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Psicologia: Reflexão e Crítica, Volume: 25, Número: 2, Publicado: 2012
  • Pais, educadores e testes: estão de acordo na avaliação de aptidões de crianças pré-escolares? Avaliação Psicológica

    Seabra-Santos, Maria João; Gaspar, Maria Filomena Fonseca

    Resumo em Português:

    O presente estudo pretende contribuir para o esclarecimento de questões relativas ao acordo entre pais e educadores quando avaliam o desenvolvimento infantil e com o grau em que estas avaliações estão relacionadas com aptidões cognitivas das crianças. Cento e setenta e três crianças pré-escolares foram classificadas de modo independente por pais e por educadores em diferentes áreas do desenvolvimento e os resultados na WPPSI-R foram tomados como critério externo. A idade e o género das crianças foram considerados nas análises realizadas. O grau de acordo entre informadores revelou-se baixo a moderado. Em comparação com os educadores, os pais classificam os seus filhos como mais desenvolvidos. Algumas dimensões do desenvolvimento (e.g. aprendizagem) encontram-se mais relacionadas com o desempenho na WPPSI-R do que outras. Os resultados são discutidos quanto às suas implicações para a avaliação psicológica de crianças pré-escolares.

    Resumo em Inglês:

    This paper addresses issues related to the agreement between parents and teachers when they assess children's development, and to what extend those assessments are related to children's cognitive abilities. A hundred seventy three preschoolers were independently classified by their parents and teachers regarding different developmental domains. The results on the WPPSI-R test were taken as an external criterion to evaluate the accuracy of the parents' ratings. Children's age and gender were considered in the analysis. Inter-rater agreement is low to moderate. Compared with teachers, parents systematically rate their children as more developed. Some dimensions of development (e.g. learning) are more related to performance on the WPPSIR than others. Results are discussed regarding their implications to the psychological assessment of preschoolers.
  • Construção e validação da Escala de Imprevisibilidade Familiar na Infância (EIFI) Avaliação Psicológica

    Howat-Rodrigues, Anna Beatriz Carnielli; De Andrade, Alexsandro Luiz; Tokumaru, Rosana Suemi

    Resumo em Português:

    Este estudo teve o objetivo de construir e validar uma medida psicológica denominada de Escala de Imprevisibilidade Familiar na Infância (EIFI) para a população brasileira. Participaram 394 pessoas, sendo 158 adultos em conflito com a lei que já haviam passado pela prisão (média de idade=34,23 anos; DP=10,17), 122 estudantes universitários (M=19,26; DP=2,06) e 114 mulheres com idade superior a 40 anos e escolaridade a partir de ensino médio (M=51,19; DP=8,64). Foram conduzidos procedimentos de validade de conteúdo, face e construto. A análise fatorial gerou como produto um instrumento com estrutura de quatro dimensões (cuidado/apoio, recursos financeiros, alimentação e disciplina) com índices de confiabilidade satisfatórios para todas elas. Concluímos que a EIFI foi validada para a população brasileira apresentando-se no cenário nacional como um instrumento para medida de imprevisibilidade familiar na infância.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to construct and validate a psychological measure called Family Unpredictability Scale in Childhood for the Brazilian population. The study included 394 people: 158 adults in conflict with the law that had already been in prison (M=34.23 years; SD=10.17), 122 college students (M=19.26; SD=2.06), and 114 women above 40 years old and, at least, high school schooling (M=51.19; SD=8.64). Procedures of content, face and construct validity were conducted. The factor analysis generated an instrument structured in four dimensions (care/support, financial resources, food and discipline) with satisfactory reliability indexes for all of them. It was concluded that Family Unpredictability Scale in Childhood was validated to Brazilian population and that it can be used as an instrument to measure family unpredictability in childhood on the national scene.
  • Compreensão da leitura: análise do funcionamento diferencial dos itens de um Teste de Cloze Avaliação Psicológica

    Oliveira, Katya Luciane; Santos, Acácia A. Aparecida Angeli dos; Boruchovitch, Evely; Rueda, Fabian Javier Marín

    Resumo em Português:

    Este estudo teve por objetivos investigar o ajuste de um Teste de Cloze ao modelo Rasch e avaliar a dificuldade na resposta ao item em razão do gênero das pessoas (DIF). Participaram da pesquisa 573 alunos das 5ª a 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas estaduais dos estados de São Paulo e Minas Gerais. O teste de Cloze foi aplicado de forma coletiva. A análise do instrumento evidenciou um bom ajuste ao modelo Rasch, bem como os itens foram respondidos conforme o padrão esperado, demonstrando um bom ajuste, também. Quanto ao DIF, apenas três itens indicaram diferenciar o gênero. Com base nos dados, identificou-se que houve equilíbrio nas respostas dadas pelos meninos e meninas.

    Resumo em Inglês:

    The objectives of the present study were to investigate the adaptation of a Cloze test to the Rasch Model as well as to evaluate the Differential Item Functioning (DIF) in relation to gender. The sample was composed by 573 students from 5th to 8th grades of public schools in the state of São Paulo. The cloze test was applied collectively. The analysis of the instrument revealed its adaptation to Rash Model and that the items were responded according to the expected pattern, showing good adjustment, as well. Regarding DIF, only three items were differentiated by gender. Based on the data, results indicated a balance in the answers given by boys and girls.
  • Qualidade de vida relacionada à saúde de crianças e adolescentes portugueses Psychological Assessment

    Matos, Margarida Gaspar de; Gaspar, Tania; Simões, Celeste

    Resumo em Português:

    O KIDSCREEN é um instrumento europeu transcultural e padronizado que avalia dez dimensões da qualidade de vida de crianças, adolescentes e seus pais. Este instrumento é usado para validar evidências a fim de apoiar inferências gerais sobre medidas de qualidade de vida obtidas pela versão portuguesa do KIDSCREEN-10 para crianças e adolescentes, no contexto de uma pesquisa de investigação feita em Portugal. O presente estudo centra-se apenas na versão KIDSCREEN para adolescentes e crianças. Uma amostra de 8.072 crianças e adolescentes portugueses frequentando a 5ª série (19,3%), 6ª série (19,2%), 7ª série (20,3%), 8ª série (21,6%) e 10ª série (19,7%) em escolas do país foram intrevistadas, com uma idade média de 13,2; DP 2,06, distribuídos aleatoriamente em relação ao sexo. A versão portuguesa do instrumento KIDSCREEN-10 mostrou uma boa consistência interna de 0,78. Os índices de ajuste escolhidos indicam bom ajuste aos dados. Especificamente na solução final o RMSEA foi inferior a 0,03, o limite superior do intervalo de confiança de 90% foi inferior a 0,05 e CFI foi superior a 0,95. Resultados indicaram que a estrutura atual do item 10 é invariável entre grupos de idade, nacionalidade e nível socio-econômico. O questionário KIDSCREEN-10 é um instrumento confiável para estimar a percepção da qualidade de vida em crianças e adolescentes. Orientações psicométricas são apresentadas para a população portuguesa entre 10 e 16 anos de idade.

    Resumo em Inglês:

    The KIDSCREEN is a European cross-cultural and standardized instrument that assesses ten quality of life dimensions in children, adolescents and their parents. This instrument is used to validate evidences to support general inferences on quality-of-life measures obtained by the Portuguese version of KIDSCREEN10 for children and adolescents, in the context of a survey research carried on in Portugal. The present study focuses only on the KIDSCREEN children and adolescents' versions. A sample of 8072 Portuguese children and adolescents attending the 5th grade (19.3%), 6th grade (19.2%), 7th grade (20.3%), 8th (21.6%) and 10th grade (19.7%) in Portuguese schools were inquired, with a mean age of 13.2; SD 2.06, randomly distributed regarding gender. The Portuguese version of KIDSCREEN-10 instrument showed a good Internal Consistency of .78. Chosen fit indexes indicate good fit to the data. Specifically in the final solution the RMSEA was lower than .03 and the upper limit of 90% confidence interval was lower than .05, and CFI was higher than .95. Results indicated that the current 10-item structure is invariant across age groups, nationality and socio-economic level. The KIDSCREEN-10 questionnaire is a reliable instrument to estimate the perception of quality of life in children and adolescents. Psychometric guidelines are presented for the Portuguese population aged 10 to 16 years old.
  • Autorregulação e consumo de substâncias na adolescência Avaliação Psicológica

    García del Castillo, José A.; Dias, Paulo C.; Castelar-Perim, Paulo

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo é avaliar o papel da autorregulação desenvolvimental na adolescência como fator diferenciador do consumo de tabaco e álcool. Para isso, foi utilizada uma amostra de 407 alunos do Ensino Médio, avaliada com o recurso a um conjunto de questões sobre o consumo destas substâncias e ao Inventário de Autorregulação Adolescente (Moilanen, 2007), um instrumento baseado na teoria desenvolvimental sobre a autorregulação. Os resultados sugerem que a autorregulação é um fator diferenciador entre adolescentes que consomem, ou não, substâncias e a intensidade deste consumo. Adolescentes que consomem tendem a apresentar, consistentemente, pontuações mais baixas na autorregulação a curto e longo-prazo. As limitações e implicações dos resultados são apresentadas e discutidas.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study is to evaluate the role of developmental self-regulation in adolescence as a differentiating factor of tobacco and alcohol use. It was used a sample of 407 high school students, assessed with a number of questions about such substances use and the Adolescent Self-regulatory Inventory (Moilanen, 2007), a developmentally based measure about self-regulation. Results suggest that self-regulation is a differentiating factor between adolescents who use substances and those who not, and the intensity of consumption. Teenagers who use alcohol and tobacco seem to present consistently lower scores in short and long-term self-regulation. The limitations and implications of the results are presented and discussed.
  • Avaliação da resiliência: controvérsia em torno do uso das escalas Avaliação Psicológica

    Reppold, Caroline Tozzi; Mayer, Jeferson Charles; Almeida, Leandro Silva; Hutz, Claudio Simon

    Resumo em Português:

    Resiliência é um construto que descreve a capacidade de um indivíduo superar, com relativo sucesso, condições adversas ou situações que envolvem risco ao seu bem-estar, desenvolvimento e saúde mental. Alguns pesquisadores da área interpretam essa definição como uma indicação de que a resiliência é similar a outras variáveis de ajustamento e presumem a sua estabilidade temporal. Isso leva sua avaliação a ser feita frequentemente através de escalas autoadministradas, por vezes questionáveis em termos de sua precisão e validade. Este artigo discute a abrangência e o histórico da resiliência psicológica e as várias formas de sua avaliação. Mais especificamente, o objetivo deste artigo é apresentar argumentos contra a pertinência da utilização de escalas de autorrelato para a mensuração da resiliência, considerando-se o caráter relacional, processual e contextual desse construto. Para tanto, instrumentos disponíveis na literatura para avaliação da resiliência são revisados e discutidos, apontando orientações para a pesquisa na área.

    Resumo em Inglês:

    Resilience is a construct which describes the capacity of individuals to overcome, with relative success, adverse conditions or risky situations to their well-being, development, and mental health. Some researchers interpret this definition as an indication that resilience is similar to some other adjustment variables and they assume that it presents temporal stability. Resilience is frequently assessed using self-report scales, which may also present validity and reliability problems. The present paper discusses the history and the comprehensiveness of psychological resilience and the different ways of evaluating it. More specifically, the objective of this study is to present arguments against the use of self-report scales to measure resilience, because of the relational, processual and contextual character of such construct. The main instruments available in the literature are reviewed and discussed and new directions for research in the area are suggested.
  • Abuso físico infantil: avaliando fatores de risco psicológicos em cuidadores notificados Avaliação Psicológica

    Bérgamo, Lilian Paula D.; Bazon, Marina Rezende

    Resumo em Português:

    Verificou-se em que medida variáveis cognitivas e afetivas/emocionais diferenciariam cuidadores notificados por abusos físicos (G1) de cuidadores sem esse histórico (G2). O Child Abuse Potential Inventory (CAP) foi utilizado para avaliar fatores de risco psicológicos em cuidadores. Um Questionário de Caracterização sócio-demográfica e outro econômico também foram empregados para equiparar os grupos. G1 apresentou um potencial de risco superior a G2, e maiores níveis de Angústia, Rigidez, Problemas com a Criança e Consigo, Problemas com os Outros, e um menor nível de Força do Ego. Essas variáveis se articulam para compor o risco de abuso físico, pois segundo o Modelo do Processamento da Informação Social, remeteriam a processos básicos cognitivos/afetivos subjacentes a percepções e avaliações/interpretações, associados ao comportamento parental abusivo.

    Resumo em Inglês:

    It was verified to what extent cognitive and affective/emotional variables could distinguish caregivers accused of committing physical abuse (G1) from those without physical abuse records (G2). The Child Abuse Potential Inventory (CAP), which is an instrument designed to assess psychological risk factors in caregivers, was used. A questionnaire on socio-demographic characterization and another on economic classification were also employed to equate the groups. G1 presented a greater potential risk than G2, higher levels of Distress, Rigidity, Problems with the Child and with Themselves, Problems with Others, and a lower level of Ego Strength. These variables contribute with the composition of physical abuse risk, since, in agreement with the Social Information Processing Model, they would be related to cognitive and affective basic processes which are veiled to the perceptions and evaluation/interpretations, associated to abusive parental behavior.
  • Avaliação de um programa de habilidades sociais profissionais para pessoas com deficiência física desempregadas Psychological Assessment

    Pereira-Guizzo, Camila de Sousa; Del Prette, Almir; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira

    Resumo em Português:

    A literatura sobre trabalho aponta a importância das habilidades sociais para a empregabilidade. Este estudo avalia, sob delineamento de grupo com sondagens múltiplas, a eficácia e efetividade de um Programa de Desenvolvimento de Habilidades Sociais para o Trabalho junto a pessoas com deficiência física desempregadas. Participaram 16 pessoas, com idade entre 18 e 36 anos, que formaram dois grupos de intervenção e foram avaliados por meio de instrumentos quantitativos e qualitativos. Os resultados indicaram ganhos de habilidades sociais após a intervenção, manutenção das aquisições nas avaliações de seguimento e generalização das habilidades aprendidas para o ambiente natural em ambos os grupos. Tais resultados sugerem os benefícios do Programa para o desenvolvimento interpessoal e profissional de pessoas com deficiência física desempregadas.

    Resumo em Inglês:

    The literature on labor points out the importance of social skills for employability. This study analyses, on a multiple probe design with two separate groups, the efficiency and effectiveness of a Professional Social Skills Training Program designed for unemployed people with physical disabilities. The sample consisted of 16 people with physical disabilities, aged from 18 to 36, forming two intervention groups. They were assessed by quantitative and qualitative instruments. Results indicated gains in social skills after the intervention, maintenance of acquisitions in the follow-up and generalization of learned skills to the natural environment for both groups. Such results suggest benefits of the Program on the interpersonal and professional development of unemployed people with physical disability.
  • Validade e precisão do Teste de Raciocínio Indutivo para Crianças - TRIC Psychological Assessment

    Muniz, Monalisa; Seabra, Alessandra Gotuzo; Primi, Ricardo

    Resumo em Português:

    Esse estudo buscou evidências de validade e precisão para as Formas A e B do Teste de Raciocínio Indutivo para Crianças - TRIC. Participaram 417 alunos de 1ª a 5ª série, ambos os sexos e com idades entre 6 e 11 anos. A Forma A foi respondida por 219 crianças e a Forma B por 198. A investigação da estrutura interna das duas formas apontou que as correlações entre os itens podem ser explicadas por um único fator entendido como o raciocínio indutivo. As precisões por consistência interna encontradas foram adequadas, exceto para a primeira série e para a Forma B na segunda série. Os resultados também revelaram sensibilidade das formas do TRIC para diferenciar o desempenho entre as séries iniciais e finais. Apesar dos dados favoráveis, ainda são necessárias mais pesquisas para que as Formas A e B consigam discriminar o desempenho das crianças em um maior número de séries.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to search for validity and reliability evidences for 'A and B Forms' of the Inductive Reasoning Test for Children - IRTC. A total of 417 students, both sexes, from 1st to 5th grade, between 6 and 11 years old participated of the study. 'A Form' was administered to 219 children and 'B Form' to 198. The investigation of the internal structure of both forms indicated that the correlations between the items may be explained by a single factor which is understood as inductive reasoning. Appropriate reliability by internal consistency was found, except for the 1st and 2nd grades, and regarding the latter, only on 'B Form'. The results also revealed the sensitivity of IRTC in showing differences in the performance of students attending early versus late grade levels. Despite the favorable data, after the reformulation of some items more research is needed, so that 'A and B Forms' are able to discriminate the performance of children in a greater number of grades.
  • Emoções de uma escuta musical afetam a percepção subjetiva de tempo Processos Psicológicos Básicos

    Ramos, Danilo; Bueno, José Lino Oliveira

    Resumo em Português:

    Este estudo verificou se emoções percebidas durante uma escuta musical influenciam a percepção temporal. Músicos e não músicos foram submetidos a tarefas de escuta de trechos musicais do repertório erudito ocidental com 20 segundos de duração cada um e tarefas de associação temporal de cada trecho ouvido a durações padrões, que variavam de 16 a 24 segundos. Os trechos musicais empregados eram representativos de uma dentre as categorias emocionais Alegria, Tristeza, Serenidade ou Medo / Raiva. Uma análise de variância mostrou que, enquanto os não músicos apresentaram subestimações temporais associadas a pelo menos um trecho musical de cada uma das categorias emocionais, os músicos subestimaram todos os trechos musicais tristes, relacionados às características de baixo arousal e valência afetiva negativa.

    Resumo em Inglês:

    This study examined whether perceived emotions during music listening tasks influence time perception. Musicians and non-musicians were submitted to tasks of listening to musical excerpts from Western classical repertoire of 20 seconds and tasks of temporal association of each piece of music to standard durations, ranging from 16 to 24 seconds. Musical excerpts were representative from one of the following emotional categories: Happiness, Sadness, Threat and Peacefulness. An analysis of variance showed that, while non-musicians showed temporal underestimations associated with, at least, one piece of music from each emotional category, musicians underestimated all sad musical excerpts, related to low arousal and negative valence features.
  • Funções neuropsicológicas associadas a condutas autolesivas: revisão integrativa de literatura Processos Psicológicos Básicos

    Arcoverde, Renata Lopes; Soares, Lara Sá Leitão de Castro

    Resumo em Português:

    Esse estudo tem como objetivo descrever fatores neuropsicológicos associados a condutas autolesivas, com base em revisão integrativa da literatura realizada através de bases de dados eletrônicas da Biblioteca Virtual em Saúde. O instrumento foi uma ficha com informações referentes a cada artigo. Foram encontrados 59 artigos e 21 (36%) atendiam aos critérios para inclusão na amostra, que foram: artigos publicados em português ou inglês entre 2000 e 2009, disponíveis publicamente ou através do portal Periódicos Capes. Dificuldades relacionadas a resolução de problemas e tomada de decisões (38%); impulsividade (24%); regulação emocional (21%) e estresse psicológico (17%) foram fatores associados à autolesão. Os resultados sugerem correlação entre condutas autolesivas e problemas nos circuitos pré-frontais, envolvidos nos mecanismos neurais das funções citadas.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to describe neuropsychological factors associated to self-injurious behavior based on an integrative literature review of papers accessed through electronic databases in the Virtual Healthcare Library. As instrument, we used information forms for each paper. A total of 59 papers were found and 21 (36%) matched inclusion criterion: publication in Portuguese or English from 2000 to 2009 publicly available or available at CAPES Portal of Electronic Scientific Journals. Difficulties related to functions such as problem solving and decision making abilities (38%), impulsiveness (24%), emotional regulation (21%) and psychological stress (17%) were associated to self-harm. Results suggest that problems in pre-frontal circuits of the brain may be related to self-harm, since they are involved in the mechanisms of the mentioned neural functions.
  • Efeitos de vizinhança ortográfica no português brasileiro: um estudo com a tarefa de identificação perceptual Processos Psicológicos Básicos

    Justi, Francis Ricardo dos Reis; Roazzi, Antonio

    Resumo em Português:

    Esse estudo investigou os efeitos do número de vizinhos ortográficos (N) e do número de vizinhos ortográficos de maior frequência de ocorrência (NF) na tarefa de identificação perceptual. Trinta e dois estudantes de psicologia falantes do português brasileiro participaram do estudo. Os estímulos experimentais consistiram em 64 palavras que atenderam a uma manipulação fatorial 2 x 2 de N e NF. Os participantes apresentaram uma maior porcentagem de erros nas palavras com vizinhos ortográficos de maior frequência e uma menor porcentagem de erros nas palavras com muitos vizinhos ortográficos. Argumentou-se que esses resultados refletem o efeito dessas variáveis no processo de acesso lexical e que os modelos de Dupla Rota e PPD têm dificuldades em acomodá-los.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the effects of Neighborhood Density (ND) and Neighborhood Frequency (NF) on visual word recognition in 32 Brazilian Portuguese speakers. Participants were given a standard perceptual identification task in which they had a 3-second time-limit for saying aloud what the target word was. Experimental stimuli consisted of 64 words according to an ND (2) x NF (2) factorial design. Higher percentages of errors were made for words with a higher frequency neighbor and lower percentages of errors were made for words with a high neighborhood density. It is argued that the results were due to ND and NF effects on lexical access and that they pose difficulties for Dual Route and PDP models of visual word recognition.
  • Desenvolvimento de habilidades metacognitivas: capacitação de professores de ensino fundamental Processos Psicológicos Básicos

    Busnello, Fernanda de Bastani; Jou, Graciela Inchausti de; Sperb, Tânia Maria

    Resumo em Português:

    Pesquisas proporcionaram evidências importantes sobre a relação entre estratégias específicas de estudo e um alto desempenho escolar. O objetivo desta investigação é elaborar e avaliar um curso de capacitação para professores de ensino fundamental, com a finalidade de desenvolver as habilidades cognitivas, metacognitivas e motivacionais para a aprendizagem em seus alunos. Utilizou-se um delineamento pré e pós-teste. Participaram 10 professores de 5ª série e 54 alunos. Os instrumentos utilizados junto aos alunos foram o Raven, a Escala de Avaliação para Motivação para Aprender, a Escala de Estratégias de Aprendizagem e o Teste de Desempenho Escolar. Para os professores, foram utilizados o Questionário Metacognitivo e um questionário de autoavaliação. Nas análises intra e entre grupos, os resultados mostraram o efeito tempo para a maioria das variáveis e o efeito grupo apenas para a variável estratégias de aprendizagem. Conclui-se que os professores podem atuar explicitamente como mediadores no desenvolvimento das habilidades cognitivas e metacognitivas de aprendizagem.

    Resumo em Inglês:

    Researches brought important evidences on the relation between specific strategies of study and elementary school performance. The objective of this investigation is to elaborate and evaluate a qualification course for elementary school teachers, aiming at developing their students learning of cognitive, metacognitive and motivational abilities. A pre-posttest design was used. Ten 5th grade teachers and 54 students participated in the study. The instruments used with the students were the Raven, the Scale for the Evaluation of Motivation to Learn, the Strategies for Learning Scale and the School Performance Test. For the teachers, the Metacognitive Questionnaire and a self-evaluation questionnaire were used. Results of the within and between group analyses showed a time effect for most variables and a group effect only for the strategies of learning variable. It is possible to conclude that teachers may explicitly act as mediators in the development of cognitive abilities of learning.
  • Ajudas externas à memória na intervenção em pessoas idosas com comprometimento mnésico Processos Psicológicos Básicos

    Barbosa, Cristina Maria Oliveira; Martin, José Ignacio Guinaldo

    Resumo em Português:

    As estratégias de compensação são intervenções neuropsicológicas que reorganizam as funções psicológicas, incluindo as ajudas internas e externas e adaptações ambientais. As ajudas externas à memória atribuem importância a objectos externos ou ao ambiente, em prol de intervenções cognitivas ou comportamentais. O objectivo deste trabalho é analisar a eficácia e as condicionantes bio-psico-sociais inerentes à utilização das ajudas externas, por pessoas idosas com comprometimento mnésico. Procedeu-se à recolha bibliográfica de artigos científicos, maioritariamente em inglês, com critério de inclusão a intervenção em pessoas idosas, com comprometimento mnésico, e exclusão, jovens ou crianças e avaliação de outras estratégias de compensação. Os resultados sugerem que são os mecanismos compensatórios mais usados com a idade, diminuindo na demência. Devem inserir-se em sistemas de treino, ajustados às incapacidades mnésicas, potenciando a estimulação e manutenção da memória e independência.

    Resumo em Inglês:

    Compensation strategies are one of the most effective ways in memory rehabilitation, including internal and external aids as well as environmental adaptations. External aids attach importance to external objects or the environment, in favor of cognitive or behavioral interventions. The purpose of this paper is to analyze the efficacy and bio-psycho-social indicators associated with the use of external aids, by older people with memory impairment. It was reviewed a variety of scientific studies, mostly in English, with inclusion criteria of intervention for older people with memory impairment. Exclusion criteria included youths or children and assessment of other compensation strategies. The findings presented them as the most commonly used compensatory mechanisms as age goes by, decreasing in dementia. It is concluded that older people should be integrated into training systems, adjusted to mnesic impairment, enhancing stimulation and maintenance of memory and independence.
  • A compreensão da gratidão e teoria da mente em crianças de 5 anos Psicologia Do Desenvolvimento

    Freitas, Lia Beatriz de Lucca; O'Brien, Marion; Nelson, Jackie A.; Marcovitch, Stuart

    Resumo em Português:

    Examinaram-se relações entre compreensão da gratidão (GRA) e desenvolvimento de uma teoria da mente (TOM) com 228 crianças norteamericanas (53% meninas) de 5 anos. Testaram-se as seguintes hipóteses: (a) não há diferença de sexo em GRA ou TOM, (b) as crianças com melhor desempenho nas tarefas de TOM têm melhor GRA, (c) TOM é condição necessária para GRA. Utilizaram-se três tarefas para avaliar TOM: consideração da perspectiva visual, crença falsa de primeira e de segunda ordem. Contaram-se às crianças duas histórias sobre gratidão. Avaliou-se GRA a partir de suas respostas a perguntas feitas após a leitura de cada história. As duas primeiras hipóteses foram confirmadas. A hipótese de que TOM seria condição necessária para GRA não encontrou suficiente suporte empírico.

    Resumo em Inglês:

    We examined relations between the understanding of gratitude (GRA) and the development of a theory of mind (TOM). The study was done with 228 5-year-old North American children (53% female). We tested the following hypotheses: (a) there are no sex differences in GRA or TOM, (b) children who perform better on TOM tasks have better GRA, (c) TOM is a necessary condition for GRA. We used three tasks to evaluate TOM: visual perspective taking, first-order false belief, and second-order false belief. The children were read two vignettes about gratitude. GRA was evaluated based on children's responses to questions asked after each vignette was read. The first two hypotheses were supported. The hypothesis that TOM would be a necessary condition for GRA did not receive sufficient empirical support.
  • Mastectomia e sexualidade: uma revisão integrativa Psicologia Do Desenvolvimento

    Cesnik, Vanessa Monteiro; Santos, Manoel Antônio dos

    Resumo em Português:

    Mulheres acometidas pelo câncer mamário são confrontadas com a retirada de uma parte do corpo relacionada à sexualidade. Este estudo teve por objetivo investigar o impacto do câncer de mama e da mastectomia na sexualidade da mulher por meio da análise da produção científica publicada no período de 2000 a 2009. O levantamento bibliográfico foi realizado a partir das bases de dados LILACS, MedLine e PsycINFO. Foram selecionados 29 artigos, que constituíram o corpus do estudo. Os achados foram agrupados por meio de análise de conteúdo. Os resultados evidenciaram que, após a retirada da mama, o desempenho sexual é comprometido, com redução da freqüência de intercurso sexual nos primeiros estágios do tratamento e diminuição da excitação, interesse e satisfação sexual.

    Resumo em Inglês:

    Women affected by breast cancer are faced with the removal of a body part related to sexuality. This study aimed to investigate the impact of breast cancer and mastectomy in women's sexuality through the analysis of scientific literature published from 2000 to 2009. The bibliographic survey was carried out in LILACS, MedLine and PsycINFO databases. Twenty nine articles were selected to constitute the corpus of the analysis. The findings were grouped by means of content analysis. The results showed that after the removal of the breast, sexual performance is compromised, with reduced frequency of sexual intercourse in the early stages of treatment and low sexual desire, interest and satisfaction.
  • Das competências quantitativas iniciais para o conceito de número natural: quais as trilhas possíveis? Psicologia Do Desenvolvimento

    Barbosa, Heloiza H.

    Resumo em Português:

    A presente revisão tem o objetivo de analisar as propostas apresentadas por estudos na área da cognição matemática sobre as habilidades quantitativas iniciais dos bebês e como estas habilidades iniciais podem levar à construção do conceito de número natural. A partir das evidências, o presente artigo discute se a ideia de número natural é inata, ideia defendida pela posição nativista original, ou se é derivada de um processo de desenvolvimento. Assim como também, apresenta dados de estudos recentes que sugerem ser o conhecimento de número natural um processo de desenvolvimento cognitivo gradual e de domínio genérico. Embora, mais estudos sejam necessários para se firmar esta última conjectura.

    Resumo em Inglês:

    The present review aims to analyze the proposal put forward by researches on mathematical cognition about the initial quantitative abilities in human infants. Also, it analyses how the human infants may construct the concept of natural number upon these initial abilities. From the data presented, the paper discusses whether the idea of number has an innate basis, which is an original nativist's position, or a developmental process. Additionally, it presents data from new studies that point towards a cognitive process in the natural number concept that goes from general to specific domains. However, more studies are needed to support this proposal.
  • A perspectiva ecológica: referências para a preparação e a cessação da estadia em acolhimento familiar de crianças Psicologia Do Desenvolvimento

    Delgado, Paulo

    Resumo em Português:

    A colocação em Acolhimento Familiar e a cessação da estadia constituem transições ecológicas, pelas alterações que acarretam e pelos papéis que atribuem aos seus protagonistas. A preparação destas transições visa não eliminar os obstáculos, uma utopia que o grau de mudança não permite, mas diminui-los, para um nível que facilite o desenvolvimento da criança e a integração na fase seguinte da sua vida. Este artigo revê o trabalho de alguns autores que, no Reino Unido, se têm debruçado sobre a preparação da colocação e da cessação do Acolhimento Familiar. O modelo ecológico é utilizado como quadro teórico orientador daquela medida de protecção e identifica um conjunto de factores que potencializam o sucesso das transições.

    Resumo em Inglês:

    The placement in foster care and its ceasing are ecological transitions due to the changes they bring and because of the roles assigned to their protagonists. The preparation of such transitions aims to not diminish the obstacles, a utopia that the degree of change does not allow, but to diminish them to a degree that makes the child integration in his/her next phase of life easier. This article reviews the work of some British authors who have taken a special interest in the preparation and closure of children's foster care. It also intends to legitimize, from a theoretical point of view, the relevance of using the ecological model as a guiding framework of that protective measure and suggests a set of practices which enhance the success of the transitions.
  • Práticas pedagógicas e moralidade em unidade de internamento de adolescentes autores de atos infracionais Psicologia Do Desenvolvimento

    Monte, Franciela Félix de Carvalho; Sampaio, Leonardo Rodrigues

    Resumo em Português:

    O principal objetivo desta pesquisa foi investigar as relações entre práticas e modelo pedagógico adotados numa unidade socioeducativa do interior de Pernambuco-PE e as concepções morais desenvolvidas por socioeducadores e adolescentes daquela instituição, à luz da psicologia do desenvolvimento sócio-moral e do Estatuto da Criança e do Adolescente. Para tanto, além da observação das rotinas da instituição, realizou-se entrevistas com socioeducadores e adolescentes internos da unidade acerca da avaliação institucional e de suas concepções de leis, justiça e respostas a um dilema moral. Os resultados indicam relações entre a atmosfera institucional baseada em práticas pedagógicas de vigilância, punição e castigo e concepções morais orientadas à heteronomia em ambos os grupos.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this research was to investigate the relationship between pedagogical practices adopted in a socioeducational institution in Pernambuco, Brazil, and moral reasonings of agents and adolescents in that institution. This discussion will be based on socio-moral developmental psychology and the Statute of the Child and Adolescent. The research method involved participant observation and interviews with agents and adolescents, concerning their personal evaluation about the institution and their conceptions of law, justice and response to a moral dilemma. Results indicate relationships between the institutional pedagogical practices of supervision, punishment and retribution, and moral conceptions oriented to moral heteronomy in both groups.
  • Processos interativos de bebês em creche Psicologia Do Desenvolvimento

    Amorim, Kátia de Souza; Anjos, Adriana Mara dos; Rossetti-Ferreira, Maria Clotilde

    Resumo em Português:

    O artigo trata de estudo sobre interações de bebês com pares, que buscou apreender aspectos qualitativos desses processos relacionais, considerando particularidades dos bebês. No estudo, utilizaram-se videogravações e entrevistas, do projeto "Processos de Adaptação de Bebês a Creche", que acompanhou 21 bebês (4-13 meses) em creche. Os dados foram coletados e analisados pela perspectiva da Rede de Significações. Selecionaram-se, então, cinco episódios, a partir de três sujeitos-focais e seus pares. Análise indica ocorrência de interação, em que se destacam o papel do olhar, relações triádicas (mesmo em bebês menores de nove meses), a abreviação de recursos comunicativos e a empatia. Ainda, apesar da ausência de linguagem verbal, verificou-se ocorrência de significação. Algumas implicações teórico-práticas são apontadas.

    Resumo em Inglês:

    The paper presents a study regarding babies' interactive processes with peers, which aimed to apprehend some of their qualitative aspects, considering babies' peculiarities. An empirical work was conducted with video recording scenes and interviews, regarding the "Babies' Adaptation to a Daycare Center" project, which followed up 21 babies (4-13 months) at a daycare center. Data analysis was based on the Network of Meanings perspective. Five episodes are here presented regarding three focal subjects and their peers. Analysis indicates the occurrence of interactions; among them it can be highlighted the role of the glance, presence of triadic relations (even among babies younger than nine months old), abbreviation of communicative resources and empathy. Moreover, despite verbal language absence at this age, it was verified meaning processes. Some practical-theoretical implications are pointed out as well.
  • Acolhimento de crianças e adolescentes em situações de abandono, violência e rupturas Psicologia Do Desenvolvimento

    Rossetti-Ferreira, Maria Clotilde; Almeida, Ivy Gonçalves de; Costa, Nina Rosa do Amaral; Guimarães, Lilian de Almeida; Mariano, Fernanda Neísa; Teixeira, Sueli Cristina de Pauli; Serrano, Solange Aparecida

    Resumo em Português:

    A proteção integral à infância encontra-se em reordenamento. Baseadas nas experiências do GIAAA-CINDEDI (Grupo de Investigação sobre Abrigamento, Acolhimento Familiar e Adoção - Centro de Investigações sobre Desenvolvimento Humano e Educação Infantil), buscamos compreender a rede de significações que permeia as práticas de acolhimento familiar, institucional e adoção. Investigamos vários contextos e protagonistas: sistema judiciário, abrigos, mães e famílias de origem, de acolhimento e adotivas. Diversos procedimentos foram utilizados: investigações sócio-demográficas, estudos de caso, entrevistas, pesquisa documental nos abrigos e no Fórum, grupos de discussão. Ressaltamos achados comuns: "invisibilidade" da família de origem; freqüente (re)violação da criança; falhas na Rede de Proteção; significações sobre "família saudável" e papel das concepções sobre apego que permeiam o campo. Implicações para políticas públicas e práticas sociais na área são discutidas.

    Resumo em Inglês:

    Childhood protection is undergoing several changes. Our study aimed to outline the complex network of meanings which includes adoption as well as institutional and family foster care, by combining theory, research and practice. We investigated various contexts and protagonists: judicial system, foster institutions, birth parents, foster and adoptive parents, and families and their children. Diverse data collection procedures were used: socio-demographic investigations, case-studies, follow-ups, interviews, analysis of foster institutions and legal court documents. Results pointed to "invisibility" of birth family, frequent child (re)abuse, failures in the network of protection, meanings of "healthy family" and role of attachment concepts. Implications for social policies and social practices are discussed.
  • Desenvolvimento de crianças nascidas pré-termo avaliado pelo teste de Denver-II: revisão da produção científica brasileira Psicologia Do Desenvolvimento

    Custódio, Zaira Aparecida de Oliveira; Crepaldi, Maria Aparecida; Cruz, Roberto Moraes

    Resumo em Português:

    Este artigo objetivou analisar a produção científica sobre o desenvolvimento de crianças brasileiras nascidas pré-termo e de muito baixo peso avaliado por meio do Teste de Denver-II, no período de 2000 a 2009. Realizou-se levantamento bibliográfico de estudos empíricos indexados nas bases de dados Medline, Lilacs e Scielo, por meio da combinação das palavras chave: pré-termo, muito baixo peso, fatores de risco, desenvolvimento, Denver-II. Foram identificados 26 artigos e selecionados oito conforme critérios de inclusão. A maioria dos estudos avaliou crianças pré-termo entre 5 a 24 meses de idade. Os estudos identificaram associação entre as variáveis neonatais e ambientais e o desempenho no Teste de Denver-II. Crianças nascidas pré-termo devem ser acompanhadas ambulatorialmente para prevenir e detectar riscos no desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to analyze the scientific literature on the development of children born preterm with very low birth weight assessed by the Denver-II test in the period from 2000 to 2009. A survey of empirical literature indexed in Medline, Lilacs and Scielo was carried out through the combination of the keywords: preterm, very low birth weight, risk factors, development, and Denver-II. Twenty six articles were identified and eight were selected following the inclusion criteria. Most studies evaluated preterm children between 5 and 24 months of age. The studies identified a significant association between neonatal and environmental variables and the performance on Denver-II Test. Children born preterm must be followedup at outpatient Units to prevent and detect risks in development.
  • Portraits of pioneers in developmental psychology Resenha

    Benetti, Idonézia Collodel

    Resumo em Português:

    O presente trabalho é a recensão da obra Portraits of Pioneers in Developmental Psychology, lançada em 2011 e ainda não traduzida para o português brasileiro. Como sinalizado no título, é uma coletânea que alberga alguns pioneiros da psicologia do desenvolvimento. Em sua extensão, relatos da vida pessoal e acadêmica de 16 estudiosos desta área são oferecidos ao leitor, bem como as experiências e contribuições destes pioneiros para esta especialidade da psicologia.

    Resumo em Inglês:

    The present paper is a recension of the book Portraits of Pioneers in Developmental Psychology released in 2011 which has not been translated into Brazilian Portuguese yet. It is a collection of works in honor to some pioneers in the developmental psychology field. In its extension, the reader can find some personal and academic reports about 16 scholars in this area of knowledge, as well as their experiences and contributions to this field of psychology.
Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
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