Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia & Sociedade, Volume: 25, Número: 3, Publicado: 2013
  • Editorial Editorial

    Mayorga, Claudia; Rasera, Emerson; Kind, Luciana
  • Trabalho Tradução

    Lhuilier, Dominique
  • Psicologia das massas: contexto e desafios brasileiros Artigos

    Jesus, Jaqueline Gomes de

    Resumo em Português:

    A interpenetração de valores e práticas sociais entre culturas, no contexto da globalização, é baseada na interdependência econômica dos países, em meios de transportes mais eficazes, na comunicação aberta e em mobilizações massivas. O fenômeno das massas ou multidões tem sido objeto de vários estudos, especialmente pelas Ciências Sociais. A Psicologia, porém, pouco tem contribuído na discussão. Uma das dimensões dessa realidade é a formação de novos movimentos sociais, que buscam modelos alternativos de apoio e organização e têm conduzido, ao redor do mundo, mobilizações de rua que superam seus objetivos iniciais, a exemplo dos distúrbios em Londres e da Primavera Árabe. Este artigo apresenta um histórico do conceito de massas, sua abordagem como construto psicossocial, o desenvolvimento do conceito e os desafios para sua pesquisa e aplicação no âmbito da Psicologia Social brasileira.

    Resumo em Inglês:

    Interpenetration of values and social practices between cultures, in the context of globalization is based on the economical interdependency of countries, on more effective transportation means, on the open communication and in massive mobilizations. The phenomenon of the masses or crowds has been subject of several studies, especially by the Social Sciences. Psychology, although, has contributed little in the discussion. One of the dimensions of this reality is the formation of new social movements that seek alternative models of support and organization, and have led, around the world, street mobilizations which surpass their original aims, like London Riots and Arab Spring. This article presents a history of the concept of masses, its approach as psychosocial construct, the development of the concept and the challenges to its research and application in brazilian Social Psychology.
  • O que é o estatuto de um intelectual? A pirotecnia e a parrhesía como introdução à vida não fascista Artigos

    Vivar Y Soler, Rodrigo Diaz de

    Resumo em Português:

    Este artigo caracteriza-se como uma análise transversal sobre um possível estatuto do intelectual desdobrado nas perspectivas das ferramentas conceituais da pirotecnia e da parrhesía a partir das contribuições de Michel Foucault. Os domínios desse estatuto são percorridos pelas argumentações elaboradas a partir da prática elencada em relação ao enfrentamento perante os jogos de poder, as estratégias de saber e os processos de subjetivação. Nesse sentido, tanto a pirotécnica quanto a parrhesía são possibilidades diretas de problematização às formas de totalização e às políticas de normalização que estão inscritas no emaranhado dos dispositivos.

    Resumo em Inglês:

    This article is characterized as a cross-sectional analysis of a possible status of intellectual perspectives deployed in the conceptual tools of pyrotechnics and parrhesia from the contributions of Michel Foucault. The areas covered by this statute are arguments drawn from the practice chosen in relation to the tackling before the power plays, to know the strategies and processes of subjectification. In this sense, both the fireworks and the parrhesia are possibilities of direct questioning of the forms of aggregation and standardization policies that are entered in the tangle of the devices.
  • Transitividade: produzindo Rizoma no meio de Winnicott, Guattari e Deleuze

    Rico, Frank

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é articular epistemologicamente os ensinos clínicos de Donald Winnicott e pensamento filosófico de Gilles Deleuze e Felix Guattari . Aborda especificamente os pontos de intersecção entre o conceito do transicional e o agenciamento maquínico, com base na hipótese de trabalho de uma referência comum para o problema da produção transitiva de sinais, que se desdobra em meio a um mesmo plano de imanência, no qual operam compositivamente uma multiplicidade de elementos para a formação consistente de sistemas acentrados e mutáveis . Para este exercício, se recorre especialmente ao artigo do psicanalista inglês: "objetos transicionais e fenômenos transicionais" ( 1951/2008b ) , publicado na edição póstuma de Realidade e Jogo ( 1971/2008a ), bem como ao escrito dos filósofos franceses " Rizoma " , publicado em Mil Platôs (1980 /2006).

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este escrito es articular epistemológicamente las enseñanzas clínicas de Donald Winnicott y el pensamiento filosófico de Félix Guattari y Gilles Deleuze. Aborda específicamente los puntos de intercepción entre el concepto de lo transicional y el de agenciamiento maquínico, con base en la hipótesis de trabajo sobre una referencia común al problema de la producción transitiva de signos, que se despliega en medio de un mismo plano de inmanencia, en el que operan compositivamente una multiplicidad de elementos para la formación consistente de sistemas acentrados y mutables. Para este ejercicio se recurre especialmente al artículo del psicoanalista inglés: "Objetos transicionales y fenómenos transicionales" (1951/2008b), publicado en la edición póstuma de La Realidad y el Jugar (1971/2008a), así como al escrito de los filósofos franceses: "Rizoma", editado en Mil Mesetas (1980/2006).

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this paper is to epistemologically articulate the clinics teachings of Donald Winnicott and philosophical thought of Felix Guattari and Gilles Deleuze. It specifically addresses the points of interception between the concept of the transitional and the machinic assemblage, based on the working hypothesis of a common reference to the transitive production of signs, that unfolds in the midst of one plane of immanence in which operate compositionally a multiplicity of elements for consistent training ofuncentered and mutable systems. For this exercise are used especially the article of english psychoanalyst «Transitional objects and transitional phenomenas» (1951/2008b), published in the posthumous edition of Playing and Reality (1971/2008a), and the text of french philosophers: «Rhizome», published in A Thousand Plateaus (1980/2006).
  • Trabalho docente e produção de conhecimento Artigos

    Mancebo, Deise

    Resumo em Português:

    O texto visa a analisar uma das atividades atribuídas ao professor de educação superior no Brasil: a produção do conhecimento. Inicia com a caracterização do trabalho docente na atualidade. Discute as políticas de pós-graduação já implementadas no país, as induções propostas e a avaliação desse nível de ensino. Ao final, analisa criticamente a produtividade acadêmica e seus impactos no ato de investigar, em especial nas ciências humanas e sociais.

    Resumo em Inglês:

    The text aims to analyze an activity assigned to a professor of higher education in Brazil: the production of knowledge. It begins with the characterization of teachers’ work today. Discusses the politics of post-graduate already implemented in the country, the proposed induction and evaluation of this educational level. In the end, it analyzes the academic productivity and its impacts on the act of investigating, especially in humanities and social sciences.
  • A afetividade como traço da constituição identitária docente: o olhar da psicologia Artigos

    Souza, Vera Lucia Trevisan de; Petroni, Ana Paula; Andrada, Paula Costa de

    Resumo em Português:

    Este trabalho tem o objetivo de investigar os aspectos envolvidos na constituição da identidade docente, em especial o papel da afetividade. A base de nossa investigação é a teoria histórico-cultural, em especial os pressupostos de Vigotski. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas com professores de escolas públicas e privadas do interior de São Paulo. Suas falas estão diretamente ligadas a sentidos atribuídos à vivência docente, e esses sentidos forneceram os dados para a construção e análise do aspecto Afetividade na Escola e sua influência na construção da identidade docente. Ao analisarmos todos os relatos, podemos notar nos professores, em termos de afetividade dentro da escola, a predominância do sentimento de sofrimento, cuja base é a frustração por tantas expectativas e desejos não realizados.

    Resumo em Inglês:

    The main objective of this research is to investigate the issues involved in the constitution of teachers’ identity, in particular the role of affectivity. The theoretical approach is supported by Historical-cultural psychology, mainly the concepts of Vigotski. Data collection was done through interviews with teachers from public and private schools in Sao Paulo’s countryside. Their speeches are linked with senses attributed to the teaching working and these senses provided the data for the construction and analysis of the aspect Affectivity at School and its influence on the construction of teacher’s identity. According to the report analysis, we can note the prevalence of feelings of suffering, which is based on frustration of so many hopes and unfulfilled desires.
  • Organização da escolaridade em ciclos: representações sociais de professores Artigos

    Naiff, Luciene Alves Miguez; Naiff, Denis Giovani Monteiro

    Resumo em Português:

    O sistema de ciclos de aprendizagem recebe no Brasil uma miríade de denominações, dentre elas: ciclos de formação, regime de progressão continuada, bloco inicial de alfabetização e ciclos do ensino fundamental (Mainardes, 2009). Ele vem sendo defendido como uma proposta inclusiva que leva em conta as variações no curso de aprendizagem dos alunos e evita a evasão ocasionada pelas multirrepetências. O aporte teórico escolhido, a Teoria das Representações Sociais, se mostra adequado e pertinente ao presente estudo, já que privilegia a comunicação entre os grupos sociais com o objetivo de uma maior adaptação à realidade que se impõe. O presente artigo teve como objetivo identificar e comparar as representações de 168 professores da rede municipal de ensino de Niterói e do Rio de Janeiro acerca dos "ciclos de aprendizagem". A análise dos dados aponta para representações negativas atreladas a posicionamentos contrários à organização em ciclos em ambos os grupos.

    Resumo em Inglês:

    In Brazil there are many designations for learning cycles, such as: schooling cycles, regime of continued progression, initial literacy program and primary school cycle (Mainardes, 2009). These learning cycles are seen as an inclusive proposal that takes into consideration the students’ level and avoids dropping out of school of children and youth who are not at grade level. The present article is based on relevant theoretical background since it emphasizes the importance of communication between social groups. According to Moscovici it also enables a better accommodation to the reality it aims at understanding. The main objective of this article was to identify and compare social representations on ‘learning cycles’ of 168 teachers from municipal schools in the cities of Niterói and Rio de Janeiro. The analysis of these social representations indicated that teachers from both cities not only expressed negative representations but also opposing opinions regarding learning division in cycles.
  • Los estereotipos en la comprensión de las desigualdades de género en educación, desde la psicología feminista

    Martínez Labrín, Soledad; Urrutia, Bruno Bivort

    Resumo em Português:

    Neste artigo realiza-se uma discussão teórica do valor dos estereótipos como constructos psicológicos para o entendimento e abordagem crítica e transformador das iniquidades de gênero em educação. Analisam-se diversos aspectos da educação, estabelecendo uma ênfase na análise da educação universitária e o trabalho acadêmico. Primeiramente, discute-se a igualdade em educação como um objetivo que tradicionalmente se simplificou como equidade, para depois introduzir os estereótipos de gênero como construções teóricas crescentemente estudadas e muito úteis, em tanto se encontrariam próximas às bases simbólicas das brechas de gênero em educação, afetando tanto as estruturas educacionais, como os níveis mais subjetivos da relação entre gênero e conhecimento.

    Resumo em Espanhol:

    En este artículo se realiza una discusión teórica del valor de los estereotipos como constructos psicológicos para la comprensión y abordaje crítico y transformador de las inequidades de género en educación. Se analizan diversos aspectos de la educación, estableciendo un énfasis en el análisis de la educación universitaria y el trabajo académico. Primeramente, se discute la igualdad en educación como un objetivo que tradicionalmente se ha simplificado como equidad, para luego introducir los estereotipos de género como construcciones teóricas crecientemente estudiadas y muy útiles, en tanto se encontrarían cercanas a las bases simbólicas de las brechas de género en educación, afectando tanto las estructuras educacionales, como los niveles más subjetivos de la relación entre género y conocimiento.

    Resumo em Inglês:

    In this article we present a theoretical discussion about the value of stereotypes as psychological constructs to comprehend and tackle, in a critical and transformative fashion, gender inequalities in education. Different aspects of education are analyzed, but there is an emphasis on the analysis of university education and academic work. Firstly, equality in education is discussed as a goal that has been traditionally simplified as equity, and then gender stereotypes are introduced as theoretical constructions increasingly studied and considered very useful, as they would be near the very symbolic bases of gender gaps in education. Gender stereotypes affect educational structures as well as the more subjective levels of the relation between gender and knowledge.
  • Reflexões e narrativas (auto)biográficas sobre as relações intergeracionais: resultados de uma intervenção socioeducativa com mulheres idosas Artigos

    Silva, Henrique Salmazo da; Junqueira, Patrícia Grandino

    Resumo em Português:

    O objetivo deste estudo foi promover encontros de discussão sobre os relacionamentos intergeracionais com idosos participantes em um centro de convivência na zona leste do município de São Paulo/SP, com a participação de estudantes de escola pública da região. Tratou-se de uma pesquisa-ação, com objetivo de incentivar a reflexão dos idosos sobre as relações intergeracionais com base em seus dados autobiográficos. Os resultados da intervenção indicaram que houve avaliação dos atributos sociohistóricos e socioculturais do ciclo de vida, o que propiciou o protagonismo das participantes em relação ao processo de envelhecimento, trajetória de vida e compreensão das relações intergeracionais.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this study was to promote discussion meetings about intergenerational relationships with older adults participants in a community center on the east of São Paulo/SP, with the participation of students in public schools in the region. It was an action research, in order to encourage reflection on the elderly intergenerational relations based on their autobiographical data. The results of the intervention indicated the evaluation of the attributes and sociohistorical sociocultural life cycle, which provided the role of participants in relation to the aging process, life story and understanding of intergenerational relations.
  • Desafios metodológicos ao estudo de comunidades ribeirinhas amazônicas Artigos

    Calegare, Marcelo Gustavo Aguilar; Higuchi, Maria Inês Gasparetto; Forsberg, Sylvia Souza

    Resumo em Português:

    Neste artigo temos por objetivo tecer algumas considerações metodológicas necessárias aos estudos e pesquisas de campo, realizados em comunidades ribeirinhas amazônicas, a partir da Psicologia Social. Fruto de nosso contato e experiência com povos e comunidades tradicionais desta região do país, este estudo enfatiza quais as condições mínimas para que uma pesquisa nessas localidades seja possível. Também argumentamos a respeito do trabalho de campo, que exige uma atitude científica de reconhecimento da não neutralidade e do compromisso ético e político do ato de pesquisar. Abordamos ainda algumas diretrizes mais específicas e importantes para que o psicólogo social possa guiar-se em pesquisas com comunidades ribeirinhas amazônicas. Por fim, trazemos algumas sugestões de técnicas e instrumentos pertinentes às investigações realizadas nessas localidades.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to bring some methodological considerations necessary to studies and field researches conducted in Amazonian riverine communities, from Social Psychology. As a result of our contact and experience with indigenous communities of this region of the country, we intend to emphasize what are the minimum conditions that make possible searches in these places. We argue about the field research, which requires a scientific attitude of recognition of the non-neutrality and of the ethical and political commitment of the act of researching. We discuss also about some important and specific guidelines, by which the social psychologist may conduce a research in Amazonian riverine communities. Finally, we present some suggestions for techniques and instruments relevant to investigations in these locations.
  • Preocupação com a honra no Nordeste brasileiro: correlatos demográficos Artigos

    Gouveia, Valdiney V.; Guerra, Valeschka M.; Araújo, Rafaella de Carvalho Rodrigues; Galvão, Lilian Kelly Sousa; Silva, Sandra Souza da

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa pretendeu conhecer os correlatos demográficos da preocupação com a honra, considerando três grupos religiosos (católicos, batistas e espíritas) em duas cidades do Nordeste brasileiro (João Pessoa e Recife). Dois estudos foram realizados. No Estudo 1, participaram 312 pessoas, contatadas em igrejas e templos, que apresentaram média de idade de 32 anos (dp = 15,28), sendo a maioria mulheres (63%). No Estudo 2, participaram 178 pessoas da população geral, a maioria mulheres (69%), com média de idade de 32 anos (dp = 10,51). Os participantes responderam à Escala de Preocupação com a Honra e questões demográficas. Os resultados indicaram que a honra social e familiar foram consideradas mais importantes. Os principais correlatos da preocupação com a honra em ambos os estudos foram a idade e a religião dos participantes. A importância da religião na preocupação com a honra é discutida, assim como limitações e propostas para pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    The present research aimed at investigating the demographic correlates of honor concerns in three religious groups (Catholics, Baptists, and Spiritists) in two cities in northeastern Brazil (João Pessoa and Recife). Two studies were conducted to achieve this goal. In Study 1, participants were 312 people from general population, contacted in churches and temples. They presented a mean age of 32 years (sd = 15.28) and were mostly women (63%). In Study 2, participants were 178 people from general population, mostly women (69%), with a mean age of 32 years (sd = 10.51). Participants answered the Honour Concerns Scale and demographic questions. Results indicated a higher endorsement to social and family honor. The main correlates of honor concerns across studies were age and participants’ religious denomination. The importance of religion for honor concerns’ endorsement is discussed, as well as studies limitations and further research.
  • Pornografia, desigualdade de gênero e agressão sexual contra mulheres Artigos

    D’Abreu, Lylla Cysne Frota

    Resumo em Português:

    Apesar do alto consumo e produção de pornografia no Brasil, parece não haver estudos empíricos no país que investiguem a relação entre o uso de pornografia e agressão sexual. O presente artigo investigou empiricamente a relação entre consumo de pornografia e perpetração de agressão sexual em estudantes universitários do sexo masculino. Os resultados mostraram que 99,7% da amostra já tiveram contato com material pornográfico, sendo que 54,3% faziam uso ocasional ou frequente. Os dados sugeriram que perpetradores apresentavam médias mais altas de consumo de pornografia em comparação a não-perpetradores, e ainda, que o consumo de pornografia violenta aumentava a severidade da agressão sexual perpetrada. Por tratar-se de um estudo transversal, recomenda-se cautela na análise dos resultados. Implicações e recomendações para pesquisas futuras são apontadas.

    Resumo em Inglês:

    Despite the high production and consumption of pornography in Brazil, there seems to be no empirical study in this country that investigates the relationship between the use of pornography and sexual aggression. The present study addressed empirically the relationship between pornography consumption and perpetration of sexual aggression in male college students in Brazil. The results showed that 99.7% of the sample had contact with pornographic material and, of those, 54.3% used it occasionally or frequently. The data indicated that perpetrators showed higher means of pornography consumption than non-perpetrators and suggested that the consumption of violent pornography increased the severity of the sexual aggression perpetrated. Because of the study was based in a cross-sectional design, the results should be taken with caution. Implications and recommendations for future research are pointed out.
  • Vitimação múltipla feminina ao longo da vida: uma revisão sistemática da literatura Artigos

    Matos, Marlene; Conde, Rita; Peixoto, Judite

    Resumo em Português:

    No contexto internacional assistimos a um crescente reconhecimento científico de que as mulheres, vítimas preferenciais de diferentes formas de vitimação, tendem a coo-experienciar outras formas de vitimação ao longo da vida. Neste artigo realizamos uma revisão sistemática da literatura existente sobre a vitimação múltipla de mulheres ao longo da vida. Conclui-se que predominam os estudos quantitativos de natureza transversal, retrospectivos e com designs descritivos correlacionais, centrados na vitimação múltipla interpessoal, nomeadamente, íntima. Os inventários de autorrelato e as entrevistas semiestruturadas são os instrumentos mais frequentes para avaliar o fenómeno, recorrendo, maioritariamente, a amostras por conveniência, recrutadas em contexto normativo (universitário) ou forense. A prevalência, embora elevada, oscila entre os estudos, reflexo das diferentes amostras e instrumentos utilizados. Quanto ao impacto, os estudos são consensuais na ideia de que quanto maior a vitimação cumulativa, maior o impacto (efeito dose). Finalmente, apresentamos os principais contributos e limitações que derivam desta revisão sistemática.

    Resumo em Inglês:

    There is an increasing scientific recognition that women, primary victims of different forms of interpersonal victimization, tend to co-experience other forms of victimization throughout lifetime. Therefore, we conducted a systematic review of publications on lifetime multiple victimization of women. We found predominantly cross-sectional studies, retrospective and correlational designs, directed to study multiple interpersonal violence, particularly intimate abuse. Self-report inventories and semi-structured interviews were the most commonly strategies used to evaluate the problem, and the most frequent sampling option was convenience samples, recruited in normative (university) or forensic contexts. The prevalence of multiple victimization reported by women, although high, varied between studies, reflecting the different samples and evaluation tools. In terms of impact, the studies were consensual on the idea that the greater the cumulative victimization the greater impact victimization would produce. Finally, we present the main contributions and limitations that draw from this systematic review.
  • Representações sociais de família por crianças na cidade de Recife Artigos

    Ribeiro, Fernanda Siqueira; Cruz, Fatima Maria Leite

    Resumo em Português:

    A pesquisa compreendeu as representações sociais de família compartilhadas por 69 crianças, de 9 a 10 anos, alunos de escolas pública e privada, na cidade de Recife. A perspectiva teórica adotada foi a Teoria das Representações Sociais e a abordagem qualitativa plurimetodológica: questionários de associação livre e hierarquização de palavras; produção de desenho individual da família; e grupos focais. Nos resultados, analisados segundo Bardin e o software EVOC, acessamos o núcleo central das representações sociais de família ancoradas em sentidos positivados próximos ao modelo nuclear. Nos elementos periféricos nos dois contextos de pertença, emergiram múltiplos arranjos familiares e diferenciações funcionais: nas crianças da escola pública, sentidos de família objetivados no afeto e nas figuras de parentesco; e nas crianças da escola privada, sentidos de família idealizados em harmonia e paz, e vínculos afetivos estendidos aos amigos e aos animais de estimação, por vezes, considerados como integrantes da família.

    Resumo em Inglês:

    This research was about the social representations of family for 69 children, from 9 to 10 years old, studying both in public and private schools, in the city of Recife. The theoretical perspective used was the Theory of Social Representation and the plurimethodologial quantity approach: free association questionnaires and words hierarchy; family drawing individual produced; and focal groups. In the results, analyzed according to Bardin and the software EVOC, we accessed the central core of family social representation grounded at positivated meanings near the core model. At the peripheral elements in both belonging contexts appeared multiple families arrangements and functional differentiations: for children in public schools family meanings oriented to fondness and to kin figures; and for the children from private schools family meanings oriented to harmony and peace, and affective bonds extended to friends and pets sometimes considered as family members.
  • A infância como acontecimento singular na complexidade dialética da história Artigos

    Pretto, Zuleica

    Resumo em Português:

    Tradicionalmente a infância tem sido entendida por concepções universais, desenvolvimentistas, naturalizantes. No complexo cenário da contemporaneidade se impõe novamente a indagação e o debate sobre a infância e as crianças. Entende-se que a compreensão de Jean-Paul Sartre sobre a constituição da infância pode contribuir com esse debate a partir de alguns entendimentos: da infância como um acontecimento histórico, produto de uma complexa dialética do tecido social, diferenciada conforme tal tecido, o que leva à impossibilidade de falar de uma infância, mas de infâncias, rompendo com a noção de naturalização e universalização; de que as crianças forjam o seu ser a partir de um confronto de projetos posto pelo seu contexto familiar e sua rede de relações, constituindo seu projeto de ser como uma realidade nova, rompendo com o determinismo; que as crianças possuem um saber legítimo, não sendo seres puramente passivos, rompendo com a visão adultocêntrica.

    Resumo em Inglês:

    Childhood has been understood traditionally by universal, developmental, naturalizing concepts. However, Jean-Paul Sartre presents a comprehension about this subject that can help to answer some questions in the contemporary debate. This author looks to childhood like an historical event, influenced and differentiated by the complex dialectic of the social context. So, we cannot speak about only one childhood but we can find so many childhoods like the complexity of the context. This discussion breaks away from the notion of naturalization and universalization. Another understanding of this author about the childhood is: the children forge their being dealing with family projects and their relationships. This conflict makes the rupture with the determinism and creates a new reality and a new being project. Also, Sartre breaks with the adult centered vision because he points that children have a real knowledge. They are not only passive beings.
  • A adoção de crianças por gays Artigos

    Amazonas, Maria Cristina Lopes de Almeida; Veríssimo, Hugo Vasconcelos; Lourenço, Gilclécia Oliveira

    Resumo em Português:

    Investigou-se, utilizando uma entrevista semiestruturada, a experiência de três homens que se assumem como gays¹ e têm filhos adotivos. Todos possuem nível superior de escolaridade. As entrevistas foram transcritas literalmente e submetidas à Análise de Conteúdo, resultando em três temas: desejo de se tornar pai; construção do sentimento de paternidade; segredos e revelações. Os resultados mostram que desejar ter um filho, ser capaz de amá-lo e se responsabilizar por ele não estão sujeitos a nenhuma orientação sexual, nem se restringem a um desejo de normalização. A construção do sentimento de paternidade tanto pode acontecer no contato diário com a criança, quanto desde o primeiro momento em que a veem. O relacionamento com o filho sofre influência da relação que eles possuem com a própria sexualidade, omitindo sua orientação sexual ou revelando-a.

    Resumo em Inglês:

    The experience of three highly educated men who have adoptive children and identify themselves as gays was investigated using semi-structured interviews, which were literally transcribed and submitted to content analysis, resulting in three themes: the wish to become a parent; the construction of a parenthood feeling; secrets and revelations. Results show that wishing to have a child, being able to love it and taking responsibility over it is not related to sexual orientation, nor is restricted to normalization desire; the construction of a parenthood feeling may happen in the daily interaction with the child or since the first moment in which they see it; the relationship with the infant is influenced by the relation with their own sexuality, whether omitting or revealing their sexual orientation.
  • Poder e identidade grupal: um estudo em corporações musicais da região das vertentes Artigos

    Vieira-Silva, Marcos; Miranda, Sheila Ferreira

    Resumo em Português:

    A investigação produzida buscou compreender a constituição histórica das formações identitárias e suas articulações com as relações de poder, no desempenho das atividades cotidianas de três corporações musicais mineiras. Percebeu-se que o processo identitário dos músicos é permeado pelo prestígio e valor que a tradição musical imprime na região. As diferenciações na produção de identidades individuais e coletivas podem exercer influências nas relações de poder inter e intragrupais. Também, as diversas formas de estabelecimento das relações de poder entre os agentes exercem influências no desenvolvimento do processo grupal e na atividade musical. Atividade, esta, que legitima tanto as identidades coletivas quanto as individuais, mantendo a vida musical da Região das Vertentes viva e intensa através dos tempos.

    Resumo em Inglês:

    The research focused on the historical constitution of the relationships between power and identity, which are embedded in daily activities of three organized musical groups in Minas Gerais. It was identified that the musicians process of identity is permeated by the status and the value traditionally allocated to musical activities in the Vertentes region of Minas Gerais. The differences related to production of collective and individual identities seem to exert influence on inter and intra groups power relationships. Furthermore, the different ways in which power relationships are established among the agents also have influence on the group development and their musical activity. The musical activity, in its turn, legitimates individual and collective identities, contributing for keeping musical life in Vertentes very alive and intense throughout its history.
  • Como negociar a responsabilização em conversas sobre viver com diabetes Artigos

    Carrijo, Rafael Santos; Rasera, Emerson Fernando

    Resumo em Português:

    A Responsabilização é um fenômeno importante em conversas sobre doenças crônicas, tais como o diabetes. Assim, o objetivo deste estudo foi entender como a Responsabilização foi manejada em grupos em que se conversava sobre viver com diabetes. Metodologicamente, este estudo foi inspirado pela Psicologia Discursiva. Foram realizadas cinco oficinas com 25 pessoas com Diabetes mellitus Tipo 2 e seus cuidadores. Analiticamente, foram identificadas duas estratégias discursivas: (a) "Responsabilizando aos outros: atribuindo responsabilidade a terceiros" e (b) "Responsabilizando-se", subdividida em: "Responsabilizando-se: o uso de outras formas de cuidado" e "Responsabilizando-se: o acostumar-se a viver com diabetes". As análises mostraram que as estratégias utilizadas permitiram aos participantes se colocarem discursivamente no contexto interacional como pessoas que cuidavam da saúde, bem como administrarem possíveis acusações. Além disso, foi possível compreender como a Responsabilização é um processo discursivo e relacional diretamente relacionado às demandas situacionais do contexto interativo e às expectativas socioculturais.

    Resumo em Inglês:

    Accountability is an important phenomenon in conversations about chronic diseases such as diabetes. Thus, the purpose of this study was to understand how Accountability was managed in groups that talk about living with diabetes. Methodologically, this study was inspired by the Discursive Psychology. Five workshops were held with 25 people with type 2 Diabetes mellitus and their caregivers. Analytically, we identified two discursive strategies: (a) "Blaming others: assigning responsibility to others" and (b) "Blaming oneself", sub-divided into: "Taking responsibility: the use of other forms of care" and "Taking responsibility: the getting used to living with diabetes". The analysis showed that the strategies used allowed participants to put themselves discursively in interactional context as people who cared for the health and who managed possible charges. Furthermore, it was possible to understand how accountability is a discursive process directly related to relational and situational demands of the interactive context and socio-cultural expectations.
  • As práticas dos psicólogos em ambulatórios de saúde mental Artigos

    Guimarães, Shyrley Bispo; Oliveira, Isabel Fernandes de; Yamamoto, Oswaldo Hajime

    Resumo em Português:

    Os profissionais de psicologia têm sido importantes atores nos ambulatórios de saúde mental brasileiros desde a década de 1980. Todavia, tais serviços ainda representam um desafio à consolidação da reforma psiquiátrica. Soma-se a isso a forma vasta como são referidos em portarias ministeriais, o que propiciou uma diversidade de modelos implantados pelo Brasil. A presente pesquisa foi realizada com psicólogos dos ambulatórios de saúde mental de Aracaju-SE, a partir de entrevistas semiestruturadas e análise documental. Objetivou-se estudar as práticas dos psicólogos, bem como quais os limites e potencialidades da participação desses profissionais nos ambulatórios de saúde mental. Verificou-se a predominância da clínica tradicional com ajustes significativos na postura profissional e no trato com os usuários, além de poucas ações interdisciplinares. Os principais desafios apontados foram o fortalecimento do trabalho em rede, além da necessidade de responsabilização por parte de outras categorias profissionais pelo cuidado em saúde mental.

    Resumo em Inglês:

    Psychology professionals have been playing important roles in the setting of Brazilian mental healthcare ambulatories since 1980s. However, the services offered by these centers still represent a challenge to the consolidation of psychiatric reform. Added to this, there is a wide form of treatment of these issues by Brazilian policy, which provide a variety of models between the ambulatories. This study was conducted with psychologists, workers of mental healthcare ambulatories in Aracaju-SE, and aimed investigate their practices, challenges and limits. It was done a documental analysis, and interviews with a semi-structured instrument. It was found a predominance of the traditional clinical settings, with pertinent adjustments in the professional posture for dealing with users of these services, and lack of interdisciplinary actions. The main challenges identified were the strengthening of professional networking, plus the need of sharing responsibility with other professional groups for mental health care.
  • Produção de sentidos sobre saúde em um grupo de discussão com adolescentes de Fortaleza Artigos

    Barros, João Paulo Pereira; Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues

    Resumo em Português:

    O artigo discute o processo de construção de sentidos sobre saúde/doença por adolescentes de um grupo de discussão sobre saúde, em uma escola de Fortaleza-CE. Alinhada à perspectiva da pesquisa-intervenção, a pesquisa se operacionalizou por meio de observações participantes e de um grupo de discussão, sob o formato de oficinas temáticas sobre saúde, em uma instituição escolar da capital cearense. Quanto ao tratamento dos dados, foi realizada uma análise microgenética das interações do grupo, enfocando condições imediatas e histórico-ideológicas ligadas às atividades discursivas entre os participantes, bem como indícios de continuidade e transformação do processo de significação naquelas interações. Os resultados denotam que, naquele grupo, "saúde" figurava como um signo em disputa. Por um lado, entre os próprios adolescentes integrantes do grupo, foi potente a circulação de sentidos que ligam a saúde aos signos do "equilíbrio" e da "prevenção". Por outro, a análise evidenciou reposicionamentos subjetivos mediados pelas interações.

    Resumo em Inglês:

    The article discusses the process of construction of meaning on health / disease by teens in a group discussion on health in a school of Fortaleza. Aligned to the prospect of intervention research, the research is operationalized through participant observation and a discussion group, under the form of thematic workshops on health, in a school institution in the capital of Ceará. Regarding the treatment of data, a microgenetic analysis of group interactions, focusing on immediate and historical- ideological discursive activities linked to conditions among participants, as well as evidence of continuity and transformation of the meaning of those interactions process was performed. Results suggest that, in that group, "health" as a sign appeared in dispute. On the one hand, among teens group members themselves, there was strong circulation of meanings linking health to the signs of "balance" and "prevention". Second, the analysis showed subjective repositioning mediated by interactions.
  • Relações antagônicas entre sentido e significado do trabalho no capital: uma análise na perspectiva ontológica Artigos

    Gonçalves, Ruth Maria de Paula; Jimenez, Susana Vasconcelos

    Resumo em Português:

    O estudo discute, à luz da ontologia marxiana, o caráter antagônico que marca as relações de trabalho na sociabilidade do capital. Assumindo o trabalho como complexo fundante do ser social e em articulação com a psicologia histórico-cultural, averigua o construto teórico de Leontiev, especificamente no que diz respeito ao antagonismo entre sentido e significado do trabalho, o estatuto ontológico do referido fenômeno e as condições de sua resolutividade. Por fim, revisita as elaborações de Mészáros sobre a crise estrutural do capital, a qual, estreitando sobremaneira o campo das possibilidades de realização de objetivações humano-genéricas, torna imperativa a luta emancipatória.

    Resumo em Inglês:

    The study discusses, from the standpoint of Marxian ontology, the antagonistic character that constitutes labor relationships in the sociability of capital. Assuming labor as the founding complex of social being, and, in conjunction with historical-cultural psychology, it examines the theoretical construct of Leontiev, specifically with regard to the antagonism between the meaning and sense of labor, the ontological status of this phenomenon as well as its resolution conditions. Moreover, it revisits Mészáros elaborations on the structural crisis of capital, which, significantly narrowing the field of possibilities for the achievement of human-generic objectivations, makes the emancipatory struggle virtually imperative.
  • "Ser garçom não é somente carregar bandeja...": estratégias discursivo-identitárias de garçons Artigos

    Diniz, Ana Paula Rodrigues; Souza, Mariana Mayumi Pereira de; Carrieri, Alexandre de Pádua; Barreto, Raquel de Oliveira

    Resumo em Português:

    Neste artigo, objetivou-se apreender as estratégias dicursivo-identitárias de garçons, a fim de construir ou manter uma identidade profissional valorizada. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa na qual foram entrevistados 12 sujeitos. Para a análise dos dados, utilizou-se a Análise do Discurso, adotada como metodologia e como perspectiva epistemológica. Os resultados revelaram três estratégias discursivo-identitárias: a de valoração do profissional pela definição de seus atributos específicos, a diferenciação entre garçons e "carregadores de bandeja" e a importância da profissão para a vida pessoal, para as empresas e para a cidade. Discute-se que tais estratégias buscam minimizar o conflito identitário vivido por esses sujeitos devido à ausência de reconhecimento social, mas, ao mesmo tempo em que confrontam, reforçam o discurso de desvalorização dos trabalhos braçais.

    Resumo em Inglês:

    This article aimed to apprehend waiters’s discursive-identity strategies in order to build or maintain a positive professional identity. For this, we carried out a qualitative research study in which 12 subjects were interviewed. For the analysis of data it was adopted Discourse Analysis, as a methodology, and as an epistemological perspective. The results reveal three discursive-identity strategies: a professional valuation of the definition of their specific attributes, and the differentiation between waiters ‘tray’s loaders’, and the importance of the profession for a personal life, business as well as the city itself. It is argued that such strategies seek to minimize the conflict of identity experienced by these subjects due to lack of social recognition, but, at the same time, those strategies confront and reinforce the discourse of devaluation of manual labor.
  • Os sentidos e significados no trabalho de controlador de tráfego aéreo Artigos

    Mendes, Luciano; Santos, Fabiano Santana dos

    Resumo em Português:

    O objetivo neste artigo foi compreender os sentidos e significados no trabalho de controlador de tráfego aéreo, elucidando sua importância para a segurança da população brasileira e considerando o destaque que a profissão recebeu na mídia a partir do problema do "apagão aéreo" no Brasil. Para tanto, de início, houve a necessidade de aprofundar algumas discussões teóricas sobre sentidos e significados do trabalho, com a intenção de entender aspectos relativos a esses conceitos. Após essas considerações teóricas, foi elucidado o percurso metodológico, destacando a modalidade de pesquisa, a maneira como foi executada, os sujeitos e o método de análise dos dados. Com esse percurso, foi possível, no tópico seguinte, entender os sentidos e significados do trabalho para os controladores entrevistados. Como conclusão, ficou evidente que, na profissão de controlador de tráfego aéreo, há, por exemplo, compatibilidade entre os anseios dos profissionais e as exigências da função.

    Resumo em Inglês:

    The objective in this paper was to understand the senses and meanings in the work of air traffic controller, explaining its importance to the safety of the population and considering the emphasis that the profession has received in the media on the "air blackout" problem in Brazil. Therefore, initially, there was a need for some further theoretical discussions on senses and meanings of the work, with the intention to understand aspects relative to these concepts. After these theoretical considerations, methodological approach was elucidated, highlighting the research mode, the way it was performed, the subject and the method of data analysis. With this route, it was possible, in the next section, to understand the senses and meanings of work for the controllers interviewed. In conclusion, it was evident that, in the profession of air traffic controller, there are, for example, the compatibility between the aspirations of professionals and job requirements.
  • Práticas identitárias da autoajuda no mundo contemporâneo do trabalho Artigos

    Silva, Samuel Cavalcante; Stafuzza, Grenissa Bonvino

    Resumo em Português:

    Cada vez mais presente no mundo do trabalho, a literatura de autoajuda busca oferecer aos seus leitores práticas para que se tornem profissionais de sucesso. O presente artigo orienta-se pelo diálogo teórico entre a noção de identidade que pode ser estudada em diversas áreas do conhecimento, dentre as quais destacamos a Psicologia Social e os pressupostos foucaultianos sobre modos de subjetivação e práticas disciplinares. Nesse sentido, propomos estabelecer uma análise das práticas identitárias na literatura de autoajuda Os 7 hábitos das pessoas muito eficazes, de Stephen R. Covey, observando como o autor recomenda aos seus leitores o desenvolvimento de hábitos que os tornarão muito eficazes como profissionais. A análise possibilita-nos relacionar o discurso de autoajuda com o discurso econômico-capitalista que considera o sujeito preso a uma identidade produtiva sendo, ao mesmo tempo, flexível e aberto às mudanças, orientando-se pelas diretrizes da economia de mercado.

    Resumo em Inglês:

    Increasingly present in the working world, the self-help seeks to provide its readers practices to become successful professionals. This article is guided by the theoretical dialogue between the notion of identity that can be studied in various areas of knowledge, among which we highlight the Social Psychology, Foucault's premises about modes of subjectivity and disciplinary practices. In this sense we propose an analysis of identity practices in the self-help literature of The 7 Habits of Highly Effective People by Stephen R. Covey, watching as the author recommends to its readers to develop habits that will make them very effective as professionals. The analysis enables us to relate the self-help discourse and capitalist-economic discourse that considers the person confined in a productive identity while at the same time, flexible and open to change, guided by the guidelines of the market economy.
  • Relações de prazer em análise textual: o discurso pornográfico Resenhas

    Cé, João Pedro; Pizzinato, Adolfo
  • À saúde de uma psicologia cada vez mais pública Resenhas

    Paulon, Simone Mainieri
Associação Brasileira de Psicologia Social Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), Av. da Arquitetura S/N - 7º Andar - Cidade Universitária, Recife - PE - CEP: 50740-550 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: revistapsisoc@gmail.com