Acessibilidade / Reportar erro

O que os adolescentes brasileiros e portugueses pensam quando pensam em comprar?1 1 Apoio:Programa Erasmus Mundus External Cooperation Window (Projecto MUNDUS17 - coordenado pela Universidade do Porto)

What Brazilian and Portuguese adolescents think about buying?

RESUMO

O consumo e a aquisição de bens materiais desempenham um papel determinante na vida das pessoas e a exposição aos produtos através da mídia influencia principalmente o público adolescente. No intuito de identificar as representações sociais do ato de comprar dessa faixa etária, pedimos a 482 adolescentes brasileiros e a 238 adolescentes portugueses para se expressarem sobre a palavra "comprar" através de uma tarefa de associação de palavras. As respostas recolhidas foram analisadas por meio do programa de análise textual Alceste que extraiu seis classes relacionadas a produtos típicos do público adolescente, aos aspectos da compra (emocional e cognitivo) e ao ambiente de compra. Verificou-se um efeito do sexo de pertença e do contexto socioeconómico sobre as representações formadas.

Palavras-chave:
representações sociais compra adolescentes; Brasil; Portugal

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com