Acessibilidade / Reportar erro

Representação social do corpo na mídia impressa

Social representation of the body in press media

O presente estudo teve como objetivo investigar as representações sociais do corpo veiculadas pela mídia impressa em revistas de circulação nacional. Trata-se de uma pesquisa documental de caráter exploratório-descritiva, na qual foram contemplados todos os números das revistas Boa Forma, Estilo e Saúde entre 2005 e 2006, totalizando 88 artigos. As seções das revistas foram distribuídas em dois corpus que compunham temáticas sobre o corpo comuns entre as revistas: beleza e saúde. A análise dos dados foi realizada por meio de uma Classificação Hierárquica Descendente, com auxílio do programa ALCESTE. Os resultados indicam que as representações sociais do corpo nessas revistas contemplam dois principais aspectos: o primeiro, prático, contempla aspectos eminentemente físicos, relativos à estética e à saúde corporal; e o segundo, de caráter mais subjetivo, representa o corpo como uma unidade físico-psíquica, que prioriza o equilíbrio e o bem-estar para se alcançar uma vida mais saudável.

Representações sociais; corpo; mídia


Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com