Acessibilidade / Reportar erro

Impacto a longo prazo da promoção de competências sociais e emocionais

As competências sociais e emocionais são fatores de proteção contra vários indicadores de funcionamento negativo. Um dos desafios atuais na investigação ao nível da promoção de competências sociais e emocionais é o seu impacto a longo-prazo. O objetivo deste estudo de follow-up foi avaliar o impacto do programa de promoção de competências sociais e emocionais "Crescer a Brincar" nos comportamentos disruptivos e no envolvimento dos alunos com a escola, oito anos depois do início do programa e quatro anos depois do final da intervenção. Os resultados demonstraram que o grupo experimental registrou menos comportamentos disruptivos e maior motivação intrínseca. Estes resultados têm implicações importantes para a promoção de desenvolvimento positivo entre crianças e jovens em contexto escolar.

Competências sociais e emocionais; intervenções em meio escolar; envolvimento escolar; comportamentos disruptivos


Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com