Acessibilidade / Reportar erro

O futuro professor como sujeito em formação: reflexões sobre a significação da atividade de ensino1 1 Editor responsável: Carlos Miguel da Silva Ribeiro. https://orcid.org/0000-0003-3505-4431 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Yasmin Fonseca (Tikinet) – revisao@tikinet.com.br 3 3 Apoio: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Resumo

Este artigo, que parte de uma pesquisa de doutorado voltada à formação de professores que ensinam matemática, intenciona analisar como futuros professores se percebem como sujeitos que se encontram em formação, no movimento de significação da atividade docente. Fundamentados na Teoria Histórico-Cultural, apresentamos a organização de um experimento formativo com acadêmicos de Licenciatura em Matemática. A análise dos dados da pesquisa, através dos três episódios elencados, possibilitou evidenciar alguns aspectos, como as mudanças dos motivos para tornarem-se professores de matemática; a compreensão da formação docente como um processo contínuo; e as mudanças de qualidade da atividade de ensino, que permitiram aos futuros professores se perceberem como sujeitos que se encontram em formação.

Palavras-chave
formação de professores que ensinam matemática; educação matemática; atividade de ensino

UNICAMP - Faculdade de Educação Av Bertrand Russel, 801, 13083-865 - Campinas SP/ Brasil, Tel.: (55 19) 3521-6707 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: proposic@unicamp.br