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Análise da Escala de Automonitoria com o Inventário de Resolução de Problemas Sociais

Resumo

A automonitoria autorregula a expressão do comportamento, o que pode facilitar os relacionamentos em diferentes contextos. O objetivo do estudo foi confirmar a estrutura fatorial da análise exploratória da Escala de Automonitoria (EA) e investigar o efeito da variável independente Automonitoria na variável dependente Resolução de Problemas Sociais. Participaram 400 universitários, ambos os sexos, idade entre 18 e 58 anos (M = 31,3 e DP = 9,4) e os dados foram coletados in loco. A análise fatorial confirmatória encontrou índices de ajuste que sustentam o modelo de dois fatores, corroborado pela literatura. A análise de regressão apontou que a Automonitoria predisse a Resolução de Problemas Sociais quanto ao fator Orientação de Problema (OP), sugerindo que alunos com maior OP estariam menos atentos ao contexto para regular o comportamento. O estudo mostrou o funcionamento dos instrumentos que mensuram conceitos ainda pouco explorados nas pesquisas na Educação Superior.

Palavras-chave:
solução de problemas; interação social; estudantes universitários

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