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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 25, Número: 1, Publicado: 2009
  • A qualidade da publicação científica Editorial

    Abreu-Rodrigues, Josele
  • Problemas de produto cartesiano, raciocínio combinatório e intervenção do professor

    Placha, Kelly Cristine; Moro, Maria Lucia Faria

    Resumo em Português:

    O artigo descreve a natureza das soluções de crianças a problemas de produto cartesiano conforme níveis do raciocínio combinatório ali implicados, para identificar a aprendizagem ocorrente e a natureza das intervenções de ensino. Participaram cinco crianças de nove anos, alunas da 3ª série de uma escola municipal de Ensino Fundamental. A coleta de dados foi realizada em duas sessões individuais para solucionar problemas por escrito. A intervenção de ensino da pesquisadora seguiu o estilo clínico-crítico. Da análise qualitativa dos dados gravados em vídeo foram identificados os seguintes níveis de solução: resposta contextualizada sem indício de combinação, primeiras aproximações à solução combinatória, obtenção de algumas combinações e presença de solução combinatória. As formas identificadas de intervenção do adulto foram: orientadora, reorientadora, questionadora e instigadora. A discussão sublinha a relação das intervenções de ensino descritas na ocorrência dos progressos pontuais das crianças em direção a soluções de caráter combinatório.

    Resumo em Inglês:

    This paper describes the nature of children's solutions to Cartesian product problems according to their implied levels of combinatory reasoning in order to identify the learning process going on therein, and the nature of teaching intervention. Five nine-year-old students enrolled at the 3rd grade of a state elementary school were the participants. Data were collected during two individual sessions of problem solving. The researcher's teaching intervention was on the clinical-critical format. The qualitative analysis of videotape data resulted in the identification of the following solution levels: contextualized answer without signs of combination, the first approaches to combinatory solutions, the arising of some combinations, and the presence of combinatory solutions. The identified forms of teaching interventions were: orienting, re-orienting, questioning, and instigating. The discussion underlies the relevance of the described teaching interventions to the punctual progress of each child towards solutions with combinatory marks.
  • Desempenho escolar da criança vitimizada encaminhada ao fórum judicial

    Pereira, Paulo Celso; Santos, Adriana Barbosa dos; Williams, Lúcia Cavalcanti de Albuquerque

    Resumo em Português:

    O objetivo do estudo foi caracterizar o desempenho escolar da criança vítima de violência doméstica atendida no Fórum Judicial. Participaram do estudo 20 crianças vitimizadas comparadas com seus pares da mesma sala de aula, mesmo sexo e mesma faixa etária, mas sem histórico de violência doméstica, suas respectivas mães e professoras. As crianças responderam ao Teste de Desempenho Escolar, Inventário de Estilos Parentais e ao Teste de Raven (Escala Especial) e apresentaram o caderno escolar. As mães responderam a uma entrevista e a Escala de Táticas de Conflitos Revisada (CTS-2). As professoras apresentaram sua opinião sobre o desempenho acadêmico dos participantes. Os dados obtidos mostraram que a criança vitimizada tem desempenho escolar inferior ao grupo controle. Os resultados da CTS-2 indicaram que a maioria das crianças vitimizadas estava exposta à violência conjugal. O estudo mostrou que, além da violência doméstica direta e indireta, tais crianças estavam expostas a outros fatores de risco, tais como, pobreza, baixa escolaridade materna e uso de álcool e/ou droga por familiares.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this study was to characterize the school performance of victimized children assisted by the Judicial System. Twenty victimized children's school performances were compared to their peers of the same classroom, gender, age, but without a history of family violence. Their respective mothers and teachers also took part in this study. Children from both groups answered The Academic Performance Test, Parenting Styles Inventory and the Raven's Progressive Matrices Test. The children also gave samples of their notebook production. Children's mothers answered a family interview and the Revised Conflict Tactics Scales (CTS-2). Teachers offered their impressions on student's academic performance. Results indicated inferior academic performance by the victimized child, when compared with their matched group. According to teachers, victimized children had inferior academic performance in relation to their non-victim peers. CTS-2 results indicated that most of victimized children were exposed to marital violence. Moreover, the study shows that, besides direct and indirect domestic violence, these children were exposed to other risk factors, such as, poverty, maternal low educational level and alcohol/drugs used by relatives.
  • A depressão materna e o comportamento de crianças em idade escolar

    Mian, Luciana; Tango, Louise Azenha; Lopes, Juliana; Loureiro, Sonia Regina

    Resumo em Português:

    A depressão materna caracteriza-se como condição de vulnerabilidade ao desenvolvimento infantil. No presente estudo, objetivou-se comparar o perfil comportamental, as percepções e os eventos de vida de escolares que convivem com a depressão materna (G1) aos daqueles que convivem com mães sem história psiquiátrica (G2), segundo as informações obtidas com as mães e as crianças. Avaliou-se 40 crianças, de 7 a 12 anos, por meio do Teste Raven, da Escala Infantil Piers-Harris de Autoconceito e da Entrevista de Eventos Vitais. As mães foram avaliadas pela Entrevista Clínica Estruturada para o DSM-IV para a confirmação diagnóstica, e responderam a Escala Comportamental Infantil A2 de Rutter. A depressão materna mostrou-se associada a problemas comportamentais das crianças, segundo o relato das mães e a percepção das crianças.

    Resumo em Inglês:

    Maternal depression is characterized as a condition of vulnerability to children's development. The aim of this study was to compare the behavioral profile, the self-perceptions and the life events experienced by school-aged children that live with maternal depression (G1) to those of children who live with mothers without psychiatric history (G2), according to mothers' and children's perceptions. Forty children, from 7 to 12 years old, were evaluated by the Raven Test, the Piers-Harris Children's Self-Concept Scale and the Interview of Vital Events. Mothers were evaluated by the Structured Clinical Interview for DSM-IV (SCID) for diagnostic confirmation, and answered to the Children's Behavioral Scale A2 by Rutter. Maternal depression was associated with behavioral problems according to mothers' and children's perceptions.
  • Percepções de adolescentes acerca de seus encontros familiares

    Lemos, Rosana Maria Freitas de; Santos, Lorena Ribeiro dos; Pontes, Fernando Augusto Ramos

    Resumo em Português:

    Este trabalho investigou de forma exploratória a percepção de adolescentes dos seus encontros familiares. Para tanto, utilizou-se uma metodologia qualitativa denominada grupo focal. Participaram da pesquisa 11 adolescentes, entre 12 e 15 anos, pertencentes a uma população de baixa renda da cidade de Belém. O ambiente selecionado foi uma creche pública. O procedimento da pesquisa foi dividido em cinco etapas: seleção dos participantes, apreciação do conselho de ética em pesquisa, obtenção do consentimento dos pais, realização da técnica do grupo focal e análise dos dados. Os resultados da pesquisa demonstraram que a união, o senso de pertencimento ao grupo familiar, o clima emocional de alegria, o compartilhamento de experiências, a troca emocional de sentimentos positivos e a ausência de conflitos contribuem para que os adolescentes percebam os encontros de família como uma experiência satisfatória.

    Resumo em Inglês:

    This work investigated, in an exploratory way, the adolescents' perception of their family meetings. It was applied a qualitative methodology called focal group. Eleven adolescents, from 12 to 15 years old, of low-income population in the city of Belém, participated in this research. The place chosen was a public day care. The research procedure was divided in five steps: participants' selection, appreciation of the research ethic committee, collection of parents' permission, application of the focal group technique, and data analysis. The results indicated that the union, the sense of belonging to the family group, the happiness perceived in the environment, the sharing of experiences, the exchange of positive feelings and the absence of conflicts contribute to the adolescents' perceptions of family meetings as a satisfactory experience.
  • Crianças que cuidam de irmãos com necessidades especiais

    Soares, Moema P. G.; Franco, Anamélia L. S.; Carvalho, Ana M. A.

    Resumo em Português:

    Este estudo analisou situações em que um irmão/ã ajuda a cuidar de uma criança com necessidades especiais. Foram entrevistadas as mães e as crianças cuidadoras de 10 famílias de baixa renda, em Salvador-Bahia, com filhos portadores de paralisia cerebral. São detalhados os comportamentos de cuidado indicados pelas mães e pelas crianças cuidadoras, a participação das crianças em tarefas domésticas e suas atividades de lazer. Descrevem-se dificuldades e satisfação/insatisfação dos cuidadores com a tarefa, e expectativas de mães e crianças em relação ao futuro. Discute-se o grau de responsabilidade atribuído às crianças. Apontam-se limitações do estudo e algumas direções de intervenção para profissionais de saúde que atendem essas famílias.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzed situations in which a child shares part of the caretaking tasks required by a brother or sister with special needs. Mothers and child caretakers of 10 low-income families, in Salvador-Bahia, with a cerebral palsy child, were interviewed. Caretaking behaviors indicated by mothers and child caretakers, children's participation in domestic tasks, and their leisure activities are detailed. The caretakers' satisfaction/dissatisfaction and difficulties with their role, and their mother's and their own expectations for the future are described. The degree of responsibility attributed to the children is discussed. Limitations of the study and some possible directions of intervention for health professionals attending families in similar situations are pointed out.
  • Concepções de homens hospitalizados sobre a relação entre gênero e saúde

    Costa-Júnior, Florêncio Mariano da; Maia, Ana Cláudia Bortolozzi

    Resumo em Português:

    A saúde masculina é ainda pouco discutida. Estudos mostram que há um padrão social hegemônico sobre o masculino que influencia comportamentos preventivos de homens diante da saúde. Esta pesquisa, qualitativo-descritiva, investigou por meio da análise de conteúdo de entrevistas de dois homens hospitalizados, as suas concepções sobre gênero e saúde/adoecimento. Sob o ponto de vista masculino, homens e mulheres ficam doentes igualmente, embora as mulheres cuidem mais e preventivamente da sua saúde devido ao corpo reprodutivo. Os homens cuidam menos da saúde porque têm dificuldades em se afastar do trabalho, procuram por ajuda médica apenas diante de situações críticas que impõem limites na vida social e adoecem de modo mais severo. As concepções identificadas enfatizam a necessidade de elaboração de políticas públicas, que visem promover a saúde, específicas à população masculina.

    Resumo em Inglês:

    The masculine health is still little argued. Studies show that there is a hegemonic social standard on masculine that influences men's preventive behaviors on health. This study, qualitative-descriptive, had investigated by means of the interview analysis of two hospitalized men, their conceptions about the relation between gender, health/illness. Under the masculine point of view, men and women become equally ill, even though women take care more and preventively of their health due to her reproductive body. Men are careless of their health because they have difficulties in get out from work, they only look for medical aid in critical situations that limits their social life, and they get more severe diseases. The identified conceptions emphasize the necessity of elaboration of public policies to health's promotion, specific to the masculine population.
  • Psicologia aplicada à cardiologia: um estudo sobre emoções relatadas em exame de holter

    Bonomo, Ana Myriam Sánchez; Araujo, Tereza Cristina Cavalcanti Ferreira de

    Resumo em Português:

    Estudos sobre fatores de risco associados a doenças do coração dão ênfase às emoções negativas e não esclarecem quanto aos efeitos cardíacos de vivências de alegria ou segurança. Realizou-se uma investigação com 30 pessoas submetidas ao exame de Holter 24 horas, visando identificar emoções e episódios de vida diária que ocorrem simultaneamente a arritmias cardíacas. Reuniram-se registros de arritmias, atividades e emoções, complementados por entrevistas semiestruturadas. Verificaram-se diferenças acentuadas entre gêneros: mulheres apresentaram mais arritmias que homens. Nas mulheres, arritmias ventriculares ocorreram mais simultaneamente à preocupação do que à ansiedade e não se mostraram relacionadas à raiva. A tristeza não foi associada a arritmias ventriculares por nenhum dos gêneros.

    Resumo em Inglês:

    Studies on risk factors associated with heart diseases emphasize the negative emotions and do not enlighten the cardiologic effects in response to joy or security. It was carried out an investigation with 30 people, submitted to 24 hours Holter monitoring, aiming at identifying emotions and episodes of daily life that occur simultaneously with cardiac arrhythmias. In doing so, records of arrhythmias, activities and emotions were gathered, additionally supported by semi-structured interviews. Great gender differences were found: women presented more arrhythmias than men. In women, ventricular arrhythmias occurred more simultaneously to worries than with respect to anxiety and were not related to anger. In both genders sadness was not associated with ventricular arrhythmias.
  • Ansiedade e depressão materna e relatos sobre o bebê prematuro

    Pinto, Ingrid Duarte; Padovani, Flávia Helena Pereira; Linhares, Maria Beatriz Martins

    Resumo em Português:

    Os objetivos do presente estudo foram: (a) comparar dois grupos de mães, diferenciados pela presença de sintomas emocionais clínicos de ansiedade e depressão, quanto aos relatos sobre o seu bebê prematuro; (b) verificar relações entre os relatos maternos e características das mães, a história de saúde neonatal do bebê e eventos estressores ambientais. A amostra foi composta por 60 mães, distribuídas em dois grupos: 30 mães com indicadores clínicos (MCIE) e 30 mães sem tais indicadores (MSIE). As mães foram entrevistadas e avaliadas por meio dos seguintes instrumentos: SCID-NP, IDATE e BDI. O prontuário médico também foi analisado. Em ambos os grupos, as mães verbalizaram predominantemente sobre expectativas e concepções positivas acerca do bebê. No entanto, o MCIE relatou mais reações e sentimentos negativos do que o MSIE. Menor peso ao nascimento, menor idade gestacional e maior tempo de internação do bebê na UTI-Neonatal associaram-se com expectativas, reações e sentimentos maternos negativos.

    Resumo em Inglês:

    The aims of the present study were: (a) to compare two groups of mothers differentiated by the presence of clinical emotional symptoms of anxiety and depression, in respect of verbal reports about their premature infants; (b) to verify the relation between verbal reports and variables of mothers' characteristics, infants' neonatal health history, and distressful life events. The sample was composed by 60 mothers, allocated into two groups: 30 with emotional clinical symptoms (ECSM) and 30 with no symptoms (NCSM). The mothers were assessed by SCID-NP, STAI, and BDI and were interviewed by an interview-guide. The medical chart was also reviewed. Both groups reported predominantly positive expectations and concepts about the babies. Otherwise, MCES reported more negative reactions and feelings than MSES. Lower birthweight, lower gestational age and higher length-stay NICU hospitalization were associated with negative expectations, reactions, and feelings of the mothers.
  • Revelação do abuso sexual infantil: reações maternas

    Santos, Samara Silva dos; Dell'Aglio, Débora Dalbosco

    Resumo em Português:

    A literatura tem indicado que mães de crianças vítimas de abuso sexual, ao tomarem conhecimento da situação de abuso de suas filhas, podem apresentar uma variedade de manifestações, que podem incluir ansiedade, depressão e estresse pós-traumático. Além disso, a reação frente à revelação pode ser de apoio e proteção ou, ainda, de evitação, indiferença ou ambivalência. Este estudo teve como objetivo investigar como mães de meninas abusadas sexualmente reagiram quando tomaram conhecimento do abuso. Foram entrevistadas 10 participantes que estavam sendo acolhidas em serviços especializados em situações de violência, em hospital público de Porto Alegre. As reações maternas foram classificadas em positivas e ambivalentes. A maioria das mães acreditou no relato das filhas e denunciou o abuso, embora nem todas tenham sido protetivas no sentido de afastar suas filhas do abusador ou de imediatamente procurar ajuda e realizar denúncia. Os fatores que contribuíram para as reações maternas também são discutidos.

    Resumo em Inglês:

    The literature has indicated that mothers of children victims of sexual abuse, when taking knowledge of the abuse situation of their children, can present a variety of manifestations that can include anxiety, depression and post-traumatic stress disorder. Moreover, the reaction facing abuse disclosure can be support and protection or, still, avoidance, indifference or ambivalence. This study aimed at investigating how mothers of sexually abused girls reacted when they had taken knowledge of the abuse. Ten participants who were being sheltered at a specialized service for victims of domestic violence and sexual assault in a public hospital of Porto Alegre were interviewed. The mother's reactions were classified in positive and ambivalent. The majority of the mothers believed in the report of their daughters and denounced the abuse, although not all had been protective in the sense of keeping their children safe from the abuser or immediately looking for help and carrying out the denunciation. The factors that contribute to mother's reactions are also discussed.
  • Diversidade de resultados no estudo do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

    Oliveira, Célia G.; Albuquerque, Pedro B.

    Resumo em Português:

    Com este artigo pretende-se abordar a problemática da diversidade de dados na investigação do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Apresenta-se uma revisão da literatura centrada na heterogeneidade de conclusões relativas à caracterização do transtorno, à distinção dos subtipos, aos contextos de informação, às diferenças de gênero e à comorbidade. Na tentativa de compreender a disparidade de conclusões, salientam-se potenciais fatores explicativos, nomeadamente a heterogeneidade das amostras, a diversidade de metodologias e de procedimentos de investigação, entre outros. A revisão efetuada baseou-se, majoritariamente, em publicações referenciadas pelas bases de dados PsycInfo e ERIC, e, pontualmente, PubMed e Elsevier Direct.

    Resumo em Inglês:

    With this paper we aimed at addressing the problem of data diversity in Attention-Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) research. We present a literature review based on the heterogeneity of findings about the characterization of the disorder, subtypes differentiation, sources of information, sex differences and comorbidities. In an effort to understand the variety of findings, we underline potential explanations, such as the sample's heterogeneity or the multiplicity of methods and procedures, among others. The review conducted was primarily based on PsycInfo and ERIC databases, but also, on PubMed and Elsevier Direct.
  • Alexitimia: uma revisão do conceito

    Carneiro, Berenice Victor; Yoshida, Elisa Medici Pizão

    Resumo em Português:

    Alexitimia é um termo empregado no diagnóstico clínico de pessoas com acentuada dificuldade ou incapacidade para expressar emoções e significa " sem palavras para as emoções" . O objetivo deste artigo é apresentar uma revisão do conceito de alexitimia, enfatizando a importância das recentes contribuições da neurobiologia. É abordado o desenvolvimento do conceito desde os anos 70, ressaltando as contribuições de Sifneos e a estreita relação desse conceito com as doenças psicossomáticas. Em seguida, apresenta-se o conceito a partir de uma perspectiva multifatorial e destaca-se a importância do substrato neurológico para a melhor compreensão da etiologia. Finalmente, sugere-se ser necessária a compreensão integrada do papel dos fatores etiológicos para o tratamento e prevenção.

    Resumo em Inglês:

    Alexithymia is a term used for clinic diagnosis of those with marked difficulty in verbally expressing emotions, and it means " no words for emotions" . The aim of this article is to present a review of the literature on the Alexithymia concept, highlighting additions from recent findings in neurobiology. It includes developments on the concept since the 70's, emphasizing the contributions of Sifneos and the straight association of this concept with psychosomatic diseases. Then, it presents the concept from a multifactor view indicating the role of neurobiology in order to increasingly understand its etiology. Finally, it stresses that integrating the etiological sources will enhance comprehension of treatment and prevention.
  • Quando o velho esconde o novo: antigas palavras, novos significados

    Nicolaci-da-Costa, Ana Maria

    Resumo em Português:

    Em épocas de mudança social acelerada, a criação de palavras para dar conta da nova realidade torna-se imediatamente visível. Ao mesmo tempo, mas de modo geralmente invisível porque em grande parte inconsciente, ocorre a transformação dos significados de antigas palavras. Enquanto ainda em curso, essa é uma mudança semântica de difícil detecção. Quando detectada, contudo, fornece importantes vias de acesso às transformações psicológicas que inevitavelmente acontecem nesses períodos de grande mudança social. Algumas dessas mudanças semânticas, geradas na esteira da " revolução digital" , foram captadas por pesquisas recentes. O presente trabalho tem por objetivo apresentá-las, bem como discutir suas implicações para a psicologia.

    Resumo em Inglês:

    In times of accelerated social change, it is immediately visible that words are created to register the new reality. At the same time, but in a generally invisible manner due to its largely unconscious process, old words acquire new meanings. While still in course, this is a semantic change of difficult detection. When detected, however, it provides important insights into the psychological transformations that inevitably happen during these periods of deep social change. Some of these semantic changes, brought about by the " digital revolution" , were captured in recent researches. The present work aims at presenting them as well as at discussing their implications to psychology.
  • O sujeito em contextos de uso e desenvolvimento de softwares

    Meira, Luciano; Peres, Flávia

    Resumo em Português:

    Este artigo discute a questão do sujeito em psicologia, tomando como cenário as práticas contemporâneas de uso de artefatos digitais, e o contexto menos observado dos ambientes de desenvolvimento de softwares. Discutimos como as ações de desenvolvedores e usuários regulam um ao outro enquanto sujeitos das relações humano-computador. Propomos uma perspectiva de sujeito que se articula pela interlocução da escola de Vygotsky, o Círculo de Bakhtin, e a linguística de Benveniste. Nessa perspectiva, desenvolvedores e usuários são, ambos, autores, e as interfaces computacionais que eles criam, frequentemente tomadas como código apenas, são entendidas como enunciados que disparam uma dinâmica dialógica. Evidenciamos, neste estudo, um sujeito marcado pelas relações estabelecidas com outros sujeitos e outros discursos, cujas vozes encontram-se, muitas vezes, encapsuladas em imagens e palavras das interfaces computacionais.

    Resumo em Inglês:

    This article discusses the notion of subject in psychology. The scenario for our discussions will be the contemporary practices of digital artifacts use and the less observed context of developing softwares. In doing so, we elaborate how the actions of those softwares users and developers regulate each other as they become the subjects of human-computer relations. We propose a perspective of subjectivity that articulates a dialogue among Vygotsky's thought, Bakhtin's Circle and Benveniste linguistics. In such a perspective, software users and developers are both authors, and the computer interfaces they create, usually taken as code alone, are understood as enunciations that trigger a dialogical dynamics. In the end, we show a subject who continuously emerges from the relations established with others subjects and other discourses, whose voices are sometimes encapsulated as images and words on a computer interface.
  • Explicação e descrição no Behaviorismo radical: identidade ou dicotomia?

    Laurenti, Carolina; Lopes, Carlos Eduardo

    Resumo em Português:

    Este artigo examina uma inconsistência na proposta skinneriana com respeito às relações entre explicação e descrição. Em alguns momentos, Skinner identifica explicação e descrição, comprometendo-se com a máxima machiana " explicar é descrever" . Em outros momentos, Skinner desvincula os termos, considerando a descrição uma etapa preliminar do empreendimento científico, que deve ser complementada pela explicação. Argumenta-se, aqui, a favor da identidade entre explicação e descrição no Behaviorismo Radical com base nas influências de Mach na filosofia da ciência skinneriana. Defende-se ainda que essas influências se dão via selecionismo-pragmatismo, e não empirismo-descritivismo, contrastando com interpretações tradicionais das relações entre Mach e Skinner. Conclui-se que a identificação entre explicação e descrição parece expressar melhor as afinidades filosóficas do Behaviorismo Radical com o Pragmatismo.

    Resumo em Inglês:

    This article examines an inconsistency in the Skinnerian proposal with respect to the relations between explanation and description. At some moments, Skinner identifies explanation and description, committing itself to the Machian principle " to explain is to describe" . At other moments, Skinner detaches the terms, considering description as a preliminary stage of the scientific enterprise, which must be complemented by explanation. It is argued, here, in favor of the identity between explanation and description in the Radical Behaviorism on the basis of Mach influences in the Skinnerian philosophy of science. Moreover, it is stated that these influences take place through selectionism-pragmatism, and not empiricism-descriptivism. This analysis differs from traditional interpretations of the relations between Mach and Skinner. It is concluded that the identification between explanation and description seems to express better the philosophical affinities of Radical Behaviorism with Pragmatism.
  • Contando e detectando mentiras: efeito do feedback sobre o desempenho

    Quinta, Nicolau Chaud de Castro; Coelho, Cristiano

    Resumo em Português:

    Estudos nos quais pessoas são testadas ao detectar mentiras mostram que a maioria da população parece ter essa habilidade pouco desenvolvida. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do feedback dado após cada julgamento sobre a detecção de mentiras, com exposição prolongada à situação experimental, na qual detector e emissor interagiam frente a frente. Os resultados mostraram que o feedback levou a uma melhora do desempenho de todos os detectores, com porcentagens de acerto de até 100% em uma sessão. Contudo, o desempenho dos detectores mostrou pouca estabilidade e os dados sobre a generalização para outros emissores foram inconclusivos. Medidas independentes do comportamento dos emissores não revelaram diferenças consistentes entre verdades e mentiras, ainda que relatos pós-experimentais tenham apontado nessa direção. Foi discutida a importância de uma análise de dados individualizada e a necessidade de delineamentos que isolem a aprendizagem de detector e emissor.

    Resumo em Inglês:

    Studies in which people are tested for detecting lies have shown that most of the population seems to have poorly developed lie-detection skills. The goal of this study was to assess the effect of feedback given after each judgment on lie detection, with extended exposure to an experimental situation in which detector and sender interacted face-to-face. Results showed that feedback led to performance improvement for all detectors, with accuracy rates up to 100% in a single session. However, detectors' performance showed little stability, and the data about generalization to other senders were inconclusive. Independent measures of senders' behavior didn't reveal consistent differences between truths and lies, even though post-experimental reports have pointed in this direction. The importance of an individualized data analysis and the need for experimental designs that isolate learning of detector and sender were discussed.
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