desenvolvimento num contexto social em que o neoliberalismo opera como sistema de gestão da vida política, econômica e social. Visam-se reunir elementos teóricos relativos à noção de comportamento extraídos do campo da psicologia a fim de contribuir para o aprofundamento das reflexões acerca da emergência de técnicas baseadas em teorias do comportamento, tais como a Nutrição Comportamental, o Mindful Eating e o Comer Intuitivo, além de apresentar ponderações sobre os limites relacionados à aplicação dessas abordagens na formação e na prática dos profissionais de saúde.

Palavras-chave:
Nutrição Comportamental; Mindful Eating; Comer Intuitivo; neoliberalismo; interdisciplinaridade

PHYSIS - Revista de Saúde Coletiva Instituto de Medicina Social Hesio Cordeiro - UERJ, Rua São Francisco Xavier, 524 - sala 6013-E- Maracanã. 20550-013 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil, Tel.: (21) 2334-0504 - ramal 268, Web: https://www.ims.uerj.br/publicacoes/physis/ - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: publicacoes@ims.uerj.br