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Escala de Autoeficácia para Autorregulação da Escrita: Adaptação e Validação para Universitários

Self-Efficacy for Self-Regulated Writing Scale: Adaptation and Validation for Undergraduates

Escala de Autoeficacia para Autorregulación de la Escritura: Adaptación y Validación para Universitarios

Resumo

Neste estudo almejou-se traduzir, adaptar e buscar evidências de validade baseadas na estrutura interna e na relação com uma variável externa convergente para a Escala de Autoeficácia para Autorregulação da Escrita (EAARE) no contexto brasileiro. Trata-se de uma escala que avalia a percepção de capacidade do estudante em executar habilidades específicas de escrita. Participaram da pesquisa 430 universitários, que responderam à EAARE e a outra medida de aferição da crença de autoeficácia na escrita. A análise fatorial indicou a presença de uma única dimensão, cujo índice de consistência interna foi de 0,95. Em convergência com a literatura e com as expectativas formuladas, os resultados também apontaram uma relação estatisticamente significativa, forte e positiva entre os escores das duas escalas utilizadas. Desse modo, pode-se afirmar que a EAARE se constitui como um instrumento com evidências de validade e de fidedignidade apropriados para o uso no contexto brasileiro.

Palavras-chave:
avaliação psicológica; linguagem escrita; redação científica; autopercepção; instrumentos de aprendizagem

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