Acessibilidade / Reportar erro

GORDURA, DISCRIMINAÇÃO E CLASSISMO: UM ESTUDO COM JOVENS DE SANTIAGO DO CHILE

Resumo

O estudo da obesidade, desde o ponto de vista da psicologia social, tem sido feito, principalmente, através de pontos de vista cognitivos e de conduta, o que omite os contextos sociais donde se realizam juízos discriminatórios. Com o objetivo de entender os contextos nos quais se constrói a gordura, e a sua interação com outras formas de exclusão social, fizemos um estudo qualitativo baseado na população juvenil de Santiago, Chile. Trabalhamos com três grupos de discussão, foram analisados seguindo as orientações da teoria fundada. Neste relatório apresentamos os resultados relativos à construção da gordura e a sua vinculação com as classes sociais. A gordura constitui uma condição que define a pessoa como ansioso/a, preguiçoso/a e disforme, o que justifica a ação da discriminação.

Os atributos pelos quais são excluídas as pessoas gordas coincidem com os usados historicamente para discriminação de pobres, donde concluímos que constitui uma nova forma de classismo.

Palavras-chave:
obesidade; peso corporal; discriminação racial; estigma

Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com