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Tecendo o território: paisagens de denúncia e desmistura social em desenhos de crianças sobre o bairro 1 1 Editor responsável: Carmen Lúcia Soares. https://orcid.org/0000-0002-4347-1924 2 2 Normalização, preparação e revisão textual: Vera Lúcia Fator Gouvêa Bonilha - verah.bonilha@gmail.com

Tejiendo el territorio: paisajes de denuncia y desmezcla social a través de dibujos de peques acerca de su barrio

Resumo

Discutem-se aqui as representações que 92 crianças da Rede Municipal de Ensino de Curitiba fazem sobre os seus bairros de moradia, verificando diferenças a depender do bairro em que moram (sul/extremo sul) e da parte dele em que estão (central/periférica). Conclui-se que crianças do sul e da parte central do extremo sul utilizam espaços variados, mas bem personalizados, demonstrando uma não mistura social. Já crianças da parte periférica do bairro do extremo sul denunciam o sedentarismo e a subalternidade da partilha do espaço com adultos, pessoas e locais hostis; para estas a escola aparece como central. Assim, de modo geral, as crianças da pesquisa evidenciam que o território é tecido nas urdiduras das interdependências humanas, tramado a partir de diferentes gradientes de poder e status e de acordo com as posições que elas e suas famílias ocupam na configuração do bairro e da cidade.

Palavras-chave
criança; bairro; desenho; mobilidade espacial; mistura social

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