Davis e Gatersleben (2013Davis, N., & Gatersleben, B. (2013). Transcendent Experiences in Wild and Manicured Settings: The Influence of the Trait “Connectedness to Nature”. Ecopsychology, 5(2), 92-102. https://doi.org/10.1089/eco.2013.0016 https://doi.org/10.1089/eco.2013.0016...
) |
Transcendent Experiences in Wild and Manicured Settings: The Influence of the Trait ‘Connectedness to Nature’
|
Estudo quase-experimental (n = 253) com aplicação de questionários sobre estado emocional a dois grupos após um intervalo de tempo passado em ambiente selvagem ou modificado pelo homem. |
Awe caracterizado como mais fortemente induzido por ambientes selvagens, enquanto o contato com a natureza modificada produziria mais sentimentos de calma. |
Joye e Bolderdijk (2014Joye, Y., & Bolderdijk, J. W. (2015). An exploratory study into the effects of extraordinary nature on emotions, mood, and prosociality. Frontiers in Psychology, 5. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.01577 https://doi.org/10.3389/fpsyg.2014.01577...
) |
An exploratory study into the effects of extraordinary nature on emotions, mood, and prosociality
|
Estudo quase-experimental (n = 202) em que três grupos assistiam em casa, pela internet, a apresentações de slides contendo imagens indutoras ou não de awe. |
Awe associado a melhoras no humor e ao aumento do escore de orientação de valor social (SVO) numa tarefa de alocação de recursos. Nenhum impacto sobre a disposição para fazer doações. |
Rudd, Vohs e Aaker (2012Rudd, M., Vohs, K. D., & Aaker, J. (2012). Awe expands people's perception of time, alters decision making, and enhances well-being. Psychological Science, 23(10), 1130-1136. https://doi.org/10.1177/0956797612438731 https://doi.org/10.1177/0956797612438731...
) |
Awe Expands People’s Perception of Time, Alters Decision Making, and Enhances Well-Being
|
Estudo incluindo três experimentos randomizados comparando condições indutoras de felicidade e awe (n = 254). |
Avaliação do tempo como mais abundante, menor impaciência, maior disposição para doar tempo por meio de trabalho voluntário (mas não dinheiro), aumento da satisfação com a própria vida e priorização de experiências prazerosas em oposição a bens materiais na condição awe. |
Piff, Dietze, Feinberg, Stancato e Keltner (2015Piff, P. K., Dietze, P., Feinberg, M., Stancato, D. M., & Keltner, D. (2015). Awe, the small self, and prosocial behavior. Journal of Personality and Social Psychology, 108(6), 883-899. https://doi.org/10.1037/pspi0000018 https://doi.org/10.1037/pspi0000018...
) |
Awe, the Small Self, and Prosocial Behavior
|
Estudo incluindo cinco experimentos randomizados induzindo diferentes sentimentos, incluindo awe, ou participantes com variações prévias na frequência com que vivenciam o sentimento de awe em sua vida diária (n = 2078). |
Correlação entre frequência prévia de experiências de awe e generosidade num jogo econômico. A indução de awe levou a uma maior ética e generosidade na tomada de decisões, mediada pela sensação de insignificância ou conexão a algo maior (small self). Os resultados se confirmaram mesmo quando o awe não estava associado à natureza, ou estava associado ao medo. |
Valdesolo e Graham (2014Valdesolo, P., & Graham, J. (2013). Awe, uncertainty, and agency detection. Psychological Science, 25(1), 170-178. https://doi.org/10.1177/0956797613501884 https://doi.org/10.1177/0956797613501884...
) |
Awe, Uncertainty, and Agency Detection
|
Estudo incluindo cinco experimentos randomizados de manipulação de awe em comparação a uma condição neutra e, em alguns casos, humor positivo inespecífico (n = 484). |
Correlação entre awe induzido e: crença em forças sobrenaturais, incluindo o controle sobrenatural dos acontecimentos; desconforto com a ambiguidade; e percepção de uma organização intencional em padrões numéricos aleatórios. |
Griskevicius, Shiota e Neufeld (2010Griskevicius, V., Shiota, M. N., & Neufeld, S. L. (2010). Influence of different positive emotions on persuasion processing: A functional evolutionary approach. Emotion, 10(2), 190-206. https://doi.org/10.1037/a0018421 https://doi.org/10.1037/a0018421...
) |
Influence of Different Positive Emotions on Persuasion Processing: A Functional Evolutionary Approach
|
Estudo incluindo dois experimentos randomizados em que, após a evocação de diferentes emoções, inclusive awe, os participantes (n = 735) eram expostos a mensagens persuasivas com argumentação forte ou fracamente embasada. |
Correlação entre o sentimento de awe e uma menor propensão a se deixar persuadir por argumentação de teor fraco. |
Cappellen e Saroglou (2012Cappellen, P. V., & Saroglou, V. (2012). Awe activates religious and spiritual feelings and behavioral intentions. Psychology of Religion and Spirituality, 4(3), 223-236. https://doi.org/10.1037/a0025986 https://doi.org/10.1037/a0025986...
) |
Awe Activates Religious and Spiritual Feelings and Behavioural Intentions
|
Estudo com dois experimentos randomizados de indução de awe ou de um controle (n = 219), seguida de questionário sobre o sentimento de unidade com os demais ou da escolha hipotética por um local de viagem. |
O estado de awe promove a sensação de comunhão com um grupo de amigos e favorece a escolha pela realização de uma viagem espiritual, em vez de uma opção hedonista, em pessoas religiosas (efeito não significativo em pessoas não religiosas). |
Silvia, Fayn, Nusbaum e Beaty (2015Silvia, P. J., Fayn, K., Nusbaum, E. C., & Beaty, R. E. (2015). Openness to experience and awe in response to nature and music: Personality and profound aesthetic experiences. Psychology of Aesthetics, Creativity, and the Arts, 9(4), 376-384. https://doi.org/10.1037/aca0000028 https://doi.org/10.1037/aca0000028...
) |
OTE and Awe in Response to Nature and Music: Personality and Profound Aesthetic Experiences
|
Estudo experimental de duas fases (n = 103) envolvendo a avaliação dos sujeitos, em um questionário, da experiência de visualizar imagens do Universo e escutar uma canção indutora de awe. |
Correlação entre o fator de personalidade Abertura à experiência e tendência a vivenciar awe; correlações menores encontradas para outros fatores, exceto Extroversão. |