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Corporeidade e representações sociais: agir e pensar a docência

Corporeity and social representations: acting and thinking about teaching

Este estudo procurou refletir sobre as manifestações corporais do professor e as representações construídas sobre sua profissão. Participaram da pesquisa estudantes de pedagogia e estudantes de pós-graduação em gestão escolar. Os sujeitos examinaram três fotografias extraídas de uma dinâmica de grupo onde pessoas representavam os papéis de professores. Eles foram requisitados a apontar dentre as figuras quais eram reais professores e a justificar as respostas. Com esta metodologia, foi possível identificar quais manifestações corporais foram identificadas como típicas de ser professor. Percebeu-se que os julgamentos baseados nas fotografias refletiam as formas de interação professor-aluno. Para os graduandos em pedagogia, a palavra "postura" e descrições de gestos indicaram representações centradas na ação dos professores. Para os pós-graduandos, verbos de ação e referências aos outros envolvidos na relação revelaram uma representação mais dinâmica da relação professor-aluno.

representações sociais; linguagem não verbal; relação professor-aluno; formação docente; identidade docente


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