Acessibilidade / Reportar erro

A Motivação de Estudantes do Ensino Médio pelas Metas de Realização

Resumo

O presente estudo buscou identificar, descrever e analisar as metas de realização de 207 estudantes do Ensino Médio de uma cidade paulista. Os instrumentos utilizados foram o Questionário de Caracterização e o Questionário de Metas de Realização. Como resultados foi observada maior tendência à adoção da meta aprender-aproximação, caracterizada por alunos que se engajam na atividade com o intuito de desenvolver suas próprias habilidades. A segunda meta mais adotada foi a performance-evitação, cujas características estão presentes no aluno que tende a querer mostrar suas habilidades a terceiros com o objetivo de não se apresentar como incompetente para outros. Estes resultados supracitados podem estar relacionados pela forte intenção dos alunos em concluírem o Ensino Médio e ingressarem no Ensino Superior, resultados também encontrados no presente estudo. Compreender as Metas de Realização pode colaborar para o entendimento da qualidade da motivação que os estudantes empregam nas atividades.

Palavras-chave:
Motivo de Realização; Objetivos Educacionais; Estudantes de Ensino Médio

Universidade de São Francisco, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia R. Waldemar César da Silveira, 105, Vl. Cura D'Ars (SWIFT), Campinas - São Paulo, CEP 13045-510, Telefone: (19)3779-3771 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistapsico@usf.edu.br