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Ensino de Leitura de Sentenças: Contribuições da Análise do Comportamento1 1 Apoio: CNPq e Fundação Araucária

Teaching of Sentence Reading: Contributions of Behavior Analysis

RESUMO

O paradigma da equivalência de estímulos tem sido pouco usado para estudar o ensino de leitura de sentenças. Assim, o presente estudo avaliou o efeito de um procedimento de ensino e testes de relações condicionais seguidos pelo encadeamento de palavras sobre a leitura com compreensão de sentenças e a generalização de leitura. Participaram oito escolares, com 7 e 9 anos de idade. O procedimento incluiu pré e pós-teste, três fases de ensino e testes de leitura com compreensão, um teste de conectividade e um teste de construção de sentenças. A leitura de palavras e de sentenças melhorou do pré para o pós-teste em todos os casos, demonstrando que o procedimento foi efetivo para ensinar leitura com compreensão de sentenças.

Palavras-chave:
equivalência de estímulos; leitura de sentenças; encadeamento; escolha-de-acordo-com-modelo; escolares

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