Acessibilidade / Reportar erro

As relações teórico-metodológicas entre Freire e Dussel e suas contribuições para uma práxis axiológico-transformadora 1 1 Editor responsável: Alexandre Filordi de Carvalho. https://orcid.org/0000-0003-4510-9440 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Maria Thereza Sampaio Lucinio – e-mail: thesampaio@uol.com.br 3 3 Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB - Nº BOL0169/2018) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq - 423942/2018-2).

Resumo

Autores como Paulo Freire e Enrique Dussel têm sido utilizados em estudos que abordam a questão dos valores necessários a uma educação libertadora. Nesse contexto, o presente estudo objetivou caracterizar a práxis axiológico-transformadora da educação ético-crítica. Para isso, foi realizado um estudo teórico que tem como referência três pontos de discussão: i) as relações teórico-metodológicas entre a pedagogia libertadora freireana e a filosofia da libertação dusseliana; ii) as contribuições da Investigação Temática para o desenvolvimento de um Projeto Pedagógico Libertador; iii) as perspectivas axiológicas a partir das relações entre a pedagogia e a filosofia da libertação. Essa articulação permitiu uma compreensão sobre a importância dos valores da cultura popular no desenvolvimento de um processo educativo ético-crítico.

Palavras-chave
Práxis transformadora; Axiologia; Valores; Paulo Freire; Enrique Dussel

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br