Acessibilidade / Reportar erro

Narrativa e reflexividade dialógica: uma aproximação entre escrita e fala interna

Este estudo investigou a presença de indicadores de reflexividade dialógica em redações e estabeleceu possíveis relações entre esses indicadores e a estrutura narrativa. Um grupo de 23 crianças, com oito e dez anos de idade, escreveu duas redações com os temas 'Conte sua história' e 'Como eu converso comigo mesmo?'. Os resultados sugerem que a dialogicidade do processo reflexivo está implicada na expressão escrita: enquanto as redações do primeiro tema apresentaram diálogos entre as personagens (estrutura dialógica), as redações do segundo tema apresentaram autodiálogos (descrição direta da ação reflexiva). Para concluir, discute-se a relação entre indicadores de reflexividade dialógica em textos escritos e o papel do processo reflexivo do autor sobre o que escreve como base para a dialogicidade.

Narrativa; reflexividade; escrita; fala interna; infância


Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com