Acessibilidade / Reportar erro

Análise das concepções de futuros professores de Ciências Biológicas sobre conceitos da Teoria Evolutiva 1 1 Editor responsável: Pedro da Cunha Pinto Neto. https://orcid.org/0000-0001-7516-2109 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Vera Lúcia Fator Gouvêa Bonilha – verah.bonilha@gmail.com.

Análisis de las concepciones de los futuros profesores de ciencias biológicas sobre los conceptos de la teoría evolutiva

Resumo

A teoria evolutiva é considerada o eixo integrador da Biologia, e, sendo assim, os conceitos relacionados à Evolução são necessários para uma adequada compreensão de outros modelos explicativos. O presente trabalho buscou analisar as concepções acerca de temas relacionados à Evolução Biológica (EB), por meio da aplicação de questionários entre os professores em formação em um curso de Ciências Biológicas. Após análise dos dados, percebeu-se que, além de equívocos relacionados a conceitos, uma parcela significativa dos respondentes não se sente segura para se manifestar a respeito dos tópicos sobre EB apresentados. Defendendo a ideia de que as concepções de futuros docentes não constituem um fim em si, foi feita uma articulação com discussões sobre formação de professores.

Palavras-chave
Evolução Biológica; ensino de evolução; formação de professores; formação inicial; Ciências Biológicas

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br