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EDITORIAL

A revista Psico-USF, em seu volume 19, número 3, apresenta 15 artigos inéditos e uma resenha. Temos, mais uma vez, a satisfação de colaborar com a divulgação de produções científicas advindas de diversos contextos e com temáticas diversas.

O primeiro artigo deste número é intitulado Palhaços de hospital como estratégia de amenização da experiência de hospitalização infantil. As autoras Susana Caires, Carla Hiolanda Esteves, Susana Correia e Isabel Almeida investigaram a expectativa de profissionais de pediatria sobre a presença de palhaços junto a crianças e adolescentes no ambiente hospitalar. Os resultados revelaram que, antes mesmo da intervenção dos artistas, os profissionais manifestaram uma ampla abertura às suas presenças, especialmente quando essa atividade acontece com crianças.

Também no contexto hospitalar, o estudo de Fabrycianne Gonçalves Costa, Maria da Penha de Lima Coutinho e Inayara Oliveira de Santana buscou analisar as representações sociais, formuladas por pacientes com e sem depressão, acerca da insuficiência renal crônica, por meio de entrevistas semiestruturadas. As autoras do artigo Insuficiência renal crônica: representações sociais de pacientes com e sem depressão abordam o impacto do diagnóstico e do tratamento nesses pacientes.

Sobrecarga de familiares cuidadores de pacientes psiquiátricos: relação com assertividade é o título do trabalho de Marina Bandeira, Joanna Gonçalves de Andrade Tostes, Daniela Cristina Souza Santos, Diego Costa Lima e Marcos Santos de Oliveira. Os autores avaliaram o repertório de habilidades sociais e assertividade de familiares cuidadores e sua relação com o grau de sobrecarga. Os dados encontrados mostraram que familiares com maior grau de inibição e timidez tiveram escores mais elevados de sobrecarga.

Edson Junior Silva da Cruz, Greicyani Brarymi Dias e Janari da Silva Pedroso trazem o artigo Estudo do "Ages and Stages Questionnaires" com cuidadores de crianças institucionalizadas. A pesquisa explorou o conhecimento de cuidadoras a respeito do desenvolvimento de crianças em acolhimento institucional por meio do Ages and Stages Questionnaire Third Edition ASQ-3. Foram verificados atrasos na área da linguagem nas crianças. Já a coordenação motora ampla foi considerada dentro das expectativas para o desenvolvimento.

Lilian Maria Borges e Eliane Maria Fleury Seidl assinam o artigo Saúde autopercebida e qualidade de vida de homens participantes de intervenção psicoeducativa para idosos. O estudo investigou a percepção de saúde, envelhecimento saudável e qualidade de vida em homens idosos, antes e após a participação em uma intervenção psicoeducativa em grupo. Os resultados evidenciaram que os idosos avaliavam positivamente seus estados pessoais de saúde e os concebiam em uma perspectiva biopsicossocial, aspectos que se mostraram fortalecidos após a intervenção.

Modificações na família contemporânea, relações intergeracionais e algumas atribuições das avós nos tempos atuais são temas discutidos por Andreia Ribeiro Cardoso e Leila Maria Torraca de Brito no artigo intitulado Ser avó na família contemporânea: que jeito é esse? As autoras realizaram grupos focais com 12 avós, que cuidavam sistematicamente de seus netos, para investigar como elas lidam com os encargos relativos ao cuidado das crianças. A pesquisa ressalta que o lugar social das avós como cuidadoras de seus netos expressa mudanças na configuração do grupo doméstico.

Em Atletas de base de futebol: a experiência de viver em alojamento, Rodrigo Lourenço Salomão, Giovanna Pereira Ottoni e Cristiano Roque Antunes Barreira apresentam os achados de uma investigação sobre as experiências vividas por atletas da categoria de base, que moram em alojamentos disponibilizados por times. Foram entrevistados 19 atletas da categoria sub-17. A análise fenomenológica foi o recurso utilizado para o tratamento das entrevistas realizadas.

O trabalho intitulado Autoeficácia para dirigir, desengajamento moral e impulsividade em motoristas é uma contribuição das autoras Jocemara Ferreira Mognon e Acácia Aparecida Angeli dos Santos. O artigo traz os resultados de uma pesquisa realizada no contexto do trânsito, que teve como objetivo verificar possíveis diferenças nos escores de instrumentos de autoeficácia para dirigir, desengajamento moral e impulsividade em razão de determinadas variáveis. Além disso, o artigo analisa a predição desses construtos para envolvimento em multas e acidentes de trânsito.

Sandra Puliezi e Maria Regina Maluf trazem uma análise da literatura recente sobre a fluência na leitura, abordando discussões sobre seus componentes, desenvolvimento e relações com a compreensão desta. Além disso, considerações sobre as implicações do modelo teórico para a prática em sala de aula também podem ser conferidas no artigo intitulado A fluência e sua importância para a compreensão da leitura.

O artigo Diferenças de sexo em uma habilidade cognitiva específica e na produção científica é uma publicação de Luciana Sampaio Braga, Carmen Flores-Mendoza, Sabrina Martins Barroso, Renata Silva Saldanha, Mariana Teles Santos, Claudia Terumi Akama e Michele Cristiane Reis. Dois estudos compõem esse trabalho, primeiro a investigação de possíveis diferenças entre os sexos em relação à habilidade visuoespacial em estudantes universitários. Depois, a análise de uma base de dados, com o intuito de identificar o sexo do autor principal de trabalhos publicados em diferentes áreas do conhecimento.

A Relação entre medidas de avaliação da linguagem escrita em estudantes do ensino fundamental foi investigada por Adriana Cristina Boulhoça Suehiro e Marilene Moreira da Silva Magalhães. As autoras aplicaram o Teste de Cloze, a Escala de Avaliação da Escrita e o Reconhecimento de Palavras em uma amostra de 519 estudantes. Foram encontradas evidências de validade entre os instrumentos.

Realizar estudos de evidência de validade e confiabilidade para a Escala de Percepção do Suporte Social (versão adulta) - EPSUS-A foi o objetivo de Hugo Ferrari Cardoso e Makilim Nunes Baptista. Os resultados apresentados no artigo Escala de Percepção do Suporte Social (versão adulta) - EPSUS-A: estudo das qualidades psicométricas revelaram a EPSUS-A como uma escala adequada à avaliação do suporte social. Os autores mencionam a necessidade da busca de outras formas de validade para o instrumento

Caroline Guisantes de Salvo Toni e Vanessa Aparecida Hecaveí buscaram analisar a correlação entre estilos parentais e desempenho acadêmico. A pesquisa intitulada Relações entre práticas educativas parentais e rendimento acadêmico em crianças aponta correlações entre as práticas educativas e o rendimento acadêmico, em especial com as práticas maternas.

O trabalho intitulado Optimism, self-esteem and personality: adaptation and validation of the brazilian version of the Revised Life Orientation Test (LOT-R) realizado por Micheline Roat Bastianello, Juliana Cerentini Pacico e Claudio Simon Hutz traz os resultados da adaptação e dos estudos psicométricos realizados com LOT-R. A versão do instrumento apresentou características psicométricas adequadas para serem utilizadas na população brasileira.

Fabiano Koich Miguel e Lucas de Francisco Carvalho investigaram possíveis relações entre a personalidade, mensurada por um instrumento psicológico cujas propriedades psicométricas são suportadas pela literatura científica, e os signos propostos pela Astrologia. Os resultados relatados no artigo Relações entre traços de personalidade mensurados por testes psicológicos e signos astrológicos apontam que as correlações entre os signos solares e as facetas da personalidade não corroboram as propostas da Astrologia.

Por fim, na sessão de resenhas, Jeferson Pires analisa o livro The clinical handbook of biofeedback: a step-by-step guide for training and practice with mindfulness de autoria de Inna Z. Khazan.

Aproveitamos que o presente número está sendo publicado proximamente das festas de final de ano, para desejar ótimas comemorações a todos. Esperamos que tenham também uma boa leitura!

Ana Paula Porto Noronha

Editora

Lucas de Francisco Carvalho

Editor associado

Dezembro de 2014

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    09 Jan 2015
  • Data do Fascículo
    Dez 2014
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