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Trajetórias profissionais de jovens professoras e professores2 2 Editor responsável: André Luiz Paulilo https://orcid.org/0000-0001-8112-8070 3 3 Normalização, preparação e revisão textual: Ana Carolina López (Tikinet) – revisao@tikinet.com.br

Resumo

Este artigo foi elaborado a partir de pesquisa realizada em 2015 com jovens professoras e professores do ensino médio de escolas públicas e privadas da cidade de Campinas (SP). Com o objetivo de compreender a trajetória formativa desses sujeitos e suas experiências de trabalho, foram entrevistados 12 professores com idade entre 20 e 29 anos. Identificamos que a opção pelo magistério é vista por esse grupo como uma possibilidade de contribuir para mudanças sociais, enquanto produtores de cultura, e como uma escolha profissional viável diante de sua situação social e econômica. As condições em que os professores trabalham colocam em evidência diferentes fatores quanto ao conteúdo e significado do trabalho docente, bem como sobre a decisão de permanecer no magistério.

Palavras chave
juventude; trabalho docente; trajetórias profissionais; professores do ensino médio

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