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Estudantes autistas e suas relações na escola: uma perspectiva dialógica sobre o desenvolvimento do self

Resumo

Este trabalho teve como principal objetivo investigar como as relações estabelecidas na escola participam da constituição do self dos sujeitos autistas. Fizemos um estudo de caso múltiplo com três crianças autistas de 7 a 14 anos matriculadas em uma escola da rede pública. No total, tivemos onze participantes, duas professoras, uma coordenadora, uma monitora, cinco crianças autistas (três meninos e duas meninas), além de mais duas meninas não autistas. Durante o período de seis meses, foram feitas entrevistas com os adultos, observações naturalísticas das situações escolares (como sala de aula e recreio) e observação direta durante uma dinâmica com todas as crianças participantes. À luz das teorias de uma perspectiva dialógico-cultural, foi possível analisar nossas descobertas com base em uma estrutura de posições-I, posições do self, para cada sujeito participante. A partir da convergência de cada uma das posições possíveis de todos os sujeitos, chegamos a três eixos de relacionamento: brincar, ajudar e cuidar.

Palavras-chave
educação inclusiva; autismo; psicologia cultural; self dialógico

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