Acessibilidade / Reportar erro

Preferências taxonômicas versus preferências temáticas: existe mudança ao longo do desenvolvimento?

Are there developmental changes in taxonomic or thematic preferences?

Crianças e adultos foram submetidos a uma tarefa de classificação conceitual em que eram solicitados a fazer uma escolha entre dois desenhos-teste tendo em vista um desenho padrão. Um dos desenhos-teste (por ex., mel) relacionava-se tematicamente ao desenho padrão (por ex., abelha), enquanto o outro (por ex., borboleta) relacionava-se taxonomicamente a ele. Os participantes eram solicitados a escolher o desenho-teste que "parecia com" o desenho padrão ou então aquele que "ficava melhor com" ele. Os resultados questionam a hipótese de uma mudança na preferência conceitual ao longo do desenvolvimento. Em todos os níveis de idade, os participantes na condição "parecido com" escolheram a alternativa taxonômica mais freqüentemente do que a alternativa temática. Por outro lado, com exceção do grupo mais jovem de crianças, que não mostrou qualquer preferência, os participantes na condição "fica melhor com" escolheram a alternativa temática mais freqüentemente do que a alternativa taxonômica.

Organização conceitual; organização taxonômica; organização temática


Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com