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Psicologia & Sociedade, Volume: 24, Número: 2, Publicado: 2012
  • Editorial Editorial

    Mayorga, Claudia; Rasera, Emerson; Prado, Marco Aurélio Máximo
  • Acepções de identidade na obra de Jürgen Habermas: subsídios para uma psicologia social criticamente orientada Artigos

    Lima, Aluísio Ferreira de

    Resumo em Português:

    Jürgen Habermas pode ser apresentado como um dos mais conhecidos e produtivos autores no âmbito da filosofia, ciências sociais e psicologia social. Suas contribuições, discussões e proposições sobre as coordenadas pós-nacionalistas, identidade humana, individual e coletiva, por exemplo, têm sido referência obrigatória para diversas disciplinas das ciências humanas e tornaram-se objeto de crítica para diversos intelectuais. Com o objetivo de colaborar na compreensão da leitura habermasiana acerca das questões envolvendo a identidade humana, discutiremos como a questão da identidade foi sendo trabalhada nos textos prévios a proposição da Teoria da Ação Comunicativa (I), a seguir apresentaremos as principais ideias desenvolvidas em sua obra Teoria da Ação Comunicativa e a releitura que faz da Psicologia Social de G. H. Mead para pensar a socialização e a individuação (II) e, finalmente, as contribuições que tem apresentado para a Psicologia Social, sobretudo, para a questão da identidade e dos processos de reconhecimento (III).

    Resumo em Inglês:

    Jürgen Habermas can be presented as one of the most known and productive authors in the scope of the philosophy, social sciences and social psychology. His contributions, discussions and proposals on the coordinate post-nationalists, the individual and collective identities, for example, have been obligatory reference for diverse disciplines of Human Sciences and became object of critic for many theorists. With the aim to cooperate in the understanding of the habermasiana reading, mainly the questions involving the human identity, we discuss how the issue of identity was introduced in his initial Works (I), then present the main ideas developed in his Theory of Communicative Action and the re-reading he makes of the Social Psychology by G. H. Mead to think on socialization and individuation (II) and, finally, the contributions that he has been presenting for Social Psychology, over all, for the question of the identity and the processes of recognition (III).
  • Reflexões sobre o desenvolvimento da psicologia soviética: focando algumas omissões da interpretação ocidental Artigos

    Rey, Fernando Luis González

    Resumo em Português:

    O presente artigo discute algumas questões desconhecidas na Psicologia Ocidental em relação com a Psicologia Soviética, a qual se tem representado de forma dominante no Ocidente a partir de seu núcleo hegemônico de Moscou. Este artigo constrói uma nova interpretação em relação a alguns dos eixos relevantes da Psicologia Soviética que permaneceram ocultos sob o domínio da Teoria da Atividade, a qual norteou a Psicologia Soviética até meados dos anos setenta do século passado. Junto com essa análise histórica, são trazidos à luz alguns psicólogos soviéticos muito pouco conhecidos no Ocidente, cujas posições são discutidas em diálogo com algumas das posições mantidas por L. S. Vygotsky em diferentes momentos de sua obra.

    Resumo em Inglês:

    This paper discusses issues which have remained unknown concerning Soviet psychology in Western Psychology, which has been dominantly represented on the basis of its Moscow's dominant core. The paper builds a new interpretation concerning some of the axis of the history of that psychology which remained in dark under dominant Theory of activity, which ruled Soviet psychology until the middle of the seventies decade of the last century. Besides this historical analysis, some of the more relevant Soviet psychologists, who have been quite unknown in the Western, are bringing into the light in dialog with some of L.S.Vygotsky's positions in different moments of his work.
  • O conceito identidade como recurso para estudar transições

    Noriega, José Ángel Vera; Medina, Jesús Ernesto Valenzuela

    Resumo em Português:

    Neste artigo, abordam-se aspectos do conceito teórico Identidade, suas origens, suas possibilidades explicativas na pós-modernidade e sua situação atual. Apresenta-se um modelo conceitual integrador, nomeado genericamente Enfoque Cultural da Identidade, que permite incorporar a visão dialética do individual tanto como do coletivo. O modelo explica como se reproduz a cultura, mantendo a estabilidade estrutural, e como os fatores relacionados tanto com a cultura como com a estrutura social influem nas situações de transição nas diferentes etapas da vida. Os conceitos Capital de Identidade e Estilo de Identidade derivam-se da formulação feita por James Marcia pela metade dos anos sessenta, a mesma que é propagada por James Côté e por Michael Berzonsky para explicar os processos sociopsicológicos e psicossociais envoltos na definição de si mesmo ou identidade. A partir desses dois conceitos é construída uma categorização para a análise dos processos psicossociais em cenários de transição.

    Resumo em Espanhol:

    Se aborda el concepto teórico Identidad, sus orígenes, las posibilidades explicativas en la pos-modernidad y su situación actual, se presenta un modelo conceptual integrador, denominado genéricamente Enfoque Cultural de Identidad, que incorpora tanto la visión de lo individual como de lo colectivo de manera dialéctica. El modelo explica cómo se reproduce la cultura, manteniendo la estabilidad estructural y como los factores relacionados tanto con la cultura como la estructura social influyen en situaciones de transición en las diferentes etapas de vida. Los conceptos de capital de identidad y estilo de identidad se derivan de la formulación hecha por James Marcia a mediados de los años sesentas, expandida por James Côté y extendida por Michael Berzonsky para explicar los procesos socio-psicológicos y psico-sociales involucrados en la auto-definición o identidad. A partir de ambos conceptos se construye una categorización que permite el análisis de procesos psico-sociales en escenarios de transición.

    Resumo em Inglês:

    Relevant aspects of the theoretical concept Identity are treated in this paper, its origins, its possibilities in the postmodernism, and its actual situation. An integrative conceptual model, named Culture-Identity Framework is presented, which allow to incorporate dialectically both, the view of individuality and the view of collectivity. The model explains how culture reproduces itself, maintaining the structural stability, and how the factors related with the culture as well as the social structure do influence the transitions in the different life stages. Identity Capital and Identity Style concepts stem from the formulation made by James Marcia in the mid 60's, is expanded by James Côté and extended by Michael Berzonsky as their efforts to explain the social-psychological and the psycho-social processes -their emphasis, respectively- involved in the self-definition or identity. Both concepts permit the construction of a categorization framework which allow for the analysis of these processes in transition scenarios.
  • Historicizando a teoria da atividade: do embate ao debate Artigos

    Piccolo, Gustavo Martins

    Resumo em Português:

    O presente artigo busca, mediante um processo de revisão de literatura, investigar analiticamente as origens, fundamentos e a estrutura da teoria da atividade, entendida como uma forma dialética de relação entre o homem e a realidade histórico-concreta, cuja materialidade é capital ao processo formativo do psiquismo humano. Tal teoria deriva-se dos estudos de Vygotsky e é sistematizada em seu aparato conceitual por Leontiev. Além disso, trazemos ao corpo do texto fundamentos acerca das discussões sobre a validade da teoria da atividade e as possíveis fontes epistemológicas e ideológicas das críticas dirigidas a tal aparato conceitual, objetivando transformar tal embate em um debate acalorado, todavia, profundamente comprometido para com uma psicologia crítica e transformadora.

    Resumo em Inglês:

    This article aims, through a process of literature review, analytically investigate the origins, bases and structure of activity theory, understood as a form of dialectical relationship between man and the concrete historical reality, whose materiality is a crucial element to the formative process of the human psyche. This theory derives from Vygotsky studies, being systematized in its conceptual apparatus by Leontiev. Moreover, we bring in the body of text the principles of the debate on the validity of the theory activity and this possible fountain of epistemological and ideological criticisms of this conceptual apparatus, aiming to transform this clash in a debate, deeply committed to a critical and transformation psychology.
  • Assistência social e psicologia: sobre as tensões e conflitos do psicólogo no cotidiano do serviço público Artigos

    Senra, Carmem Magda Ghetti; Guzzo, Raquel Souza Lobo

    Resumo em Português:

    O presente artigo buscou discutir a inserção da Psicologia na área da Assistência Social e a prática profissional do psicólogo no setor público. Para tanto, o contexto atual de implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi abordado, relacionado, sobretudo à atuação nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e às reflexões sobre o compromisso social na Psicologia. Considera a importância da compreensão do profissional, enquanto elemento central na construção da política de Assistência Social e da elaboração de modelos de intervenção psicológicos comprometidos com a transformação da realidade social e as tensões do cotidiano deste trabalho.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to discuss the inclusion of psychology in the area of Social Welfare and the professional practice of psychology in the public sector. Thus, the current context of implementation of the Single System of Social Welfare - SUAS was approached, related, especially the performance of the Reference Centers of Social Welfare - CRAS and reflections on the social commitment in Psychology. It considers the importance of understanding the professional as a central element in the construction of the Social Welfare and the development of models of psychological intervention committed to the transformation of social reality and the daily tensions at this work.
  • "Tem que ser uma escolha da mulher"!representações de maternidade em mulheres não-mães por opção Artigos

    Patias, Naiana Dapieve; Buaes, Caroline Stumpf

    Resumo em Português:

    A concepção de maternidade como um destino inevitável vem sendo questionada na contemporaneidade, a partir do crescente posicionamento de mulheres que optam por não viver essa experiência e não cumprir, dessa forma, uma das normas sociais mais fortemente ligadas à constituição da identidade feminina. O presente trabalho buscou compreender como se constituem as identidades femininas de mulheres de classe média, casadas, ou que coabitam com o companheiro, e que optaram por não ter filhos, residentes em cidade do interior do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se uma pesquisa qualitativa a partir de entrevistas semiestruturadas que foram avaliadas por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados sugerem que as mulheres que optam por não viver a maternidade constituem suas identidades a partir da negação de representações culturais dominantes que afirmam a maternidade como destino natural de toda mulher, e o amor materno como sentimento inerente à existência feminina.

    Resumo em Inglês:

    The concept of motherhood as an inevitable fate is being questioned in the contemporary, from the growing importance of women who choose not to live this experience and does not comply, thus, one of the social norms more strongly linked to the formation of feminine identity. This study sought to understand how they constitute the identities of female middle-class women, married or cohabiting with a partner, and have chosen not to have children, living in the countryside cities of Rio Grande do Sul. Therefore, we held a qualitative study from semi-structured interviews that were evaluated using the technique of content analysis. The results suggest that women who choose not to live up to leave their identities from the denial of dominant cultural representations that claim motherhood as natural destination of every woman, and maternal love as a feeling in the existence of women.
  • Violência doméstica contra a mulher: realidades e representações sociais Artigos

    Fonseca, Denire Holanda da; Ribeiro, Cristiane Galvão; Leal, Noêmia Soares Barbosa

    Resumo em Português:

    Este estudo buscou verificar representações sociais das mulheres que sofrem ou sofreram algum tipo de violência de seus companheiros, buscando entender a subjetivação desse fenômeno, como também verificar os principais prejuízos nas esferas sociais, psicológicas e ocupacionais dessas mulheres. 12 participantes responderam a entrevista semiestruturada, e foram feitas análises de conteúdo de Bardin (2002) e ancoradas na Teoria das Representações Sociais de Moscovici. Como resultado foi constatado que a maior prevalência é a violência psicológica, causando danos emocionais a longo prazo, trazendo sérios prejuízos nas esferas do desenvolvimento e da saúde psicológica da mulher. Verificou-se também que o ciclo de violência é alimentado pela tolerância e autoculpa e pela má compreensão da mesma. Propõem-se outros estudos nesta esfera com finalidade de maior compreensão do fenômeno da violência contra as mulheres.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study is to verify the social representations of women who suffer or have suffered some kind of violence from their partners, trying to considerate the subjectivity of this phenomenon, and also identify the main harms in the social, psychological and occupational spheres of these women. Twelve participants have answered to semi structured interviews, and a analysis of Bardin (2002) contents were made based in Theory of Social Representation of Moscovici. As results, it was observed that most cases are counted in forms of psychological violence -which cause emotional suffering in long term and bring serious damages in aspects of self-development and psychological health of the victims. It was also noticed that the cycle of violence is fed by tolerance and self-blame that the misunderstood of their situation implicate. It is proposed further studies in this area with the purpose to understand better the phenomenon of violence against women.
  • Uma análise sobre as políticas de diversidade promovidas por bancos Artigos

    Souza, Eloisio Moulin de; Silva, Alfredo Rodrigues Leite da; Carrieri, Alexandre de Pádua

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é ampliar a compreensão sobre o envolvimento entre o reforço da discriminação a homossexuais e as próprias políticas de inclusão elaboradas pelas organizações. A base teórica desta discussão são estudos sobre sexualidade e gênero, alguns em perspectiva pós-estruturalista, enfatizando-se que a dinâmica social não permite isolar, de maneira instrumental, parte de um fenômeno, pois o exercício de práticas sociais estão imbricadas com as relações de poder cotidianas. Para legitimar empiricamente a discussão, realizou-se uma pesquisa qualitativa em dois bancos públicos federais e em um banco privado, na qual se utilizou como instrumentos de produção de dados entrevista semiestruturada com dez trabalhadores bancários homossexuais e pesquisa documental. Concluiu-se que, apenas nos dois bancos públicos, existiam políticas oficiais que buscam garantir direitos aos homossexuais, mas elas são ineficazes no combate à discriminação em razão de reificarem a ideia de minoria e, consequentemente, a existência de uma identidade homossexual.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to broaden the understanding about the relation between the reinforcement of discrimination against homosexuals and the inclusion policies developed by organizations. The theoretical basis of this discussion are studies on sexuality and gender, some in a post-structuralist perspective, emphasizing that social dynamic does not allow to isolate in an instrumental way part of a phenomenon, because the exercise of social practices are intertwined with everyday power relations. To legitimize the empirical discussion took place a qualitative research in two federal banks and one private bank, which was used as instruments of data production semi-structured interviews with ten gay bank employees and documentary research. It was concluded that only two public banks exist in official policies seeking to guarantee rights to homosexuals, but they are ineffective in combating discrimination on grounds of reifying the idea of minority and, consequently, the existence of a homosexual identity.
  • Redução de riscos na perspectiva dos praticantes de barebacking: possibilidades e desafios Artigos

    Silva, Luís Augusto Vasconcelos da

    Resumo em Português:

    Este artigo discute uma modalidade de barebacking (sexo anal desprotegido) denominada de parcial ou com redução de riscos. Esta discussão é decorrente de uma etnografia online sobre os sentidos e práticas de barebacking, no contexto brasileiro, entre os anos de 2004 a 2007. Entretanto, ao focalizar a redução de riscos no barebacking, este artigo traz outras formas, práticas, possibilidades eróticas de realização e entendimento do mesmo. É o caso, por exemplo, quando alguns praticantes evitam ejacular dentro ou receber o esperma do parceiro, buscam ser mais receptivos ou insertivos ou manter relações sexuais desprotegidas com parceiros do mesmo status sorológico. Nessa direção, torna-se importante discutir as possibilidades e limites de modelos alternativos de prevenção utilizados no cotidiano de diferentes pessoas, levando-se em consideração as preferências sexuais, dinâmica dos relacionamentos, crenças, discursos, experiências e contextos interativos.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses a modality of barebacking (unprotected anal sex) called partial barebacking with reduction of risks. This discussion is the result of an online ethnography about the meanings and practices of barebacking, in the Brazilian context, from 2004 to 2007. This article, by focusing the reduction of risks in barebacking, brings other forms, practices, erotic possibilities of realization and understanding of the same. It's the case, for example, when some practitioners avoid ejaculate inside or receive the sperm from the partner, seek to be more receptive or insertive or keep with partners of the same serostatus. In this direction, it becomes important to discuss the possibilities and limits of alternative models of prevention used in everyday life of different people, taking into consideration sexual preferences, the dynamics of relationships, beliefs, speeches, experiences, and interactive contexts.
  • Docência e subjetivação: cartografia das forças que criam um corpo-masculino-menor Artigos

    Rosa, Rogério Machado

    Resumo em Português:

    Discutir como professores de Ensino Médio, que não correspondem ao modelo de masculinidade hegemônico vigente em nossa sociedade, constroem e experienciam seus corpos e suas masculinidades na relação com atividade docente: nisso constituiu-se o objetivo deste texto. Analiso excertos narrativos, obtidos em entrevistas semiestruturadas, de cinco professores (Coringa, Davi, Dionísio, Híbrido e Ricardo) para tecer considerações que sugerem que os corpos e as masculinidades não hegemônicos dos professores são potencializados em seu processo constitutivo, nos encontros que estabelecem com os discentes. A sala de aula e outros espaços da escola tornam-se pontos de encontros onde ocorrem trocas de saberes, experiências e afetos que produzem transformações nos corpos e nos modos de ser homem desses sujeitos. A relação pedagógica entre alunos/as e professores torna-se um espaço produtor de heterotopias: forças desejantes e criativas que incidem sobre a construção de corporeidades-masculinas-docentes, isto é, neles instaura uma nova estética da existência.

    Resumo em Inglês:

    Discuss how school teachers, who do not correspond to the existing hegemonic model of masculinity in our society, build and experience their bodies and their masculinities in relation to teaching activity: therein was-if the objective of this text. Analyze narrative excerpts, obtained in semi-structured interviews, five teachers (Coringa, Davi, Dionísio, Híbrido end Ricardo) to make considerations suggest that the bodies and non-hegemonic masculinities of the teachers in question are enhanced in the process of incorporation in establishing meetings with the students. The classroom and other spaces of school-points are make meetings where occur exchange of knowledge, experience and affections producing transformations in bodies and modes of being human these subjects. The relationship between students/pedagogical and teachers, makes a space-producer: heterotopias desire and creative forces which relate to the construction of corporities-male-teachers, that is, in them introduces a new aesthetics of existence.
  • O que você entende por "professor"?pesquisa psicológica sobre identidade profissional do docente

    Tateo, Luca

    Resumo em Português:

    O artigo explora as dimensões da Identidade Profissional do Professor na investigação psicológica e educacional e apresentar diferentes respostas para perguntas como: que dimensões foram tidas em conta na definição de professor? A imagem do professor emergente dos estudos evidencia vetores de tensão entre: a) as Representações Sociais de professores e a experiência cotidiana; b) diferentes percepções sobre a Identidade Profissional de Professores; c) as práticas estabelecidas e a inovação no ensino; d) entre os pressupostos técnicos racionalistas e as vivências dos professores, envolvendo a natureza ética e emocional do ensino; e) a "realidade-tal-como-ela-é" e "realidade-a-ser" no ensino. Estas questões estão intimamente ligadas ao debate social alargado sobre o futuro da educação e também implica questões sobre o que é um "bom" professor é, o que um professor deveria ser e, consequentemente, quais são o papel e as representações sociais dos professores na sociedade.

    Resumo em Inglês:

    Teacher Professional Identity is today an autonomous theoretical construct. The paper explores the dimensions of TPI stressed in psychological and educational research, presenting different answers provided to questions such as: Which dimensions have been taken into account to define what a teacher is? The image of teachers actually emerging from literature analysis points out vectors of tension between "mainstream" Social Representations of teacher and everyday experience; between different perceptions of TPI; between established practices and innovation in teaching; between technical rationalist assumptions and lived experience of teachers' job, involving ethical and emotional nature of teaching; and, definitely, between "reality-as-it-is" and "reality-to-be" in teaching. These questions are closely connected to the wider social debate on the future of education. Asking what a teacher is also implies questions about what a "good" teacher is, what should be and, consequently, what are the role and the Social Representations of teachers in society.
  • Escolha e orientação profissional de estudantes de curso pré-vestibular popular Artigos

    Valore, Luciana Albanese; Cavallet, Luiza Helena Raittz

    Resumo em Português:

    A condição socioeconômica tem sido apontada na literatura como fator determinante na escolha profissional de jovens das camadas desfavorecidas. A presente pesquisa volta-se a este tema, tendo como amostra estudantes de um curso pré-vestibular popular, inscritos em um projeto de orientação profissional. Através de questionário com perguntas abertas e fechadas, objetivou-se investigar os critérios utilizados, as dificuldades encontradas, a quantidade de informação percebida e as contribuições da escola no processo de escolha profissional. Embora o aspecto econômico não tenha sido apontado como critério ou dificuldade principal na escolha, os demais resultados corroboraram outros aspectos encontrados na literatura. Confirmou-se a relevância da orientação profissional nesse contexto, evidenciando-se a necessidade de sua articulação com a ação docente, de modo a aproximar a educação do mundo do trabalho e a incentivar o planejamento de projetos de vida que venham a contemplar o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva.

    Resumo em Inglês:

    The unfavorable socioeconomic conditions have been reported in the literature as a factor in career choice of young people from disadvantaged groups. This research has been dedicated to this theme, with a sample of students from a popular pre-university course, enrolled in a vocational guidance project. Through a questionnaire with open and closed questions we aimed to investigate the criteria used, difficulties encountered, the perceived amount of information and contributions from school in the process of career choice. Although the economic aspect was not pointed as the main criterion or difficulty in choosing, the overall results corroborated other aspects found in the literature. Confirmed the relevance of career guidance in this context, demonstrating the need for its articulation with the teaching activities, in order to bring education to the workplace, and encourage the planning of life projects that may achieve the development of a more inclusive society.
  • Representações sociais de professores sobre o autismo infantil Artigos

    Santos, Michele Araújo; Santos, Maria de Fátima de Souza

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve o objetivo de investigar, a partir da teoria das representações sociais, as ideias de senso comum que circulam entre professores acerca do autismo infantil. Buscamos compreender a lógica interna de tais teorias populares, mapear os saberes que as apoiam e as imagens que as concretizam. Os 16 participantes do estudo compuseram dois grupos: 9 professoras experientes na educação de crianças autistas e 7 professores sem experiência com tais crianças. Os dados obtidos através de entrevistas semi-estruturadas permitem concluir que paradoxalmente, a aproximação com o objeto não parece conduzir a uma maior familiarização. De maneira geral, há incertezas e fluidez quanto a considerar o autismo uma desordem orgânica ou o resultado de complicações relacionais precoces; em acreditar que essas crianças apresentam inteligência acima da média ou deficiência intelectual. Os professores constroem, assim, autismos diversos, num processo de conhecimento ancorado em variados repertórios, dentre eles, a psicanálise e neurociências.

    Resumo em Inglês:

    Based on the social representations theory, this study aims at investigating teachers'commom sense thinking on infantile autism, its anchorage and objectivation. Sixteen teachers participated in this study, divided into two groups: 9 female teachers with experience on working with autistic children and 7 other teachers with no such experience. This article analyzes data obtained from semi-structured interviews. Paradoxically, despite being closer to autistic children, teachers do not become more familiar with them. In general, there is uncertainty and fluidity on considering autism as an organic disease or the result of poor mothering; there are also doubts on believing that these children are gifted or intellectually handicapped. Therefore, teachers create various "autisms", a process which seems to be anchored on different repertoires, from psychoanalysis to neurosciences.
  • Cartografias da escola: controle e práticas de comunicação em análise Artigos

    Deusdará, Bruno; Rocha, Marisa Lopes da

    Resumo em Português:

    Neste artigo, elegemos como eixo de discussão a comunicação na escola, em particular a que, aparentemente, não estaria em situação de trabalho - as interações realizadas na sala de professores, onde os profissionais se encontram nos intervalos. A partir do funcionamento do quadro-mural, o que se busca polemizar são as relações entre os profissionais e os sentidos do trabalho. A perspectiva é a de colocar em análise os dispositivos de comunicação, atentando para os efeitos produzidos em um regime de verdade que autoriza uma maneira de trabalhar docente que fortalece a exclusão de alunos e profissionais na sua capacidade de gestão das práticas. Iniciamos por situar o leitor na problemática e no referencial adotado, passando à polemização dos conceitos de trabalho, saúde e produção de conhecimento e trazendo o quadro-mural como analisador dos processos. Por fim, evidenciamos as derivas e outros possíveis na formação.

    Resumo em Inglês:

    In this article we elected communication at school as the discussion focus, in particular the one which apparently would not be held at work situation - the teachers' room interactions, where teachers meet during the break. From the way the notice board is used we intend to engage in a controversy about the relations between the professionals and the meanings of work. The perspective is to analyze the communication devices holding attention to the produced effects in a truth regime that authorizes a way of working which increases the exclusion of students and teachers in their ability on practice management. First of all we will situate the reader in the problematic and reference adopted. Then, we will go through the controversy of work, health and knowledge production concepts, bringing the notice board as a processes analyzer. Finally, we will point out leeways and other formation possibilities.
  • Juventude transgressiva: sobre o advento da adolescência Artigos

    Weinmann, Amadeu de Oliveira

    Resumo em Português:

    A fim de investigar as condições históricas do aparecimento da adolescência, o artigo analisa o filme Juventude transviada, de Nicholas Ray. No que concerne à operação psíquica adolescente, penso que ela vincula-se à morte do corpo da infância. Porém, isso não coincide, de uma forma unívoca, com o advento da puberdade. É preciso que enfraqueça algo que protege o jovem da injunção social de inscrever um traço na cultura, para que o púbere torne-se adolescente. A hipótese deste trabalho é de que um abalo na função paterna é o fator responsável pela constituição da adolescência. No entanto, tal hipótese deixa como resto um problema crucial: a que mutações culturais corresponde esse abalo? É nessa perspectiva que interessa perquirir o aparecimento da categoria social adolescência. Neste artigo, tal evento é compreendido como um efeito da crise das sociedades disciplinares, em meados do século XX.

    Resumo em Inglês:

    Aiming to investigate the historical conditions of the appearance of adolescence, the paper analyses Nicholas Ray's film Rebel without a cause. Regarding adolescent psychic operation, I think it is linked to the death of the childhood body. However, this does not coincide with the advent of puberty. It is necessary to weaken something that protects youth from the social injunction of inscribing a trait in culture, so that the pubescent turns into adolescent. The study hypothesis is that a weakening in the father function is the factor responsible for the constitution of adolescence. However, this hypothesis leaves a crucial problem: what cultural mutations does this weakening correspond to? It is with this perspective that it is interesting to look into the arising of the social category adolescence. In this article, such event is understood as an effect of the crisis of the disciplinary societies, in the mid-twentieth century.
  • O que pensam os adolescentes sobre o amor e o sexo?um estudo na perspectiva das representações sociais Artigos

    Costa, Vanuzia; Fernandes, Sheyla Christine Santos

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi compreender as representações sociais do amor e do sexo para adolescentes de uma capital do nordeste na perspectiva das representações sociais, além de analisar as relações destas representações com os dados sócio-demográficos. Participaram do estudo 301 adolescentes com idade entre 12 e 18 anos, 57% do sexo feminino, 43% masculino. Para coleta de dados, foi utilizado um questionário sócio-demográfico e um teste de associação livre de palavras, utilizando como palavras-estímulo "amor" e "sexo". A categorização dos dados em torno de eixos temáticos apontou companheirismo, carinho e sentimento como representações do amor; e prazer, sentimento e prevenção como representações do sexo. Os resultados demonstraram que as mulheres representam o amor e o sexo mais vinculados a sentimentos; os adolescentes mais jovens e de nível escolar mais baixo representam o amor vinculado a companheirismo e o sexo a prevenção.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to understand the social representations of love and sex to teenagers from a northeastern capital city and analyze the relations between socio-demographic data and these representations. 301 adolescents took part in this study ranging from 12 and 18 years old (57% females and 43% males). The data was collected using a socio-demographic questionnaire and the word free association test about two incentive words, "love" and "sex". The categorization of the data around the thematic axis pointed to fellowship, care and feeling as a representation of love, and pleasure, feeling and prevention as the representations of sex. The data showed that women represents the love and sex more associated to feelings; the younger adolescents and the school-level lower represent the love associated to companionship and sex to prevention.
  • Violência doméstica contra crianças e adolescentes: prevenção e enfrentamento Artigos

    Branco, Marco Antonio de Oliveira; Tomanik, Eduardo Augusto

    Resumo em Português:

    Este trabalho busca compreender as representações sociais de atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) acerca da prevenção e enfrentamento da violência doméstica contra crianças e adolescentes. Entrevistamos quatro conselheiros tutelares, um promotor de justiça e dois técnicos. Escolhemos o método dialético e pautamos nossa análise na Teoria das Representações Sociais de Moscovici (1978, 2003). Os resultados mostram como os atores do SGD efetivam suas práticas baseados tanto nas prescrições jurídicas quanto nas representações sociais que compartilham sobre violência doméstica. Além disso, as formas diferenciadas de atuação dos atores associam-se à existência de algumas diferenças nessas representações. As reflexões sobre as práticas cotidianas dos atores suscitadas por estas constatações podem contribuir para o aperfeiçoamento da atuação e funcionamento do SGD, na perspectiva da implementação de alternativas de enfrentamento e prevenção do fenômeno da violência doméstica contra crianças e adolescentes.

    Resumo em Inglês:

    This work seeks to understand the social representations by actors from the System of Guarantee of Rights - SGD about prevention and combating of domestic violence against children and adolescents. We interviewed four tutelary counselors, a prosecutor and two technicians. We chose the dialectical method and based our analysis on the Theory of Social Representations of Moscovici (2003; 1978). The results show how the SGD actors actualize their practices based both on legal requirements and in the social representations that they share about domestic violence. In addition, different ways of the actors' performances are associated with the existence of some differences in these representations. Thinking about the daily practices of the actors raised by these findings can contribute to improve the performance and operation of the SGD, in view of implementing alternative combating and prevention of the phenomenon of domestic violence against children and adolescents.
  • Abuso sexual intrafamiliar: as mães diante da vitimação das filhas Artigos

    Lima, Joana Azevêdo; Alberto, Maria de Fátima Pereira

    Resumo em Português:

    Este artigo tem por objetivo apreender a forma com que as mães se expõem subjetivamente diante do conhecimento do abuso sexual intrafamiliar das filhas. Participaram mães de meninas vitimadas por abuso sexual intrafamiliar e que foram atendidas no programa especializado. Utilizaram-se entrevistas semiestruturadas, realizadas de forma individual. A análise dos dados se deu com apoio do software Alceste através da Análise Hierárquica Descendente. Os dados obtidos versaram acerca da caracterização que as mães fazem a respeito do abuso sexual das filhas (versam sobre dimensões temporais que envolveram a situação de abuso e sobre detalhes de como aconteceu, expressando a presença de ameaça verbal ou por meio de objetos) e suas vivências subjetivas diante do conhecimento da situação (relatam sentimentos diante da situação, revelando expressões de descrença e desconfiança e relembram sua própria vitimação por abuso sexual infato-juvenil intrafamiliar no passado).

    Resumo em Inglês:

    This article aims to understand the way that mothers are subjectively exposed towards the acknowledgement of intrafamilial sexual abuse against their daughters. The participants of this research were mothers of girls victimized by sexual abuse within families and who have attended the specialized program. We used interviews, carried out individually. The data were analyzed with the support of the Alcest software through the Descending Hierarchical Analysis. The data dealt about the characterization that mothers do about the sexual abuse of children (temporal dimensions are about the situation involving abuse and details about how it happened, expressing the presence of verbal threat or through objects) and their subjective experiences before the knowledge of the situation (report feelings about the situation, revealing expressions of disbelief and distrust and recall their own victimization by sexual abuse within families and youth infantry in the past).
  • Significações imaginárias da infância contemporânea: mídia, pais e especialistas Artigos

    Carrijo, Adriana

    Resumo em Português:

    A infância tem sido um ponto de ancoragem privilegiado pelas ciências humanas. Essa grande empreitada desdobra-se a partir da construção social de um sujeito cognoscente, servil às lógicas deterministas, fásicas e classificatórias, que nos últimos séculos acionaram "pedocientíficas" geradoras de novas funções para a criança, pais e especialistas infantis. Interrogando processos, como a seriação de transtornos mentais infantis, a formação profissional para a obra tutelar e terapêutica, a exposição midiática dos especialistas e a educação dos pais orientada por esta midiatização, descortina-se um circuito intervencionista repleto de significações imaginárias da infância, intersecções e produções de saberes, por consequência, de sujeitos e de uma sociedade. Destarte, viso à cartografia de possíveis significações imaginárias, mantidas historicamente na ordem do discurso e das práticas para a infância, revelando uma interessante triangulação, formada pelos pais, pela mídia e pelos especialistas.

    Resumo em Inglês:

    Childhood has been an anchor point preferred by the human sciences. This major undertaking unfolds from the social construction of a knowing subject, servile to the deterministic logic, phasic and qualifying, which in recent centuries triggered "pedocientíficas" generating new functions for the child, parents and child specialists. Questioning processes, such as serialization of mental disorders for children, vocational training to protection and therapy work, exposure of media specialists and parents' education guided by this media coverage, opens up a circuit full of interventional imaginary meanings of childhood, intersections and production of knowledge, therefore, subjects and society. Thus, the mapping of possible imaginary meanings, historically held in the order of discourse and practices for children, revealing an interesting triangle, formed by parents, the media and by specialists.
  • O trabalho na sociedade contemporânea: os sentidos atribuídos pelas crianças Artigos

    Natividade, Michelle Regina da; Coutinho, Maria Chalfin

    Resumo em Português:

    Para investigar os sentidos que crianças atribuem ao trabalho, de modo a estabelecer relações com seu contexto de vida cotidiano e o mundo do trabalho contemporâneo, realizaram-se entrevistas semiestruturadas, aliadas ao uso do desenho, com sete crianças. As informações foram submetidas à análise de conteúdo. Entre os temas presentes nos relatos estão: atividades ou locais de trabalho, remuneração, relações hierárquicas, amizade, cansaço. Os sentidos do trabalho vinculam-se à realidade cotidiana das crianças e ao discurso capitalista sobre o trabalho. Assim, propõem-se ambientes de discussão sobre o trabalho com as crianças, para que este possa ser significado como relação de dupla transformação entre o homem e a natureza, como condição de humanização, pois o sujeito se constitui por meio do trabalho.

    Resumo em Inglês:

    In order to investigate the senses that children attribute to work, establishing connections to their daily life context and the contemporary working world, it was applied, to seven children, a semi-structured interview and a drawing. The information was submitted to content analysis. After the analysis, it emerged in the speeches these categories: activities or working places, remuneration, hierarchical relationships, friendship, fatigue. The senses of work were linked to the everyday lives of children and the capitalist discourse about the work. Thus it is recommended discussions about work with children, exploring work as a relation of dual transformation between man and nature, as a humanizing condition, especially because the subject is constituted through the work.
  • Representações sociais do trabalho

    Marquez, Eduardo; Leon, Isabel

    Resumo em Português:

    Nesta pesquisa, estudamos o impacto das modalidades da ancoragem da representação social do trabalho de acordo com o estatuto profissional (gerentes e empregados) para uma população de funcionários (assalariados) do serviço público francês. A representação do trabalho do grupo "quadros" refere-se às práticas profissionais, o grupo "empregados" refere-se a uma dimensão econômica e social que se expressa pela importância dada aos salários e relações de trabalho. O exame dos resultados mostra que os elementos da dimensão normativa de um grupo correspondem aos elementos funcionais do outro grupo, ressaltando assim a natureza da diferença assimétrica dos grupos estudados. Essa representação baseia-se na composição qualitativa dos núcleos centrais das representações dos dois grupos estudados (objetivação diferente). A discussão centra-se sobretudo na relação entre resultados e « implicação » (envolvimento) no trabalho.

    Resumo em Francês:

    Dans cette recherche, on étudie l'impact des modalités d'ancrage de la représentation sociale du travail en fonction du statut professionnel (cadres / employés) pour une population de salariés de la fonction publique française. La représentation du travail que le groupe « cadres » mobilise renvoie aux pratiques professionnelles, celle du groupe « employés » renvoie) à une dimension économique et sociale qui s'exprime par l'importance accordée au salaire et aux relations de travail. L'examen des résultats montre que les éléments de la dimension normative d'un groupe correspondent aux éléments fonctionnels de l'autre groupe, mettant ainsi en évidence la nature de l'asymétrie des groupes étudiés.Cette différence représentationnelle est fondée sur la compositionqualitative des noyaux centraux des représentations du travail des deux groupes étudiés (objectivation différente). La discussion portenotamment sur le lien entre les résultats obtenus et l'implication au travail.

    Resumo em Inglês:

    In this research we study the impact of anchoring modalities of social representations of work for two groups of French employees supposed to have a different social status in work. On the one side we can see the group "cadre" is particularly oriented by the pragmatic aspects of professional activity, on the other side, the representation of "work" for the group "employés" is oriented by economical and social principles. The results show an opposition between normative dimensions organizing the social representations of one group and a functional dimension structuring the representation of the other group, emphasizing the asymmetrical relation between groups. It shows that the differences of representations are based on a processes group and therefore they have and show different degrees of involvement in job. This difference between groups based on the qualitative composition of central nucleus of social representations of work leads to differences in involvement on work.
  • Ocupações do movimento dos sem-teto e a psicologia do trabalho Artigos

    Tomimura, Patrícia; Muniz, Hélder Pordeus

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é discutir a importância das atividades coletivas nas ocupações realizadas pelo movimento dos sem-teto e descrever algumas características de sua organização de trabalho, a partir do diálogo entre as referências epistemológicas e teóricas que embasam os estudos da psicologia sobre o trabalho humano e a experiência de um dos autores como apoiador da ocupação. O planejamento, a entrada no imóvel e a sua manutenção são etapas realizadas por um trabalho coletivo. Observa-se a mobilização de uma inteligência astuciosa que permite intervir criativamente na ocupação, lidando com situações imprevistas através de soluções novas. A análise da organização do trabalho permitiu perceber que, embora o ideal de responsabilização coletiva não seja plenamente atingido, essa experiência de organização afirma valores de solidariedade de uma vida em comum, na qual a luta contra a exclusão e a miséria não deriva para saídas totalmente individualistas e marginais.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to discuss the importance of the collective activities in squats accomplished by the homeless movement and to describe some characteristics of their work organization, from the dialogue between the epistemological and theoretical references that underlie the studies of psychology over human work and the experience of one of the authors as a support of the squat. The planning, the entering the property and its conservation are steps performed by a collective work. It is possible to observe the mobilization of a crafty intelligence that allows the creative intervention in the squat, dealing with unpredictable situations through new solutions. The analysis of the work organization made possible the perception although the ideal of collective accountability isn't fully reached; this organization experience affirms values of solidarity of a common life, where the struggle against exclusion and misery doesn't derive to solutions totally individualistic and marginal.
  • Representação social de capixaba: identidade em processo Artigos

    Souza, Lídio de; Wanderley, Thaís Caus; Ciscon-Evangelista, Mariane Ranzani; Bertollo-Nardi, Milena; Bonomo, Mariana; Barbosa, Paola Vargas

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi investigar o processo de identificação social por meio da análise das representações sociais de capixaba e Estado do Espírito Santo para moradores do referido território. Participaram da pesquisa 60 pessoas nascidas e residentes no estado, com idades entre 18 e 64 anos. Os dados provenientes da técnica da associação livre e de questões que abordaram a relação indivíduo-território foram sistematizados através do software EVOC e da Análise de Conteúdo. O Espírito Santo foi representado por símbolos tradicionais e elementos que reforçam uma imagem positiva e as representações de Capixaba expressam a relação dos indivíduos com a história e a cultura locais, cujas ambiguidades revelam a recentidade da preocupação com uma identidade social vinculada ao território. Discute-se o campo representacional e a dinâmica identificatória, processos que objetivam a elaboração de significados que imprimem à esfera territorial a dimensão simbólica do pertencimento ao grupo social capixaba.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this study was to investigate the social identification process through the analysis of the Social Representations of Capixaba and State of Espírito Santo to dwellers of that territory. The participants were 60 people who were born and were currently living in the State, (18 to 64 years old). Data from the technique of free association and questions regarding the relation individual-territory were organized, respectively, through EVOC and Content Analysis. The State was represented by traditional symbols and elements that strengthen a positive image and the representations of Capixaba expresses the relationship between the individuals with the local history and culture, holding ambiguities that indicate the recent construction of a social identity associated with this territory. It is discussed the representational field and the identification dynamic as processes that objectify the construction of meanings that give the territorial sphere the symbolic dimension of belonging to the capixaba social group.
  • Os heróis, vítimas e vilões: discursos sobre a anorexia nervosa Artigos

    Araújo, Maria; Henriques, Margarida; Brandão, Isabel; Torres, António Roma

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma revisão da literatura sobre os discursos dominantes sobre a anorexia nervosa da Idade Média à actualidade. Coloca em destaque os heróis, vilões e vítimas, culminando num olhar sistémico-familiar. Se durante séculos predominaram narrativas individuais de heroínas santas, posteriormente, na era do pensamento médico, estas heroínas passaram a vítimas de uma doença mental. Mais tarde, com os movimentos da anti-psiquiatria e da terapia familiar, emergem novas narrativas com mais protagonistas: os familiares. Se, primeiramente, as famílias são retratadas como vilãs, dadas as suas influências nocivas, nas últimas décadas as famílias são ilustradas como sistemas vítimas do impacto da doença. Na actualidade, surgem narrativas de famílias competentes, capazes de superar o problema. Este artigo termina refletindo sobre esta multiplicidade de leituras e suas implicações.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a literature review of the dominant discourses on anorexia nervosa from Middle Ages to the present. It puts on evidence heroes, villains and victims, culminating in a family systemic look. At the beginning, individuals narratives of saints heroines were prevailing, in the age of the medical thought, these heroines became victims of mental illness. Later, with the anti-psychiatry and family therapy movements, new narratives come into view with more protagonists: the relatives. If, firstly, families are shown as villains, having harmful influences, in the last decades the families became systems that suffer with the impact of the disease. And nowadays narratives have descriptions of competent families that are able to deal with the problem. This article ends with a reflexion about these multiple visions and its implications.
  • Verbetes de dicionários como tramas em narrativas históricas: reflexões sobre a contribuição potencial de obras de referência Resenhas

    Spink, Mary Jane
  • As múltiplas facetas do poder nas relações conjugais Resenhas

    Boris, Georges Daniel Janja Bloc
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