Acessibilidade / Reportar erro
Perspectiva Teológica, Volume: 54, Número: 2, Publicado: 2022
  • PENSAR O BRASIL. PROVOCAÇÕES DE DUAS COMEMORAÇÕES EMBLEMÁTICAS Editorial

    Mori, Geraldo De; Bingemer, Maria Clara Lucchetti
  • ANTROPOFAGIA E TEOLOGIA Artigos

    Mori, Geraldo De

    Resumo em Português:

    RESUMO 2022 é marcado por duas comemorações importantes no Brasil: os 200 anos de sua independência (dia 7 de setembro) e os 100 anos da Semana de Arte Moderna (13-17 de fevereiro). Embora remetam a eventos distintos, essas comemorações são uma ocasião favorável para de novo perguntar-se sobre o Brasil e os brasileiros, sua história, identidade, destino. Dentre os protagonistas da Semana, Oswald de Andrade foi, sem dúvida, um dos mais provocativos, tendo elaborado, nos anos que se seguiram, uma teoria sobre o Brasil e os brasileiros a partir da metáfora da antropofagia. Após alguns esclarecimentos metodológicos, o presente estudo apresenta o pensamento antropofágico oswaldiano, identificando em sua busca do “humanum” alguns elementos de uma possível “correlação mutuamente crítica” entre esse “clássico” do pensamento brasileiro e a teologia cristã.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT 2022 is marked by two important celebrations in Brazil: the 200th anniversary of its independence (September 7) and the 100th anniversary of the Modern Art Week (February 13-17). Although they refer to distinct events, these celebrations are a favorable occasion to ask again about Brazil and Brazilians, their history, identity, and destiny. Among the protagonists of the Week, Oswald de Andrade was undoubtedly one of the most provocative. He developed, in the years that followed, a theory about Brazil and Brazilians based on the metaphor of anthropophagy. Following some methodological clarifications, the present study presents Oswald’s anthropophagic thought, identifying in his search for the “humanum” some elements of a possible “mutually critical correlation” between this “classic” of Brazilian thought and Christian theology.
  • O BRASIL EM CANÇÕES Artigos

    Manzatt, Antônio

    Resumo em Português:

    RESUMO Pensar o Brasil através de um percurso pela música brasileira é a proposta do presente texto. A herança da Semana de Arte Moderna de 1922 questiona não apenas sobre o modernismo, mas também como se pode pensar o Brasil e sua cultura específica. Através de métodos de leitura e análise utilizados nos estudos que relacionam teologia e literatura e preocupando-se sobretudo com a letra das canções, faz-se um panorama da música brasileira dos últimos tempos, incluindo aí a música religiosa, ressaltando aspectos de crítica social que fazem pensar um Brasil diferente, sem discriminações e com espaços democráticos de convivência. As canções se configuram como verdadeiros espaços de formação da consciência crítica com vistas à efetiva participação dos cidadãos no processo de construção do país e de sua cultura.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This text proposes to think about Brazil in a journey through Brazilian music. The legacy of the 1922 Week of Modern Art questions not only modernism, but also how we can think about Brazil and its specific culture. The text makes an overview of recent Brazilian music using methods of reading and analysis in studies that relate theology and literature. It focuses mainly on the lyrics of the songs, including religious music, highlighting aspects of social criticism that make us think of a different Brazil, without discrimination and with democratic spaces for coexistence. The songs are configured as true places for the formation of critical consciousness with a view to the effective participation of citizens in the process of building the country and its culture.
  • RELIGIÃO, POLÍTICA E SOCIEDADE: CONTRIBUIÇÃO DESDE O PENSAMENTO DO PAPA FRANCISCO PARA PENSAR O BRASIL Artigos

    Ribeiro, Edilmar Cardoso

    Resumo em Português:

    RESUMO Diante do bicentenário da independência do Brasil e dos problemas e desafios que afligem o nosso tempo, perguntamo-nos sobre o papel da religião e da política. Este artigo busca examinar o pensamento do Papa Francisco sobre a religião e a política, visando ajudar a pensar o Brasil que queremos para o presente e o futuro. Em um primeiro momento, aborda-se a importância da religião para a construção da paz, para a superação da violência e discriminação religiosa, para a fraternidade e para o cuidado da Casa comum. Em seguida, apresenta-se a política como um serviço à paz, à justiça e à solidariedade, à pessoa humana, ao desenvolvimento integral, à Casa comum e explicita-se o dever de participação dos cristãos leigos na vida política. Conclui-se que são necessários o diálogo e a colaboração entre as diferentes tradições religiosas e entre estas e a política para a promoção de um presente e um futuro humano, pacífico, justo, sustentável e de esperança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Faced with the bicentennial of Brazil’s independence, and with the problems and challenges that afflict our time, we question the role of religion and politics. The present article seeks to examine Pope Francis’ thoughts on religion and politics, in order to help think about the Brazil we want for the present and the future. Initially, it addresses the importance of religion for building peace, overcoming violence and religious discrimination, for fraternity and caring for our common home. Next, politics is presented as a service to peace, justice, and solidarity, to the human person, to integral development, to the common home, and it explains the duty of lay Christians to participate in political life. The article concludes that dialogue and collaboration are necessary among the different religious traditions, and between them and politics, for the promotion of a human, peaceful, just, sustainable and hopeful present and future.
  • APRENDIZADOS COM A CATÁSTROFE CLIMÁTICA (EX 9,13-35) Artigos

    Grenzer, Matthias

    Resumo em Português:

    RESUMO Extremos meteorológicos e/ou catástrofes climáticas são experiências cada vez mais frequentes. No livro do Êxodo, uma forte chuva de granizo, acompanhada de estrondos e fogo lampejante, torna-se econarratividade (Ex 9,13-35). A partir de estudos poéticos e temáticos desse episódio exodal, os quais conseguem trazer observações novas, a presente investigação visa, sobretudo, ao diálogo entre as dimensões ecoteológicas inerentes à narrativa bíblica e as questões ambientais que, atualmente, afligem a humanidade. Com isso, o Artigo se propõe a gerar resultados inovadores tanto para a Teologia cristã, que, ao dedicar-se à questão ecológica, ainda carece de fundamentações bíblicas mais abrangentes, quanto para o Brasil, que, em vista de seu futuro, precisa encontrar-se com a questão ambiental, em especial o clima.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Meteorological extremes and/or climatic catastrophes are increasingly frequent experiences. In the Book of Exodus, a strong hailstorm, accompanied by thunder and lightning, becomes an eco-narrative (Ex 9:13-35). From poetic and thematic studies of this exodal episode, which manage to bring new observations, the present investigation aims, above all, at the dialogue between the eco-theological dimensions inherent in the biblical narrative and the environmental issues that currently afflict humanity. With this, the article proposes to generate innovative results both for Christian Theology, which by dedicating itself to the ecological issue still lacks more extensive biblical foundations, and for Brazil, which in view of its future needs to deal with the environmental issue, especially the climate.
  • “EU VOS QUERO ALTERADOS POR UM TROPICAL AMOR DO MUNDO”: ARTE MODERNA, POVO E ESPIRITUALIDADE NO ITINERÁRIO DE MÁRIO DE ANDRADE Artigos

    Santos, Luciano Costa

    Resumo em Português:

    RESUMO No artigo a seguir, destacaremos em largos traços dois marcos do itinerário intelectual-existencial de Mário de Andrade, que constituem passagens para dimensões axiais de sentido, em consonância com a travessia histórica do Brasil contemporâneo, a saber: passagens para a modernidade e a coletividade. No itinerário de Mário, cada uma dessas passagens comporta, a nosso juízo, uma respectiva forma de espiritualidade, aqui entendida como experiência radical de sentido que abre o humano a uma perspectiva de transcendência e transfigura a totalidade de sua existência. Embora a atuação pública de Mário de Andrade se localize em campo artístico-cultural, não se trata de nos aprofundarmos em análises estéticas especializadas, mas de ensejar um diálogo com núcleos conceptivos subjacentes à sua obra, de modo a contribuir para articular um possível esboço do pensamento marioandradino e, em especial, do projeto de Brasil nele inscrito.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The following article highlights, in general terms, two milestones in Mário de Andrade’s intellectual-existential itinerary. They constitute passages with axial dimensions of meaning, in line with the historical crossing of contemporary Brazil, namely: passages to modernity and collectivity. In our opinion, each of these passages, in Mário’s itinerary, acts in a respective form of spirituality, understood here as a radical experience of meaning that opens the human being to a perspective of transcendence and transfigures the totality of their existence. Although Mário de Andrade’s public performance is in the artistic-cultural field, it is not a matter of us delving into specialized aesthetic analyses, but of creating a dialogue with the conceptual cores underlying his work. This is done to contribute to articulating a possible outline of the Marioandradino thought and, in particular, of the Brazil project inscribed in it.
  • A ‘INVENÇÃO’ DO ANTROPOCENTRISMO: UMA ABORDAGEM DECOLONIAL Artigos

    Tavares, Sinivaldo Silva

    Resumo em Português:

    RESUMO Propomo-nos, aqui, uma abordagem decolonial do antropocentrismo, em três momentos. No primeiro, analisaremos a separação “Natureza” e “culturas” e “humanos” e “não-humanos”, dualismos típicos do antropocentrismo, invenção da modernidade/colonialidade. No segundo, concentrar-nos-emos na instituição do “direito natural” como “direito dos povos”, para arbitrar conflitos entre Estados-nações em seus respectivos projetos coloniais. No terceiro, indagaremos acerca da imprescindibilidade de se “voltar aquém” do dualismo “Natureza/culturas” no intuito de nos libertarmos do círculo vicioso no interior do qual vivemos aprisionados. Na conclusão, em alternativa às atitudes de exterioridade, superioridade e instrumentalidade típicas do antropocentrismo moderno/colonial, proporemos relações de pertença, interação e cuidado para com todas as expressões de vida do planeta: humanos, seres vivos e entes que povoam o cosmos. Trata-se de privilegiar relações e movimentos em contínuo processo de composição entre organismos, espécies e coletivos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT We propose, here, a decolonial approach to anthropocentrism, in three parts. The first part analyzes the separation between “Nature” and “cultures”, and “humans” and “non-humans”. These are typical dualisms of anthropocentrism, an invention of modernity/coloniality. The second part focuses on the institution of “natural law” as “peoples’ law”, to arbitrate conflicts between nation-states in their respective colonial projects. The third part inquires about the indispensability of “going back” from the “Nature/cultures” dualism, in order to free ourselves from the vicious circle in which we are trapped. The conclusion, as an alternative to the attitudes of exteriority, superiority and instrumentality typical of modern/colonial anthropocentrism, proposes relationships of belonging, interaction and care for all expressions of life on the planet: human beings, living beings and beings that populate the cosmos. It is about privileging relationships and movements in a continuous process of composition between organisms, species and collectives.
  • NOVOS PARADIGMAS ECOTEOLÓGICOS EM TEMPOS DE RISCO: CIÊNCIA E ECOLOGIA EM DIÁLOGO COM A TEOLOGIA Artigos

    Varanda, Maria Isabel Pereira

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo identifica uma série de questões epistemológicas e fenomenológicas que convocam a ecologia e a teologia e que têm a ver com as experiências sistémicas de falência, desintegração e desmoronamento da vida quotidiana e da própria sobrevivência da vida no planeta terra, no século XXI. Procura discernir novos paradigmas com valor heurístico e operante nos processos de viragem civilizacional; novos paradigmas como lentes para melhor detetar-sentir-conhecer o planeta e a vida no planeta, numa linha de sobrevivência, de homeostasia e de salvação da realidade total. Tendo como “coerenciadores” os conceitos de Great Turning e Deep Incarnation, pretende sustentar a articulação do conceito de ecologia integral (Laudato Si’) com a ecologia profunda (Arne Naess) e com as bases fundacionais do Cristianismo. Do diálogo com alguns elementos básicos da Neurobiologia resulta a identificação de uma eco-teologia-integral-profunda, que demonstra o seu caráter operatório no mundo de hoje e que compromete, de modo vinculativo, o humano com a Terra e com a boa governança da vida do ecossistema global.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study identifies a series of epistemological and phenomenological questions that summon ecology and theology. They have to do with the systemic experiences of how daily life is failing, disintegrating, and collapsing as well as with the very survival of life on planet earth in the 21st century. It tries to identify new paradigms of heuristic and operative value in the processes of civilizational change and use them as lenses to better detect-feel-know the planet and life on the planet, in a situation of survival, homeostasis and salvation of reality as a whole. Taking the concepts of Great Turning and Deep Incarnation as catalysts, the aim is to support the articulation of the concept of integral ecology (Laudato Si’) with that of deep ecology (Arne Naess) and the foundations of Christianity. From the dialogue with some basic elements of Neurobiology, a profound integral eco-theology is identified whose nature is operative in today’s world, binding human beings to the Earth and to the good governance of the whole ecosystem.
  • UM CAMINHO SINODAL: ECLESIOLOGIA NA PRELAZIA DO XINGU E SUA PRÁTICA SOCIOAMBIENTAL Artigos

    Santos, Sílvio Marques Sousa; Nascimento, Elimar Pinheiro do; Fraxe, Terezinha de Jesus Pinto

    Resumo em Português:

    RESUMO Neste artigo, o objetivo é apresentar o caminho sinodal, o qual faz da Prelazia do Xingu uma atriz relevante política e socioambiental no conflito socioambiental causado pelo projeto da hidrelétrica de Belo Monte em Altamira no Pará. A fundamentação teórica, à luz da sinodalidade, relê a eclesiologia do Concílio Vaticano II e sua recepção nas conferências do CELAM, nas Assembleias dos bispos na Amazônia e nas assembleias prelatícias. O método foi a análise de conteúdo que dispõe de elementos diacrônicos para a crítica dos diversos níveis da estrutura eclesial e sincrônicos para exame doutrinal à luz dos documentos eclesiais e fontes próprias da pesquisa como as entrevistas. Os resultados da análise permitem a compreensão da relevância social e política da ação evangelizadora da Prelazia do Xingu, da década de 70 até os dias atuais, como fruto de uma Igreja essencialmente sinodal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This article aims to present the synodal path taken by the Prelacy of Xingu, a relevant political and socio-environmental actor in the socio-environmental conflict caused by the Belo Monte hydroelectric project in Altamira, Pará. In the light of synodality, the theoretical foundation reviews the ecclesiology of the Second Vatican Council and its reception in the CELAM conferences, in the Assemblies of Bishops for the Amazon and in the assemblies of prelates. The method adopted was that of analysis of content where diachronic elements supported the criticism of the different levels of ecclesial structure, and synchronic elements allowed for a doctrinal examination based on ecclesial documents and research sources such as interviews. The results of the analysis provide understanding of the social and political relevance of the evangelizing action of the Xingu Prelacy, from the 70s to the present day, as a result of an essentially synodal Church.
  • BIBLIA, MEDIOAMBIENTE E IGLESIAS CRISTIANAS, UNA REFLEXIÓN DESDE EL PERÚ Artigos

    Lecaros, Véronique

    Resumo em Português:

    RESUMEN este artículo se propone analizar la forma en la cual las iglesias cristianas, en particular, en el Perú, a partir de sus interpretaciones de la Biblia abordan la emergencia medioambiental. El cristianismo que hemos heredado, forjado por pueblos que vivían bajo el temor de una naturaleza amenazante, adorando a un Dios todopoderoso, esperanza de salvación, mantiene en su doctrina elementos que, interpretados de manera literal, llevan a justificar la explotación sin-medida de la creación y/o la indolencia frente a la destrucción del medioambiente. A estas limitaciones, se añade el peso de factores contingentes vinculados a la precariedad que impera en la región. Sin embargo, los miembros de las comunidades religiosas, hoy, desde otra perspectiva, están jugando un rol profético de liderazgo, acompañando el impulso del Papa Francisco. A partir de este análisis, delineamos espacios teológicos y pastorales que deben desarrollarse para forjar una mayor agencia de la población en favor del medioambiente, en particular desde el buen uso de las ciencias.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT this article aims to analyze the way in which Christian churches, particularly in Peru, address the environmental emergency from their interpretations of the Bible. The Christianity that we have inherited was forged by people who lived in fear of nature menacing forces. They worshipped an almighty God, hoped for salvation, and maintained elements in their doctrine that, interpreted literally, lead them to justify the unmeasured exploitation of creation and / or indolence in the face of the destruction of the environment. Added to these limitations is the effect of contingent factors linked to the precariousness that prevails in the region. However, from another perspective, religious people today are playing a prophetic leadership role, following the urging of Pope Francis. Based on this analysis, we delineate theological and pastoral avenues that must be developed to forge a greater agency of the population in favor of the environment, particularly from the proper use of science.
  • MISSÃO E DECOLONIALIDADE. APONTAMENTOS PARA UM PARADIGMA MISSIONÁRIO LATINO-AMERICANO EM PERSPECTIVA DECOLONIAL Artigos

    Raschietti, Stefano

    Resumo em Português:

    RESUMO Este ensaio, elaborado em forma de apontamentos, propõe-se a repensar criticamente a razão missionária, em seus pressupostos fundamentais e em sua atuação, à luz do pensamento decolonial latino-americano. Aportes fundamentais são extraídos da virada conciliar e da tradição pós-conciliar latino-americana. De uma missão triunfante da cristandade, há início um processo de descolonização da própria missão. Da pretensão de uma conquista espiritual, passa-se à necessidade de uma conversão da própria Igreja na maneira de atuar junto aos pobres e aos outros. Para avançar na configuração de um paradigma missionário em chave decolonial, sugerem-se algumas perspectivas de cunho teológico, pastoral e espiritual. A descolonização da missão enseja um demorado processo de desaprendizagem e reaprendizagem, na certeza da vinda de um Reino contra toda forma de violência, de opressão e de domínio a ser anunciado como dom e esperança.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present essay, developed as notes, proposes to critically rethink the missionary reason, in its fundamental assumptions and in its performance, in light of Latin American decolonial thought. Fundamental contributions are drawn from the conciliar turn and the Latin American, post-conciliar tradition. From a triumphant mission of Christendom, a process of decolonization of the mission begins. From the pretense of a spiritual conquest, we come to the need for a conversion of the Church in the way it works with the poor and with others. To advance in the configuration of a missionary paradigm in a decolonial perspective, some theological, pastoral and spiritual perspectives are suggested. The decolonization of the mission entails a lengthy process of unlearning and relearning, in the certainty of the coming of a Kingdom opposed to all forms of violence, oppression and domination, to be announced as a gift and as hope.
Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) Avenida Doutor Cristiano Guimarães, 2127 - Bairro Planalto, Minas Gerais - Belo Horizonte, Cep: 31720-300, Tel: 55 (31) 3115.7000 - Belo Horizonte - MG - Brazil
E-mail: editor.pt@faculdadejesuita.edu.br