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An application of the spatial equilibrium model to soybean production in tocantins and neighboring states in Brazil

Na cadeia de produção da soja no Brasil, parte substancial da estrutura correspondente dos custos é resultado dos custos logísticos. Dada a localização das áreas produtivas, distante do oceano, a otimização dos custos de transporte é essencial para garantir a competitividade. Usando programação não-linear, este estudo propõe um modelo de equilíbrio espacial temporal e multimodal. A aplicabilidade do modelo proposto é testada com um estudo de caso referente às exportações de soja produzida em três estados na parte norte do cerrado brasileiro. No estado de Tocantins, o efeito na competitividade de investimentos na infraestrutura de transporte estão descritos por meio de quatro cenários, enquanto que os três estados são comparados pelo cenário básico. Os dados são tratados usando o programa GAMS/MINOS. O estudo assegura que a produção de soja nesses estados será mais competitiva se armazéns forem usados mais extensamente e quando o projeto hidroviário tornar-se operacional.

logística; soja; armazenamento; programação não-linear


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