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Estilos de professores na promoção da motivação intrínseca: reformulação e validação de instrumento

Teachers' styles in the promotion of intrinsic motivation: instrument revision and validation

A presente pesquisa teve por objetivo avaliar um questionário revisado sobre estilos motivacionais de professores. O instrumento consiste de oito vinhetas que representam problemas de alunos na escola. Após cada vinheta seguem-se quatro afirmativas a serem marcadas por um adulto numa escala Likert. Cada afirmativa representa uma maneira de o adulto lidar com o problema, num continuum desde uma forma altamente controladora até altamente promotora de autonomia. Responderam aos questionários 1296 professores brasileiros dos ensinos fundamental e médio. Os dados foram submetidos à análise fatorial confirmatória, com base num modelo hipotético de quatro fatores. A análise mostrou que dois de quatro índices revelaram ajustamento adequado dos dados, ao lado de outros dois índices que tiveram ajustamento muito próximo. Desta forma, e considerando-se outros parâmetros, conclui-se que o presente questionário revisado se revela como mais capaz de identificar a estrutura do continuum dos quatro estilos motivacionais.

estilos motivacionais de professores; orientações de controle versus autonomia; análise fatorial confirmatória; motivação intrínseca


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