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PRODUÇÃO DE SENTIDOS E POSICIONAMENTO POLÍTICO NA MÍDIA IMPRESSA BRASILEIRA

PRODUCCIÓN DE SENTIDOS Y DE POSICIONAMIENTO POLÍTICO EN MEDIOS IMPRESOS BRASILEIROS

PRODUCTION OF MEANINGS AND POLITICAL POSITIONING IN BRAZILIAN PRINT MEDIA

Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar o papel da mídia impressa jornalística na produção de discursos e sentidos sobre o acontecimento histórico que foi o afastamento da presidente Dilma Rousseff de suas funções. A análise compreende e enfoca o posicionamento político adotado por um jornal e sua disponibilidade para veicular posições diferentes daquelas adotadas por esse órgão de comunicação. Para fins de análise, foi selecionado o jornal Folha de S. Paulo, de grande circulação e com presença significativa no cenário nacional. O conteúdo do jornal, bem como suas manchetes e capas, foram examinados tanto sob o enfoque quantitativo quanto qualitativo. Resultou que o jornal mantém um posicionamento uniforme e contrário ao governo eleito e destituído, o que é compartilhado com outros órgãos de comunicação. Como resultado, pode-se dizer que esse fato faz parte de um processo político de dominação realizado no âmbito da comunicação, contrariando os princípios democráticos.

Palavras-chave:
Mídia; Sentido; Psicologia Social

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