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Production, Volume: 22, Número: 3, Publicado: 2012
  • Aprendizagem por cooperação em rede: práticas de conhecimento em arranjos produtivos locais de software

    Reis, Ana Paula dos; Amato Neto, João

    Resumo em Português:

    O presente artigo objetiva contribuir para o estudo das redes de conhecimento em aglomerações produtivas por meio da análise de processos de aprendizado de pequenas e médias empresas (PMEs) de software . O estudo consiste em uma pesquisa exploratória e qualitativa de multicasos, tendo sido realizado em três arranjos produtivos locais (APLs) brasileiros (Campinas-SP, Belo Horizonte-MG e Blumenau-SC), envolvendo 14 empresas e 10 entidades e instituições de apoio. Tal análise buscou ressaltar, dentre outros aspectos: a) estrutura dos arranjos produtivos; b) principais fontes de aprendizagem; e c) ambiente de confiança necessário para tal aprendizagem. Para a coleta dos dados utilizou-se entrevista semiestruturada voltada aos principais agentes de governança do setor e às PMEs. Os resultados apontam para a eficácia da organização interinstitucional em rede de cooperação na gestão dos processos de aprendizagem formal e informal em setores intensivos de conhecimento.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to contribute to the study of knowledge networks in regional clusters, by means of an analysis of the learning process in software small and medium enterprises (SME). The study consists of a multi-case exploratory and qualitative research in three Brazilian local productive arrangements (LPA) in Campinas, Belo Horizonte and Blumenau, involving 14 enterprises and 10 support institutions. The purpose of this analysis was to detach, among other aspects: a) the structure of clusters; b) the main learning sources and; c) the environment of trust necessary to this learning process. Data was collected through semi-structured interviews carried out with the main governance actors of the sector and with the SMEs. The results pointed out to the efficacy of inter-institutional organization through cooperation networks for the management of formal and informal learning processes in knowledge-intensive sectors.
  • Uma investigação sobre a relação entre o projeto do produto e produção em uma montadora automotiva e fornecedores de motores que adotam a modularidade

    Rodrigues, Edilson Alves; Carnevalli, José Antonio; Miguel, Paulo Augusto Cauchick

    Resumo em Português:

    A modularidade pode ser entendida como um conjunto de conceitos que leva a novas possibilidades de arquitetura de produto, bem como novas maneiras de organização da produção, possibilitando a transferência de atividades ao longo da cadeia de suprimentos automotiva. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é investigar o emprego da modularidade no projeto de produto e na produção, considerando uma situação de relação específica entre uma montadora de veículos comerciais e fornecedores de motores, no âmbito do consórcio modular. É também analisada a relação entre a modularidade no projeto de produto e na produção. Para a consecução desses objetivos é adotada a abordagem metodológica de estudo de caso. Os resultados apresentam algumas influências que ocorrem entre o projeto do produto e a produção e vice-versa, uma parte delas esperadas, reforçando o caráter confirmatório dos dados coletados. Constata-se que o conceito de modularidade pode ser aplicado ao processo produtivo sem necessariamente que o produto tenha sido concebido em módulos, ou seja, a partir de um produto existente é possível montar seus componentes formando subconjuntos em uma lógica modular. Os dados confirmam ainda que a estrutura do produto de um veículo comercial favorece a sua divisão em módulos. Adicionalmente, a gestão da cadeia de suprimentos na montadora é simplificada em comparação ao sistema de produção convencional, pois parte das responsabilidades da montadora é transferida para os fornecedores.

    Resumo em Inglês:

    Modularity can be understood as a set of concepts that leads to new product architecture and production organization. This enables the transference of value-added activities throughout the automotive supply chain. In this context, the aim of this paper is to investigate modularity adoption in product design and in production by considering a specific situation of the relationship between a commercial vehicle assembler and engine suppliers. In order to fulfil those objectives, a case-based research was employed as the methodological approach. The results presented some influences that occur between product design and production and vice-versa - part of them were expected. This reinforces the confirmatory nature of the empirical data. The modularity concept may be applied to a productive process not necessarily designed in modules, i.e. it is possible to assemble components as from an existing product, resulting in sub-sets in a modular logic. Data also confirmed that the product architecture of a commercial vehicle favours product division in modules. Moreover, the supply chain management is simplified compared to the traditional production system, as part of the responsibilities is transferred to the suppliers.
  • Seleção de atributos em avaliações sensoriais descritivas

    Rossini, Karina; Anzanello, Michel José; Fogliatto, Flavio Sanson

    Resumo em Português:

    A seleção dos atributos a serem avaliados em uma análise sensorial é fundamental no planejamento de painéis sensoriais. O processo de seleção visa reduzir a lista de atributos a serem apresentados aos julgadores, evitando assim fadiga aos membros do painel, porém mantendo atributos significativos na caracterização das amostras avaliadas. Este artigo apresenta um método para seleção de atributos em painéis sensoriais baseados em avaliações descritivas das amostras, tais como os métodos QDA (Quantitative Descriptive Analysis) e Spectrum. O método proposto utiliza Análise de Componentes Principais para identificação dos atributos mais relevantes e então aplica Análise Discriminante para classificação das amostras em formulações distintas. O método é aplicado em um estudo de caso em que cubos de carne com molho são caracterizados em painel sensorial utilizando o método QDA. O método proposto reduz significativamente o número de atributos a serem avaliados e conduz à satisfatória acurácia de classificação das amostras em formulações.

    Resumo em Inglês:

    The selection of attributes from a group of candidates to be assessed through sensory analysis is an important step when planning sensory panels. When selecting attributes, it is desirable to reduce the list of those to be presented to panelists in order to avoid fatigue, however keeping the attributes that are relevant to the sensory characterization of samples. This paper presents a multivariate method for attribute selection in descriptive sensory panels, such as those used in the QDA (Quantitative Descriptive Analysis) and Spectrum protocols. The proposed method is implemented using Principal Component Analysis and Descriptive Analysis, and it is evaluated in a case study where beef cubes in stew, used as combat ration by the American Army, are characterized in sensory panels through the Spectrum method. The method significantly reduced the number of attributes to be considered in sensory panels, while yielding satisfactory accuracy in the classification of samples.
  • Gestão do pré-desenvolvimento de produto: estudo de casos na indústria de equipamentos médico-hospitalares

    Mendes, Glauco Henrique de Sousa; Toledo, José Carlos de

    Resumo em Português:

    O pré-desenvolvimento engloba as primeiras etapas do processo de desenvolvimento de novos produtos, nas quais as decisões são mais estratégicas e tomadas, geralmente, com alto grau de incerteza. O objetivo é analisar e discutir as práticas de gestão do pré-desenvolvimento em um conjunto de empresas de pequeno e médio portes da indústria de equipamentos médico-hospitalares. A análise é baseada num modelo conceitual, desenvolvido a partir da revisão bibliográfica, composto por cinco dimensões de gestão: orientação estratégica; processo; organização; avaliação; e ferramentas. A pesquisa de campo indica que as empresas estudadas apresentam deficiências na adoção e estruturação de boas práticas de gestão do pré-desenvolvimento. O modelo conceitual proposto serve de base para análise, estruturação e melhoria das atividades e do desempenho do pré-desenvolvimento.

    Resumo em Inglês:

    The fuzzy front end encompasses the first stages of new product development process. In that phase and period, the decisions are more strategic and are usually made with a high degree of uncertainty. This article aims to analyze and discuss the fuzzy front end management practices in small and medium medical device companies. The analysis is based on a conceptual model that was developed from the literature review and it consists of five dimensions of management: strategic orientation, process, organization, evaluation and tools. The results provide evidence that the studied companies have deficiencies in the adoption of best practices for managing the fuzzy front end, and the conceptual model suggested could serve as a basis for analysis, structuring and improving the fuzzy front end activities and performance.
  • Impacto dos modelos de referência e maturidade no gerenciamento de projetos: estudo exploratório em projetos de tecnologia da informação

    Berssaneti, Fernando Tobal; Carvalho, Marly Monteiro de; Muscat, Antonio Rafael Namur

    Resumo em Português:

    Modelos de maturidade e modelos de referência em gerenciamento de projetos têm sido implantados de forma crescente na área de tecnologia da informação (TI). Este artigo tem por objetivo analisar o impacto do grau de maturidade organizacional em gerenciamento de projetos e o da adoção de modelos de referência no sucesso de projetos de TI. Foi adotada a abordagem de pesquisa quantitativa, com levantamento junto a 51 profissionais da área. Os resultados apontam para correlação positiva entre o grau de maturidade organizacional em gerenciamento de projetos e a satisfação das demandas dos stakeholders (principais interessados no projeto). Também foi constatada relação estatística positiva entre a adoção do PMBoK e o sucesso de projetos de TI, no que concerne ao atendimento dos requisitos e satisfação das demandas dos stakeholders.

    Resumo em Inglês:

    Project management maturity and project management reference models have been widely adopted on information technology (IT) companies. This article aims to analyze the impact of project management maturity level and adopt reference models on IT projects performance (success). A quantitative research approach was used, including a survey with 51 professionals from the sector. Results showed positive impact between project management maturity level and meeting of stakeholders' demands. A positive statistical correlation was also found in firms that develop information technology projects through PMBoK adoption concerning meeting requirements and meeting of stakeholders' demands.
  • Identificação dos fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de produtos de empresas de biotecnologia do estado de Minas Gerais

    Samaan, Monique; Salgado, Eduardo Gomes; Silva, Carlos Eduardo Sanches da; Mello, Carlos Henrique Pereira

    Resumo em Português:

    O processo de desenvolvimento de produtos é crítico para a competitividade das empresas, devido ao aumento da variedade de produtos, à redução do ciclo de vida dos produtos e principalmente à internacionalização dos mercados. Dessa forma, a identificação dos fatores críticos de sucesso é imprescindível no desenvolvimento de um novo produto devido ao alto grau de risco e incerteza. O presente trabalho tem como objetivo principal a identificação dos fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de produtos (DP) das empresas de biotecnologia do estado de Minas Gerais. O método de pesquisa utilizado foi a survey, ou seja, um questionário foi elaborado e enviado para uma amostra de 31 empresas do setor de biotecnologia do estado de Minas Gerais, a fim de coletar informações necessárias. As variáveis foram correlacionadas pelo método de regressão dos mínimos quadrados parciais. Desse modo, foram identificadas as variáveis que tendem a contribuir, limitar ou são neutras com relação ao tempo de desenvolvimento e aumento da idade da empresa.

    Resumo em Inglês:

    New product development process is critical to companies' competitiveness due to the increased variety of products, reduction of product life cycle and, especially, internationalization of markets. Thus, critical success factors identification are essential in new product development because of the high degree of risk and uncertainty. The main purpose of the present study was to identify the critical success factors in product development of biotechnology companies in the State of Minas Gerais. The research method used was the survey; a questionnaire was prepared and sent to a sample of 31 companies from the biotechnology sector in the State of Minas Gerais in order to collect the necessary information. Thus, the variables that tend to contribute, limit, or are neutral with respect to new product development time and age of company were identified.
  • Abordagem para identificação de oportunidades de projetos em organizações sociais: desenvolvimento e estudo de caso

    Silveira, Patrícia da; Ribeiro, José Luis Duarte; Paula, Istefani Carisio de

    Resumo em Português:

    Este artigo aborda os processos de iniciação da gestão de projetos, a fim de propor uma abordagem para identificação de oportunidades e definição do escopo preliminar de projetos no âmbito de organizações sociais. A proposta está estruturada em dez etapas agrupadas em quatro macroetapas: (i) planejamento, (ii) coleta de informações, (iii) identificação de oportunidades e (iv) concepção do escopo preliminar dos projetos. A abordagem foi aplicada em uma organização comunitária, como estudo de caso, gerando seis oportunidades de projetos. As conclusões revelaram que a abordagem apresentada oferece uma visão completa dos elementos a serem considerados na concepção de projetos voltados para organizações sociais e favorece o engajamento dos membros dessas organizações.

    Resumo em Inglês:

    This article presents the initiation processes of project management. An approach to the identification of opportunities and the preliminary definition of projects scope within social organizations was proposed. The proposal was structured in ten steps grouped into four macro-steps: (i) planning, (ii) information gathering, (iii) identification of opportunities, and (iv) preliminary definition of project scope. The approach was applied to a community organization, as a case study, generating six project opportunities. The findings showed that the presented approach provides a complete overview of the elements to be considered in the design of projects aimed at social organizations and it grants the engagement of the members of these organizations.
  • A produção mais limpa como ferramenta da sustentabilidade empresarial: um estudo no estado do Rio Grande do Norte

    Pimenta, Handson Claudio Dias; Gouvinhas, Reidson Pereira

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve como objetivo avaliar a produção mais limpa - PmL como ferramenta da sustentabilidade empresarial através de uma série de estudos de múltiplos casos em empresas do estado do Rio Grande do Norte. Para tanto, foi aplicada a metodologia de PmL modelo SEBRAE (2005) em três empresas: uma indústria de alimentos (empresa 1), uma indústria de confecções (empresa 2) e uma concessionária de veículos (empresa 3). Pelos resultados, destacam-se, na empresa 1, ações de substituição de matéria-prima, otimização do uso de água e energia. Na empresa 2, otimização do uso de tecido e modificação tecnológica. Por fim, na empresa 3, as medidas de segregação na fonte e reciclagem externa de resíduos. Contudo, foram evidenciadas melhorias nas vertentes ambiental, social e econômica, preconizadas pela sustentabilidade empresarial. Entretanto, faz-se necessário mais transparência da alta administração no comprometimento com a continuidade das ações para, diante disto, melhor enquadrar a PmL como uma ferramenta da sustentabilidade.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this stydy was to assess the Cleaner Production - CP as a corporate sustainability tool, through a multiple case study in companies from the State of Rio Grande do Norte. To this end, our research methodology approach used the CP methodology from SEBRAE (2005) and applied it to the food industry (Company 1), the textile industry (Company 2) and to a car dealer (Company 3). Results highlighted, among other variables, the specific sustainability focus of any observed cleaner production activity. In company 1, raw material substitution, optimization of water and energy usage were the main foci. In Company 2, the foci were the optimization of fabric usage and technological modification (installation of washing equipment for the printing plates; before that, there was not control of water usage in this process, resulting in increased water consumption and disposal of waste). Company 3 was focused on source segregation and external recycling. However, these results pointed out that environmental, social and economic improvements demand corporate sustainability; and more commitment from executive management is needed to consider CP as an effective sustainable tool.
  • Desenvolvimento de um modelo para avaliar a sustentabilidade corporativa

    Zamcopé, Fábio Cristiano; Ensslin, Leonardo; Ensslin, Sandra Rolim

    Resumo em Português:

    Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um modelo de avaliação da sustentabilidade corporativa, construído com base no sistema de valores, interesses e preferências dos decisores de uma indústria têxtil. Como instrumento de intervenção utilizou-se a metodologia multicritério de apoio à decisão - construtivista (MCDA-C), por essa possibilitar a identificação de um conjunto de indicadores de desempenho que caracterizam a sustentabilidade e por mensurar o grau de alcance das propriedades analisadas da organização quanto ao seu compromisso com a sustentabilidade. O modelo possibilitou aos decisores a compreensão das principais questões de sustentabilidade e ações necessárias para resolvê-las, além de proporcionar a medição de desempenho e avaliação do progresso para melhorias contínuas. Entre as ações geradas a partir do modelo, destaca-se a criação de um comitê de sustentabilidade, revisão do planejamento estratégico, fortalecimento dos canais de comunicação e programas de conscientização para os funcionários, fornecedores e demais envolvidos.

    Resumo em Inglês:

    This paper introduces the development of an assessment model for corporate sustainability, which was built based on the system of values, concerns and preferences of decision makers from a textile factory. The Multi-criteria for Decision Aid - Constructivist (MCDA-C) methodology was used, enabling to identify a set of performance indicators that features the company's sustainability and to measure the degree of properties range considered by the organization about its commitment to sustainability. The model allowed decision makers to understand the key sustainability issues and actions needed to resolve them, and provide performance measurement and evaluation of progress toward continuous improvement. Among the actions generated by the model, there are the creation of a committee of sustainability, strategic planning review, strengthening of communication channels and awareness programs for employees, suppliers and others involved.
  • Novas economias: uma proposta de significação

    Vaccaro, Guilherme Luís Roehe; Silva, Débora Oliveira da; Camargo, Luís Felipe Riehs; Pohlmann, Christopher Rosa

    Resumo em Português:

    Este trabalho propõe-se a significar o termo "Novas Economias", trazendo elementos teóricos e empíricos para alicerçar a discussão e a construção desse conceito. A discussão inicia-se pela proposição de cinco dimensões que são apresentadas como norteadoras do conceito de Novas Economias: i) competitividade; ii) empreendedorismo; iii) sustentabilidade; iv) inovação; e v) orientação ao mercado. Em seguida apresenta-se um survey realizado com 120 empresas instaladas no Estado do Rio Grande do Sul. Esta pesquisa visou medir o quanto as empresas consideram-se preparadas para competir nas Novas Economias. Os resultados evidenciam indícios significantes de que as empresas consultadas percebem a importância das dimensões propostas, inclusive julgando-se preparadas para atuar à luz desse conceito.

    Resumo em Inglês:

    This study proposes a meaning to the expression "New Economies", bringing theoretical and practical elements as a basis for the discussion and construction of that concept. The discussion begins with the proposition of five guiding dimensions for the concept of New Economics: i) competitiveness; ii) entrepreneurship; iii) sustainability; iv) innovation; and v) market orientation. Then, it presents a survey conducted with 120 companies from the State of Rio Grande do Sul aiming to measure the extent to which they consider themselves ready to compete in the New Economics. The results show significant evidence that the companies realize the importance of the proposed dimensions, judging themselves prepared to act according to that concept.
  • Análise das relações entre estratégia de produção, práticas e desempenho operacional

    Silva, Eliciane Maria da; Santos, Fernando César Almada; Castro, Mário de

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve o objetivo de verificar quais são as melhores práticas de produção para o setor moveleiro no Brasil, mediante a análise das relações entre as práticas de produção implantadas e prioridades competitivas e, também, entre indicadores de desempenho. A revisão teórica centrou em definir o pressuposto para o estudo das melhores práticas e realizar uma sistematização da literatura. Posteriormente, foi desenvolvida a pesquisa prática mediante uma survey em 99 empresas. Para a análise dos dados, foi empregada a técnica de modelagem de equações estruturais com o método de estimação dos mínimos quadrados ponderados. Os resultados revelaram que as práticas nas áreas de desenvolvimento de novos produtos, recursos humanos e planejamento e controle de produção estavam alinhadas à estratégia de produção e contribuíram para a melhoria de indicadores de desempenho operacional, sendo assim consideradas melhores práticas para o contexto estudado. Foram feitas discussões e sugestões para pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this work was to identify the best production practices for the furniture sector through the analysis of the relationship between implemented production practices, competitive priorities and improvement on operational performance indicators. The empirical research was an explanatory cross-sectional survey. Data were collected from interviews and direct observation on the shop-floor of 99 furniture companies. The technique used for data analysis was the Structural Equation Modeling (SEM) with the Weighted Least Square (WLS) estimation method. Results indicated that practices in the area of development of new products, human resources and production planning and control were aligned with manufacturing strategy and contributed to enhance operational performance indicators, therefore being regarded as best practices in the context under study. Discussion and suggestions for further research have been added.
  • Sustentabilidade e cadeia de suprimentos: uma perspectiva comparada de publicações nacionais e internacionais

    Dias, Sylmara Lopes Francelino Gonçalves; Labegalini, Letícia; Csillag, João Mário

    Resumo em Português:

    O objetivo do artigo é apresentar um quadro de referência de conceitos da Gestão da Sustentabilidade na Cadeia de Suprimentos (GSCS) para auxiliar pesquisas futuras na tentativa de integração intra e interorganizacional fundamentada em aspectos da sustentabilidade. Trata-se de um artigo teórico, cujo procedimento metodológico adotado foi o desk research em periódicos da área de gestão e operações, realizado em duas etapas. Na primeira, buscou-se visualizar os estudos da temática em seis importantes periódicos internacionais da área, totalizando 53 artigos entre 1954 e 2009. Esta etapa gerou uma evolução da temática, contribuindo para apontar tendências. Na segunda, foram revisados seis periódicos nacionais da área de administração. Selecionaram-se 11 artigos, publicados entre 1961 e 2009, resultando em um panorama da temática no contexto acadêmico brasileiro. O conceito de GSCS apareceu apenas em 2007, o que mostra a atualidade do tema, embora este seja a junção de temáticas anteriormente estudadas.

    Resumo em Inglês:

    This article provides a reference frame of concepts in Supply Chain Sustainability Management (SCSM), helping future research in the attempt to integrate intra and interorganizational choices based on the aspects of sustainability in supply chains. It is a theoretical study and the methodological procedure adopted was the desk research, organized in two steps. Firstly, the theme study was analyzed in six international journals, totaling 53 articles between 1954 and 2009. This step generated an evolution of the area, helping to pinpoint trends. Secondly, six domestic journals were reviewed and 11 articles were selected between 1961 and 2009, resulting in an overview of the theme in the Brazilian academic context. The concept of GSCS appeared only in 2007, which shows the relevance of the topic; although this is a gathering of topics previously studied separately.
  • As relações do projeto de produtos com a cadeia de suprimentos: um estudo de caso no setor de eletrodomésticos

    Santos, Andrea Cristina dos; Forcellini, Fernando Antonio

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é a investigação da cadeia de suprimentos como outra dimensão da engenharia simultânea no projeto de produtos. Com base na revisão da literatura, foram identificadas quatro dimensões de investigação de relacionamento do projeto de produtos com a cadeia de suprimentos: abordagem de processos de negócios, envolvimento de clientes no projeto de produtos, envolvimento dos fornecedores no projeto de produtos e modularização de produtos. Desenvolveu-se um estudo de caso de um elo da cadeia de suprimentos do setor de eletrodomésticos, com o propósito de investigar os relacionamentos da cadeia de suprimentos com o projeto de produtos. Ao final, são analisadas as implicações dos resultados da pesquisa para inserção da cadeia de suprimentos, como outra dimensão da engenharia simultânea, no projeto de produtos.

    Resumo em Inglês:

    This paper seeks to investigate the supply chain as another dimension of concurrent engineering in product design. Based on the literature review, four dimensions of investigation of relationship between product design and supply chain were identified: the business processes approach, the involvement of clients and suppliers in product design, and the modularization of products. In order to investigate the relations between the supply chain and product design, a case study of a link in the home appliance sector's supply chain was carried out. At the end, the implications of the research results were analyzed with the purpose of including the supply chain as another dimension of concurrent engineering in product design.
  • Estágios organizacionais da logística: estudo de caso em organização hospitalar filantrópica

    Araújo, Érica Aparecida; Araújo, Adriana Cristina; Musetti, Marcel Andreotti

    Resumo em Português:

    Hospitais são fundamentais para a sociedade devido à sua função socioeconômica e, principalmente, por promover a saúde em todos os sentidos. Mas possuem várias carências de gestão administrativa e qualidade com maior valor agregado, entre outras. Um dos temas que tem se sobressaído na dinâmica da gestão empresarial e que busca agregar valor e vantagens competitivas sustentáveis é a logística, porém esta é uma área relativamente inexplorada. Nesse contexto, o objetivo do estudo é identificar o estágio da logística e seu arranjo organizacional em uma organização hospitalar. Para tanto, utilizou-se uma abordagem qualitativa-exploratória, seguida de revisão de literatura, que visa a estruturação do conhecimento da logística, e estudo de caso. A coleta de dados foi realizada por pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Os resultados permitiram apurar modificações na estrutura organizacional do hospital, contemplando a logística, e identificar que a instituição encontra-se no estágio 2, além de ressaltar as barreiras e os facilitadores do processo de adaptação.

    Resumo em Inglês:

    Hospitals are fundamental to society due to their socioeconomic function, especially, for promoting health in all senses. However, they face a shortage of administrative management, aggregated values with quality, and so on. One of the issues that stands out in the business management dynamics, that seeks to add sustainable competitive advantages and values, is the logistics, despite being a relatively unexplored area. In this context, the objective of this study was to identify the stage of logistics and its organizational arrangement in a hospital organization. To this end, an exploratory-qualitative approach followed by a bibliographical one and a case study were used, aiming at structuring the knowledge of logistics. Data collection was performed through documentary research and semi-structured interviews. The results enabled to determine changes in the organizational structure of the hospital, contemplating the logistics dimension, and to identify that it reaches Stage 2 and it also highlights the barriers and facilitators of the adaptation process.
  • Certificação de fornecimento e custos de transação: resultados do Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores - Prodfor

    Aquino, André Carlos Busanelli de; Meneguette, José Tarciso; Pagliarussi, Marcelo Sanches

    Resumo em Português:

    O presente estudo teve dois objetivos complementares: entender o desenvolvimento da instituição privada Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores (Prodfor), um programa específico de padronização e certificação de fornecedores locais de produtos e serviços no estado do Espírito Santo; e testar se o programa causou redução de custos de transação para as mantenedoras nas compras de bens e serviços. Foram utilizados os conceitos da nova economia institucional para desenvolver hipóteses a respeito do impacto da certificação sobre o desempenho de compras das empresas mantenedoras. Os resultados da pesquisa de campo e dos testes de média não paramétricos indicam que houve redução nos custos de transação das empresas compradoras após a implantação do programa. Complementarmente, verificou-se que houve maior redução nos custos de transação relacionados às atividades posteriores (ex post) às transações de compra em comparação com os custos associados às atividades anteriores à transação de compra (ex ante).

    Resumo em Inglês:

    This research had two main purposes: understanding the development of the private institution "Programa Integrado de Desenvolvimento e Qualificação de Fornecedores - (PRODFOR)", a program directed to the standardization and certification of local suppliers in the State of Espirito Santo; and testing hypotheses related to the program's impact on the transaction costs of the buyer companies. The concepts from the New Institutional Economics were used in order to develop hypotheses regarding the impact of certification on the sponsors' buying performance. The results obtained from the field research and the non-parametric tests of equality of means revealed that the certification caused a reduction on both the ex-ante and the ex-post buyers' transaction costs. Moreover, it was possible to observe that the impact was greater on the ex-post transaction costs.
  • Estudo da logística de distribuição física de um laticínio utilizando lógica fuzzy

    Santos, Alysson Vinícius Neves dos; Felix, Leonardo Bonato; Vieira, José Geraldo Vidal

    Resumo em Português:

    Este estudo versa sobre a viabilidade da aplicação da lógica fuzzy para auxiliar o gerente de uma indústria de laticínios na tomada de decisão na área de logística de distribuição física. O estudo de caso realizado numa indústria de laticínios de pequeno porte em Minas Gerais identificou que, a cada novo pedido solicitado via internet, o profissional de logística manipula ao mesmo tempo um grande número de informações e decide, com base na sua experiência, a melhor forma de distribuição desses pedidos. A proposta deste trabalho é apresentar um modelo fuzzy como uma alternativa de apoio aos métodos tradicionais de processamento de pedidos e tomada de decisão logística. Os resultados permitiram concluir que o modelo foi transcrito de forma adequada ao problema proposto ao apresentar as mesmas decisões tomadas pelo especialista e que, se observados os pontos fracos detectados, este modelo pode se constituir em importante ferramenta para a competitividade das indústrias.

    Resumo em Inglês:

    This study focuses on the viability of fuzzy logic application to assist the management of a dairy industry in the process of decision-making in physical distribution logistics. The case study, carried out in a small dairy industry in the State of Minas Gerais, identified that, for each new order request via internet, the logistician copes with a large amount of information at the same time and decides, based on experience, the best way to distribute such orders. The purpose of this research was to present a fuzzy model as an alternative support to traditional methods for order processing and logistics decision-making. The results showed that the model adequately reproduced the problem proposed as it produced the same decisions made by the specialist and, if the weak points detected are observed, this model can be used as an important tool for the competitiveness of industries.
  • Fatores de satisfação com o uso de autônomos no transporte rodoviário de cargas

    Wanke, Peter Fernandes

    Resumo em Português:

    No Brasil, o transporte de cargas é predominantemente rodoviário e depende fortemente da subcontratação de motoristas autônomos. Este artigo apresenta resultados de survey conduzido com 105 embarcadores - listados no Ranking Exame Melhores e Maiores - para avaliar os principais fatores relacionados à satisfação com os serviços prestados pelos autônomos, agrupando-se as empresas contratantes (embarcadores) em termos de necessidades comuns de serviço. Os resultados apontam para três grandes grupos de embarcadores, nos quais a qualidade de serviço percebida depende do uso intensivo de autônomos, do volume de carga transportado anualmente e do nível de exigência quanto à segurança dos carregamentos.

    Resumo em Inglês:

    In Brazil, cargo transportation services are predominantly based on truckloads and are dependent mostly on for-hire trucking. This paper reports on a survey conducted with 105 carriers - listed at "Exame - Melhores e Maiores" magazine ranking - to evaluate the major factors related to the satisfaction with the services provided, and also to cluster carriers in terms of common requirements of transportation services. Results indicate three major groups of carriers, in which the service quality perceptions depend on the intensive use of for-hire trucking, the aggregate volume transported per year, and the shipments required safety levels.
  • Um estudo sobre a implantação de sistemas ERP: pesquisa realizada em grandes empresas industriais

    Oliveira, Lindomar Subtil de; Hatakeyama, Kazuo

    Resumo em Português:

    A notável expansão dos sistemas ERP gerou muitas discussões entre especialistas, pesquisadores e empresários, no intuito de encontrar uma explicação para os diversos casos de sucesso e insucesso na sua implantação. O objetivo desse estudo empírico foi identificar nas 50 maiores empresas industriais atuantes no Brasil quais os principais fatores que dificultam ou contribuem para o processo de implantação de sistemas ERP. Tratou-se de uma pesquisa aplicada e exploratória. Além do levantamento bibliográfico, elaborou-se um questionário estruturado com 29 perguntas, o qual foi respondido pelos gestores de TI (tecnologia de informação) das empresas selecionadas. Os resultados demonstraram que fatores relacionados às dificuldades funcionais do sistema, customização, adaptação aos processos de negócio e carências do ERP no apoio aos planos estratégicos globais foram alguns dos pontos considerados mais complexos. Essencialmente, outros fatores concernentes ao intenso treinamento, engajamento das principais lideranças, fatores humanos, sociais e culturais também foram referidos.

    Resumo em Inglês:

    The large utilization of ERP systems has become the scope of discussion among specialists, researchers and professionals of the area, with the purpose of finding an answer for the success and failure cases on ERP implementation. This paper aimed to present an experimental study with the 50 biggest industrial companies with activities in Brazil in order to identify the main factors that contribute or hinder ERP implementation processes. This study was characterized by an applied and exploratory research. Besides the bibliographical survey, a structured questionnaire containing 29 questions was elaborated by the researchers and then responded by the IT (Information Technology) managers of the selected companies. Results showed that the factors concerning system functionality difficulties, customization, adjustment to business processes, and lack of support by ERP systems on global strategic plans were some of the points considered as the most complex by the companies. Other critical questions regarding users' intensive training; engagement of main leaderships; human, social and cultural factors were evaluated as of great importance.
  • Um estudo empírico do impacto da governança de TI no desempenho organizacional

    Lunardi, Guilherme Lerch; Becker, João Luiz; Maçada, Antônio Carlos Gastaud

    Resumo em Português:

    Recentemente, tem sido foco de interesse entre os executivos o tema governança de TI, de modo a justificar os investimentos realizados em Tecnologia da Informação (TI). Algumas pesquisas têm levantado indícios de que empresas que possuem bons modelos de governança de TI apresentam resultados superiores aos de seus concorrentes. Entretanto, as pesquisas científicas realizadas até agora não permitiram concluir se um desempenho superior da governança de TI se reflete no resultado financeiro. Dessa forma, buscou-se verificar se as empresas que adotaram mecanismos de Governança de TI melhoraram seu desempenho financeiro, comparando indicadores de performance pré e pós-adoção. O estudo permitiu concluir que as empresas que adotaram tais mecanismos melhoraram significativamente seu desempenho quando comparadas ao grupo de empresas que não possuía tais mecanismos, especialmente em relação às medidas de rentabilidade. Identificou-se, ainda, que a diferença entre o desempenho das empresas com governança de TI e as demais foi mais intensa no ano seguinte à adoção do que no ano em que os mecanismos foram adotados.

    Resumo em Inglês:

    Recently, there has been a great deal of interest from the part of many organizations in the concept of IT governance in order to justify Information Technology (IT) investments. Some studies have shown that companies which have good IT governance models generate higher returns of their IT investments than their competitors. However, there is a lack of scientific research confirming that effective IT governance leads to better financial performance. In this paper, we attempt to determine whether companies that have adopted IT governance mechanisms have improved their financial performance, by measuring pre and post adoption performance indicators. We observed that companies that have adopted IT governance practices have significantly improved their performance when compared to those which have not, particularly in relation to profitability. Furthermore, we found that the differences in performance between companies which have adopted IT governance mechanisms and those which have not are more pronounced in the year following the adoption than in the year in which they were adopted.
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