Acessibilidade / Reportar erro

Potencialidades dos casos de ensino na formação de professoras iniciantes 1 1 Editor responsável: Ana Lúcia Guedes Pinto https://orcid.org/0000-0002-0857-8187 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Mariana Munhoz (Tikinet) revisao@tikinet.com.br

Potencial de los casos de enseñanza en la formación de profesoras principiantes

Resumo

Este estudo investiga as potencialidades dos casos de ensino como dispositivo reflexivo no processo de desenvolvimento profissional de professoras alfabetizadoras iniciantes. A pesquisa tem natureza qualitativa com delineamento de pesquisa-intervenção. Participaram seis professoras alfabetizadoras iniciantes e a coleta dos dados ocorreu em três momentos: um grupo de discussão inicial, cinco encontros formativos e um grupo de discussão final. Os casos de ensino mostraram ser um dispositivo formativo com significativo potencial no desenvolvimento das docentes, pois proporcionaram às participantes, dentre outros aspectos, um movimento de reflexão sobre a prática e a estruturação de novos conhecimentos profissionais.

Palavras-clave
casos de ensino; desenvolvimento profissional; formação docente; professor iniciante

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br