Resumo
Esse artigo teve como objetivo mensurar a aprendizagem em três seções de treinamento realizadas em uma organização pública federal brasileira. Trata-se de um quase experimento longitudinal, com três ondas, sendo o pré-teste (antes do treinamento), o pós-teste 1 (imediatamente após o término do treinamento) e o pós-teste 2 (após três meses do término do treinamento). A aprendizagem foi medida usando-se testes situacionais, garantindo que os resultados são baseados em desempenho e não auto relato. Os resultados indicam que o grupo experimental obteve melhores notas no pós-teste 1 do que no pré-teste e melhores notas no pós-teste 2 quando comparado ao pós-teste 1. Não foram encontradas diferenças no grupo controle entre o pré e pós teste, nem diferenças nos resultados dos testes devidas à experiência prévia ou a dados demográficos, indicando que a aprendizagem ocorreu como consequência do treinamento e não de explicações alternativas.
Palavras-chave:
avaliação de treinamento; aprendizagem; transferência de treinamento; delineamento experimental; pesquisa longitudinal