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“O que favorece e o que prejudica a minha saúde mental?” – o olhar de crianças que frequentam um projeto de contraturno escolar 1 1 Editor responsável: Silvio Donizetti de Oliveira Gallo. https://orcid.org/0000-0003-2221-5160 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Andréa de Freitas Ianni ? andreaianni1@gmail.com 3 3 Apoio: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP - 2018/23485-3

“Qué favorece y qué perjudica mi salud mental?” – la mirada de los niños que frecuentan un proyecto de modalidad a contraturno escolar

Resumo

Este estudo teve como objetivo explorar as percepções de 23 crianças de 9 a 11 anos a respeito dos fatores ? presentes no contexto de uma instituição de contraturno escolar ? que favorecem e dos que prejudicam sua saúde mental. Para a produção dos dados foi utilizado o recurso do foto-voz. As análises das fotografias produzidas foram feitas de maneira coletiva e participativa. O brincar, a prática de esportes, as atividades educativas e o contato com a natureza foram apontados como favorecedores da saúde mental; o bullying e outras práticas de violência foram percebidos como prejudiciais. Verificou-se que as crianças demonstraram clareza sobre aquilo que as afeta, portanto, ouvi-las parece ser um caminho para os processos de elaboração de políticas e ações educacionais mais efetivas.

Palavras-chave
crianças; pesquisa participativa; saúde mental infantil; foto-voz; contraturno escolar

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