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Psicologia: Teoria e Pesquisa, Volume: 31, Número: 3, Publicado: 2015
  • O Fenótipo Ampliado do Autismo em genitores de crianças com Transtorno do Espectro Autista - TEA Artigos

    Endres, Renata Giuliani; Lampert, Simone Steyer; Schuch, Jaqueline Bohrer; Roman, Tatiana; Bosa, Cleonice Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Pesquisadores têm identificado expressões mais leves de traços do Transtorno do Espectro do Autismo - TEA em pais e irmãos destes indivíduos, que são definidas como Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA). Este estudo investigou o perfil de personalidade de 20 genitores de crianças com o diagnóstico de TEA, utilizando a Bateria Fatorial de Personalidade e o Broad Autism Phenotype Questionnaire. Os resultados apontam para a presença de alguns traços de personalidade (ex: tendência à rigidez e ao retraimento social) que podem, em alguma medida, corresponder às áreas de comprometimento presentes no TEA. Estes achados refletem um campo promissor de estudos no Brasil, sobretudo porque se utilizou um instrumento brasileiro, ainda não empregado em investigações na área do autismo.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Researchers have identified milder expressions of Autism Spectrum Disorder in parents and siblings of these individuals, which are defined as broader autism phenotype (BAP). This study investigated the personality profile of 20 parents of children diagnosed with ASD. The Factor Personality Battery and the Broad Autism Phenotype Questionnaire were used. The results indicate the presence of some personality traits that might somewhat correspond to the areas of impairment present in ASD individuals. These findings point to a promising field of study, especially due to the use of a Brazilian instrument, not yet employed in research in the area of autism.
  • Associações entre Sinais Precoces de Autismo, Atenção Compartilhada e Atrasos no Desenvolvimento Infantil Artigos

    Zaqueu, Livia da Conceição Costa; Teixeira, Maria Cristina Triguero Veloz; Alckmin-Carvalho, Felipe; Paula, Cristiane Silvestre de

    Resumo em Português:

    RESUMO Os Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) costumam comprometer o funcionamento adaptativo e desenvolvimento psicossocial na infância. O objetivo deste estudo foi buscar associações entre: sinais precoces dos TEA, falhas na atenção compartilhada-AC e atrasos de desenvolvimento. Participaram do estudo 92 crianças (16-24 meses) de cinco creches de Barueri-SP. Instrumentos utilizados: Development Screening Test-DENVER-II (desenvolvimento neuropsicomotor), Modified Checklist for Autism in Toddlers-M-CHAT (sinais precoces de TEA), Pictorial Infant Communication Scales-PICS (comunicação social). Identificou-se 28,3% de atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor. Cinco crianças apresentaram sinais precoces dos TEA; todas falharam nas provas de AC (PICS). Nas crianças que apresentaram sinais indicativos de TEA, os déficits mais comuns foram relacionados à atenção compartilhada, área que deve ser privilegiada em avaliações precoces.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The Autism Spectrum Disorders (ASD) usually impair adaptive functioning and psychosocial development in childhood. The purpose of this study was to investigate associations among early signs of ASD, failures in joint attention (JA) and developmental delays. Participants were 92 children (16-24 months of age) from five day-care centers in Barueri-SP. Assessment instruments used: Development Screening Test-DENVER-II (child development); Modified Checklist for Autism in Toddlers-M-CHAT (screening for ASD); Pictorial Infant Communication Scales-PICS (social communication). Developmental delays were observed in 28.3% of the children. Five children showed early signs of ASD, all with deficits in joint attention. Since among children with early signs of ASD, the most common deficits were related to joint attention, this field should be privileged in early evaluations.
  • A Produção Científica Brasileira sobre Autismo na Psicologia e na Educação Artigos

    Guedes, Nelzira Prestes da Silva; Tada, Iracema Neno Cecilio

    Resumo em Português:

    RESUMO O autismo, embora tenha recebido destaque na literatura científica atual, ainda demonstra lacunas a serem investigadas. O presente artigo refere-se a uma revisão da literatura científica brasileira sobre o autismo nos campos da Psicologia e da Educação, com o intuído de identificar o atual cenário da produção científica sobre esta temática. Para tanto, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados em periódicos brasileiros no período de 2007 a 2012. Foram recuperados 156 artigos, cujos resumos foram analisados e categorizados. Identificou-se que, em todas as categorias, esteve presente a sistematização das características do autismo ea elaboração de intervenções em prol da diminuição dos sintomas.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Although autism has received special attention in current scientific literature, there are still gaps that need to be investigated. This article refers to a review of the Brazilian literature on autism in the fields of Psychology and Education, aiming to identify the current scenario of scientific literature on this topic. To this end, a survey was conducted of scientific articles published in Brazilian journals from 2007 to 2012.The survey included 156 articles, whose abstracts were analyzed and categorized. In all categories, a systematization was identified of the characteristics of autism and the development of interventions for the reduction of symptoms.
  • Controle Psicológico Materno e Problemas Internalizantes em Pré-Escolares Artigos

    Lins, Taiane; Alvarenga, Patrícia

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo investigou as relações entre o controle psicológico e o controle comportamental materno e os problemas internalizantes de crianças entre 3 e 5 anos. Participaram 103 mães que responderam ao CBCL e à Entrevista Estruturada sobre Práticas Educativas Parentais e Socialização Infantil. Os resultados revelaram que duas das síndromes que representam o agrupamento de problemas internalizantes, ansiedade/depressão e retraimento, estiveram positivamente correlacionadas ao controle crítico, uma das dimensões do controle psicológico. É possível que o controle crítico materno limite o desenvolvimento socioemocional da criança e o acesso a reforçadores, contribuindo para o surgimento do retraimento e de sintomas de ansiedade/depressão. Discute-se também a relevância de outras variáveis para a compreensão dos problemas internalizantes, como as práticas de socialização emocional.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The present study investigated relations between maternal psychological control and behavior control and internalizing problems of preschool children, with ages varying between three and five years. Participants in the study were 103 mothers who completed the CBCL and the Child Socialization and Parental Childrearing Practices Structured Interview. The results showed that two of the syndromes representing the group of internalizing problems, anxiety/depression and withdrawal, were positively correlated with critical control, which is a dimension of psychological control. It is possible that maternal critical control limits the socio-emotional development of children and their access to reinforcers, contributing to the emergence of withdrawal and symptoms of anxiety/depression. The relevance of other variables for the understanding of internalizing problems, as emotional socialization practices, is also discussed.
  • Habilidades Sociais como Preditoras de Problemas de Comportamento em Escolares Artigos

    Casali-Robalinho, Ivana Gisel; Del Prette, Zilda Aparecida Pereira; Del Prette, Almir

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo realizou uma caraterizacão do repertório de habilidades sociais e problemas de comportamento de crianças e avaliou a força preditiva das habilidades sociais para problemas de comportamento. Participaram 220 crianças, do 3º ao 6º ano do Ensino Fundamental, bem como seus pais ou responsáveis, que responderam ao Sistema de Avaliação de Habilidades Sociais (SSRS-BR). A amostra apresentou escores coerentes com a norma para habilidades sociais e problemas de comportamento, sendo que os internalizantes, segundo os pais ou responsáveis, foram mais frequentes. Adicionalmente, as habilidades sociais de maior peso preditivo foram as de Responsabilidade (na autoavaliação) e as de Autocontrole e Civilidade (na avaliação de pais ou responsáveis). Os resultados foram discutidos em termos de suas implicações para a promoção de habilidades sociais como mecanismo preventivo de problemas comportamentais.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study realized a characterization of social skills and behavior problems in children and evaluated the predictive power of social skills for behavior problems. The participants were 220 children, from 3rd to 6th grade of Elementary School, and their parents or guardians, who responded to the Assessment of Social Skills (SSRS-BR) system. The sample scores were consistent with the norm for social skills and behavior problems, and according to the parents or guardians, the internalizing were more frequent. Also,Responsibility (in the self-assessment) and Self-control and Civility (in the assessment by parents or guardians) were the social skills with the greatest predictive power. The results were analyzed in terms of their implications for the promotion of social skills as a preventive mechanism for behavioral problems in school children.
  • Trauma e Infância : Considerações sobre a Vivência de Situações Potencialmente Traumáticas Artigos

    Zavaroni, Dione de Medeiros Lula; Viana, Terezinha Camargo

    Resumo em Português:

    RESUMO A partir da teoria freudiana, o artigo propõe uma discussão em torno do lugar ocupado pelo acontecimento na constituição do trauma. O principal ponto de interesse consiste em pensar as conseqüências da vivência, ainda na infância, de acontecimentos considerados traumáticos. É proposto o termo situação potencialmente traumática para nomear o acontecimento presente na constituição do trauma, em oposição ao termo situação traumática. Do ponto de vista metapsicológico, o trabalho propõe o uso dos termos desamparo primário e desamparo secundário, em paralelo aos termos freudianos de narcisismo primário e narcisismo secundário, para pensar o lugar do desamparo na constituição do trauma.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the context of Freudian theory, this article intends to discuss the place of experienced events in the constitution of trauma. The main focus of this debate consists in thinking about the consequences of experiencing events considered traumatic during childhood. The term potentially traumatic situation is suggested as a form of designating this event implicated in the constitution of trauma, in opposition to the term traumatic situation. In a metapsychological perspective, this paper proposes the use of the terms primary helplessness and secondary helplessness, parallel to the terms primary narcissism and secondary narcissism, to think about the place of helplessness in the constitution of trauma.
  • Desenvolvimento da Compreensão Emocional Artigos

    Franco, Maria da Glória Salazar d'Eça Costa; Santos, Natalie Nobrega

    Resumo em Português:

    RESUMO A compreensão emocional é uma componente-chave da competência emocional, que se tem vindo a constatar ser importante para um melhor entendimento do desenvolvimento infantil. Este artigo faz uma revisão teórica desse construto, situando-o nos estudos sobre inteligência emocional e clarificando a sua definição. Apresentam-se, igualmente, os diferentes instrumentos que existem para a sua avaliação assim como os estudos que trazem evidências sobre o seu desenvolvimento. Concluiu-se que está demonstrada a existência de importantes mudanças na compreensão emocional da criança entre os 18 meses e os 12 anos. No entanto, é ainda necessário: a) reduzir a inconsistência conceptual presente nesse construto; b) determinar o que prediz; c) determinar se o seu ensino tem um efeito desejável no comportamento dos indivíduos.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Emotional understanding is a key component of emotional competence, which has been singled out to be important for a better comprehension of child development. This paper is a theoretical review of this construct, placing it in the studies of emotional intelligence and clarifying its definition. It also presents the different existing tools towards its assessment as well as the array of studies providing evidence on its development. This theoretical research paper accounts for significantchanges inemotional understandingof childrenaged between 18 monthsand 12 years. Nonetheless, it is still necessary to: a) reduce theconceptualinconsistencyevidenced in thisconstruct; b) determine what it predicts; c) give an account whether its teachinghas adesirable impact on subjects' behaviour.
  • Análise Fatorial Confirmatória e Normatização da Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) Artigos

    Faro, André

    Resumo em Português:

    RESUMO Os principais objetivos deste estudo foram realizar a análise fatorial confirmatória da Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) e conduzir análises de curvas ROC para a normatização de seus pontos de corte, em uma amostra não-clínica. Os resultados exibiram evidências de validade estrutural da HADS e foram propostas mudanças para os parâmetros diagnósticos da ansiedade (≥7 pontos) e depressão (≥6 pontos). Ao final, destaca-se a necessidade de cautela na interpretação dos escores e decisão diagnóstica, principalmente na mensuração da depressão.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The main objectives of this study were to perform a confirmatory factor analysis of the Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS) and to conduct ROC curves for standardization of cut-off points, in a nonclinical sample. The results showed evidences of the structural validity of HADS and changes were proposed to the diagnostic parameters of anxiety (≥7 points) and depression (≥6 points). Finally, we highlight that caution is needed for the interpretation of the scores and diagnostic decision, especially for the depression measure.
  • Efeitos de Intervenção Cognitivo-Comportamental sobre Fatores de Risco Psicológicos em Cardiopatas Artigos

    Gorayeb, Ricardo; Facchini, Giovana Bovo; Almeida, Poliana de Lima de; Siguihura, Ana Luisa Magaldi; Nakao, Renata Tamie; Schmidt, Andre

    Resumo em Português:

    RESUMO Diminuir fatores de risco para cardiopatias pode melhorar a qualidade de vida e reduzir a mortalidade e morbidade relacionadas a elas.O presente estudo avaliou a eficácia de uma intervenção cognitivo-comportamental em grupo sobre ansiedade, depressão, estresse e saúde cardiovascular em cardiopatas. Foram avaliados 91 pacientes antes e após participação nos grupos, com entrevistas semiestruturadas, Inventários Beck (Ansiedade e Depressão) e Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp. Coletaram-se medidas fisiológicas para cálculo do escore de Framingham. A participação no grupo resultou em redução dos sintomas de ansiedade, depressão, estresse e melhora do enfrentamento ao estresse. Não houve diferença no escore de Framingham. A intervenção se mostrou eficaz para a redução dos fatores de risco psicológicos nessa amostra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Reducing risk factors for cardiovascular diseases may increase quality of life and decrease mortality and morbidity secondary to these disorders.The present study evaluated the efficacy of a cognitive-behavioral group intervention on anxiety, depression, stress and cardiovascular health of cardiac patients. Ninety-one patients were assessed before and after the group intervention by means of semi-structured interviews, the Beck Anxiety and Depression Inventories and the Lipp's Stress Symptoms Inventory for Adults. Cardiovascular status was estimated using the Framingham Score. The intervention decreased anxiety, depression, and stress, and improved coping with stress. No significant differences were seen for the Framingham Scores. The intervention was effective in improving psychological risk factors for the investigated sample.
  • Efeitos da História Comportamental e de Instruções sobre a Aquisição e a Resistência à Extinção em um Esquema Múltiplo FR DRL Artigos

    Athayde Neto, Celso Apparecido; Costa, Carlos Eduardo; Banaco, Roberto Alves

    Resumo em Português:

    RESUMO Para verificar os efeitos da história comportamental e de instruções sobre a aquisição e a resistência à extinção, 15 universitários foram distribuídos em três grupos. Na Fase 1, o Grupo 1 foi exposto a aumentos graduais nos valores dos componentes até um múltiplo FR 60 DRL 20 s; os grupos 2 e 3 foram expostos diretamente a esse esquema, mas o Grupo 3 recebeu instruções. Na Fase 2, o FR foi ajustado e um múltiplo FR n DRL 20 s foi mantido até a estabilidade. Na Fase 3 estava em vigor um múltiplo Extinção Extinção. As instruções, em comparação com a exposição gradual ou direta aos esquemas, facilitaram a aquisição de taxas diferenciadas de respostas, mas aumentaram a resistência à extinção.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT To investigate the effects of the behavioral history and instructions on acquisition and resistance to extinction with a multiple schedule, 15 students were distributed into three groups. In Phase 1, Group 1 was exposed to gradual increases in the values of the components until a multiple FR 60 DRL 20 s; groups 2 and 3 were directly exposed to that multiple schedule, but Group 3 received instructions. In Phase 2, the FR was adjusted and a multiple FR n DRL 20 s was maintained until stability. In Phase 3, a multiple Extinction schedule was in effect. Instructions, as compared to direct or gradual exposure to the schedules, facilitated acquisition of differentiated response rates, but increased resistance to extinction.
  • Avaliação da Imagem Corporal: Notas Essenciais para uma Boa Prática de Pesquisa Artigos

    Neves, Angela Nogueira; Morgado, Fabiane Frota da Rocha; Tavares, Maria da Consolação Gomes Cunha Fernandes

    Resumo em Português:

    RESUMO A pesquisa em imagem corporal no Brasil teve um aumento significativo, marcadamente na última década. Apesar do inegável amadurecimento nas pesquisas atuais, ainda se identificam inconsistências metodológicas na pesquisa em Imagem Corporal, à semelhança do que ocorria no cenário exterior na década de 1990. Este artigo metodológico foca-se na análise de pontos metodológicos importantes que necessitam de atenção na proposição de uma pesquisa. As informações aqui sistematizadas foram recolhidas de artigos científicos e livros focados na pesquisa em Imagem Corporal, assim como de cursos para capacitação de pareceristas em revista especializadas nessa temática. Foram escolhidos quatro tópicos para serem abordados e cada um deles trará apontamentos relevantes para a elaboração, condução e análise dos dados da pesquisa em Imagem Corporal.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT Body image research had a significant growth in Brazil, markedly in the last decade. Despite the undeniable maturity that the recent production is showing, some methodological inconsistencies can still been identified in body image research in Brazil, similar to what happened outside Brazil in the decade of the 1990s. This methodological article is focused on important methodological points that require attention in the phase of research planning. The information systematized here was collected from books and scientific articles, as well from courses for reviewers of journals specialized in this area. Four topics were chosen to be discussed here and each of them will bring relevant notes for elaboration, execution and data analyzes in body image research.
  • Escalas de Medida da Percepção da Qualidade do Ambiente Hospitalar - Um Estudo em Unidades de Dor Artigos

    Morais, Rita; Andrade, Cláudia Campos; Bernardes, Sónia; Pereira, Cícero Roberto

    Resumo em Português:

    RESUMO Este estudo desenvolve e valida duas escalas de medida da percepção da qualidade do ambiente hospitalar: físico e sócio-funcional. Participaram 122 utilizadores de Unidades de Dor Portuguesas. Os resultados de Análises Fatoriais Confirmatórias atestam a validade fatorial da escala de percepção de qualidade do ambiente físico composta por cinco fatores: Conforto físico-espacial, Orientação, Tranquilidade, Vista e iluminação e Temperatura e qualidade do ar; e da escala de percepção de qualidade do ambiente sócio-funcional composta por dois fatores: Relações sociais e organizacionais e Privacidade. Sendo a qualidade do ambiente hospitalar um importante fator para o bem-estar, a demonstração da validade fatorial dessas escalas é útil para o estudo e promoção da qualidade de ambientes hospitalares saudáveis.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study aimed to improve and validate two scales measuring perceived quality of hospitals' physical and socio-functional environments. Two hundred and twenty-two users of Portuguese Pain Care Units participated in the study. The results obtained by Confirmatory Factor Analysis confirmed the factor structure of the perceived quality of the physical environment scale, composed by five factors: Spatial-physical comfort, Orientation, Quietness, Views and lighting and Temperature and air quality; and the factor structure of the perceived quality of social-functional environment scale, composed by two factors: Social and Organizational Relationships and Privacy. Because the quality of hospital environment is an important predictor of users' well-being, the factorial validity of these scales is useful for the study and promotion of healthier hospital environments.
  • Disfunção Temporomandibular segundo o Nível de Ansiedade em Adolescentes Artigos

    Motta, Lara Jansiski; Bussadori, Sandra Kalil; Godoy, Camila Leal Haddad de; Biazotto-Gonzalez, Daniela Aparecida; Martins, Manoela Domingues; Silva, Rebeca Souza e

    Resumo em Português:

    RESUMO O objetivo do estudo foi determinar a prevalência de sinais e sintomas de disfunção temporomandibular (DTM), segundo o nível de ansiedade de adolescentes da cidade de São Roque-SP. Foi utilizado o Índice de Fonseca para determinar a presença e o grau de severidade da DTM. Para avaliar o nível de ansiedade, foi utilizado o Inventário de Ansiedade Traço-Estado. Os participantes foram 3538 adolescentes entre 10 e 19 anos. Os resultados revelaram que 73,3% dos adolescentes apresentavam DTM e 72,7%, apresentavam ansiedade. Foram observadas associações estatisticamente significativas entre a presença de DTM e a presença de ansiedade, mas apenas com o sexo feminino, e correlação positiva, embora baixa, entre o grau de DTM e o nível de ansiedade. Conclui-se que adolescentes do sexo feminino apresentam maior chance de desenvolver DTM que os do sexo masculino, e quanto maior o nível de ansiedade do adolescente, maior a chance de desenvolver DTM.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT The aim of this study was to determine the prevalence of signs and symptoms of temporomandibular disorder (TMD), according to the level of anxiety in adolescents in the city of São Roque-SP. The Fonseca Index was used to determine the presence and severity of TMD. To assess the level of anxiety the State-Trait Anxiety Inventory it was used. The participants were 3,538 adolescents with ages varying between 10 and 19 years. The results revealed that 73.3% of the adolescents had TMD, and that a "slight" degree of TMD was the most prevalent category. Anxiety was present in 72.7% of the adolescents. The analysis showed the existence of a significant association among female students between the presence of TMD and anxiety. A significant positive correlation was observed between the degree of TMD and the level of anxiety. The results indicate that female adolescents have a higher chance of developing TMD than male adolescents, and that the chance of developing TMD augments with the level of anxiety.
  • Mentira: Aspectos Sociais e Neurobiológicos Artigos

    Matias, Danilo Wágner de Souza; Leime, Jamila Leão; Bezerra, Carmem Walentina Amorim Gaudêncio; Torro-Alves, Nelson

    Resumo em Português:

    RESUMO No contexto da interação interpessoal, no qual são utilizados recursos comportamentais como gestos, expressões faciais, postura corporal e modulação de voz, destaca-se o fenômeno da mentira, que é caracterizada pela dissimulação de ideias, sentimentos e emoções. No presente trabalho foi realizado um levantamento teórico acerca da mentira, sendo descritos alguns de seus aspectos comportamentais e neurobiológicos e também analisadas as publicações relacionadas ao tema no Brasil. As implicações do uso de técnicas de avaliação da mentira no âmbito judicial, bem como as crenças infundadas utilizadas em julgamentos são discutidas. A revisão identificou poucos estudos sobre a temática no contexto brasileiro, o que indica a necessidade de ampliação desse campo de investigação no país.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT In the context of interpersonal interaction, in which behavioral features such as gestures, facial expressions, body posture, and voice modulation are used, there is the phenomenon of lying, which is characterized by the dissimulation of ideas, feelings and emotions. This study carried out a theoretical survey about lying, describing some of its behavioral and neurobiological aspects and analyzing the publications on the theme in Brazil. The implications of the use of lie evaluation techniques in legal contexts, as well as the baseless beliefs used in trials are discussed.The literature review revealed a small number of studies on the subject in the Brazilian context, indicating the need of expanding this research field in the country.
  • Fenomenologia e Psicologia Experimental no Início do Século XX Artigos

    Castro, Thiago Gomes de; Gomes, William Barbosa

    Resumo em Português:

    RESUMO O estudo examina as relações entre fenomenologia e psicologia experimental no início do século XX para definir origem, especificidade e abrangência do termo fenomenologia experimental. Inicia com a indicação de que o termo está associado a Carl Stumpf em Berlim. A seguir, acompanha as relações conturbadas entre Husserl e o Departamento de Psicologia da Universidade de Göttingen. Na sequencia constata a influência frutuosa da fenomenologia na psicologia experimental da Universidade de Würzburge na psicologia gestaltálticade Max Wertheimer. A fenomenologia experimental continuou pelos meados do século XX com repercussões na psicologia ecológica de James Gibson. Embora Husserl tenha se distanciado da psicologia experimental, a fenomenologia experimental prosseguiu sem seu aval, subsidiando na atualidade as ciências cognitivas e as neurociências.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This study examines the relationship between phenomenology and experimental psychology in the early twentieth century to define origin, specificity and scope of the term experimental phenomenology. It begins with the statement that the term experimental phenomenology is associated with Carl Stumpf in Berlin. Next, the troubled relation between Husserl and the Departmentof Psychology at the University of Göttingen is described. Then, the fruitful influence of phenomenology on experimental psychology at the University of Würzburg and on Wertheimer's Gestalt psychology is discussed. Experimental phenomenology continued by the mid-twentieth century with repercussions on James Gibson´s ecological psychology. Although Husserl has distanced himself from experimental psychology, experimental phenomenology proceeded without his consent, subsidizing contemporary cognitive sciences and neurosciences.
  • Pesquisa e Metodologia em Michel Foucault Artigos

    Ferreira Neto, João Leite

    Resumo em Português:

    RESUMO Estuda-se contribuições teórico-metodológicas de Foucault, realçando seu uso de elementos metodológicos clássicos. O artigo se organiza em três eixos analíticos: o exame de fragmentos da obra desse autor, especialmente de seus Cursos; aproximações de sua perspectiva com a literatura contemporânea sobre pesquisa qualitativa; e a análise de textos nos quais ele explicita suas escolhas metodológicas. Acentua-se sua opção de estudar problemas a partir de "suas formas mais singulares e concretas". Explora-se o delineamento, concomitantemente clássico e inovador, de sua pesquisa derradeira da genealogia do sujeito moderno analisando as razões de suas escolhas metodológicas. Considera-se que a construção de problemas de pesquisa relevantes, associada ao trabalho detalhado e preciso, contribuiu para o impacto incisivo de sua obra.

    Resumo em Inglês:

    ABSTRACT This is a study about Foucault's theoretical and methodological contributions, highlighting the use of classical methodological elements. The paper is organized in three analytical axes: the examination of fragments of Foucault's works; associations between his perspectives and the contemporary literature on qualitative research; and the analysis of texts in which his methodological choices are expressed. Foucault's option of studying problems from their "most singular and concrete forms" is pointed out. The design of his last project, which is simultaneously classic and innovative, is explored, with highlight to his detailed methodological choices. The construction of relevant research problems associated with his detailed and accurate way of working is considered to have contributed to the profound impact of his work.
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