Acessibilidade / Reportar erro
Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 21, Número: 2, Publicado: 2005
  • Editorial

  • O desamparo aprendido revisitado: estudos com animais

    Hunziker, Maria Helena Leite

    Resumo em Português:

    O desamparo aprendido tem sido definido como a dificuldade de aprendizagem apresentada por indivíduos que tiveram experiência prévia com estímulos aversivos incontroláveis. O objetivo deste trabalho é fazer uma revisão crítica dos estudos sobre o desamparo aprendido, com animais. Nessa análise, são considerados aspectos conceituais e metodológicos dos estudos em questão e as interpretações teóricas sobre esse efeito comportamental. Aborda-se a evolução histórica desses estudos, bem como alguns aspectos controversos das publicações que se acumularam ao longo de quatro décadas de pesquisa. A associação do desamparo aprendido com a depressão clínica é analisada criticamente, destacando-se a necessidade de maior rigor metodológico e conceitual nos estudos da área.

    Resumo em Inglês:

    Learned helplessness is a learning deficit produced by the previous experience with uncontrollable aversive stimuli. The present paper aims at carrying out a critical review of studies on animal learned helplessness. Conceptual and methodological questions related to learned helplessness are considered, along with its theoretical interpretation. We analyze both the historical evolution of studies on learned helplessness and some controversial experimental results obtained during four decades of research. The relationship between learned helplessness and clinical depression is also discussed, with emphasis on the necessity for a rigorous methodological and conceptual analysis.
  • Dentro e fora da caixa preta: a mente sob um olhar evolucionista

    Moura, Maria Lucia Seidl de

    Resumo em Português:

    Este trabalho visa apresentar uma breve história da concepção da mente nas últimas décadas, e discutir modelos evolucionistas de mente. São enfocados o movimento cognitivista, em que a mente é protagonista, e a psicologia evolucionista, que resgata a história filogenética. Diferentes modelos, modulares e os que incluem processos centrais, são apresentados. É discutida a importância de se considerar a ontogênese e duas perspectivas ontogenéticas são apresentadas. Conclui-se com uma visão otimista da direção dos esforços contemporâneos de compreensão da mente humana, propondo a integração de aspectos dos modelos apresentados.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to present a brief history of conceptions of mind in the last decades and to discuss evolutionary models of mind. The cognitivist movement, in which the mind is the protagonist, and evolutionary psychology, in which the philogenetic history of mind is contemplated, are focused. Different models, modular and including central processes, are presented. The importance of considering ontogenesis is discussed, and two ontogenetic perspectives of the mind are presented. The conclusion about the direction of the contemporary efforts of comprehension of the human mind is optimistic, with the proposition of integration of aspects of the models presented.
  • O problema mente-cérebro em Freud

    Gomes, Gilberto

    Resumo em Português:

    Em suas obras posteriores, Freud abandona a pretensão do Projeto de uma psicologia (1895) de formular hipóteses específicas sobre o fundamento neural do psíquico, mas continua a conceber esse fundamento como real. Não adotou uma posição dualista sobre o problema mente-cérebro, como pode ser comprovado por inúmeras citações. Isso não o leva, entretanto, a buscar substituir conceitos psicológicos por conceitos fisiológicos, mas permite atribuir ao psíquico uma causalidade natural, uma dimensão quantitativa e uma estrutura espacial (tópica). A concepção freudiana da relação mente-cérebro pode ser considerada como uma teoria do duplo aspecto ou da identidade psiconeural.

    Resumo em Inglês:

    In his later works, Freud abandons the aim of the Project of a scientific psychology (1895) of formulating specific hypotheses about the neural basis of psychical phenomena, but continues to conceive this basis as real. He did not adopt a dualist position concerning the mind-brain problem, as can be confirmed by innumerous quotations. This does not lead him, however, to try to substitute physiological concepts for psychological ones, but enables him to attribute to psychical processes natural causality, a quantitative dimension and a spatial (topographic) structure. The Freudian conception of the mind-brain relation may be considered as a double-aspect theory or a psychoneural identity theory.
  • Efeitos de instruções e do horizonte nos julgamentos de tamanhos relativos pictóricos

    Alves, Nelson Torro; Fukusima, Sérgio Sheiji

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho foi investigar o papel das instruções de julgamento e de informações pictóricas de profundidade na percepção de tamanho relativo. No experimento, os observadores escolheram qual dentre dois retângulos (estímulo-padrão e teste) apresentados na tela de um computador era o mais alto. Os observadores foram divididos em grupos de acordo com as instruções de julgamento (aparente ou objetivo) recebidas e o tipo de gradiente de textura no qual eram apresentados os estímulos. Os julgamentos não foram afetados pela textura, mas predominantemente pelas instruções experimentais. Instruções de julgamento aparente apresentaram maiores erros relativos e favoreceram a subestimação de tamanho do estímulo-teste, enquanto instruções de julgamento objetivo favoreceram a superestimação de tamanho. A presença da linha do horizonte promoveu maior acurácia nos julgamentos de tamanho relativo. Instruções de julgamento e altura do horizonte mostraram-se, portanto, como fatores importantes na determinação dos julgamentos de tamanhos relativos percebidos visualmente.

    Resumo em Inglês:

    Investigating the role of the judgment instructions and pictorial depth information in the perception of relative size was the purpose of this work. In the experiment, observers chose which rectangle of the two presented (standard and test stimulus) was taller on the computer screen. The observers were divided in groups according to the instructions received (apparent or objective) and the kind of texture gradient in which the stimuli were presented. The judgments were not affected by the texture, but predominantly by the experimental instructions. Apparent judgment instructions had more relative errors and favored the underestimation of size of the standard stimulus, while objective judgment instructions favored the overestimation of size. The presence of the horizon line improved more accuracy of judgments of relative size. Judgment instructions and height of the horizon turned out as important factors in the determination of the judgments of relative size visually perceived.
  • Ergonomia, cognição e trabalho informatizado

    Abrahão, Júlia Issy; Silvino, Alexandre Magno Dias; Sarmet, Maurício Miranda

    Resumo em Português:

    Este artigo apresenta uma discussão crítica da problemática da navegabilidade em aplicativos e sítios da internet, adotando como referencial a perspectiva antropocêntrica. Procede-se à discussão conceitual de usabilidade como elemento de avaliação e proposição, apontando seus limites. A articulação entre as diferentes dimensões da interação homem-artefato se constitui pela via dos conceitos navegabilidade e competência para ação e integra o usuário com a interface num nível micro de interação. A dialética entre usabilidade e navegabilidade permite a (re)concepção por meio da lógica de quem usa, ao invés da lógica de quem concebe.

    Resumo em Inglês:

    This article presents a critical discussion about the navigability on applicatives and websites from an anthropocentric perspective and it assumes that the final user is a co-participant of the graphic interface conception. The usability concept is discussed, as well as its role as an evaluating and propositional element. It is demonstrated its limitations when is considered only the internal logic of the artifact. The concept of navigability and competence for action are proposed integrating the user in an interactive micro level with the graphic interface. The proposed dialectic between usability and navigability allows the (re)conceptualization from the user logic rather than from the designer logic.
  • Impacto dos valores laborais e da interferência família: trabalho no estresse ocupacional

    Paschoal, Tatiane; Tamayo, Alvaro

    Resumo em Português:

    Esta pesquisa teve como objetivo investigar a influência da interferência família-trabalho e dos valores do trabalho sobre o estresse ocupacional. Para tanto, utilizaram-se três instrumentos: Escala de Estresse no Trabalho, Escala de Interação Trabalho-Família e Escala de Valores Relativos ao Trabalho. Participaram da pesquisa 237 funcionários de uma instituição bancária. Os resultados indicaram que a interferência família-trabalho influencia o estresse ocupacional, sendo que quanto maior o escore de interferência, maior o estresse. Sugere-se que a interferência família-trabalho possa favorecer diretamente o aparecimento de estressores organizacionais e orientar cognições e afetos que influenciem a percepção de demandas do trabalho como estressores. Os valores do trabalho não apresentaram relação com o estresse ocupacional, o que pode ser decorrente do instrumento utilizado para avaliar o estresse ou da maior importância desses valores na escolha da profissão. Limitações e orientações para pesquisas futuras são apresentadas no texto.

    Resumo em Inglês:

    The objective of this research was to investigate the influence of family-work interference and work values on occupational stress. Three instruments were used to collect data: Work Stress Scale, the Work-Family Interaction Scale and the Work Values Scale. The instruments were administered to 237 workers of a banking institution. The results showed that the family-work interference did influence on occupational stress in the sense that higher scores on interference were correlated with higher stress. The authors suggest that family-work interference can directly contribute to the emergence of organizational stressors and influence cognition and affects that can have an impact on the person's perception of job demands as stressors. Work values had no relation with occupational stress. This could be explained by the instrument used to evaluate occupational stress or the importance given to work values in the process of professional choice. Limitations and orientations to future research are pointed.
  • Compartilhar tarefas? Papéis e funções de pai e mãe na família contemporânea

    Wagner, Adriana; Predebon, Juliana; Mosmann, Clarisse; Verza, Fabiana

    Resumo em Português:

    Este estudo apresenta uma análise do exercício e da divisão de papéis e funções desempenhados por progenitores na criação e educação de seus filhos em idade escolar. Utilizou-se uma amostra de 100 famílias de nível sócio-econômico médio residentes na cidade de Porto Alegre. Foi utilizado um questionário elaborado pelo grupo de pesquisa Dinâmica das Relações Familiares. Os resultados obtidos demostraram que, de forma geral, existe um bom nível de concordância entre as respostas de pais e mães (40%) no que se refere a divisão de tarefas na criação dos filhos. Além disso, a análise de Clusters permitiu identificar dois grupos quanto ao desempenho das principais tarefas realizadas na família em relação à educação dos filhos. O Grupo I (49%) caracterizou-se por ser a mãe a principal responsável, enquanto o Grupo II (51%) caracterizou-se por haver uma divisão igualitária das tarefas entre o pai e a mãe.

    Resumo em Inglês:

    This study presents an analysis of the division of family roles and functions performed by fathers and mothers on bringing their school-aged children. A sample of 100 families of an "intermediate" social class level resident in the city of Porto Alegre with school-aged children was investigated by this research. The technique used was a questionnaire elaborated by the group Dinâmica das Relações Familiares. The results showed that, in general, there is a good level of agreement between fathers and mothers (40%), with respect to the tasks in up bringing children. In addition, the Cluster's analysis allowed to identify two groups of families according to their main tasks in terms of children education: The Group 1 (49%) is characterized by the mother as the main responsible for children's education, while the Group 2 (51%) is characterized by an equal division of tasks between mothers and fathers.
  • Resiliência na rua: um estudo de caso

    Paludo, Simone dos Santos; Koller, Silvia Helena

    Resumo em Português:

    Resiliência pode ser entendida como um processo dinâmico envolvendo uma adaptação positiva frente a situações de adversidade significativa. Entretanto, quando focalizado em adolescentes que vivem em situação de rua, resiliência parece inatingível. Este artigo pretende apresentar e discutir as possibilidades e adversidades presentes em suas vidas. Trata-se de um estudo de caso qualitativo com objetivo de descrever o processo de resiliência na trajetória de vida de uma adolescente em situação de rua. Participou desse estudo uma adolescente de 14 anos do sexo feminino. Os fatores de risco e proteção foram analisados nos diferentes níveis propostos pela abordagem ecológica: pessoa, processo, contexto e tempo. Pode-se constatar a presença constante dos riscos na vida da menina, no entanto, destacam-se as características individuais e a rede de apoio como principais fatores de proteção e colaboradores no processo de resiliência.

    Resumo em Inglês:

    Resilience can be understood as a dynamic process involving positive adaptation in a significant adversity. However, when it focus on adolescents that live in street context, resilience seems unattainable. That article intends to present and to discuss possibilities and adversities in their lives. It is a case study that describes the process of resilience in street situation. An adolescent in street situation, 14 years of age, female participated in it. The risk and protection factors were analyzed in the different levels proposed by the ecological approach: person, process, context and time. Risks permeate their entire live, but individual characteristics and support are main protection factors and they can colaborate with resilience process.
  • Atenção à primeira infância nos EUA e no Brasil

    Freitas, Lia Beatriz de Lucca; Shelton, Terri Lisabeth

    Resumo em Português:

    Transformações culturais, sociais e econômicas têm gerado o incremento de políticas públicas de atendimento à criança pequena. Nossa discussão sobre essas políticas é simultaneamente histórica (examina concepções de cuidado e educação ao longo do tempo) e comparativa (enfoca políticas estabelecidas nos Estados Unidos da América e no Brasil). Nossa análise indica que a atividade de cuidar tem sido desvalorizada no atendimento à primeira infância. Discutimos por que é necessário reconceitualizar o cuidado para que se transforme em fato o direito da criança ao cuidado e à educação e sugerimos ações em nível das políticas públicas, da pesquisa e das práticas.

    Resumo em Inglês:

    Various cultural, social, and economic changes have led to the rapid growth of policies designed to support young children's care and education. Our discussion of these policies is both historical (examining the ways in which notions of care and education have changed over time) and comparative (focusing on historical developments in care and education policies in the United States of America and Brazil). Our analysis suggests that the activity of "taking care" has been devalued in these policies. We argue that it is necessary to reconceptualize this activity if young children's rights to care and education are to become reality. We also present recommendations for policy, research, and professional practice.
  • Intervenção reflexiva: instrumento de formação continuada do educador especial

    Leite, Lucia Pereira; Aranha, Maria Salete Fábio

    Resumo em Português:

    O presente artigo busca demonstrar a ocorrência de mudanças na prática pedagógica de uma professora, durante o período em que se fez a reflexão teórico-metodológica sobre essa prática, à luz de proposições da Psicologia sócio-histórica. Foram realizados 20 encontros reflexivos com uma professora da Educação Especial, a partir da análise de gravações das situações ocorridas em sala de aula. As discussões promovidas compreendiam aspectos relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem na atividade docente. Foram examinadas as locuções verbais da professora e observaram-se indícios de mudança no que se refere ao foco de atenção, quando ela analisa seus problemas pedagógicos, na consideração da multideterminação dos problemas de ensino e aprendizagem, na concepção de aluno, no método de ensino, no estabelecimento e valorização da relação professor-aluno e da interação de alunos. Os resultados obtidos sinalizaram que a interação reflexiva mostrou-se um instrumento útil para a formação continuada de professores.

    Resumo em Inglês:

    This study aims to identify the occurrence of changes in a teacher's pedagogical practice during a period when a reflection about this practice was done, based on theoretical propositions of social-historical Psychology. Twenty reflexive meetings were performed with a Special Education teacher aiming to propitiate the reflection of her pedagogical practice from the analysis of recordings of occurred situations in the classroom. The fostered discussions along this study were based theoretically on aspects related to the educational and learning process. The teacher’s educational actions in the attempt to verify the occurrence of changes when she analyses her pedagogical problems regarding the multi-determination of the educational and learning problems, the student's conception, the educational method, the establishment and valorization of the teacher-student relation or students' interaction. The obtained results signalized that the reflexive interaction seems to be a useful instrument for the continued formation of teachers, indicating ways to their performance.
  • Estruturas multiplicativas e tomada de consciência: repartir para dividir

    Moro, Maria Lucia Faria

    Resumo em Português:

    Conforme proposições de Vergnaud e Piaget, os objetivos do estudo são: descrever concepções infantis da divisão por partição expressas em tarefas de aprendizagem de repartir coleções numéricas; identificar níveis da tomada de consciência de relações típicas daquele tipo de divisão. Este processo seria favorecido por tarefas que alternam momentos de repartir coleções, de interpretá-las e de produzir notações interpretadas a respeito. A análise microgenética dos dados videografados descreve a natureza e as alterações das soluções de seis alunos (7 a 8 anos) de uma escola pública que, em tríades, realizaram as tarefas em duas sessões. São descritas hierarquias de concepções da divisão por partição, ligadas à execução prática e às notações. Dessas hierarquias, foram identificados níveis de tomada de consciência de esquemas e relações pertinentes àquela divisão. São discutidos o lugar do repartir na compreensão da divisão e o papel da tomada de consciência de ações nessa aprendizagem conceitual.

    Resumo em Inglês:

    According to Vergnaud's and Piaget's proposals, the study aims to describe children's conceptions of partitive division expressed on learning tasks of sharing numerical collections, and to identify the grasp of consciousness levels of the typical relations which define that kind of division. This process is supposed to be enhanced by tasks, which alternate moments of practical sharing of numerical collections, notation production and their interpretation. The microgenetic analysis of videotaped data describes the nature and the changes of six students' solutions (7 to 8 years old) to those tasks. These students were attending a State Elementary School and they performed the tasks in triads, during two sessions. Results show children's conceptions of partitive division disposed on two hierarchies, one for the practical executions and other for the notations. Both hierarchies give support to the identification of the grasp of consciousness levels of schemata and relations inherent to that type of division. The status of the sharing activities on the comprehension of partitive division and the role of the grasp of consciousness of actions in this conceptual learning are discussed.
  • Sentidos de doença mental em um grupo terapêutico e suas implicações

    Guanaes, Carla; Japur, Marisa

    Resumo em Português:

    Este estudo adota uma perspectiva construcionista social, que focaliza o modo como as pessoas constroem sentidos de si mesmas e de mundo em suas práticas discursivas. Enfatizando o caráter performático da linguagem, objetivou-se, nesta pesquisa, descrever alguns sentidos de doença mental produzidos em um grupo terapêutico realizado em um ambulatório de saúde mental, e as implicações do uso destes sentidos para as conversações grupais. Baseada na transcrição das 16 sessões do grupo, a análise da produção de sentidos permitiu a descrição de alguns sentidos de doença mental, bem como a construção de relações entre estes sentidos, a visão de mudança e os modos de interação por estes favorecidos. Através dessa análise, apontamos a utilidade de refletir sobre as implicações do uso de determinados sentidos de doença mental em terapia de grupo, como uma forma de potencializar as trocas dialógicas entre os participantes e a construção conversacional da mudança.

    Resumo em Inglês:

    This study adopts a social constructionist perspective, which focuses on how people make meaning of themselves and of the world in their discursive practices. By emphasizing the performative character of language, the aim of this study was to describe meanings of mental illness produced in a therapeutic group, offered in a mental health ambulatory, and the implications of the use of these meanings to the group conversations. The meaning making analysis was based on the transcriptions of 16 group sessions. This analysis allowed us to describe some meanings of mental illness, to construct links among these meanings and the changing view favored by them, as well as the interaction among the group participants. Based on this, we suggest that thinking about some mental illness meanings and its use can be useful to promote dialogical exchanges in group therapy and the conversational construction of change.
  • Medo de falar em público em uma amostra da população: prevalência, impacto no funcionamento pessoal e tratamento

    D'El Rey, Gustavo J. Fonseca; Pacini, Carla Alessandra

    Resumo em Português:

    O medo de falar em público constitui um subtipo não reconhecido da fobia social em estudos epidemiológicos. Para se verificar a prevalência, o impacto no funcionamento pessoal e a procura por tratamento do medo de falar em público, foi realizada uma pesquisa com 452 residentes da cidade de São Paulo, Brasil. Trinta e dois porcento dos entrevistados reportaram ansiedade excessiva quando falavam para um grande grupo de pessoas. No total, 13% dos entrevistados relataram que o medo de falar em público resultou em grande interferência em seu trabalho, vida social e educação, ou causou sofrimento acentuado. Esta pesquisa apóia a inclusão de formas graves do medo de falar em público no constructo diagnóstico da fobia social e sugere, também, que essa ansiedade de falar em público pode ter um impacto negativo na vida de muitos indivíduos na comunidade.

    Resumo em Inglês:

    The public-speaking fear constitutes a recognizable subtype of social phobia in epidemiologic studies. To verify the impact on personnel functioning and the professional help seeking for treatment of public-speaking fear in a population sample, we conducted a survey with 452 residents of the city of São Paulo, Brazil. Thirty two per cent of the respondents reported that had excessive anxiety when spoke to a large audience. In total, 13% of the survey reported that public-speaking fear had resulted in a marked interference in their work, social life and education, or had caused then marked distress. Seven per cent of the survey had public-speaking fear in isolation, without evidence of others social fears. This data support the inclusion of severe forms of public-speaking fear within the social phobia diagnostic construct and also suggest that public-speaking anxiety may have a negative impact on the lives of many individuals in the community.
  • Análise de itens do desenho da figura humana: aplicação de TRI

    Flores-Mendoza, Carmen E.; Abad, Francisco J.; Lelé, Álvaro José

    Resumo em Português:

    O Desenho da Figura Humana é um dos instrumentos mais divulgados e utilizados na prática de avaliação psicológica de crianças no Brasil. Recentemente um novo sistema de correção para avaliação cognitiva infantil foi publicado por Wechsler (2000, 2003). O presente trabalho constitui a primeira tentativa de análise psicométrica dos itens que compõem o desenho da figura masculina utilizando modelos matemáticos da Teoria de Resposta ao Item (TRI). A análise dos resultados obtidos em duas amostras de crianças (711 da cidade de Campo Grande e 564 da cidade de Belo Horizonte), aponta que a consistência interna do instrumento, considerando 53 itens, é adequada (0,87). Contudo, a análise de TRI, modelo politômico, mostra haver problemas de dificuldade e discriminação de um grupo de itens. Conclui-se que o instrumento não está bem calibrado e, portanto, há necessidade de ajustes quanto ao conjunto de itens que o compõe.

    Resumo em Inglês:

    The Human Figure Drawings is one of the most divulged and used instruments in the practice of psychological evaluation of children in Brazil. Recently, Wechsler (2000, 2003) published a new correction system to cognitive evaluation. This work constitutes the first attempt of psychometric analysis of items related to male figure using mathematic models from Item Response Theory (IRT). The analysis of the results obtained in two samples of children (711 from the city of Campo Grande and 564 from the city of Belo Horizonte) with the Male Drawing points that the internal consistency of the instrument is adequate (.87) when 53 items are considered. Nevertheless, the IRT analysis, polytomous item responses, shows problems of difficulty and discrimination of a group of items. It's inferred that the instrument is not well calibrated and consequently there is a necessity of adjustments on the set of items that compound it.
  • Notícia: Maria Amelia Matos (1939-2005): generosidade, competência, liderança

    Tomanari, Gerson Yukio
Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília Instituto de Psicologia, Universidade de Brasília, 70910-900 - Brasília - DF - Brazil, Tel./Fax: (061) 274-6455 - Brasília - DF - Brazil
E-mail: revistaptp@gmail.com