Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia & Sociedade, Volume: 20, Número: 3, Publicado: 2008
  • Editorial

    Maheirie, Kátia
  • Dançando o pesar do mundo

    Spindler, Patrícia; Fonseca, Tania Mara Galli

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva pensar as formas mais recentes de viver no mundo, tomando os sujeitos como efeitos de múltiplos desdobramentos produzidos em torno da experiência do viver. Para isso, utiliza a dança contemporânea como mediadora, relacionando-a com certos modos de viver no contemporâneo. É por essa esteira que o leitor é convidado a traçar um caminho por algumas vias que permeiam o plano no qual estamos inseridos, o contemporâneo. No decorrer dessa viagem, encontramos o dançar. Esse movimento se insere na trajetória da dança contemporânea, permitindo-nos deparar com a possibilidade de fazer uso dessa experiência como auxílio para continuar pensando o contemporâneo como ponto-chave da problematização.

    Resumo em Inglês:

    This article aims at thinking the most recent ways of living in the world, considering the subjects as effects of multiple fractions produced around the living experience. For that, it uses the contemporary dance as an intermediary, relating it to certain ways of living in the contemporaneity. Through this course, we invite the reader to trace a path through some ways that permeate the plan in which we are inserted, the contemporaneity. As this trip goes on, we find the dance. This move is inserted in the trajectory of contemporary dance, allowing us to face the possibility of using this experience as an aid to keep thinking the contemporaneity as the key point of the problem.
  • Biopsiquiatria e bioidentidade: política da subjetividade contemporânea

    Martins, Anderson Luiz Barbosa

    Resumo em Português:

    Tendo como ponto de partida o surgimento do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-III) a partir da década de 1980, marco das transformações na clínica psiquiátrica, o autor procura analisar a relação entre os discursos e práticas da psiquiatria Biológica e seus efeitos no processo de produção da subjetividade. Tomando como referência a tese foucaultiana de que a medicina é uma estratégia biopolítica, procuramos mostrar o processo de gestão do corpo e medicalização da saúde como formas de controle que encarnam o biopoder na contemporaneidade.

    Resumo em Inglês:

    Having as a start the emergence of the Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorder (DSM-III) in the 80's, mark of transformations in psychiatric clinic, the author aims to analyze the relationship between discourses and practices of the Biological Psychiatry and their effects in production and subjectivity processes. Taking as reference Foucault's theory which states that medicine is a biopolitic strategy, we intended to describe the process of body management and medicalization of health as controlling forms which represent biopower nowadays.
  • Modos de vida de internos do sistema penitenciário capixaba

    Tavares, Gilead Marchezi; Menandro, Paulo Rogério Meira

    Resumo em Português:

    Partindo do referencial da RedSig e da filosofia espinosana, este trabalho objetivou investigar os modos de vida produzidos na e pela prisão, apostando no conhecimento de alguns circunscritores do processo de constituição de pessoas que habitam os presídios. Foram realizadas duas entrevistas com quatro internos do Instituto de Readaptação Social de Vila Velha (ES), com um período de espaçamento de um ano entre elas. A análise das entrevistas seguiu no aporte metodológico das Práticas Discursivas como produção de sentidos, implicando adotar postura construcionista e ressignificar a relação entre sujeito e objeto para fora da idéia cristalizada de dualidade. Os quatro casos investigados são apresentados a partir da iluminação das histórias de vida dos sujeitos entrevistados, de seus sentimentos em relação à experiência da vida prisional e de seus modos de vida.

    Resumo em Inglês:

    Stemming from the RedSig referential and Spinozian philosophy, this work had as objective to investigate ways of life produced in and by the prison, anchored on the knowledge of some constraints of the process of constitution of people who live in prisons. Two interviews with four interns of Instituto de Readaptação Social (Social Readaptation Institute) of Vila Velha (Espírito Santo State, Brazil), were performed, one year apart. The analysis of the interviews proceeded on the methodological approach of Discursive Practices as production of meaning, implying the adoption of a constructionist posture and re-signification of the relation between subject and object outside the crystallized idea of duality. The four investigated cases are presented after the highlight of the life histories of the interviewed subjects, of their feelings towards prison life experience and their ways of life.
  • Tecendo relatos, versões e cenas: etnografia de um evento violento

    Bonamigo, Irme Salete

    Resumo em Português:

    A partir da etnografia de um evento e com base no referencial teórico-metodológico da Teoria do Ator-Rede, este artigo tem por objetivo abordar o tema violências na contemporaneidade, de modo a dar visibilidade à multiplicidade e à complexidade que envolve a sua discussão e a infinitude de variáveis em jogo. A "violência" é compreendida como efeito de redes compostas por elementos heterogêneos, híbridos de natureza-cultura, de humanos e não-humanos, do científico, do político, do afetivo e do tecnológico. Desta forma, a "violência" não se configura como ponto de partida, mas como ponto de chegada, como resultado de um processo que envolve mediadores em sua fabricação e que, além das práticas consideradas violentas, abrange as traduções da categoria, as inscrições dessas práticas e as estratégias de gestão e controle.

    Resumo em Inglês:

    Starting with the ethnography of an event and based upon the theoretic-methodological referential of the Actor-Network Theory, the aim of this article is to come close to the subject of violence in the contemporaneity, in such a way that may grant visibility to the multiplicity and complexity which involves its discussion and the infinitude of the variables at stake. "Violence" is understood as an effect of networks made up of heterogenic elements, nature-culture hybrids, of humans and no humans, of the scientific, the political, the affective and the technological. In this way, "violence" doesn't configure itself as a starting point, but as an arrival, as a result of a process that involves mediators in its own making and that, beyond the practices considered to be violent, comprises the translations of the category, the inscriptions of those practices and the strategies of management and control.
  • O olhar da psicologia no abrigo: uma cartografia

    Marques, Cecília de Castro e; Czermak, Rejane

    Resumo em Português:

    O presente trabalho investiga os modos de subjetivação em um núcleo de abrigos residenciais de proteção à infância e adolescência do Estado do Rio Grande do Sul, buscando perceber as possibilidades de atuação da psicologia que propiciem a expansão da vida dos abrigados de modo singular e criativo. A cartografia foi utilizada como método de investigação, e assim traçou-se um mapa que contempla as instâncias individuais, coletivas e institucionais envolvidas na constituição desse território. Encontramos atravessamentos da lógica disciplinar que tende a produzir sujeitos massificados junto à exacerbação dos fenômenos contemporâneos de enfraquecimento de laços, enfraquecimento da função simbólica e enfraquecimento da reflexão tanto individual quanto coletiva, acompanhados de manifestações de violência. Perante essa realidade, as práticas de grupo mostraram-se uma estratégia potente por possibilitarem aos sujeitos a expressão coletiva de suas questões como uma alternativa a soluções individualizantes.

    Resumo em Inglês:

    The present study verifies the forms of subjectivity in a nucleus of residential shelters for protection of childhood and adolescence in the State of Rio Grande do Sul, Brazil. We aimed at grasping possible performances of psychology in the expansion of the lives of the sheltered youth in a singular and creative way. Cartography was used as an investigative method, and we drew a map considering the individual, the collective, and the institutional instances comprising this realm. We observed influences of the disciplinary logic that tends to produce stereotyped individuals, along with the exacerbation of contemporary phenomena such as the weakening of bonds, the weakening of symbolic functions, the weakening of both collective and individual reflection, followed by acts of violence. Facing this reality, the group exercises proved to be a strong strategy as they enabled the individuals to express their questions collectively as an alternative to individualistic solutions.
  • Adolescência e institucionalização numa perspectiva de vinculação

    Mota, Catarina Pinheiro; Matos, Paula Mena

    Resumo em Português:

    O presente artigo procura problematizar as implicações da institucionalização de jovens em Portugal, dando relevância à qualidade das relações e laços afectivos na reorganização interna da esfera emocional. A vinculação é entendida enquanto processo contínuo, em que as relações com figuras afectivamente significativas permitem reestruturar bases seguras nos jovens. A institucionalização em casas de abrigo ou orfanatos é geradora de sentimentos de perda e abandono, podendo a integração ser ainda mais dificultada pela desconfiança e pelo medo do desconhecido. Sublinha-se o carácter transformador das relações afectivamente estáveis dentro e fora das instituições que poderão promover a adaptação psicossocial e a construção de representações mais favoráveis acerca de si e do mundo ao longo do ciclo vital.

    Resumo em Inglês:

    The present paper aims to discuss the implications of the adolescent's institutionalization in Portugal, giving relevance to the quality of affective relations and bonds for the internal reorganization of the emotional sphere. Attachment is understood as a continuous process, where the relationships with significant emotional figures allow reorganization of secure bases in adolescents and young adults. The institutionalization in shelter houses or orphanages generates feelings of loss and abandonment in the adolescents, and the process of integration is accompanied by mistrust and the fear of the unknown. An emphasis is put on the reconstructive character of stable affective relations developed with members of the institutions and outer contexts, promoting psychosocial adaptation and the construction of more favourable representations of self and the world along the life cycle.
  • Contexto institucional, discurso em sala de aula e pensamento infantil: pedagogia re-examinada

    Arvind, Gaysu R.

    Resumo em Português:

    Neste momento em que a credibilidade da educação publica na Índia se encontra enfraquecida, há uma necessidade de analisar o discurso pedagógico em termos de organização e estrutura do conhecimento, práticas escolares que o medeiam, e as formas como é experienciado pelas crianças. Construindo sobre os trabalhos de Vygotsky, Bernstein e Brumer, um relato mais abrangente da análise pedagógica pode ser realizado para conectar a perspectiva sociológica das práticas educativas com a compreensão psicológica dos processos de aprendizado. Abordando os achados da pesquisa realizada em dois diferentes gêneros de cenário pedagógico, o estudo proporciona um corpo de evidência que sugere um papel forte do contexto educacional na estruturação de identidades sociais e mudanças na vida dos estudantes; e suas implicações para a reforma das práticas e políticas educacionais.

    Resumo em Inglês:

    At this time when credibility of public schooling in India is at low ebb, there is a need to analyze pedagogic discourse in terms of organization and structure of knowledge, school practices that mediate it, and the ways in which it is experienced by children. Building upon the works of Vygotsky, Bernstein and Bruner, a more encompassing account of pedagogic analysis can be realized that links sociological perspective of teaching practices with psychological understanding of learning processes. Drawing on findings from research in two different genres of pedagogic setting, the study provides a body of evidence that suggests strong role of the schooling context in framing social identities and life chances of learners; and its implications for reforming educational practice and policy.
  • Procesos de negociación de significado en una escuela normal mexicana

    Estrada Rodríguez, Pedro Antonio; Mercado Maldonado, Ruth

    Resumo em Português:

    Neste trabalho analisamos alguns processos de negociação de significado e desenvolvimento de micro-políticas nas experiências dos docentes e autoridades em uma escola normal mexicana após a reforma à educação normal de 1997. Neste programa de estudos estipula-se que os estudantes realizem os estágios escolares durante o último ano da faculdade. O estudo foi focado nas atividades que realizaram os docentes de forma prévia aos estágios do pré-serviço com a primeira geração de estudantes do plano de 1997 do Bacharelado em Educação Primária (Ensino Básico). No artigo mostramos como os docentes e autoridades da normal do estudo, transitaram por um processo de negociação de significado e geração de micro-política na sua realização com a proposta curricular nacional e a maneira com a qual foram organizados, sob um esquema que concebemos como comunidade de prática cultivada.

    Resumo em Espanhol:

    En este trabajo, analizamos algunos procesos de negociación de significado y desarrollo de micropolíticas en las experiencias de docentes y directivos en una escuela normal mexicana con la reforma a la educación normal de 1997. En dicho plan de estudios se estipula que los estudiantes realicen prácticas escolares durante el último año de la carrera. El estudio se enfocó en las actividades que realizaron los docentes de manera previa a las prácticas del preservicio con la primera generación de estudiantes del plan de 1997 de la Licenciatura en Educación Primaria. En el artículo mostramos cómo los docentes y el personal directivo de la normal del estudio, transitaron por un proceso de negociación de significado y generación de micropolíticas en su relación con la propuesta curricular nacional y la forma en que se organizaron bajo un esquema que concebimos como comunidad de práctica cultivada.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, we analyze the experiences of teachers and principals in a Mexican teachers' college following the teacher education reform of 1997. In the aforementioned study program, it is stipulated that students undertake practice in schools during the final year of their degree course. The study focuses on the activities carried out by teachers prior to the pre-service practice with the first generation of students from the 1997 Primary Education degree program. In the paper, we show how the teachers and administrative staff at the teachers' college have adapted by means of a process of negotiation of meaning and the generation of micropolitics in their relationship with the national proposal, and the way in which they are organized as part of a scheme that we conceive as community of practice cultivated.
  • Educação de jovens e adultos em uma análise psicossocial: representações e práticas sociais

    Naiff, Luciene Alves Miguez; Naiff, Denis Giovani Monteiro

    Resumo em Português:

    A pesquisa teve como objetivo conhecer as representações sociais de alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual no município do Rio de Janeiro. Entrevistamos 247 estudantes sobre quais motivos os levaram a abandonar os estudos e a voltar a estudar no programa EJA. Utilizamos uma tarefa de evocação livre com o termo indutor ESTUDAR. Os dados foram analisados com auxílio do programa de computador EVOC 2003. Os resultados apontaram para a necessidade de trabalhar como um dos principais motivos que levam à evasão, ao mesmo tempo em que a volta é motivada pela exigência do mercado trabalho por maior escolaridade. Esses dados foram corroborados pela análise das evocações, nos levando a concluir que o provável núcleo central das representações sociais sobre ESTUDAR contém elementos relacionados, principalmente: ao mercado de trabalho, a uma ação importante na vida do indivíduo e a um futuro melhor.

    Resumo em Inglês:

    The present study aims at understanding the social representations of students enrolled in the Youth and Adults Educational Program (Educação de Jovens e Adultos -EJA) carried out by a state school in Rio de Janeiro, Brazil. In total, 247 students were interviewed on the reasons why they dropped out of school and, later on their lives, decided to go back to the EJA program. We also used the activity called "free thinking" with the conduction of the term STUDY. Data were analyzed with the computer program EVOC 2003. The results showed that the necessity to work is the main reason for abandoning school, while the choice of finishing school is motivated by the demands of the job market for higher education. As a conclusion, we found that social representations about STUDYING include different aspects especially: job market, an important alternative for the individual's life and a better future.
  • Novos desafios dos jovens na atualidade: trabalho, educação e família

    Raitz, Tânia Regina; Petters, Luciane Carmem Figueredo

    Resumo em Português:

    Os dilemas da juventude na atualidade se apresentam não somente de forma inédita e desafiante, mas se constituem como um complexo e grave problema de crise do trabalho juvenil no Brasil. Este estudo foi realizado com jovens do Ensino Médio em um município litorâneo do interior de Santa Catarina. As estratégias utilizadas pelos jovens na relação "trabalho, educação e família", numa nova ética do trabalho na sociedade contemporânea, se constituiu na problemática central. A pesquisa realizada foi de natureza quantitativa e qualitativa, através da aplicação de questionários e entrevistas (grupo focal) com o objetivo de identificar a situação de educação e de trabalho desses jovens. Os resultados indicam a necessidade de políticas públicas para a juventude que sinalizem a emergência de se repensar propostas de educação e trabalho que atendam as condições juvenis, em conseqüência da incerteza que hoje rodeia o mercado de trabalho.

    Resumo em Inglês:

    The dilemmas of youth nowadays are presented not only in a new and challenging way, but they constitute a complex and serious problem of crisis of youth work in Brazil. This study was conducted with young high school students in a coastal city in the interior of Santa Catarina. The strategies that young people use in the relation "work, education and family", in a new ethic of work in contemporary society, was the central issue. A quantitative and qualitative survey was conducted through the use of questionnaires and interviews (focus group) in order to identify the situation of education and work of these young people. The results indicate the need for public policies for youth showing the emergency to rethink proposals for education and working conditions that meet the youth as a result of the uncertainty that now surrounds the labour market.
  • Famílias evangélicas baianas e o processo de nomeação

    Rabinovich, Elaine Pedreira; Costa, Lívia A. Fialho da; Franco, Anamélia Lins e Silva

    Resumo em Português:

    Foram realizadas 20 entrevistas com famílias evangélicas, moradoras de Salvador, Bahia, Brasil, perguntado-se quem e por que os nomes de seus filhos foram escolhidos. Investigou-se concomitantemente quando ocorreu, por que e quais as conseqüências da adesão a crenças pentecostais na vida pessoal e familiar. Os resultados apontaram os nomes escolhidos como bíblicos, após a conversão, sob a alegação de que tais nomes trariam uma boa "direção" às vidas de seus filhos, sendo que as igrejas não interferem diretamente nesta escolha. A adesão a uma Igreja evangélica, nos moldes como ocorre atualmente no Brasil, parece reorientar a vida familiar, sendo que os casais relatam mudanças totais em suas vidas após a conversão, e "família" passa a ser definida como casal e filhos, em que a maior influência é a igreja.

    Resumo em Inglês:

    Twenty interviews were conducted with Evangelical families that live in the city of Salvador, state of Bahia, Brazil. The interviewer asked who chose the names of the children and why the names were chosen. The study also investigated when and why adherence to Evangelical beliefs happened and what consequences it brought to personal and family life. Results showed that after conversion the chosen names were biblical, with the justification that such names would give a good "direction" to their children's lives and that the churches do not interfere directly on their decision. Adherence to an Evangelical Church, as it currently occurs in Brazil, seems to re-direct family life, as complete changes are reported to occur in their familial and personal lives after the conversion, and family starts to be defined as couple & children upon whom the biggest influence is the church.
  • Os idosos e o uso de próteses auditivas: identificando os repertórios interpretativos que justificam essa decisão

    Ribeiro, Luciana M.; Rasera, Emerson F.

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi descrever os repertórios interpretativos utilizados por idosos deficientes auditivos sobre a decisão de usar próteses auditivas. Foram entrevistados cinco idosos, de ambos os sexos, deficientes auditivos e usuários de próteses auditivas. Os dados foram analisados segundo as propostas de análise do discurso influenciadas pela perspectiva construcionista social. Como resultados, observamos que os usuários de prótese justificaram a sua decisão através da utilização de cinco repertórios: (1) o incômodo da repetição; (2) em busca da prevenção e autocuidado; (3) aproveitando um recurso tecnológico benéfico; (4) os benefícios superam as limitações e (5) a virtude da resignação. Buscando combater as fragilidades de cada um desses repertórios, os mesmos foram utilizados de maneira combinada. Concluímos, então, que, ao utilizar tais repertórios, os entrevistados procuraram legitimar sua decisão de usar a prótese auditiva, mostrando que a mesma foi tomada de maneira criteriosa e que, portanto, deve ser respeitada.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to describe the interpretative repertoires used by hearing impaired elders in choosing to use hearing aids. Five hearing impaired elders, of both sexes, who used hearing aids, were interviewed. Data analysis was performed according to Discourse Analysis by Constructionist Approach. As results, we observed that the hearing aid users justified their decision using five repertoires: (1) The disturb of repetition; (2) Seeking prevention and self-care; (3) Taking advantage of a beneficial technological resource(4) The benefits surpass the limitations (5) The virtue of resignation. Seeking to combat the fragilities of each of these repertoires, they were used in a combined manner. We concluded that, when such repertoires were used, the interviewers sought to legitimize their decision to use hearing aids, demonstrating that this decision was taken in a critical manner and so must be respected.
  • Cuidado psicoprofiláctico del embarazo: experiencias de mujeres y hombres

    Sapién López, José Salvador; Córdoba Basulto, Diana Isela; Salquero Valázquez, María Alejandra

    Resumo em Português:

    Procurou-se conhecer experiências e significações de homens e mulheres em Psicoprofilaxis Perinatal (PP) para avaliá-la como método de preparação para o nascimento. Foram entrevistados 4 casais grávidos que freqüentavam a PP, e observados 5 casais e 3 mulheres com antecedentes psicoprofiláticos. A PP proporcionou conhecimentos, desenvolveu habilidades e reforçou atitudes de homens e mulheres para cuidados na gravidez, gestação, parto e educação. Além disso, permitiu-lhes lidar com adversidades de cuidados hospitalares e cuidados médicos. Comportamentos maternos treinados (maneiras de respirar, distensão abdominal, decúbito lateral) e presença paterna durante o nascimento incomodaram a gineco-obstetras. Os achados indicam que a PP é aconselhável para obter bem-estar, porém os serviços médicos não estão preparados para sua assimilação, dado o contexto cultural e institucional de dominação masculina e feminização do processo reprodutivo e da carência de políticas preventivas em saúde reprodutiva.

    Resumo em Espanhol:

    Se buscó conocer experiencias y significaciones de hombres y mujeres en Psicoprofilaxis Perinatal (PP) para valorarla como método que prepara para el nacimiento. Fueron entrevistadas 4 parejas embarazadas que asistían a PP, y observadas 5 parejas y 3 mujeres, con antecedentes psicoprofilácticos, que presentaron ahí a sus hijos. La PP proporcionó conocimientos, desarrolló habilidades y reforzó actitudes de mujeres y hombres para cuidar embarazo, gestación, nacimiento y crianza. También les permitió afrontar adversidades de atención hospitalaria y trato médico. Comportamientos maternos entrenados (formas de respirar, distensión abdominal, posición en decúbito lateral) y presencia paterna durante el nacimiento incomodaron a gínecoobstetras. Los hallazgos indican que la PP es recomendable para obtener bienestar, pero los servicios médicos no están preparados para asimilarla, dado el contexto cultural e institucional existente de dominación masculina y feminización de los procesos reproductivos, y la debilidad actual de las políticas preventivas en salud reproductiva.

    Resumo em Inglês:

    The purpose was to know experiences and meanings of men and women in Perinatal Psychoprofilaxis (PP) in order to value this method of training for childbirth. Four pregnant couples were interviewed during PP, and 5 couples and 3 women, with psychoprofilactic history, were observed introducing their babies. The PP gave knowledge, developed abilities and reinforced attitudes of women and men for pregnancy care, gestation, childbirth and nursing. It also permitted them to face difficulties with personnel and medical attention. Mother's trained behaviors (ways of breathing, abdominal distention, assuming lateral decubitus position) and paternal presence during the childbirth annoyed gynecologists. Findings indicate that the PP is advisable to get well-being, but medical services are not prepared to include it, because of the present cultural and institutional context, characterized by masculine domination and feminized reproductive processes, and the current weakness of prevention politics at reproductive health.
  • Cuidadores: seus amores e suas dores

    Machado, Aline Gonçalves; Merlo, Álvaro Roberto Crespo

    Resumo em Português:

    Investigaram-se as implicações do trabalho na saúde psíquica dos auxiliares e técnicos de enfermagem que trabalham em unidades críticas de um hospital cardiológico. O aporte teórico utilizado foi o da Psicodinâmica do Trabalho. Os dados foram obtidos através de entrevistas individuais, sendo analisados de forma qualitativa com base na análise de conteúdo. Evidenciou-se que o trabalho proporciona aos profissionais equilíbrio psíquico, na medida em que eles encontram um espaço de criação e reconhecimento daquilo que fazem. Porém, pode-se mostrar nocivo a este equilíbrio na medida em que o trabalhador também sofre com a dor dos pacientes e com o desgaste físico do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This study researched the implication of work in the psychological health of nursing assistants who work in critical units of a cardiology hospital. The theoretical approach was the psychodynamics of work. The information was obtained through individual interviews, and analyzed qualitatively by the content analysis method. The results indicate that work provides psychic balance, as the professionals find a space of creation and recognition of what they do. However it can be harmful to psychic balance as the worker also suffers with the patient's pain and with the physical weariness caused by work.
  • Saúde mental no trabalho: contradições e limites

    Vasconcelos, Amanda de; Faria, José Henrique de

    Resumo em Português:

    Ao longo do desenvolvimento do capitalismo, a concepção do que seja a saúde do trabalhador modificou-se, passando do patamar da 'preocupação com a sobrevivência do corpo' para a 'preocupação com a saúde mental do trabalhador'. A gestão da saúde foi sendo incorporada às novas formas de gestão dos empreendimentos capitalistas, mas a despeito disso, o sofrimento no trabalho continua, expresso em manifestações como estresse, fadiga crônica, burnout, DORT etc. Este artigo busca identificar e analisar, através de um estudo de caso, as contradições existentes acerca das estratégias organizacionais adotadas sobre Saúde Mental no Trabalho, tendo como referência a percepção dos trabalhadores. Os resultados mostraram que os programas de saúde são baseados em intervenções pontuais, paliativas e estão relacionados ao sistema de controle da organização atuando em cima dos efeitos da organização do trabalho, não se baseando numa real preocupação com a saúde do trabalhador.

    Resumo em Inglês:

    Along the capitalism development, the conceptions of worker's health has changed, passing from the "preoccupation with the surviving of the body" to the "preoccupation with the worker's mental health". Management of health has been incorporated to the new capitalist enterprising management forms, but in spite of that, the suffering of the worker goes on, expressed in physical manifestations like stress, and chronicle fatigue, burnout and DORT. This essay tries to identify and analyze, through a case study, the existing contradictions about the organizational strategies adopted on mental health at work/labor, having as a reference the workers' perception. The results show that health programs are based in ad hoc and palliative interventions related to the control system of the organization, acting on the effects of work organization, and not based on a real preoccupation with the worker's health.
  • Por uma política de acesso aos direitos das mulheres: sujeitos feministas em disputa no contexto brasileiro

    Adrião, Karla Galvão; Toneli, Maria Juracy Filgueiras

    Resumo em Português:

    Pretendemos discutir sobre o tema dos "sujeitos feministas no campo político", levando em consideração as transformações discursivas pelas quais o campo do movimento feminista vem passando nas ultimas décadas. Esses discursos mostravam-se consoantes com os contextos de embates políticos atuais, indicando: a) novas ações no mundo político, b) disputas pelo reconhecimento de novas identidades dentro do feminismo, e c) a evidência da problemática do(s) sujeito(s) do feminismo como uma questão central para o movimento feminista brasileiro na atualidade. Nosso objetivo com este artigo é discutir essas mudanças no interior do feminismo brasileiro a partir da análise comparativa de dois momentos distintos: o 3º e o 10º 'Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe', ambos ocorridos no Brasil, respectivamente, em 1985 e em 2005.

    Resumo em Inglês:

    We intend to discuss the theme "feminist subjects on the political field", considering the discursive changes for which the field of the feminist movement has been going in the last decades. These discourses showed consonance with the contexts of the late political struggles, indicating: a) new actions in the political environment, b) disputes on recognizing new identities within the feminism, and c) the evidence of the problematic of feminist subjects as a central theme for the Brazilian feminist movement nowadays. Our goal with this article is to discuss these changes within Brazilian feminism through the comparative analysis of two distinct moments: the third and the tenth 'Latin-American and Caribbean Feminist Meeting' both happened in Brazil, in 1985 and 2005, respectively.
  • A psicologia social como história

    Gergen, Kenneth J.
Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com