Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias competitivas e prioridades competitivas da manufatura: um estudo exploratório

Resumos

No processo de redescoberta da Manufatura presenciado nos últimos anos, vários têm sido os trabalhos publicados clamando pela necessidade de se tratar a mesma sempre sob uma ótica estratégica dentro das empresas. Sob este contexto, este trabalho relata sobre o conceito de Estratégia da Manufatura e sobre a estrutura lógica de uma modelo de integração das atividades de Planejamento e Controle da Produção a uma Estratégia da Manufatura, proposto pelos autores. A proposta principal do artigo é apresentar alguns dados de uma pesquisa de campo realizada em 12 empresas representativas operando no estado de São Paulo, no tocante às suas Estratégias Competitivas e Prioridades Competitivas da Manufatura. Os dados mostram principalmente que o conceito de Estratégia da Manufatura, tal como está aqui formalizado, era praticamente desconhecido pelas empresas, havendo muito pouca integração da Manufatura com as Unidades de Negócios as quais ela pertencia.

Estratégia da Manufatura; Estratégia Competitiva; Prioridades Competitivas da Manufatura; Planejamento e Controle da Produção


In the process of re-discovering of Manufacturing observed in the last years, many works have been published claiming that it is necessary to deal with Manufacturing always under a strategic vision in the company. At this context, this paper relates about the Manufacturing Strategy concept and about a logic framework of a model of integration of Production Planning and Control in a Manufacturing Strategy, proposed by this authors. The main proposal of this paper is to show some dates of an exploratory research, made in twelve representative companies operating in São Paulo State about theirs Competitive Strategies and Manufacturing Competitive Priorities. The results of this research show mainly that the companies presented an incipiente diffusion of Manufacturing Strategy concepts and a small integration between the Manufacturing and its Business Unit.

Manufacturing Strategy; Competitive Strategy; Manufacturing Competitive Priorities; Production Planning and Control


Estratégias competitivas e prioridades competitivas da manufatura: um estudo exploratório

Silvio R. I. PiresI; Oswaldo L. AgostinhoII

IDoutor em Engenharia de Produção, professor do mestrado em Engenharia de Produção da UNIMEP. Rodovia Santa Bárbara/Iracemápolis, km 1.5, Santa Bárbara d'Oeste, SP, 13450-000, fone (0194) 632311, fax (0194) 228204

IIDoutor em Engenharia Mecânica, professor da EESC/USP

RESUMO

No processo de redescoberta da Manufatura presenciado nos últimos anos, vários têm sido os trabalhos publicados clamando pela necessidade de se tratar a mesma sempre sob uma ótica estratégica dentro das empresas.

Sob este contexto, este trabalho relata sobre o conceito de Estratégia da Manufatura e sobre a estrutura lógica de uma modelo de integração das atividades de Planejamento e Controle da Produção a uma Estratégia da Manufatura, proposto pelos autores. A proposta principal do artigo é apresentar alguns dados de uma pesquisa de campo realizada em 12 empresas representativas operando no estado de São Paulo, no tocante às suas Estratégias Competitivas e Prioridades Competitivas da Manufatura.

Os dados mostram principalmente que o conceito de Estratégia da Manufatura, tal como está aqui formalizado, era praticamente desconhecido pelas empresas, havendo muito pouca integração da Manufatura com as Unidades de Negócios as quais ela pertencia.

Palavras chave: Estratégia da Manufatura, Estratégia Competitiva, Prioridades Competitivas da Manufatura, Planejamento e Controle da Produção

ABSTRACT

In the process of re-discovering of Manufacturing observed in the last years, many works have been published claiming that it is necessary to deal with Manufacturing always under a strategic vision in the company.

At this context, this paper relates about the Manufacturing Strategy concept and about a logic framework of a model of integration of Production Planning and Control in a Manufacturing Strategy, proposed by this authors. The main proposal of this paper is to show some dates of an exploratory research, made in twelve representative companies operating in São Paulo State about theirs Competitive Strategies and Manufacturing Competitive Priorities.

The results of this research show mainly that the companies presented an incipiente diffusion of Manufacturing Strategy concepts and a small integration between the Manufacturing and its Business Unit.

Keywords: Manufacturing Strategy, Competitive Strategy, Manufacturing Competitive Priorities, Production Planning and Control

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

  • PIRES, S.R.I., "Integração do Planejamento e Controle da Produção a uma Estratégia da Manufatura", Tese de Doutorado, Escola de Engenharia de São Carlos/USP, 1994.
  • PORTER, M., "Competitive Advantage - Creating and Sustaining Superior Performance", Free Press, New York, 1985.
  • SKINNER, W., "Manufacturing-Missing Link in Corporate Strategy", Harvard Business Review, May-June, 136- 145, 1969.
  • SKINNER, W., "The Focused Factory", Harvard Business Review, May-June, 113-121, 1974
  • WHEELWRIGHT, S.C.,"Manufacturing Strategy: Defining the Missing Link", Strategic Management Journal, Vol. 5, 77- 91, 1984.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    23 Nov 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 1994
Associação Brasileira de Engenharia de Produção Av. Prof. Almeida Prado, Travessa 2, 128 - 2º andar - Room 231, 05508-900 São Paulo - SP - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: production@editoracubo.com.br