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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 29, Número: 2, Publicado: 2013
  • Transmissão intergeracional de práticas educativas parentais: evidências empíricas

    Marin, Angela Helena; Martins, Gabriela Dal Forno; Freitas, Ana Paula Corrêa de Oliveira; Silva, Isabela Machado; Lopes, Rita de Cássia Sobreira; Piccinini, Cesar Augusto

    Resumo em Português:

    O estudo investigou a transmissão intergeracional das práticas educativas parentais em 30 mães e 22 pais, cujo primeiro filho tinha 3 anos. Os participantes responderam a entrevistas sobre as práticas educativas recebidas dos genitores e as utilizadas com o filho. Análises quantitativa e de conteúdo foram realizadas, categorizando-se as práticas em indutivas, coercitivas e não interferência. Os resultados indicaram tanto a manutenção das práticas recebidas, sejam elas indutivas, coercitivas ou de não interferência, como mudanças no tipo de prática utilizada devido a características do casal e da criança. Discute-se que as práticas educativas envolvem um processo dinâmico entre pais e filhos, sendo a transmissão intergeracional não linear e influenciada por fatores que não apenas a reprodução de padrões aprendidos.

    Resumo em Inglês:

    This study investigated the transmission between generations of childrearing practices of 30 mothers and 22 fathers, whose first child was 3 years old. Participants were interviewed about childrearing practices they had themselves received from their parents and those they used with their children. Quantitative and content analyses were realized with childrearing practices categorized as inductive, coercive and non-interfering. Results showed continuity of received practices, whether they were inductive, coercive or non-interfering, as well as changes in the used practices due to characteristics of the couple or the child. Childrearing practices seem to comprise a dynamic process between parents and children, with a nonlinear transmission between generations, and affected by factors other than reproduction of learned patterns.
  • Regulação de emoções na pré-adolescência e influência da conversação familiar

    Macedo, Lídia Suzana Rocha de; Sperb, Tania Mara

    Resumo em Português:

    Esse estudo analisa a relação entre regulação de emoções no pré-adolescente e conversação familiar sobre emoções. Participaram do estudo 74 pré-adolescentes (10 a 13 anos) de famílias de classe média que formaram dois grupos, o que conversa sempre em casa e o que não tem esse costume. Para acessar a regulação de emoções foram usadas duas histórias com final aberto que permitiram comparar os grupos quanto às estimativas de duração de emoções e estratégias para regulá-las e à presença de reavaliações cognitivas. Há diferenças significativas na ocorrência de reavaliações cognitivas para lidar com a raiva, que surgiram apenas no grupo que costuma conversar. Os resultados sugerem que conversação familiar sobre emoções pode auxiliar a desenvolver habilidades diferenciadas para regular emoções.

    Resumo em Inglês:

    In this study the relation between emotional regulation of the preadolescent and conversation regarding emotions in family setting is investigated. Seventy-four preadolescents (10 - 13 years old) of middle class families participated in this study; they composed two groups: one that always conversed at home and one that did not have that habit. To access emotional regulation two open-ended stories were used to compare groups considering: the estimated duration of the emotion, the strategies used to regulate them, and the occurrence of cognitive re-evaluation. There are significant differences in the occurrence of cognitive re-evaluation to deal with rage, found only in the group that regularly had conversations. Results suggest that family conversation concerning emotions can enhance the development of differentiated abilities to regulate emotions.
  • Reorganização familiar e rede social de apoio pós-homicídio juvenil

    Domingues, Daniela Fontoura; Dessen, Maria Auxiliadora

    Resumo em Português:

    A morte violenta de jovens provoca mudanças no cotidiano das famílias e nas comunidades, particularmente nos modos de organização dos sobreviventes. Este estudo buscou investigar as transformações nos sentimentos, nas relações sociais e na rede social de apoio de oito famílias que perderam jovens vitimados por homicídio no Distrito Federal. Participaram da pesquisa mães e irmãos destes jovens, que responderam a um questionário de caracterização do sistema familiar e a uma entrevista semiestruturada. Os relatos, submetidos à análise qualitativa, apontaram sentimentos de desespero, dor, culpa, revolta e medo. O episódio alterou o funcionamento familiar, provocando desorganização nas relações conjugais e parentais. Os resultados indicam a necessidade de fortalecer a rede social dessas famílias e de investir em políticas públicas.

    Resumo em Inglês:

    The violent death of young people causes changes in the everyday life of families and communities, particularly in the survivors' ways of organization. This study aimed to investigate the alterations in the emotional and relational aspects as well as in the social support network of eight families who lost young relatives, victims of homicide in the Federal District. The victims' mothers and siblings participated in the research answering a questionnaire about the family system and a semi-structured interview. The reports were submitted to qualitative analysis and showed feelings of despair, pain, guilt, anger, and fear. The episode changed the family functioning, causing disruption to marital and parental relationships. The results indicate the necessity of strengthening the social support network and investing in public policies.
  • Análise de interações familiares: um estudo de caso

    Naves, Ana Rita Coutinho Xavier; Vasconcelos, Laércia Abreu

    Resumo em Português:

    Este trabalho analisou as interações de uma família, em um contexto de laboratório, a partir de entrevistas com os pais e da participação dos membros familiares em tarefas análogas às do cotidiano - Lanche, Cartaz, Brincadeira e Organização da Sala, em um delineamento ABACA. A condição A correspondeu à linha de base. A variável independente foi um texto escrito, o qual descrevia comportamentos de uma família tradicional (Condição B) e de uma família contemporânea (Condição C). A partir da categorização dos comportamentos dos participantes e do registro de intervalo parcial, observou-se que as interações familiares diferiram mais entre as tarefas, independentemente da condição, do que entre linha de base e condição experimental. Os resultados indicaram que os comportamentos dos participantes se assemelharam àqueles observados no ambiente natural.

    Resumo em Inglês:

    The current study analyzed the interactions of one family, in a laboratory context, by means of interviews with the parents and of family members participation in tasks similar to those in everyday life - Lunch, Poster, Play and Organization of the Room. An ABACA design was employed. Condition A was baseline. The independent variable was a written text describing behaviors of a traditional family (Condition B) and of a contemporary family (Condition C). Based on the categorization of all participants interactions and the partial interval recording, it was observed that family interactions differed more among the tasks, independent of the condition, than between the baseline and experimental conditions. The results indicated that the behavior of the participants were similar to those observed in the natural environment.
  • Atividades acadêmicas na rotina de crianças ribeirinhas participantes do Programa Bolsa Família

    Freire, Viviam Rafaela Barbosa Pinheiro; Silva, Simone Souza da Costa; Pontes, Fernando Augusto Ramos; Borges, Júlia de Almeida Roffé; Moura, Maria Lúcia Seidl de

    Resumo em Português:

    Este artigo objetiva descrever a rotina referente à vida acadêmica de crianças atendidas pelo Programa Bolsa Família em uma comunidade ribeirinha amazônica. Participaram do estudo 30 crianças: 16 meninas e 14 meninos. Foram utilizados os Inventários Sociodemográfico e o de Rotina. Os principais resultados indicaram que a atividade de ir para a escola ocupa 16% de um dia de semana, o dever de casa atinge 3% e não há leituras fora do ambiente escolar. No fim de semana, as crianças não realizam dever de casa ou leituras. A participação parental na rotina dos filhos e filhas é restrita. Ações de envolvimento e capacitação das famílias ribeirinhas são necessárias para que estas participem e estruturem atividades acadêmicas nas rotinas das crianças.

    Resumo em Inglês:

    This article aims to describe the routine related to academic life of children who participate in the Bolsa Família Program in an Amazon riverside community. A Sociodemographic and a Routine Inventory were administered to 30 children: 16 girls and 14 boys. The main results indicate attending school occupies 16% of their weekday, homework 3% and no reading activities take place outside the school. In the weekend, children do not make homework or develop reading activities. Parental participation in the routine of their sons and daughters is restricted. Actions to stimulate involvement and qualification of those riverside community families are necessary so they can participate and organize academic activities in the routine of their children.
  • Identificação precoce do risco para transtornos da atenção e da leitura em sala de aula

    Andrade, Olga Valéria; Andrade, Paulo Estêvão; Capellini, Simone Aparecida

    Resumo em Português:

    Testou-se a acurácia de atividades pedagógicas coletivas, baseadas em julgamentos fonológicos por meio do pareamento entre figuras e de figuras com palavras faladas, na identificação de escolares de risco para transtornos da atenção e da leitura em sala de aula. Quarenta e cinco escolares do 2º ano (idade média de 7 anos, 29 do gênero masculino), foram divididos em grupo controle, sem dificuldade de leitura-escrita (n=32), e grupo de risco, com dificuldade de leitura (n=13). O baixo desempenho nessas atividades, definido como os escores acima de 1,65 DP abaixo da média do grupo controle, apresentou boa sensitividade (verdadeiros positivos) e especificidade (verdadeiros negativos) na identificação precoce dos escolares de risco.

    Resumo em Inglês:

    In this his study the accuracy was investigated of collective pedagogical activities, based on phonological judgments by matching figures and figures to spoken words, to identify students at risk for reading and/or attention disorders. Forty-five second graders (mean age of 7 years, 29 males) were divided into two groups, a control group, without reading difficulties (n=32), and an at-risk group, with reading difficulties (n=13). The low-achievement on these collective activities, defined by scores more than 1.65 SD below the mean of the control group, presented good sensitivity (true positives) and specificity (true negatives) in the early identification of at risk students.
  • O uso de medidas intelectuais na análise do monitoramento metacognitivo de crianças

    Zampieri, Marília; Schelini, Patrícia Waltz

    Resumo em Português:

    O monitoramento metacognitivo é uma das habilidades compreendidas pela metacognição. É avaliado utilizando-se instrumentos de autorrelato ou pela formulação de julgamentos. O objetivo do presente estudo foi investigar o monitoramento metacognitivo de crianças durante a realização de três subtestes de uma bateria de inteligência, cujo referencial é o Modelo Cattell-Horn-Carroll. Os participantes responderam aos subtestes e foram solicitados a emitir estimativas sobre seu desempenho. Os resultados indicaram que a amostra já apresentava habilidades de monitoramento cognitivo e algumas medidas de monitoramento mostraram-se significativamente melhores para o subteste Desempenho em Matemática. Os dados são relevantes para confirmar, na população nacional, as informações da literatura internacional, e também para discutir a importância do incentivo e estímulo ao treinamento das habilidades metacognitivas.

    Resumo em Inglês:

    Metacognitive monitoring is one component of metacognition. It is assessed either through self-report instruments or judgments. The aim of the present study was to investigate metacognitive monitoring of children during the execution of three subtests of an intelligence battery, based on the Cattell-Horn-Carroll intelligence model. Participants answered the subtests and were asked to estimate their performance. Results indicate that participants already had metacognitive abilities in their repertoire, and some monitoring measures were significantly better for the subtest Performance on Mathematics. The data of this study are relevant in confirming information from the international literature using a Brazilian sample, and in discussing the importance of incentives for metacognitive training.
  • Normas de alerta e valência para 908 palavras da Língua Portuguesa

    Oliveira, Nelson Rocha de; Janczura, Gerson Américo; Castilho, Goiara Mendonça de

    Resumo em Português:

    Normas de valência e alerta para 908 palavras foram coletadas utilizando-se a escala de julgamento SAM (Self-Assessment Manikin). Participaram do estudo 4.359 estudantes universitários oriundos de quatro universidades. Os resultados identificaram palavras em todos os quadrantes do espaço afetivo sugerindo que estas podem ser classificadas nas dimensões emocionais alerta (desde palavras relaxantes até mais alertadoras) e valência (desde palavras desagradáveis até agradáveis). A confiabilidade média das normas de valência (r = 0,97) e alerta (r = 0,94) foram altas e significativas. Os resultados de alerta ou valência não estiveram associados ao sexo, idade e frequência de ocorrência das palavras em materiais escritos, sugerindo que estes fatores podem ser considerados ortogonais.

    Resumo em Inglês:

    Norms of arousal and valence for 908 Portuguese words were collected using SAM (Self-Assessment Manikin). In this study 4359 undergraduates from four universities participated. Words from each of the affective space quadrant were identified suggesting that they can be categorized along the arousal (from relaxing to more arousing words) and valence (from unpleasant to pleasant words) emotional dimensions. The reliability of the norms for valence (r = 0,97) and arousal (r = 0,94) was high and significant. Results showed that arousal and valence were not associated with sex, age or printed word frequency indicating that the factors can be considered orthogonal.
  • O Iowa Gambling Task: uma revisão crítica

    Areias, Graça; Paixão, Rui; Figueira, Ana Paula Couceiro

    Resumo em Português:

    O Iowa Gambling Task (IGT) é uma tarefa amplamente utilizada na avaliação da capacidade de tomada de decisão. Neste artigo, procede-se à revisão da literatura, comparando-se as versões do IGT, as diferentes medidas de avaliação do desempenho e as alterações introduzidas nos procedimentos, nomeadamente no feedback, na aleatorização espacial dos baralhos, no número de ensaios e de cartas por baralho, nas instruções, na remuneração e na manipulação das recompensas e punições. Desta análise, conclui-se que as diversas versões da tarefa, as alterações nos procedimentos de aplicação e as diferentes medidas utilizadas na avaliação têm impacto no desempenho, prejudicam a comparação entre estudos e as generalizações dos resultados. Finalmente, apresentam-se sugestões para uma maior adequação dos procedimentos.

    Resumo em Inglês:

    The Iowa Gambling Task (IGT) is a widely used task in the assessment of the decision-making ability. In this article, we conduct a literature review by comparing IGT versions, different performance assessment measures, and changes to procedures including feedback, spatial randomization of decks, number of trials, number of cards per deck, instructions, payment, and rewards and punishments. On basis of this analysis, we conclude that different versions of the task, changes in application procedures and different measures used to assess the task have an impact on performance, thereby affecting comparison among studies and generalization of results. Finally, we offer suggestions to define adequate procedures.
  • Desamparo aprendido e incontrolabilidade: relevância para uma abordagem analítico-comportamental da depressão

    Ferreira, Darlene Cardoso; Tourinho, Emmanuel Zagury

    Resumo em Português:

    Este artigo oferece uma análise dos diferentes usos do conceito de incontrolabilidade vinculados ao modelo do desamparo aprendido, apontado como um modelo animal de depressão, indicando como a mesma topografia verbal é emitida sob controle de eventos distintos. Discute-se a generalidade do conceito de desamparo aprendido a partir de dados obtidos com humanos, abordando-se também aspectos relativos à participação de contingências verbais na ocorrência do efeito. Variáveis relevantes para a generalidade do desamparo aprendido - enquanto modelo experimental e equivalente animal da depressão na análise do comportamento - são discutidas, justificando-se a necessidade de maior investigação da correspondência entre o conceito de incontrolabilidade e a condição experimentalmente estabelecida em laboratório e da produção de desamparo aprendido em humanos com participação de processos verbais.

    Resumo em Inglês:

    References to the experience of uncontrollability are often found in the literature in association with learned helplessness. This paper offers an analysis of the different uses of the concept of uncontrollability, indicating how the same verbal topography is controlled by different events. The generality of learned helplessness is discussed based on experiments with human subjects, also pointing out the role of verbal contingencies for the occurrence of learned helplessness in humans. Relevant variables to the generality of learned helplessness as the experimental model and animal equivalent of depression are discussed, justifying the need for more research into aspects such as the correspondence between the concept of uncontrollability and the experimentally established condition in the laboratory and the production of learned helplessness in humans involving verbal processes.
  • Déficits na memória de trabalho em idosos com depressão maior: uma revisão sistemática

    De Nardi, Tatiana; Sanvicente-Vieira, Breno; Grassi-Oliveira, Rodrigo

    Resumo em Português:

    A depressão em idosos é associada com prejuízos cognitivos, entretanto a extensão destes à Memória de Trabalho (MT) ainda não é consensual. Portanto, o objetivo deste estudo é revisar sistematicamente as associações encontradas entre MT e depressão em idosos. Para tanto conduzimos uma revisão sistemática dos artigos publicados entre 2000 e 2011 nas principais bases de dados internacionais. Posteriormente a aplicação dos critérios de exclusão, 17 artigos foram revisados integralmente. Os resultados apresentam evidências da associação entre depressão geriátrica e prejuízos da MT, que em alguns trabalhos ainda foram mantidos mesmo após a remissão da sintomatologia de humor.

    Resumo em Inglês:

    Geriatric depression is related with cognitive impairments, but how this is connected to specific Working Memory deficits is still unknown. Hence, the aim of this study is to systematically review the literature about the associations between Working Memory impairments and major depression in the elderly. Thus we performed a systematic review, considering published articles in major international databases between 2000 and 2011. After exclusion criteria, 17 articles were fully reviewed. There is evidence that there is indeed an association between depression in elderly and Working Memory impairments. In addition, some articles found that such deficits are sustained even after mood symptoms remission.
  • Validação do questionário crenças acerca da medicação em pacientes diabéticos tipo 2

    Pereira, Maria da Graça; Pedras, Susana; Machado, J. Cunha

    Resumo em Português:

    O presente trabalho teve como objectivo validar o Questionário Crenças sobre a Medicação, que avalia Crenças Gerais e Crenças Específicas, estudando suas propriedades psicométricas em uma amostra de 387 pacientes diabéticos tipo 2. O estudo de validade para as Crenças Gerais revelou uma solução de um factor, com um alfa de 0,76, e para as Crenças Específicas, dois factores - Necessidades e Preocupações -, com um alfa de 0,77 e 0,69 respectivamente. Quanto à validade de constructo, verificou-se uma relação entre as Crenças Gerais e a subescala Necessidades das Crenças Específicas com Adesão à Medicação, avaliada pela Escala de Avaliação de Aderência Médica. O instrumento apresenta boas qualidades psicométricas para ser utilizado em pacientes diabéticos tipo 2.

    Resumo em Inglês:

    The present paper focused on the validation of the Questionnaire on Beliefs about Medication, which assesses both General Beliefs and Specific Beliefs. The psychometric properties of the instrument were analyzed on a sample of 387 type 2 diabetic patients. The validity study for General Beliefs found a unifactorial solution, with an alpha of .76, and for Specific Beliefs, a two-factor solution - Necessities and Concern -, with an alpha of .77 and .69, respectively. In terms of construct validity, a relationship between General Beliefs, subscale Necessities from Specific Beliefs, and adherence to medication, as evaluated by Medical Adherence Rating Scale, was found. The instrument presents good psychometric qualities to be used in type 2 diabetic patients.
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