Acessibilidade / Reportar erro

Estratégias de Enfrentamento Psicológico de Médicos Oncologistas Clínicos1 1 O presente artigo é derivado da dissertação de mestrado "O profissional que está no fio entre a vida e a morte: vivências, concepções e estratégias de enfrentamento psicológico de médicos oncologistas", da primeira autora, sob orientação da segunda autora.

Psychological Coping Strategies of Clinical Medical Oncologists

Resumo

Esta pesquisa objetivou caracterizar as estratégias de enfrentamento psicológico utilizadas por médicos oncologistas. Foram observados e entrevistados doze oncologistas clínicos, que atuavam no sul do país. A análise dos dados seguiu os princípios da Teoria Fundamentada nos Dados. Foram construídas seis categorias de análises e sua denominação teve como referência a teoria de enfrentamento psicológico: (a) Focalizada no problema; (b) Focalizada na emoção; (c) Religiosidade/Espiritualidade; (d) Suporte social; (e) Estratégia combinada; e (f) Autoavaliação de estratégias utilizadas. Os resultados apontam que os profissionais fazem uso de diversas estratégias de enfrentamento, evidenciando a necessidade de autorreflexão, apoio e suporte social, o que pode favorecer uma melhor adaptação às demandas, às exigências e ao reconhecimento de degaste emocional dessa especialidade profissional.

Palavras-chave:
psico-oncologia; oncologia; pessoal médico; enfrentamento; coping

Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com