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ENTRE A IGUALDADE E A DIFERENÇA NOS DISCURSOS DO PROJETO SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS

ENTRE LA IGUALDAD Y LA DIFERENCIA: LOS ENGAÑOS DISCURSIVOS DE LA DIVERSIDAD SEXUAL EN EL PROYECTO SALUD Y PREVENCIÓN EN LAS ESCUELAS

BETWEEN EQUALITY AND DIFFERENCE: THE SEXUAL DIVERSITY’S DISCURSIVE TRAPS AT THE PROJECT HEALTH AND PREVENTION AT SCHOOLS

Resumo

A diversidade sexual tem sido uma questão amplamente discutida nos diversos espaços sociais, inclusive na escola. O objetivo deste artigo é analisar o discurso jurídico acerca da diversidade sexual presente nos materiais documentais do projeto governamental brasileiro chamado Saúde e Prevenção nas Escolas. Primeiramente, são expostos os elementos teóricos e metodológicos utilizados, inspirados sobretudo na concepção do discurso de Michel Foucault. Em seguida, é feita uma exposição e discussão dos resultados encontrados, em relação ao discurso jurídico presente nos materiais analisados. Problematiza-se a presença, nos documentos, de elementos baseados em recursos da justiça, como a igualdade entre os homens, respeito às diferenças e luta contra o preconceito e a “judicialização da vida”. Por fim, apresentam-se algumas considerações finais que discutem o discurso em sua função de produção de realidades, questionando o duplo jogo da defesa da igualdade e as suas ciladas.

Palavras-chave:
Igualdade social; Preconceito; Sexualidade

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