Acessibilidade / Reportar erro

Influência dos Valores e Estilos Parentais Percebidos pelas Crianças na Transmissão Valorativa

Resumo

Para compreender as relações entre estilos e valores parentais percebidos por crianças e os valores endossados por elas, 119 crianças foram convidadas a responder ao Questionário dos Valores Básicos - versão Infantil -, ao Inventário de Estilos Parentais e a perguntas sociodemográficas. Os resultados apontaram que prioridades valorativas percebidas nos responsáveis independem do estilo parental percebido pelas crianças, que estilo parental positivo está relacionado a uma maior congruência valorativa entre responsáveis e crianças e que os estilos e os valores parentais percebidos se apresentam como variáveis explicativas dos valores endossados pelas crianças. Desse modo, concluiu-se que os valores e estilos parentais percebidos pelas crianças em seus responsáveis apresentam papel importante na transmissão valorativa.

Palavras-chave:
valores; estilo parental; congruência valorativa; transmissão valorativa; crianças

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com