Acessibilidade / Reportar erro

Escala de Motivação para Trapacear: Evidências de Validade e Confiabilidade

Resumo

Objetivou-se adaptar a Escala de Motivação para Trapacear (EMT) para o contexto estudantil brasileiro, reunindo evidências de validade baseadas em sua estrutura interna. Realizaram-se dois estudos. No Estudo 1, os 20 itens da EMT foram traduzidos para o português e submetidos à avaliação semântica de dez estudantes, que os consideraram suficientemente compreensíveis. Posteriormente, buscando-se conhecer a estrutura interna da medida, contou-se com a participação de 212 estudantes do Ensino Médio (M = 16,10 anos; DP = 1,02). Uma análise fatorial exploratória indicou a existência de dois fatores (busca de realização e inibição moral), nos quais saturaram 18 itens. O Estudo 2 visou comprovar essa estrutura fatorial. Logo, os 18 itens foram respondidos por 229 estudantes do Ensino Médio (M = 16,20 anos; DP = 1,23). Uma análise fatorial confirmatória comprovou o ajuste bifatorial. A EMT apresentou evidências de validade baseadas na estrutura interna, podendo ser utilizada em pesquisas no Brasil.

Palavras-chave:
estudantes; fraude; comportamento antissocial; medida; psicometria

Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br