Acessibilidade / Reportar erro

Mensagem do Presidente da ABPol

EDITORIAL

Mensagem do Presidente da ABPol

Recentemente fui questionada sobre a situação de ensino de polímeros e a partir disso comecei a questionar se ela esta sendo satisfatória em todos os níveis: o técnico, o de graduação e o de pós-graduação. Polímeros é um tema abrangente e multidisciplinar que envolve o conhecimento da química (principalmente da orgânica), da física e das engenharias e suas áreas de aplicação são mais abrangentes ainda. Entre várias outras, os polímeros têm ganhado grande importância na área da saúde (odontologia, medicina e farmácia).

O tema tem sido abordado adequadamente nos cursos de pós-graduação e no país já existe um bom número de cursos com linhas de pesquisa em polímeros, espalhados nas diversas regiões e com tendência ao crescimento. Os cursos técnicos também têm surgido nas regiões onde se concentram as indústrias de transformação. Mas os profissionais que têm saído dos cursos de química e das engenharias têm tido a formação adequada na área? Como professora de uma disciplina básica de polímeros na pós-graduação, com público vindo da química, das engenharias, farmácia e até uns poucos casos da odontologia, percebo que há químicos e engenheiros que não têm uma noção clara do que são polímeros, simplesmente por uma omissão dos currículos dos seus cursos de origem, o que só seria compreensível com os alunos das outras áreas.

Atualmente, já não é mais aceitável que cursos como os da química e das engenharias abordem polímeros somente através de disciplinas com o caráter eletivo, mas devem ter sim, uma abordagem obrigatória.

Raquel S. Mauler

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Out 2006
  • Data do Fascículo
    Mar 2006
Associação Brasileira de Polímeros Rua São Paulo, 994, Caixa postal 490, São Carlos-SP, Tel./Fax: +55 16 3374-3949 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: revista@abpol.org.br