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Editorial

Editorial

Imensa é a satisfação de podermos entregar o segundo fascículo do Volume 17 de Psicologia: Teoria e Pesquisa. Conforme anunciamos no número anterior, a Revista passou a contar com um Conselho Editorial Internacional (International Editorial Board) composto pelos professores Bill Fulford, Charlie Lewis, David Eckermann, Jaan Valsiner, Jens Brockmeier, Kurt Kreppner e Michel Wawrzyniak. Nesta edição o Conselho se completa pelo acréscimo dos nomes dos professores: Carlos Amaral Dias, Eduardo Salas, Marc Bigras, Orlando Martins Lourenço e Saul Fuks. A todos agradecemos muito a gentileza de se disporem a nos auxiliar no esforço que fazemos para a boa realização de nossa publicação e também por emprestar-nos seu prestigio para tornar Psicologia: Teoria e Pesquisa internacionalmente renomada.

Este fascículo contém um artigo sobre metodologia de pesquisa em desenvolvimento humano publicado em duas versões: em português e em inglês, um grupo de artigos que tematiza diferentes aspectos da realidade do ensino em seus três níveis: primário, médio e superior, e um outro conjunto trata de questões sobre família e das interações de crianças com suas famílias. O número se completa com um artigo de Neurociência e uma notícia sobre Psicologia da Saúde.

Muito nos orgulha ter tido o privilégio de publicar as duas versões do ensaio sobre metodologia observacional que nos foi oferecido pelo Professor Kreppner, "Sobre a maneira de produzir dados no estudo da interação social" e "On the generation of data in the study of social interaction", e que argumenta fundamentalmente em favor da urgência e necessidade da criação de categorias factuais e sensitivas para a descrição das condições situacionais específicas e humanas das trocas comunicativas. Como poderá conferir o leitor, este terá diante de si um trabalho destinado a tornar-se referência básica da bibliografia sobre métodos de observação e categorização da interação humana e, em particular sobre a pesquisa com famílias. Destaque-se no artigo o cuidado da tradutora, nossa editora associada, Maria Auxiliadora Dessen, em preservar na transposição entre as duas línguas a precisão do vocabulário técnico e a fidelidade ao estilo e pensamento do autor.

Após a longa greve das universidades federais brasileiras, no aterrorizante mundo vivido no segundo semestre do ano de 2001, os professores universitários poderão ler na boa escrita do artigo de Arménio Rego, " Percepção de justiça ¾ estudos de dimensionalização com professores do ensino superior", o qual, ao pintar um quadro das reações desses professores às percepções de justiça, além de trazer para debate um tema pouco explorado na psicologia brasileira, nos oferece também informações sobre o cotiadiano universitário português para comparação com a situação atual do nosso trabalho universitário. Dentre outros, seus resultados sugerem que os professores universitários portugueses distinguem cinco facetas da justiça em suas atividades: a distributiva das recompensas, a distributiva das tarefas, a procedimental, a interpessoal e a informacional. Que facetas da justiça e que injustiças percebem os professores universitários brasileiros em seus afazeres cotidianos?

Outro artigo referente ao ensino universitário é o de Ebenézer Oliveira e Giana Frizzo, "Animais reais e virtuais no sul do Brasil: atitudes e práticas laboratoriais", que trata do trabalho do professor-pesquisador de psicologia experimental e sua relação com a ética, a legislação, e os custos de pesquisas e ensino com animais, e quanto ao uso de simuladores computadorizados. Através da cuidadosa e precisa escrita do autor, o leitor poderá refletir sobre questões atuais do debate internacional sobre práticas laboratoriais com animais.

Os programas de avaliação do ensino desenvolvidos pelo governo brasileiro, em particular o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) realizado pelo Ministério da Educação visando obter dados para administração da educação no país, constituem o objeto de interesse do artigo de Ricardo Primi e colaboradores, "Competências e habilidades cognitivas: diferentes definições dos mesmos construtos", e no qual os autores examinam as definições de competências e habilidades propostas pelo programa do ENEM, à luz dos conceitos desenvolvidos em pesquisas recentes sobre a inteligência no paradigma psicométrico e do processamento humano de informação.

Por outro lado, questões sobre o processo de formação e desenvolvimento de conceitos em crianças constituem o foco do relato de pesquisa empírica feito por Fernando Lomônaco e colaboradoras, "Desenvolvimento de conceitos: o paradigma das transformações", e o tema do trabalho teórico de Lincoln Martins e Angela Branco, "Desenvolvimento moral: considerações teóricas a partir de uma abordagem sociocultural construtivista", e no qual é feita uma avaliação das contribuições dessa perspectiva para o estudo do desenvolvimento moral.

Informações, imagens e dados socio-demográficos de uma realidade familiar de cultura espacialmente tão distante da brasileira nos são oferecidas por Reeta Sonawat em seu artigo, "Understanding families in India: A reflection of societal changes" (Compreendendo as famílias na Índia: uma imagem das mudanças na sociedade). Sua leitura mostrará aos leitores que não se trata exatamente de entrar em contacto com uma "outra" família mas com realidades familiares organizadas e funcionando marcadas por práticas de violência contra mulheres e crianças, algo que nossa cultura não desconhece e que também pratica, para dizermos o mínimo sobre a questão.

Subsídios para a reflexão sobre o ensino especial são oferecidos no artigo de Nara Pereira Silva e Maria Auxiliadora Dessen, "Deficiência mental e família: implicações para o desenvolvimento da criança", no qual, tendo por base resultados de pesquisas sobre interações e relações sociais de crianças com deficiência mental realizadas no contexto familiar, as autoras discutem problemas relativos à conceituação e caracterização de tal deficiência, e também aquelas referentes à importância do ambiente e da cultura para o desenvolvimento da criança deficiente mental. Além de seu valor para as pesquisas sobre as deficiências, o escrito oferece subsídios importantes para os profissionais responsáveis pela organização e administração do ensino especial.

Por seu lado, o relato suscinto de pesquisa em andamento feito por Paula Fernandes e Elisabete Pedroso de Souza, "Protocolos de investigação de variáveis psicológicas na epilepsia infantil", trata da relação da criança com epilepsia com sua família, e nele, tendo por base material empírico e teórico sobre o tema, as autoras expõem como estão a construir questionários psicológicos para identificar as variáveis mais importantes a afetar a vida dessa criança dentro da família.

A relação de interação bi-direcional entre sistema nervoso e comportamento mostra que se a ação do primeiro é de ordem a moldar as respostas comportamentais, estas, por seu turno, dada a plasticidade neural, podem alterar o morfologia e a função do Sistema Nervoso. Essa informação é o que nos traz o artigo de Elenice de Moraes Ferrari e colaboradoras, "Plasticidade neural: relações com o comportamento e abordagens experimentais". O conjunto de resultados que é posto em discussão é instigante e sugere possibilidades de aplicação, como salientam as autoras, "em diferentes aspectos clínicos comportamentais e neurológicos, e principalmente referentes ao desenvolvimento e ao envelhecimento."

E, por fim, informações sobre desenvolvimentos recentes em Psicologia da Saúde, veiculados em Birmigham, em agosto de 2001, na Aston University, são disponibilizadas na notícia, "Segunda Conferência Internacional Reconstruindo a Psicologia da Saúde", apresentada por Tereza Cristina Ferreira de Araújo.

A todos uma boa leitura.

Norberto Abreu e Silva Neto

Editor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    29 Abr 2002
  • Data do Fascículo
    Ago 2001
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