Acessibilidade / Reportar erro

Sentimento de Pertencimento e Desenvolvimento da Moralidade na Escola

The Sense of Belonging and the Development of Morality in Schools

Resumo

O presente artigo discute a importância de a escola oferecer um “espaço para o brincar” para crianças que enfrentam conflitos morais sérios. Mediante a apresentação de vinhetas, analisa alguns diálogos travados durante o brincar em uma sala de aula, entre uma criança e uma bolsista participante do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID/Capes. À luz de conceitos da psicanálise, o estudo demonstra como o brincar promove um ambiente suficientemente bom que, com a ajuda de um adulto significativo, é vital para que aspectos morais sejam abordados sem moralismos ou racionalizações e para que o sentimento de pertencimento permita à criança usufruir mais profundamente do ambiente escolar.

Palavras-chave:
moralidade; escola; Psicanálise; brincar; pertencimento

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com