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Proposta de um novo método para a avaliação da eficácia do processo de projeto e desenvolvimento do produto

Este artigo aborda a avaliação do processo de projeto do produto do ponto de vista do projetista de nível superior. Com base nos resultados de uma fase de pesquisa preliminar, elabora-se um questionário de pesquisa abrangente, que é submetido a um grupo de projetistas de nível superior do setor automotivo, compreendendo as operações brasileiras de duas grandes montadoras, de dois fornecedores diretos (Tier 1) das montadoras e de uma montadora de caminhões e ônibus. Os dados obtidos através das respostas ao questionário são compilados, apresentados e discutidos dentro de cada ambiente organizacional. Faz-se então uma análise conjunta, a fim de identificar aquelas ações gerenciais consideradas pelo setor automotivo como sendo mais importantes, tanto para garantir, quanto para avaliar a eficácia do processo de projeto e desenvolvimento do produto. Classifica-se essas ações em ações gerenciais de garantia e de avaliação de acordo com critérios fornecidos pelas normas ISO da qualidade. Finalmente, com base nas ações gerenciais de avaliação, define-se indicadores e se propõe um índice de eficácia único e flexível, que pode ser calculado utilizando-se, tanto dados organizacionais, quanto setoriais para fins de avaliação comparativa e benchmark.

Melhoria contínua; Método do incidente crítico; Eficácia; Projeto e desenvolvimento do produto; ServQual


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